Biblioteca
Filtrar os artigos
A competência leitora no Ensino Médio: uma análise das habilidades de leitura requeridas pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
Todos sabemos que a leitura é, no contexto atual, uma competência linguística de fundamental importância que surge como diferencial competitivo, sobretudo no que diz respeito aos processos seletivos, como é o caso do Enem e das provas de vestibular. Sabemos também que, nos últimos anos, o ensino de língua [seja ela Portuguesa ou Estrangeira] tem passado por inúmeras alterações e modificações. Com a publicação dos documentos oficiais [PCNs e OCNs], surge um novo enfoque com base em uma perspectiva textual e, sobretudo, contextual. No Brasil, essa nova visão foi aceita e, acima de tudo, utilizada pelos órgãos que elaboram provas para exames e vestibulares. Diante dessa perspectiva, as mais recentes provas de Língua Portuguesa lançam mão de um enfoque inovador, trazendo múltiplas e diversificadas estratégias de leitura.
Bullying: indisciplina e abuso no contexto da Educação Física
O atual contexto escolar apresenta um fato preocupante na relação entre os alunos, o fenômeno denominado bullying; trata-se de “brincadeiras” utilizadas para evidenciar o constrangimento e a falta de respeito e limites entre as pessoas.
Profissão dos sonhos
Wilson costumava sonhar com coisas simples. Na maioria das vezes, com problemas relacionados ao trabalho. Seu último sonho, porém, foi sobre desenhar um mapa que explicasse o caminho mais curto entre sua casa e a casa da atriz que ele vira fazendo uma performance em um bar com karaokê.
Você julga um livro pela capa?
Uma maquiagem que nos muda por fora. Uma tatuagem que nos mostra de dentro para fora. A capa que diz tudo sobre o livro. O livro que não se define nem pela contracapa. Qual é, afinal, a melhor maquiagem para disfarçar e a melhor capa para se mostrar?
Filosofia: Conceito e Gênese
Aristóteles
Hot Site Adriana Partimpim
Quem já conhecia um pouco do trabalho da cantora e compositora Adriana Calcanhotto e estava acostumado com suas letras fortes e intensas, certamente, se surpreendeu quando, em 2004, soube de seu novo álbum “Adriana Partimpim”, o primeiro dedicado ao público infantil e com direito a heterônimo e tudo de mais colorido em seu visual. O nome escolhido para essa nova fase da artista tem origem nos tempos de criança.
Psicomotricidade: pensamento e ação
Segundo Descartes (1596-1650), "a essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente".
ÁFRICA QUE NOS FAZ SONHAR
Árvore genealógica Berço da criação Não ignoro a tua beleza Mas te ergo minha mão
A filosofia popular sobre a morte
Quando eu era criança, velório era um acontecimento.
Ver as horas
O jovem passando por mim, suarento: