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A excelência do educador e uma pedagogia social em tempos de construção de novos relacionamentos cidadãos - fragmentos de conversas
Fragmento 1: Em 12 de fevereiro, para uma grande plateia, foi apresentado o estudo A partir de um ensino de excelência: como melhorar a qualidade da educação para todos os colombianos, da Fundação Compartir, realizado pelos pesquisadores Sandra García Jaramillo, Darío Maldonado Carrizosa, Guillermo Perry Rubio, Catherine Rodríguez Orgales, Juan Esteban Saavedra Calvo.
Desafios na leitura eletrônica em EAD
O contexto do curso de ensino a distância é de dificuldades não triviais da parte de alunos de especialização em EAD que são professores do Ensino Fundamental e Médio, ao lidar com as mensagens e os documentos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O objetivo deste trabalho é descrever e analisar manifestações dessas dificuldades e oferecer subsídios para melhorar o desempenho na leitura.
Por que continuamos nos manifestando no Chile?
Já se passaram algumas semanas da prestação de contas do ex-presidente Sebastián Piñera. Desde 2006, os alunos esperam diferentes presidentes anunciar uma verdadeira reforma educacional. Essa reforma consistiria essencialmente na admissão eficaz que a educação é um direito social garantido pelo Estado, universal e gratuito.
Mulheres e política
Passei o último Dia Internacional das Mulheres com uma questão na cabeça: por que tão poucas mulheres ocupam posições de destaque no poder político? Claro, ocorreram, nos anos recentes, mudanças de grande importância. Nós temos a nossa Dilma e a Argentina, a Cristina, ambas presidentes. A Alemanha tem a Angela. Golda, em Israel, e Indira, na Índia, foram destaques para a minha geração. A mulher que mais me assustou na política, por radicalizar o lado ruim, foi a Tatcher. Agora, no dia 11, toma posse no Chile a Michele, numa volta para um segundo mandato que pode surpreender. Devo estar esquecendo de outras, mas não devem ser tantas. De quem lembro são algumas “primeiras damas” que apontam exatamente para o papel de coadjuvantes na política, até descartáveis publicamente – como parece normal na não tão republicana França –, que lhes é reservado no espaço machista da política.
Instituto da Cooperação e da Língua
Dentro do extenso portal do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões I. P.), vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, há várias seções virtuais que merecem ser comentadas aos poucos, para podermos destacar seus recursos.
O Palacete do Mimi em simbologia e significado
Refiro-me ao erro de darem ouvidos aos aduladores, que povoam todas as cortes. É que os homens são de tal modo acessíveis à lisonja e tão facilmente se deixam por ela enganar que só com dificuldade se defendem dessa praga; e quando procuram fazê-lo, correm o risco de cair no desprezo. O melhor escudo contra a lisonja consiste em levar os homens a compreender que não nos ofendem quando nos dizem a verdade.
Educação policiada
Contra toda discussão acerca da desmilitarização das polícias militares no Brasil, a qual resultou na PEC-51, é curiosa a saída do Estado de Goiás para diminuir as violências nas escolas. Nesse estado, as autoridades optaram por transformar dez escolas públicas em colégios militares ainda em 2014. O governo de lá simplesmente aumentou para 19 o número de escolas que terão a mesma hierarquia e disciplina que, guardadas as devidas proporções, não funciona tão bem nos quartéis. A ação, contudo, dentre outras, levanta questões.
A educação na Catalunha em 2013
A Catalunha, desde 2008, aumentou em 2,1% os alunos que obtêm o ensino secundário obrigatório e em 5,5% os jovens de 20 a 24 anos que fazem estudos secundários pós-obrigatórios e em 7,6% os jovens que continuam no sistema. A percentagem dos jovens que abandonam o ensino primário se reduziu a 9,2. O sistema educacional conseguiu que hoje haja mais alunos que concluam e que alcancem no mínimo o ensino secundário pós-obrigatório. A evasão se reduziu em 9,2% entre os anos de 2008 e 2012; a média espanhola foi de 7% e a europeia 2,1%.
Muito além do que somos
Qual é o nosso verdadeiro tamanho em relação ao desenvolvimento humano? Será que somos potencialmente maiores e bem pouco se enxerga a respeito? Não ver o prêmio futuro pode causar desânimo e até oposição frente ao exigido e essencial exercício do crescimento que se tem no presente? Nada é de graça! Isso pode nos levar a perceber tal possibilidade de avanço para que o estímulo resultante nos impulsione em direção a um nível evolutivo sem precedentes, superando as lentas passadas com as quais temos caminhado pela estrada da vida.
Metodologia de ensino da Literatura
Lívia Cristina Pereira de Souza