Biblioteca
Filtrar os artigos
A visão dos intérpretes de libras sobre a inclusão de alunos surdos em eventos de divulgação científica na escola
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA inclusão de alunos surdos nas escolas regulares provoca sempre apreensão, pelas necessidades especiais que eles demandam. Nesta pesquisa, fica claro, pela informação vinda dos seus intérpretes de Libras, que o uso de elementos imagéticos contribui para o entendimento deles do que está sendo apresentado e provoca mesmo o interesse pelo protagonismo e a construção do seu conhecimento.
Movimentos revolucionários na América Latina
HistóriaApós a Segunda Guerra Mundial, as disputas geopolíticas provocaram a implantação de diversos regimes ditatoriais, especialmente na América Latina; foram vários os governos – em países centrais e periféricos – que adotaram o neoliberalismo econômico para enfrentar a forte recessão e combater os movimentos sociais emergentes.
As artes cênicas nas brincadeiras populares cantadas pelo Mestre Tadeu
Educação ArtísticaNosso rico folclore é dotado das mais variadas manifestações; as brincadeiras populares são exemplos de musicalidade, representação cênica, jogo cooperativo e trabalho em equipe. No universo escolar, os aspectos relacionados ao folclore são apresentados como possibilidade de ações práticas que estimulam a manifestação das mais variadas áreas de nossa cultura popular.
As aventuras de um químico desempregado
QuímicaComo deve se comportar um químico desempregado que resolve enfrentar as atividades físicas de uma academia? Junto com isso, Esteban Moreno conta também como foi fabricar o xampu preferido da sua amada e limpar quimicamente as joias dela conforme encomendado.
A ilusão referencial em São Bernardo: um recurso do autor ficcional
Língua Portuguesa e LiteraturaO personagem Paulo Honório, narrador de São Bernardo, obra-prima de Graciliano Ramos, provoca o questionamento: será ele imparcial, como pretende? Certamente não, pois a narrativa em primeira pessoa é uma marca dessa não isenção quanto aos relatos. É Paulo Honório que lê sua história e a critica.
Aprendizado individual e aprendizado social: da interdisciplinaridade à metacognição na formação do sujeito
Formação de ProfessoresO aprendizado acontece quando a pessoa interage com o ambiente à sua volta, incluindo seus similares. O processo de aprendizagem é dialético e contínuo, interdisciplinar. E quanto mais interações a pessoa tiver, maior será a amplitude desse processo. Eventos negativos provocam entraves e traumas que podem durar o resto da vida.
Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasFalar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.
A fotografia como recurso didático
Formação de ProfessoresA produção de imagens transforma o espaço urbano; com isso, a produção fotográfica, como registro do momento e das transformações do espaço, é um recurso didático que não pode ser descartado na prática docente. Uma das formas de exploração da fotografia está na criação e produção de fotos em sequência, como nas fotonovelas. Nesse processo, os alunos produzem e consomem o conhecimento.
O Estudo do Meio no ensino de Geografia
GeografiaAo trabalhar com a metodologia de Estudo do Meio, o docente de Geografia deixa de ser simples repassador de conteúdos e se torna um mediador na construção do conhecimento do aluno, que desenvolve uma aprendizagem significativa, pois está em contato com o objeto do estudo.
Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas e conceitos matemáticos nos mistérios da expressão de genes
Matemática e QuímicaA pergunta que surge é: todo gene é expresso? Em que momento ou condições ele é expresso? Como aferir a capacidade de expressão de um gene? Neste trabalho, é apresentada uma abordagem prática que facilita o entendimento para os alunos do Ensino Médio Integrado, por meio de simulação.