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Quatro olhares sobre o Projeto Maré Postal
Educação Artística

Um projeto ligado às Artes, desenvolvido por uma ONG da Paraíba, vem apresentando resultados relevantes para as escolas envolvidas e traz mudanças de comportamento de estudantes matriculados na Educação Básica, motivando sua participação nos encontros e cerimônias de entrega de prêmios.

História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar
História

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da obrigatoriedade de abordar a História da África e da Cultura Afro-Brasileira valorizando a contribuição dos africanos para a formação da nossa cultura e, entre outros aspectos, a superação de preconceitos. Uma pesquisa de campo permitiu conhecer o que pensam os professores sobre a obrigatoriedade do trabalho com a temática, qual a importância, as dificuldades de realizar o trabalho com esse tema, entre outros aspectos. Os resultados deixam claro, que para a concretização plena da lei, é necessário que haja formação para os profissionais desenvolverem de forma satisfatória essa temática.

A interdisciplinaridade está interligada à Educação e busca construir um novo paradigma escolar
Educação a Distância e Formação de Professores

É possível identificar o sentido da interação entre as diversas disciplinas no processo de reorganização do saber ao observar a importância da tarefa do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem, de não se deixar aprisionar pelo medo ou pelo comodismo. Ao buscar subsídios teóricos e metodológicos para ressignificar o aprender, amplia o universo de conhecimentos do seu aluno, estabelecendo pontes entre o objeto do conhecimento e o sujeito da aprendizagem.

O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas
Formação de Professores e Política Educacional

Avaliações externas redirecionam metas para as unidades escolares pelo bom desempenho das escolas; as avaliações têm o objetivo de relacionar a permanência do aluno na escola com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Enem é apontando como uma das principais avaliações, que pedem estratégias para melhorar as habilidades dos alunos na busca de bons resultados; outros veem essas avaliações como um ranking que gera desigualdade e competição entre escolas ao invés de trazer melhorias.

Paraquedas, funções e computadores: por que não programar?
Matemática

Este artigo é destinado aos professores de Ensino Médio que tentam alternativas para o ensino de Matemática. A forte inclinação das atuais gerações para o uso do computador parece ser combustível para uma resposta negativa ao aprendizado da “rainha de todas as ciências”. Utilizando fatos históricos e rudimentos de Física, o conceito de função é trazido à tona e mostra sua força diante do mundo real, num contexto fascinante: foguetemodelismo, para mostrar a potencialidade do computador, que vai muito além de seu uso recreativo.

Biologia na palma da mão – desenvolvimento do aplicativo BioAulas
Biologia e Biociências

As tecnologias da informação e da comunicação, por sua combinação de informática e telecomunicações, permitem o acesso das pessoas a conteúdos disponibilizados a distância, graças à difusão das informações. Um aplicativo de celular permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos abordados nas aulas de Biologia, o que reduz a preocupação e o tempo gasto para copiar as anotações feitas no quadro-negro.

O professor-pesquisador na Educação Básica: da teoria à pratica, na produção do conhecimento
Formação de Professores

A construção do conhecimento se dá de diversas formas, e há algumas que são mais propícias à educação; por isso é preciso levar à escola a metodologia científica de pensar e fazer os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, é preciso também desenvolver as características e condições de leitura e escrita, de modo que as informações sejam trabalhadas da melhor forma.

Fragmentação da evolução histórica no sistema educacional brasileiro – caso da Educação de Jovens e Adultos
Educação a Distância e Formação de Professores

A criação e o desenvolvimento da educação voltada para os mais velhos – notadamente aqueles que não faziam parte da elite econômica do Brasil – simbolizam um processo que nasceu ainda na colonização e chega até nossos dias, o que significa que a valorização dessas pessoas, junto com negros, índios e mulheres, foi conquistada à força de movimentos sociais e políticos.

Breve reflexão acerca dos aspectos legais e desafios da Educação Inclusiva
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A escola deve ser local de inclusão, acolhendo aqueles alunos com necessidades especiais, reconhecendo a diversidade humana e a capacidade que todos têm de crescer e aprender. Nesse processo de inclusão, o docente é elemento essencial; por isso precisa estar capacitado para articular habilidades específicas; a escola deve estar preparada para trabalhar com a diversidade.

Leitura e escrita de surdos: dificuldades ainda enfrentadas na escolarização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este trabalho trata da leitura e escrita dos surdos e suas dificuldades desde os primeiros anos da Escola Básica até o Ensino Superior, tem por objetivo aproximar os não deficientes da realidade dos estudantes surdos e mostrar a negligência do governo e das escolas ao não oferecer suporte adequado para essa condição, mantendo a sociedade mal preparada para lidar com os deficientes auditivos.