Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Levou-s’a Velida: considerações de Helder Macedo sobre a lírica trovadoresca na cantiga de D. Dinis
Língua Portuguesa e Literatura

A poesia portuguesa trovadoresca possui um caráter transcendental que influenciou e continua influenciando outras instâncias poéticas em língua portuguesa, como a própria transparência de características de cantigas satíricas na obra de Gregório de Matos no Barroco brasileiro, pois depende, em larga medida, do contexto social e cultural.

Gestão democrática participativa e avaliação de desempenho
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

Gestão escolar democrática e participativa é algo hoje muito falado em nossas escolas. O conceito de gestão escolar democrática e participativa dá conta de que todos que fazem a escola devem ser acionados para decidir sobre tudo no âmbito da escola, começando pela escolha do diretor.

Da inter(-rupção, -locução, -disciplinaridade) à meta-aprendizagem
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Resumo

Supervisão pedagógica na gestão escolar: trabalhando Direitos Humanos e cidadania a partir da literatura infantil
Instituição Escola

Este artigo busca elementos teóricos para problematizar, refletir e contextualizar as experiências vivenciadas durante a intervenção pedagógica em uma escola de ensino fundamental da rede estadual. O projeto procurou articular ações educativas voltadas ao trabalho de Direitos Humanos e cidadania via literatura infantil, procurando refletir sobre aprendizagens e resultados observados e sobre o significado das ações no cotidiano da escola.

O ideário pessoal e intransferível de um renegado
Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto analisa a obra de um filósofo perdido no tempo, que só pensa no fim do mundo e na destruição de tudo e que, por isso, desvaloriza todo o esforço humano pela construção de um mundo melhor, mais solidário e menos degradante.

Dora, a aventureira e o ensino de Geografia na Educação Infantil
Geografia

Um desenho animado apresenta novas formas de utilizar a cartografia e usa a ludicidade para levar às crianças a importância de estudar, conhecer e ler mapas para as atividades do cotidiano.

Construção do conhecimento acadêmico na profissão: dilemas e desafios
Formação de Professores

A prática da docência é permeada de obstáculos a serem transpostos diariamente; sob esse enfoque, o embasamento teórico e a reflexão propiciam argumentação e aprimoramento da prática. De acordo com Shön (1992, p. 5), “é possível olhar retrospectivamente e refletir sobre a reflexão-na-ação. Após a aula, o professor pode pensar no que aconteceu, no que observou, no significado que lhe deu e na eventual adoção de outros sentidos”. Portanto, ao refletir sobre os desafios enfrentados em sua aula, o professor irá descobrir novos caminhos e novas possibilidades de aprimorar seu trabalho.

Onde está a interdisciplinaridade?
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

É essencial discutir a formação docente, mesmo tomando por base obras de Foucault, Larrossa, Morin, Fazenda e Wirkola, para desconstruir conceitos ligados à interdisciplinaridade. Numa escola que se faz convencional, padronizada, que segue o modelo do panoptismo, não é possível realizar práticas interdisciplinares.

Avaliação institucional e a gestão democrática na escola pública: um diálogo no município de Alagoinhas/PB
Instituição Escola

A escola cumpre uma finalidade coletiva, social, cultural e pública. Apresenta elevado grau de importância para a comunidade e para a sociedade que a mantém. A observação foi desenvolvida em três escolas municipais com equipe gestora. Para que a avaliação institucional de fato se efetive nas escolas e possa realmente se configurar como um tipo de avaliação formativa, deverá ser assumida pelas redes de ensino e pelas unidades escolares.

O nitrogênio nosso de cada dia
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Química

O nitrogênio é essencial ao dia a dia da alimentação, na produção de verduras, legumes, leites e seus derivados. O que pouco se comenta é que a possibilidade de sua utilização em larga escala só nasceu no decorrer da Primeira Guerra Mundial, ao ser descoberta uma forma de síntese da amônia a partir do nitrogênio da atmosfera.