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Um estudo sobre a presença de disciplinas relacionadas à Educação Especial nas licenciaturas em Matemática no Rio de Janeiro
Matemática e Educação Especial e Inclusiva

Com o aumento das matrículas de alunos da Educação Especial em todos os níveis de ensino, faz-se cada vez mais necessário que o contato com conceitos de Educação Especial e Inclusiva ocorra na formação inicial. Neste trabalho, apresentamos uma discussão de caráter documental a fim de relatar que conceitos da área de Educação Especial se fazem presentes nos currículos das licenciaturas em Matemática de instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro. Esperamos que este trabalho apresente o que ainda falta nas licenciaturas em Matemática para uma formação que possibilite maior segurança e efetividade para uma educação com inclusão e equidade.

(Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas
Química

O teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas.

A ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

A Psicologia proporciona à Educação uma visão crítica e holística, pois insere e amplia a compreensão das dinâmicas cognitivas, emocionais e sociais no processo de aprendizagem. Entretanto, a ausência de psicólogos nas escolas públicas representa um desafio que afeta o desenvolvimento dos alunos e a implementação de diretrizes normativas voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação. Este estudo, originado de um relato de experiência, tem como objetivo identificar os desafios psicossociais presentes no contexto do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, abordando também a falta de psicólogos nesse cenário.

Metodologias ativas: fortalecendo a aprendizagem da Ecologia com a aprendizagem baseada em jogos em um colégio público do Paraná
Ecologia e Meio Ambiente

Estudo realizado em colégio estadual em Curitiba/PR investigou o uso de jogos para o ensino de Biologia com três turmas do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi explorar como os jogos podem facilitar o ensino e a aprendizagem. As turmas foram incentivadas a criar jogos relacionados à Ecologia, como jogos de tabuleiro, baralho, perguntas e respostas ou memória. A experiência foi enriquecedora, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades cognitivas, criativas e sociais, além de competências como raciocínio lógico, tomada de decisão, comunicação, colaboração e resolução de problemas.

Conceição Evaristo: o que a História esconde, as palavras ditas libertam
Língua Portuguesa e Literatura

Este ensaio tem como objetivo analisar três poemas da obra Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo, a fim de levar o leitor a refletir sobre o discurso de resistência e crítica às ideologias dominantes. Nossa discussão será fundamentada nas concepções de Foucault, no que tange à análise do discurso como manifestação de poder e controle social, destacando ainda a escrita de si sob as perspectivas da autoconsciência, da autorreflexão e da resistência. Na sua obra, a linguagem desempenha papel crucial na expressão de ideias, de valores e de poder; a escrita de Evaristo é uma forma de ruptura, ao desafiar ou transcender normas e regras no que diz respeito ao ser mulher negra no Brasil.

Sequência didática aliada à tecnologia stop motion: uma experiência de aprendizagens na pré-escola
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo teve como objetivo descrever o desenvolvimento da pesquisa de mestrado que resultou em um material didático voltado a professores da Educação Infantil. Buscou-se, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, propor práticas pedagógicas que promovam a formação integral das crianças pequenas da Educação Infantil, por meio da tecnologia digital, utilizando a tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagem para crianças em idade pré-escolar. A sequência didática foi desenvolvida com professores atuantes na Educação Infantil, a partir de encontros em rodas de conversa.

Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação Infantil

Este artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.

Tecnologias digitais e ludicidade no processo de alfabetização: verificando a aplicação de uma sequência didática mediada por recursos tecnológicos
Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, desenvolvida em uma escola da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ com crianças em processo de alfabetização, observamos o interesse coletivo em trabalhar com as tecnologias digitais, tendo em vista serem ferramentas lúdicas e significativas para as gerações X, Y e alpha. Desenvolvemos uma sequência didática (SD) com diferentes recursos tecnológicos, visando às dificuldades apresentadas pelos estudantes. Durante a avaliação da SD, coletamos dados referentes ao interesse dos estudantes em realizar as atividades mediadas e seus desempenhos durante as atividades propostas.

Aprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio
Astronomia e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta um ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, estruturado em cinco etapas e direcionado a alunos do 7º ano. As aulas cobrem desde uma introdução teórica até práticas concretas e a avaliação final. Cada etapa aborda aspectos específicos do tema, promovendo uma compreensão aprofundada da importância da preservação da camada de ozônio. Utilizando uma abordagem multimodal, com recursos visuais e atividades práticas, o ciclo não só transmite conhecimento teórico como também capacita os estudantes a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.

Implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino de Ciências Humanas em Cabo Frio/RJ: história local e protagonismo dos estudantes
Geografia, História e Política Educacional

O artigo discute as motivações e os resultados iniciais da implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino em uma escola municipal de Cabo Frio/RJ. A iniciativa, fruto de um edital da Faperj, visa promover novas metodologias didáticas no contexto pós-pandêmico. O laboratório integrou atividades curriculares de Ciências Humanas com foco na História local, alinhando-se à BNCC e aos temas contemporâneos transversais. Entre os resultados parciais, destacam-se o protagonismo dos estudantes nas atividades didáticas e o fortalecimento da identidade regional.