Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma investigação sobre a eficácia e as contribuições da Pedagogia de Projetos para o ensino de Literatura no nível médio. A sua motivação deu-se em razão da necessidade de encontrar abordagens que contribuíssem para promover a aprendizagem dos estudantes, diante da falta de interesse por parte dos alunos no que se refere à aprendizagem da literatura em sala de aula. Nesse contexto, consideramos a pedagogia de projetos como uma resposta possível diante do problema mais amplo do aparente desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Para isso, realizou-se estudo de caso tendo como participantes alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado antes, durante e após o desenvolvimento de um projeto denominado Tributo a Vinicius de Moraes, e nossa análise dos dados foi basicamente qualitativa. Os resultados confirmaram a hipótese levantada a respeito do impacto positivo da pedagogia de para o ensino da literatura.

Nova Sociologia do Currículo: um ensaio do conceito

A Sociologia desenvolveu-se na Inglaterra principalmente na década de 1950, quando o ensino dessa disciplina expandiu-se nas escolas secundárias e no ensino superior. Esses estudos surgiram primordialmente para dar conta de resolver de maneira prática e eficiente os problemas sociais advindos das novas reordenações classistas, dos anseios populares e das mudanças na dinâmica econômica. Visando essa efetividade, a Sociologia viu-se obrigada a se apoiar cientificamente nos métodos das ciências naturais, haja vista apenas a partir disso poderia lograr reconhecimento e ser inserida entre as ciências legitimadas e aceita como tal.

O candomblé como forma de resistência escrava à colonização

De todos os traços culturais africanos trazidos para o Brasil, o Candomblé talvez tenha sido o mais estudado pela área acadêmica; descendentes da herança cultural negro-africana como a Umbanda: Nina Rodrigues, Manuel Querino, Artur Ramos, Edison Carneiro, Gonçalves Fernandes e René Ribeiro em Pernambuco. A estrutura religiosa do Candomblé e seu modelo organizacional têm sido foco de análises exaustivas, além de serem estudados também em São Paulo, no Rio Grande do Sul e especialmente na Argentina.

Temperamento e motivação no trabalho

Existem quatro tipos de temperamento, descritos há mais ou menos 2.400 anos pelo médico grego Hipócrates: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. Os dois primeiros podem ser agrupados na atitude extrovertida; os dois restantes, na atitude introvertida. Aí estão pontos positivos e negativos de cada um deles.

O Jesus judeu

Quando minha filha Sarah nasceu eu tive que ir a um cartório. Essa não era a minha primeira peregrinação por cartórios para registrar filhos. Sarah era minha terceira cria, e eu já estava acostumado a repetir o procedimento padrão para dar um nome civil a alguém. Mas, naquele dia, eu notei algo que havia me passado despercebido das outras vezes. Lá, bem no canto do prédio, havia uma porta e sobre ela os dizeres: “Sala de casamento”. Com algum esforço eu pude, mesmo do balcão, direcionar meu olhar curioso para vasculhar o que havia dentro daquela sala tão significativa, espremida entre os bancos e os birôs dos atendentes. Lá dentro havia algumas cadeiras, uma mesa de madeira negra e, sobre ela, fixo na parede, dominando com estranha luminosidade ocre o ambiente, a imagem de um Cristo crucificado.

A ALMA ENCANTADORA DE JOÃO DO RIO

Esta leitura faz uma abordagem da poética de João do Rio pelo viés da imagem e de suas relações com a escrita. Essas aproximações, de certa forma, marcam pela sua efervescência, sabor e insondáveis paisagens da cidade carioca que o escritor nutriu, abrigou e divulgou e mais tarde tornaram-se verdadeiras representações literárias dessa mesma cidade – feito emblemas, insígnias, referências obrigatórias de um tempo, um ambiente e um espaço que o próprio João do Rio ajudou a eternizar em sua escrita e na sua obra.

Revista Cult

Cult é aquilo – obra de arte de qualquer tipo, pessoa – que é cultuada. Claro que se mescla com o sentido de cultura. Normalmente é cultuado quem tem cultura – em uma área ou em várias.

A urbis carioca: a geografia social da sociedade paralela e o mundo do entorno e posterior em evolução

Buscamos fazer uma descrição da fisionomia social do Rio, inserido num sistema capitalista híbrido, cuja principal característica era a exclusão social daqueles que não assimilavam ou não eram assimilados por ele.