Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Ameaça e reciprocidade: o difícil caminho da negociação

Tenho profundo medo do fenômeno da ameaça. No velho Aurélio, ameaçar significa “pôr em perigo”, “estar em eminência de” fazer algo. Só pelo conceito simples e apavorante que perpassa com naturalidade o senso comum o fenômeno já merece ser revestido de complexidade, seriedade e cuidado.

Documentário Avatar: utilizando recurso lúdico no ensino de Física em turmas do Ensino Médio e em Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O filme Avatar entrou para a história cinematográfica como uma das produções de maior arrecadação de bilheteria. Apesar de não ter ganhado o Oscar, o filme traz importantes discussões que podem ser levadas para sala de aula; entre outras, a questão da possibilidade de vida em outros planetas, de viagens interplanetárias, da deficiência (o personagem principal Jaick Sully é cadeirante) e outras ligadas a tecnologia, ecologia e até mesmo sobre o conceito de civilidade.

Um sonho de ciências

Ao falarmos em educação no Brasil, certamente umas das maiores justificativas para a situação precária que nossos educadores e estudantes têm vivido são as incontáveis dificuldades encontradas para que se consiga educar e ser educado. São poucos ou quase nulos os recursos oferecidos, são péssimas as condições estruturais e baixíssima a qualificação de boa parte dos professores. Infelizmente, enumerar aqui os problemas que envolvem a educação do País é cair no lugar comum. O diferencial, portanto, pode ser o destaque de alguns exemplos da vontade de educar.

Registros e rezistos

Depois de cinco anos dividindo meu apartamento com duas lagartixas, resolvi fazer uma reforma no banheiro, cômodo preferido das duas. Assim que o pedreiro começou a quebrar os ladrilhos, as duas sumiram. Dias mais tarde, saudoso e solitário, resolvi puxar papo com o pedreiro, já que minhas amigas de sangue frio se esquentaram e me deixaram sem ter com quem dividir minhas ideias.

O despreparo dos professores: um ensaio sobre um dos problemas que afeta o processo ensino-aprendizagem dos educandos

A aprendizagem é algo fundamental na vida do ser humano; por isso ela deve ser construída e reconstruída na companhia de profissionais da educação capacitados e qualificados, capazes de propiciar aos seus receptores competências e habilidades necessárias para a sua formação. Pensando nessa questão, discutimos o despreparo do professor para a ação educativa, enfocando esse problema como um dos causadores da dificuldade dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Escola de Cristo e a escola dos homens

Hoje fala-se na educação moderna, discutem-se leis e métodos que poderiam socorrer os “cansados e oprimidos” da escola dos homens; todavia, os especialistas da educação se esqueceram de estudar e analisar a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à humanidade.

Almanaque Brasil

Feito por jornalistas, designers e pesquisadores, o site Brasil Almanaque de Cultura Popular dedica-se a difundir e a preservar nossa cultura. No tópico Personalidades, encontramos ótimas entrevistas, como a da cantora Elza Soares, a da atriz Fernanda Montenegro, e até uma com Chico Buarque cheio de graça. Junto aos textos encontramos fotos, e em alguns deles até vídeos. Há também minibiografias de importantes nomes de nossa cultura, como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Nelson Gonçalves, Leila Diniz... Com um time desses, nem precisa citar outros nomes.

Trabalhando A última crônica

Corria o ano de 1986; fazia meu estágio docente no Colégio de Aplicação da Uerj, que na época ficava na subida para a Favela do Morro do Turano, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro. Hoje funciona ali o Colégio Estadual Herbert de Souza.

“A educação é fundamental para a desconstrução de todos os tipos de discriminação”

Ludmilla Almeida é licenciada em Filosofia pela UFRJ, dá aulas de capoeira angola para crianças, é bailarina de dança afro-brasileira, afro-cubana e africana, já fotografou para a grife de roupas e acessórios Balaco – Identidade Cultural Brasileira e, de um tempo para cá, tem aprofundado seus estudos em Educação nas Relações Etnicorraciais. Durante a infância e a adolescência estudou em escola particular e era sempre uma das únicas negras do colégio. Nesta entrevista ela fala um pouco de suas vivências, experiências e de seu objeto de estudo.