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Música na escola: Bia Bedran
Rubem Alves
A arte de formar educadores para o uso inteligente das emoções
Nesta alvorada da criação, a humanidade continua recriando a eterna Era do Conhecimento, com erros e acertos, desde que o homem deletou o e-mail do Criador e “tocou na árvore do conhecimento”. Essa árvore do conhecimento é também usada no texto sagrado como sinônimo de árvore da vida, ou seja, árvore de emoções. O Senhor, sabedor de que o homem estava no Seu jardim da infância, soletrando as primeiras letras da alfabetização emocional, colocou no regimento interno da Escola Paternal: “Se tocares na árvore do conhecimento, certamente morrerás”. Poderia ser assim a conversa entre Criador e criatura: “Produzirás a bomba atômica e certamente morrerás, criarás o avião e certamente morrerás...”
Leituras, confrontos e problemas da escola na favela
Nosso propósito aqui é apresentar as dificuldades, a prática e a metodologia do processo de ensino-aprendizagem de uma escola na favela no espaço complexo da exclusão social. Desejamos verificar a quantidade e a qualidade dos conflitos existentes na tarefa de construção do cidadão na fronteira social de uma escola na favela em confronto com a escola de favela. Elencar os elementos componentes do espaço geográfico onde se dá o processo. Pinçar a tipologia de diálogos, medos e conquistas que traduzem a convivência entre elas.
Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea
Para quem gosta, estuda e quer saber mais sobre a literatura brasileira produzida na atualidade, o site do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea é parada obrigatória. Lá está o que há de mais recente nessa área: a troca de ideias entre especialistas e autores, resenhas e análises do que se produz em literatura hoje no Brasil. O alto nível dos textos deve-se ao fato de serem redigidos por quem produz, ensina e estuda a nossa literatura. Apesar de ser um site do setor de Literatura Brasileira da UFRJ, participam de sua elaboração membros de diversas universidades, o que incentiva o diálogo entre os corpos docente e discente de diferentes instituições. Ao dar uma olhada nos nomes dos integrantes do conselho editorial encontramos professores da UFRJ, da UFF, da UFJF, da UERJ, da PUC-Rio; e de pesquisadores de universidades estrangeiras, como a Universidade de Viena, a de Hamburgo, a de Stanford e da Sorbonne, entre outras.
Santo de casa faz milagre?
Você já ouviu falar em homeschooling, ou ensino domiciliar? É um tipo de ensino que vem crescendo, inclusive no Brasil, e as famílias que optam por ele reclamam da má qualidade da educação pública, da violência nas escolas e da suposta falta de valores morais no ambiente escolar.
Direito aos bens comuns
Na Rio+20, o (re)conhecimento dos bens comuns não será suficiente. É preciso que a Rio+20 seja um espaço de reivindicação do Direito aos (bens) comuns e da procura de formas e espaço para sua institucionalização.
A prática da pesquisa em educação no Brasil: uma trajetória em questão
O presente artigo configura-se em parte de uma discussão acerca da prática da pesquisa em Educação investigada a partir da pesquisa bibliográfica, que é o tema de minha dissertação.
Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática
Para dar apoio à implementação do novo currículo de Matemática, ocorrida em fevereiro de 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro estabeleceu uma parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), para elaboração e implementação de um Programa de Formação Continuada para Professores de Matemática.
Breve relato da história da educação excludente: do início da colonização aos dias de hoje em nosso país
A história da educação excludente tem início com a chegada dos primeiros padres jesuítas em nosso país, guiados pelo pároco Manuel da Nóbrega, no ano de 1549. Esses fiéis vieram de Portugal, expedidos pela Companhia de Jesus – também conhecida como Sociedade de Jesus, instituída por Santo Inácio de Loiola em 1540 para, a princípio, catequizar e instruir nossos índios. No entanto, com o passar do tempo, esses mesmos padres se dedicaram a educar apenas os filhos dos colonos e os novos sacerdotes.
Projeto Cineclube Cederj: levando entretenimento e cultura a todos os cantos do Estado do Rio
Exibição gratuita de filmes com estilos variados; bate-papo sobre como eles foram feitos, sobre os personagens e as diferentes percepções a respeito da história que acabou de ser vista. Essa é a proposta do projeto Cineclube Cederj, uma iniciativa da Fundação Cecierj que acaba de ser lançada no interior e na capital do Rio de Janeiro para o público em geral.