Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Design Thinking na Educação: trabalhando com habilidades socioemocionais
Matemática e Formação de Professores

O presente artigo traz a criação de uma disciplina eletiva cuja sequência didática, baseada na metodologia do Design Thinking, dará início a um laboratório de Matemática. O intuito principal foi verificar a promoção de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade e pensamento crítico em Matemática. A disciplina foi realizada na Escola Sesc de Ensino Médio situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa contou com a participação de alunos bolsistas das três séries do Ensino Médio.

Elaboração e avaliação de sequência didática permeada por tecnologias digitais para estudantes com dificuldades ou barreiras de aprendizagem
Matemática

Neste artigo, apresentaremos os resultados das pesquisas realizadas para a elaboração e validação de uma sequência didática permeada de novos recursos tecnológicos. A SD, sobre números racionais e suas diversas representações, é direcionada aos estudantes do 6º ano com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O ensino de frações se inicia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, porém alguns alunos permanecem com lacunas. Essa sequência didática digital é neutra e pode ser aplicada com alunos de diferentes necessidades específicas.

Ambiência e bem-estar animal na suinocultura – relato de experiência de uma prática interventiva no Ensino Médio
Zoologia, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Formação de Professores

O trabalho aqui apresentado é um relato de experiência acerca de uma prática interventiva realizada no curso técnico em Agropecuária do Campus Planaltina, do IFB, acerca da ambiência e do bem-estar animal na suinocultura no Brasil, objetivando contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A intervenção aumentou o entendimento dos alunos sobre esse conteúdo, de forma que eles aprenderam a diferenciar o comportamento dos animais e quais os cuidados a serem aplicados para lhes proporcionar maior qualidade de vida. Utilizou-se a metodologia de revisão e gamificação para fixação do conteúdo.

Na teia do saber: modelagem didática tridimensional aplicada ao processo de ensino-aprendizagem sobre aranhas (Arachnida: Araneae) na 2ª série do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As aranhas são animais que pertencem à Ordem Araneae, possuem 132 famílias e mais de 50 mil espécies catalogadas. São animais com relevante importância ecológica, pois são predadoras de insetos, atuando no controle populacional; são consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental. Compreendendo a importância das aranhas para o equilíbrio biológico, torna-se necessária a fomentação de práticas educativas para sensibilizar quanto à importância de proteger esses animais. Nesse sentido, os espaços escolares apresentam relevante importância.

Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e Biociências

Este trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.

A Educação Matemática nos desafios do saber fazer do docente no ensinar e avaliar os discentes nos anos iniciais
Matemática

O presente trabalho serve como ferramenta para os docentes terem um novo olhar sobre o ensino da Matemática de maneira processual e contínua. O docente deve realizar um diagnóstico identificando a bagagem dos discentes em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O objetivo geral deste trabalho é investigar como está sendo processada a forma de ensinar e avaliar do docente para que possa atingir suas habilidades e competências. No referencial teórico, Paulo Freire descreve a Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários à prática educativa; além de Nilda Alves, Sergio Lorenzato e Jussara Hoffman.

Filtros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia
Química e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta contribuições de uma aula-passeio realizada na praia, com o objetivo de promover discussões étnico-raciais a partir da temática “filtros solares” em aulas de Química da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica da aula-passeio seguiu a pedagogia de Célestin Freinet, com suas etapas fundamentadas na didática dos três momentos pedagógicos e articuladas aos aspectos sociocientíficos. A questão racial abordada, “a não utilização de filtros solares por parte de pessoas negras”, contribui para o estabelecimento de uma educação antirracista prevista na Lei nº 10.639/03.

Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

A interdisciplinaridade é muito importante no contexto da educação, visto que a partir dela podemos favorecer uma aprendizagem mais próxima ao contexto dos estudantes e mostrar-lhes que o conteúdo não é fragmentado e está somente presente no contexto escolar. A partir das disciplinas de Ciências e Arte, foi elaborado uma disciplina interdisciplinar que aborda conceitos de ambas por meio do resgate de brincadeiras e brinquedos, além da confecção de alguns brinquedos utilizando materiais recicláveis. O trabalho é uma pesquisa participante, cujo objetivo é analisar uma disciplina interdisciplinar com o foco no resgate de brincadeiras e brinquedos.

Utilização do aplicativo Ray Optics na Educação Básica: uma atividade educacional atrativa
Física

Os estudantes de Ciências têm apresentado certa dificuldade em entender e visualizar os conceitos relacionados à Óptica. Apesar de essa área ter vasta aplicabilidade no cotidiano – conceito de luz, lupa, utilização de óculos, defeitos da visão e lentes de contato –, se ela for apresentada apenas teoricamente, pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assim, visando dinamizar nossas aulas, utilizamos o aplicativo gratuito Ray Optics, que introduz a Óptica de forma lúdica. Neste trabalho, trazemos a proposta de uma atividade educacional que se baseia nessa ferramenta e apresentamos também a forma como a atividade foi desenvolvida em nossa escola-campo.

Popularizando a vida existente em uma gota de água, com ênfase nos (micro)invertebrados, por meio de kits educativos
Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Em meio à dificuldade de compreensão sobre as formas de vida microscópica, em virtude da existência de vários laboratórios de Ciências precários em escolas públicas do Nordeste brasileiro, foi idealizado um laboratório didático itinerante para difusão da vida existente em uma gota d’água. É apresentado neste artigo um sistema de popularização científica da (micro)vida existente na água por meio de kits educativos, com ênfase nos invertebrados microscópicos. Tais kits apresentam particularidades que os tornam estimulantes e investigativos, por meio de seus utensílios típicos de um laboratório de Ciências.