Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Formação de professores pós-LDB

Todos nós, professores, ouvimos o quanto é essencial uma sólida formação inicial e continuada, almejamos melhores condições de trabalho e lutamos por um plano de carreira com melhor remuneração. Quantos de nós conseguimos? Se não conseguimos, deixamos de trabalhar? Claro que não! O compromisso com a aprendizagem não nos deixa abandonar o barco, que mesmo quase submerso ganha força a cada conquista de nossos alunos. Os estímulos e a valorização podem ser escassos, mas o comprometimento com a prática pedagógica nos faz articular novos saberes, novas exigências e todos os aspectos legais da área.

O desafio da educação para um novo tempo

A humanidade está evoluindo, emocionalmente, na velocidade da tartaruga, frente à tecnologia que ultrapassa qualquer previsão, na velocidade da luz! Quem não estiver disposto a rever conceitos, mas, sobretudo, a assumir uma postura de maturidade emocional frente a tantos desafios que a modernidade proporcionou ao homem, ficará à margem do processo. A pessoa que compõe a estatística de qualquer tipo de analfabetismo – e são muitos os tipos – tem vida, conforto, informação, recursos extraordinários e não é capaz de ler, interpretar e tomar posse da modernidade. Se alguém escapa do analfabetismo da leitura e da escrita pode estar sofrendo como analfabeto funcional, analfabeto virtual, analfabeto emocional, analfabeto social, analfabeto espiritual... etc., etc., etc.

Para além da inovação inovadora

As condições para o desenvolvimento econômico sustentado com base na inovação tecnológica vão além da criação de grandes centros de pesquisa ou do aperfeiçoamento da relação universidade-empresa. Esse foi um dos pontos apresentados no seminário Perspectivas do desenvolvimento e inovação tecnológica no Brasil, promovido pelo Centro Celso Furtado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no dia 17 de outubro.

Livros deixados em locais públicos

O mundo está repleto de poesia, basta saber procurá-la. Pode estar em um pôr-do-sol, no voo de uma gaivota ou em uma frase perdida escrita em algum muro. No Rio de Janeiro, há um tempo atrás viveu um poeta-profeta, o Gentileza, que pintava frases enigmáticas nos muros da cinzenta região portuária, presenteando o carioca com pitadas de sabedoria. Quantas pessoas podem ter se poupado de uma inútil discussão ao se lembrar de aforismos como “Gentileza gera gentileza”, do mítico escritor de muros?

A presença da figura do professor na MPB

Que a música popular brasileira é uma das mais ricas do mundo, ninguém discute. Em tempos de liberdade e em períodos autoritários; na colônia, na monarquia ou na república; a MPB sempre teve papel marcante na cultura nacional. Com isso, a percepção de mundo de seus artistas torna-se referência para as pessoas que valorizam esses trabalhos.

Histedbr - História, Sociedade e Educação no Brasil

Criado pelo grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, o site Navegando na História do Brasil reúne os resultados de vinte anos de pesquisa. Publicado previamente em CD-ROM, o conteúdo está agora disponível na internet, chegando a um grupo mais abrangente de pessoas. Apesar de criado e sediado na Unicamp, o grupo é formado por pesquisadores de pelo menos outras 23 instituições superiores de ensino (veja nos créditos).

Sobre a paixão

Deveríamos todos ter, em nossas profissões, a paixão dos astronautas, dos atletas, das mães apaixonadas. E me perguntam o que seria do gari, do ascensorista, do segurança. Seríamos todos limpantes, apertaríamos nossos próprios botões ao dar bom-dia aos médicos, cientistas e artistas que não teriam por profissão apertar botões e dar bons-dias, além do mais nossa segurança moraria na nossa confiança na inteligência do outro.

Professor

Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou Psicologia, Filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.