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A musa diluída

Neste mês de fevereiro, o mais agitado do ano para os cariocas, quero indicar um livro muito especial e que não tem nada a ver com carnaval. É um presente aos poetas e aos que gostam de poesia. Trata-se de A musa diluída, de Henrique Rodrigues (Record, 2006).

O Plano Ceibal e suas perspectivas na educação uruguaia

O objetivo do livro Plan Ceibal e inclusión social – perspectivas interdisciplinarias é divulgar os resultados de três pesquisas financiadas pelo Programa de Projetos de Pesquisa orientados para a inclusão social da Comissão Setorial de Pesquisa Científica (CSIC) da Universidade da República Oriental do Uruguai no ano de 2008. Trata-se de três equipes interdisciplinares cujas investigações abordam a contribuição do Plano Ceibal para a inclusão social a partir de diferentes problemas e perspectivas.

Recontando

Um jornal feito por crianças, para o interesse das crianças. E com visual de site para crianças. Esse é o Recontando, cujo slogan é “Jornalismo na medida das crianças”. É um site novo, tão novo que até a seção Nossa história ainda está vazia...

Etnoconhecimento e a escola para um futuro sustentável

Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Mujica na ONU: “Nada vale mais que a vida”

Em 2013, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, presidente do Uruguai, fez um discurso na ONU que leva a pensar muito. Aqui está.

Metodologia de ensino da Literatura

Lívia Cristina Pereira de Souza

Como democratizar a democracia?

Nestes dias estamos lembrando e celebrando uma das campanhas cívicas mais memoráveis na história recente do Brasil, a das “Diretas Já”. Há 30 anos, final de 1983 e janeiro de 1984, milhões nos mobilizamos por democracia. Para instituí-la, ocupamos ruas e praças das cidades. Com nossa mobilização, demonstramos na prática que é sempre nas ruas e praças que se forja a democracia em sintonia com a cidadania.

A intromissão da violência sobre a escola pública

A escola termina por ser enredada no mundo da rua naquilo que ele tem de mais perverso: são os padrões de ilegalidade, da violência privatizada, do mundo viril e guerreiro, da ‘autoridade’ exercidos na base da força física que envolvem a instituição. (Eloisa Guimarães)

"Garantindo a todos o direito de aprender": uma visão socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no ensino básico

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), está implantando o Programa de Classes de Aceleração, uma “proposta de reorganização da trajetória escolar no Ensino Fundamental”. O principal objetivo da proposta é, segundo o Perfil dos Professores das Classes de Aceleração, "eliminar a defasagem em relação à idade regular de matrícula dos alunos do CB à 4ª série, por meio da criação de classes voltadas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de aceleração de suas aprendizagens, reintegrando-os ao percurso regular do ensino fundamental". Trata-se, pois, de um projeto que visa interferir diretamente nos processos de retenção e evasão da rede pública, fazendo face ao problema crucial do dito "fracasso escolar". E intenciona fazê-lo "através da adequação da proposta de ensino à clientela, propiciando uma aceleração dos processos de aprendizagem dos alunos, a fim de que possam retornar ao ensino regular com sucesso", de acordo com o Perfil.