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Louvor do aprender
Aprende o mais simples! Pra aqueles Cujo tempo chegou Nunca é tarde de mais! Aprende o abc, não chega, mas Aprende-o! E não te enfades! Começa! Tens de saber tudo! Tens de tomar a chefia!
Armas, germes e aço: a imposição civilizatória e a destruição de culturas
Aço é uma liga metálica formada por ferro (Fe) e carbono (C), porém o aço é mais moldável, maleável e mais resitente que o ferro, inclusive à oxidação (ferrugem). A fabricação de ferro teve início na Anatólia (Turquia, Ásia), cerca de 2000 a.C., a Idade do Ferro foi plenamente estabelecida por volta de 1000 a.C. Nesse período a tecnologia da fabricação do ferro espalhou-se pelo mundo. Em aproximadamente 500 a.C. chegou às fronteiras orientais da Europa (IAB, 2013). Com o domíno das forjas, os armamentos – antes de pedra, madeira, ossos e outros materiais – foram substituídos pelo ferro; quem dominava sua fundição tornou-se superior aos demais (AUGUSTO, 2013).
A interpretação de Russell acerca das proposições analíticas em Leibniz
Russell, em sua interpretação sobre a filosofia de Leibniz, sustenta que para o filósofo de Hanover todas as proposições da Lógica, Aritmética e Geometria pertencem ao domínio dos juízos analíticos, enquanto as proposições existenciais – exceto as relativas à existência de Deus – são sintéticas. O lógico britânico assinala que, para Leibniz, tanto as leis do movimento como as leis causais – embora a causalidade não se inclua aí – são também sintéticas e contingentes. Ele ressalta ainda que determinadas instâncias, como é o caso da Geometria e da Matemática, podem ser concebidas como não sendo de natureza analítica por serem consideradas tautologias ou por não serem consideradas realmente proposições. Leibniz considera que as verdades primitivas da razão possuem sujeito e predicado idênticos, não acrescentando, assim, nenhuma informação, como ocorre nos seguintes exemplos: “X é X”; “Maria é Maria”; “O triângulo tem três ângulos”. Proposições como estas não podem ser consideradas fundamento de alguma verdade importante. Por tal motivo, Russell considera que as proposições sintéticas são mais fundamentais, pois elas acrescentam algo, trazem uma nova informação.
Acidentes em usinas nucleares pelo mundo
Sérgio de Souza Henrique Júnior
Citador
Nesta época em que textos de até 140 caracteres estão fazendo sucesso nas redes sociais e vídeos humorísticos de menos de cinco minutos bombam no Youtube, fica cada vez mais claro que a pressa passou a não ser mais inimiga da perfeição (também não dá para dizer que se tornou amiga). O fato é que as “rapidinhas” estão tomando cada vez mais espaço no mundo virtual. Aí vem a questão de como lidar com pensamentos profundos neste tempo em que textos de duas laudas são vistos como tratados.
A importância dos fóruns na Educação a Distância: algumas considerações
O último século foi muito rico em mudanças tecnológicas, mas o ensino, de forma geral, não conseguiu acompanhar essas mudanças (Couto, 2004), embora muitos se esforçassem para introduzi-las com sucesso nas escolas (Rodríguez, 2000; Carballo e Fernández, 2005; Orellana et al., 2004; Canales, 2005; Wu et al., 2001; Barnea e Dori, 2000).
Entrelaçando Paulo Freire e Leonardo Boff
Ultimamente, tenho pensado bastante sobre o legado deixado por alguns escritores comprometidos com ideais que alicerçam ou deveriam alicerçar os princípios da Educação em nosso país. Pessoas que trazem sérias reflexões sobre a importância da prática docente nas salas de aula e de seu impacto em nossa sociedade. Considero aqui, dentre vários, Paulo Freire e seu livro Pedagogia da Autonomia e Leonardo Boff e o livro A águia e a galinha, para revisitar algumas questões norteadoras de tais práticas.
O primeiro ano do resto da vida deles
E chega tão rápido o dia do fim da licença-maternidade – aquele período em que mãe e filho são apenas um – que a pergunta não para de martelar: como se separar de um bebê tão pequenininho? Mas é hora de ele saber que existe vida longe do colo materno. Normalmente, o primeiro lugar que tem a função de fazer tal cisão é a escola. Muitas famílias conseguem adiar essa separação por um ou dois anos, mas o dia inevitável chega. Os pais, então, achando que nenhum lugar irá substituir o aconchego do lar – e não vai mesmo –, lançam-se à procura da creche perfeita. Muitos locais visitados são legais, mas uma tem muita umidade; a outra tem muitas crianças por turma; a mãe não gostou da professora; o pai achou cara demais; é contramão. Todas têm um “porém”. Até que os pais se tocam de que o papel da escolinha não é ser extensão do lar, e sim uma porta para o mundo externo: um lugar onde o filho irá se relacionar com seus pares, aprender a comer sozinho, pedir para ir ao banheiro e, futuramente, ler, escrever e tornar-se uma pessoinha com seus desejos, gostos, habilidades e dificuldades.
Como você vê?
Clarisse Lispector diz: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”.