Biblioteca
Filtrar os artigos
Máquina silenciosa
Cecília. Sonoro, musical. Mas também silencioso. Cecília silenciosa. Cecília Meireles. O espaço de um nome em um espaço de uma poética. Os versos de Cecília têm a dimensão do grande, do aberto espaço das coisas minúsculas, às vezes quase imperceptíveis. Nossos olhos crescidos, sempre graúdos, quase não veem mais o ínfimo, a pequena dobra das coisas. Ler Cecília é fundamental. E quando o leitor percebe, porque leu, já experimenta. O que se experimenta com os versos de um grande poeta? Começo o ping-pong... Então: o que se experimenta quando se escuta a grande música ou quando se vê um grande quadro? O que somos nós quando nos sentimos outro? E a bolinha volta novamente: e o que é o grande? O que é ser outro? Leia Rimbaud e tire suas conclusões. De preferência, próprias. Je est un autre, disse o jovem francês. No mínimo, o que nos cala, o que cresce, o que já é, sem precisar ser novamente. O silêncio das coisas sem sequência. Uma dimensão do maravilhoso, um sim à vida, no que ela tem de único. Afinal, um grande poema tem esse dom: experimente-o e olhe em volta. Saberá exatamente a que me refiro. Só que Cecília tem suas exigências: difícil midiatizá-la. Há que se escutar a vaga música de um silêncio outro. Cecília é nuvem e abismo. Em qualquer das pontas, voo. O espaço exige seu sopro. Respire, prezado leitor. A máquina é breve. Engrene-se para não enganar-se. Ping e pong. E depois?
Redescobrindo o valor do índio na formação de nossa cultura sob o aspecto da Educação Infantil
O projeto Redescobrindo o valor do índio na formação de nossa cultura sob o aspecto da Educação Infantil constituiu-se de uma proposta de trabalho que desenvolveu atividades enfatizando o multiculturalismo e a diversidade cultural no âmbito da Educação Infantil e registrou o último ano da década dedicada aos povos indígenas pela Unesco.
Afinal, o que são produtos orgânicos?
A preocupação com uma alimentação mais saudável parece ter chegado às cadeias de fast-food – a antítese por excelência desse tipo de comida. Agora é possível ir a esses locais e pedir uma “saladinha” sem passar por “sem noção”; e, de sobremesa – quem tiver força de vontade de virar a cara para os saborosos e calóricos sundaes, tortas e shakes –, uma módica maçã ou, no máximo, um iogurte com frutas vermelhas e cereais.
Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é um órgão ligado ao MEC que tem por meta promover pesquisas, estudos e avaliações do sistema de educação no Brasil, bem como auxiliar na formulação e aplicação de políticas publicas educacionais e o propósito de fazer a avaliação de todas as instituições escolares brasileiras e seus cursos.
A ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR
Avelino da Rosa Oliveira
O quarto elemento
Conta Jean Pierre Vernant que as meninas da Ática, região da velha Grécia, não podiam se casar, ou seja coabitar sexualmente com um homem, caso não tivessem, entre os cinco e os dez anos, imitado a ursa.
A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Aline Pinto de Brito
A maçã de Martim - I
Lá estava ela, entre tantas outras, radiante, e Luana já nem lembrava qual tinha sido a última vez que sua língua e dentes mergulharam naquele instante vermelho. De trás da barraca, de toldo padrão como o das outras – numa quase fotografia de feira antiga –, um homem se movimentava inquieto.
A superioridade do belo artístico sobre o belo natural em Hegel
A filosofia da arte de Hegel tem como um dos pressupostos a relação do homem com a natureza. Apesar de, inicialmente, tal relação ser algo externo, é através da modificação da natureza pelo homem que ele toma consciência de si. É nesse ato que fica impressa sua subjetividade. Ao modificar a natureza com fins artísticos, ela, que antes era algo estranho, exterior a ele, passa e lhe pertencer. Tais alterações são criações do sujeito, são tiradas de seu interior e colocadas no objeto; sendo assim, fazem parte dele. Ao ver essas modificações materializadas no objeto, é como se visse a si próprio refletido.