Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
A sala virtual como ferramenta de ensino e aprendizagem em Biologia
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As dificuldades dos alunos em Biologia podem ter relação com o tipo de metodologia utilizada pelo docente. Em tempos de uso constante de novas tecnologias, dispositivos móveis e internet, o professor pode fazer dessas ferramentas novos aliados. Nesse contexto, o uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom contribui para o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, além para a construção coletiva e colaborativa do conhecimento. Esse ambiente foi utilizado nas aulas de Biologia em uma turma de 1º ano de Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Formiga/MG. Os resultados mostram que a média das notas da turma sofreu considerável aumento, além de aprovação de 89% dos estudantes. Conclui-se com isso que essa plataforma, com o devido planejamento, pode fazer com que as aulas tornem-se mais dinâmicas, atrativas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico dos discentes.

O Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação em Saúde
Saúde e Biologia e Biociências

A Educação em Saúde é uma das possibilidades de inserção da aprendizagem ativa, já que preconiza uma educação crítica, emancipatória e histórica na promoção da Saúde – e não o enfoque sobre as doenças. A Aprendizagem Baseada em Projetos pode sugerir questões e atividades e potencializar ações não apenas para o indivíduo como também para os seus espaços de vivência e atuação.

A utilização dos mapas conceituais como ferramenta didática nas licenciaturas de Física e Matemática do Cederj
Física, Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

A inserção do mapa conceitual nos cursos de formação docente visa a constituir uma estratégia pedagógica de significativa relevância para a apropriação de conceitos científicos, ajudando os alunos estagiários a analisar e integrar informações e a atribuir sentido ao que estão estudando. Nesse sentido, os mapas conceituais foram incluídos no nosso plano de curso em 2012 como ferramenta didática no Estágio Supervisionado IV (última etapa dos estágios), por meio do fórum de discussão: Mapas conceituais: organização e representação do conhecimento. Considerando a receptividade dos estagiários e os resultados profícuos, foram criadas oficinas e atividades regulares para maior exploração do tema. A consolidação desse trabalho aponta a sua importância nos depoimentos dos estagiários, ao promover a inclusão dos mapas conceituais nos currículos escolares das escolas de Ensino Fundamental e Médio, por reconhecê-los como estratégia valorosa para criar o hábito da pesquisa e, portanto, para uma educação mais qualificada.

As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo
Computação e Tecnologias e Cidadania e Comportamento

Este artigo anseia fazer uma reflexão acerca dos referenciais que norteiam a sociedade brasileira da atualidade e sua relação com as tecnologias de um mundo globalizado. Pretendemos verificar a importância das tecnologias para os dias atuais e as possíveis repercussões significativas para o cotidiano. Para a composição deste material, optamos pela pesquisa bibliográfica como metodologia. A temática é atual, pertinente e válida para o entendimento do bom uso ou não das tecnologias.

A contextualização e a experimentação cromatográfica em papel como auxílio na transmissão dos conceitos de misturas e métodos de separação
Química

Para muitos estudantes os conteúdos de Química são difíceis de serem compreendidos, talvez por não serem abordados da forma que relacione com o seu cotidiano. Com esse pensamento, o objetivo deste artigo foi apresentar uma metodologia contextualizada com utilização do experimento da cromatografia em papel a partir de materiais alternativos como ferramenta para auxiliar no ensino e aprendizagem dos conceitos do conteúdo de misturas e métodos de separação. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual em Rorainópolis/RR, em uma turma do 1ª ano do Ensino Médio, com a participação de 32 estudantes. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Para coletas de dados foram aplicados questionários, com intuito de analisar as contribuições da metodologia utilizada em sala de aula. De acordo com os resultados obtidos a utilização da aula experimental de forma contextualizada contribuiu na aprendizagem dos conceitos químicos do conteúdo trabalhado em sala de aula.

O uso do jogo do varal dos números racionais como metodologia de ensino de Matemática em sala de aula
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Numa experiência realizada em turma do 7º ano do Ensino Fundamental, o ensino de números racionais foi mais atraente para os alunos ao utilizar o jogo do varal. Os gráficos com os resultados da pesquisa com os alunos comprovam que uma atividade lúdica de baixo custo pode trazer maior interesse, atenção e participação dos alunos e torna as aulas mais divertidas e dinâmicas.

Dominando a Matemática através do dominó – sólidos geométricos
Matemática

A Matemática pode ser trabalhada de forma lúdica utilizando uma adaptação do dominó, que é um jogo bastante conhecido e praticado. Essa atividade pode contribuir para resolver ou pelo menos atenuar a falta de domínio, por parte dos alunos, de conteúdos estudados em momentos anteriores, e criando uma abordagem mais atrativa para os estudantes.

O período do Quinhentismo no Brasil e na Região da Baía da Ilha Grande e a linguagem do Barroco, o Caminho do Ouro, a arquitetura e a religiosidade paratiense
Ecologia e Meio Ambiente, Física, Geografia, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Seminários apresentados por alunos do CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, de Angra dos Reis/RJ, mostram a influência e as características do Quinhentismo na região da Baía da Ilha Grande, o contexto histórico e literário daquele período. A atividade incentivou a pesquisa e a capacidade de apresentação oral dos estudantes.

Introduzindo Astrobiologia em turmas de Educação de Jovens e Adultos
Astronomia, Biologia e Biociências, Física e Química

A Astrobiologia é um campo interdisciplinar que, até por ser de estudo recente, é pouquíssimo conhecido por alunos e professores, o que não a impede de ser atraente e motivadora de estudos, se bem desenvolvida. Foi aplicado um questionário junto a alunos da EJA de um colégio de Friburgo e os resultados foram incentivadores.

Estudo do fluxo do conhecimento em uma sala de aula por meio de redes egocêntricas de monitoria
Matemática, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

As atividades de monitoria voltadas ao ensino básico podem constituir formas de educação adicionais que ajudam a preencher lacunas de aprendizagem e difundir o conhecimento em sala de aula. Uma forma de melhor entender o fluxo desse conhecimento disseminado por meio de alunos monitores é pela utilização de técnicas de análise de redes sociais. Por meio da modelagem de redes egocêntricas, baseadas em um indivíduo focal, é possível mapear o fluxo de informações e utilizar métricas de análises que permitam entender a difusão do conhecimento e o posicionamento do monitor na rede formada. Este estudo realizou a análise de uma rede baseada na monitoria de Matemática e Física em uma turma do 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de entender os fluxos de conhecimento e demonstrar os benefícios potenciais da análise de redes egocêntricas para esse fim. Como resultados, foi possível entender as limitações do fluxo de conhecimento e questões importantes que caracterizam as ações de monitoria na turma, demonstrando as potencialidades do método utilizado.