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Levou-s’a Velida: considerações de Helder Macedo sobre a lírica trovadoresca na cantiga de D. Dinis
Língua Portuguesa e LiteraturaA poesia portuguesa trovadoresca possui um caráter transcendental que influenciou e continua influenciando outras instâncias poéticas em língua portuguesa, como a própria transparência de características de cantigas satíricas na obra de Gregório de Matos no Barroco brasileiro, pois depende, em larga medida, do contexto social e cultural.
Gestão democrática participativa e avaliação de desempenho
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalGestão escolar democrática e participativa é algo hoje muito falado em nossas escolas. O conceito de gestão escolar democrática e participativa dá conta de que todos que fazem a escola devem ser acionados para decidir sobre tudo no âmbito da escola, começando pela escolha do diretor.
Da inter(-rupção, -locução, -disciplinaridade) à meta-aprendizagem
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaResumo
Supervisão pedagógica na gestão escolar: trabalhando Direitos Humanos e cidadania a partir da literatura infantil
Instituição EscolaEste artigo busca elementos teóricos para problematizar, refletir e contextualizar as experiências vivenciadas durante a intervenção pedagógica em uma escola de ensino fundamental da rede estadual. O projeto procurou articular ações educativas voltadas ao trabalho de Direitos Humanos e cidadania via literatura infantil, procurando refletir sobre aprendizagens e resultados observados e sobre o significado das ações no cotidiano da escola.
O ideário pessoal e intransferível de um renegado
Filosofia e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto analisa a obra de um filósofo perdido no tempo, que só pensa no fim do mundo e na destruição de tudo e que, por isso, desvaloriza todo o esforço humano pela construção de um mundo melhor, mais solidário e menos degradante.
Dora, a aventureira e o ensino de Geografia na Educação Infantil
GeografiaUm desenho animado apresenta novas formas de utilizar a cartografia e usa a ludicidade para levar às crianças a importância de estudar, conhecer e ler mapas para as atividades do cotidiano.
Construção do conhecimento acadêmico na profissão: dilemas e desafios
Formação de ProfessoresA prática da docência é permeada de obstáculos a serem transpostos diariamente; sob esse enfoque, o embasamento teórico e a reflexão propiciam argumentação e aprimoramento da prática. De acordo com Shön (1992, p. 5), “é possível olhar retrospectivamente e refletir sobre a reflexão-na-ação. Após a aula, o professor pode pensar no que aconteceu, no que observou, no significado que lhe deu e na eventual adoção de outros sentidos”. Portanto, ao refletir sobre os desafios enfrentados em sua aula, o professor irá descobrir novos caminhos e novas possibilidades de aprimorar seu trabalho.
Onde está a interdisciplinaridade?
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalÉ essencial discutir a formação docente, mesmo tomando por base obras de Foucault, Larrossa, Morin, Fazenda e Wirkola, para desconstruir conceitos ligados à interdisciplinaridade. Numa escola que se faz convencional, padronizada, que segue o modelo do panoptismo, não é possível realizar práticas interdisciplinares.
Avaliação institucional e a gestão democrática na escola pública: um diálogo no município de Alagoinhas/PB
Instituição EscolaA escola cumpre uma finalidade coletiva, social, cultural e pública. Apresenta elevado grau de importância para a comunidade e para a sociedade que a mantém. A observação foi desenvolvida em três escolas municipais com equipe gestora. Para que a avaliação institucional de fato se efetive nas escolas e possa realmente se configurar como um tipo de avaliação formativa, deverá ser assumida pelas redes de ensino e pelas unidades escolares.
O nitrogênio nosso de cada dia
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e QuímicaO nitrogênio é essencial ao dia a dia da alimentação, na produção de verduras, legumes, leites e seus derivados. O que pouco se comenta é que a possibilidade de sua utilização em larga escala só nasceu no decorrer da Primeira Guerra Mundial, ao ser descoberta uma forma de síntese da amônia a partir do nitrogênio da atmosfera.