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Coisa de Professor: um incentivo à apropriação da tecnologia educacional por docentes do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Formação de ProfessoresConsiderando que a forma como as pessoas lidam com a informação foi alterada, é imprescindível pensar em alternativas de ensino que atendam à demanda por modos diferenciados de lidar com a informação. Uma experiência em um Colégio Federal no Rio de Janeiro objetiva estimular docentes a se apropriar de tecnologias digitais, especificamente por meio de um ambiente virtual criado para familiarizar professores da Educação Básica com objetos de aprendizagem.
Sobre a episteme e as teorias do conhecimento
Formação de ProfessoresÉ possível comparar a proposta platônica de conhecimento por meio do mundo das ideias como a proposta filosófica de episteme, pela qual o filósofo se dedicaria a uma visão de verdade do todo. Assim, as proposições criadas pelos filósofos desembocariam nos diversos ismos criados para explicar o mundo em que vivemos.
Hábitos alimentares de alunos de uma escola pública no Município de Volta Redonda
Formação de ProfessoresOs adolescentes, por estarem em fase de mudanças, na alimentação, no crescimento e nos comportamentos, estão mais sujeitos a adquirir e perpetuar hábitos alimentares incorretos; ficam mais suscetíveis e vulneráveis ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e aterosclerose.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Geografia em uma escola pública em Campos dos Goytacazes
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaLutar contra o racismo é reconectar a escola com a sociedade em um contexto multicultural, é formar um sujeito plural que seja capaz de lidar com a fragmentação típica da sociedade contemporânea, é descortinar as relações que se estabeleceram no passado e conduzir a uma reflexão no espaço e tempo presentes e vislumbrar as muitas possibilidades do sujeito diante dessa complexa relação.
Ser humano, cultura e formação social: etnoconhecimento e correlações para formação do sujeito transformador da sociedade
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaNa busca por alcançar a sustentabilidade socioambiental, a sociedade esbarra na sua própria formação, que necessita ser repensada e reestruturada, visando a formação de um ser humano que busque atuar não de forma a continuar os processos de degradação do planeta impostos pelo modelo socioeconômico, mas que traga a sobrevivência da espécie humana.
O artista e a modelo: representações e transfigurações da natureza
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasO artista e a modelo” é um filme que fala do processo de criação da arte e da vida, a importância da natureza na elaboração de uma obra, e as duas personas descobrem que, para se chegar ao conceito desejado, é preciso ultrapassar o ver. Torna-se quase uma outra visão do Gênesis
Análise das propostas curriculares para o Ensino de Nutrição no Estado do Rio de Janeiro
Formação de Professores e Política EducacionalPara atender às determinações do Currículo Mínimo de Ciências e Biologia, ainda que este não explicite ou oriente como devem ser feitas as práticas, o ensino de Nutrição deveria priorizar conteúdos mais atuais e relevantes para os alunos, que valorizassem as questões sociais e culturais do assunto.
O treinamento personalizado em Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família no serviço público de São Gonçalo
Educação FísicaOs pacientes e os alunos, com sua continuidade nas atividades de Educação Física, dão exemplo de perseverança, pois têm o objetivo de melhorar a cada dia. O educador físico aprende com eles que o crescimento vem no cotidiano de seu trabalho, nas relações pessoais, no contato com culturas e âmbitos sociais diferentes.
O abastecimento de água em Angra dos Reis; educação científica numa visão multidisciplinar
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma problematização sobre um fato do dia a dia – disponibilidade de água potável para a população – objetiva estimular o professor de Ciências a refletir; para isso, precisa decodificar a linguagem científica. O letramento científico trabalha as relações entre causas e consequências desses fatos cotidianos, permitindo a tomada de decisão consciente e a integração de conhecimentos.
A subnotificação de doenças e agravo à saúde dos profissionais da educação: uma análise do caso do magistério público do Distrito Federal
SaúdeA existência de subnotificação de acometimentos lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e transtornos mentais em docentes do Distrito Federal significa violação do direito à saúde do cidadão e à qualidade da Educação, com ausência de monitoramento e risco de agravo à saúde do trabalhador.