Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Falando de poemas e poetas

Sem dúvida, seus alunos já leram ou ouviram poemas. Canções, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas que fazem parte de suas brincadeira, as músicas que ouvem e cantam, ou repentes, quadras e cordel: tudo isso pode ser considerado poema.

Como são classificadas as formas de governo

Dando continuidade à série Eleições, o Portal da Educação Pública vem falar, nesta edição, sobre as diversas formas de governo - ordem jurídica do Estado - que são classificadas em diversas modalidades seguindo as escolas de pensamentos dos filósofos que as classificaram ou a herança de cada nação.

Museu Histórico Nacional está de cara nova

Aberta em 19 de maio de 2006, a primeira exposição permanente sobre o índio brasileiro é um dos marcos finais do Projeto de Restauração e Modernização do Museu Histórico Nacional, que vinha sendo realizado desde 2003.

Festival Anima Mundi

O Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, um dos maiores festivais do gênero do mundo, está de volta à cidade em sua 14ª edição. Ele acontece entre os dias 14 e 23 de julho.

Superstições no futebol brasileiro

Ano de Copa do Mundo. Uma vez mais, o Planeta Terra - ou Planeta Bola?... - vai girar em torno de uma bola de futebol. Ao vivo e a cores, bilhões de terráqueos vão se unir em torno de um acontecimento comum e que envolve, diretamente 32 países, em 12 estádios da Alemanha, país-sede dessa 18ª edição do Campeonato Mundial de Futebol.

Ensino de qualidade marca o CE Barão de Aiuruoca

Com quase 60 anos, o Colégio Estadual Barão de Aiuruoca é a melhor escola pública de ensino médio de Barra Mansa quando se toma o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005.

Descobrindo o Brasil

Quem descobriu o Brasil? Pergunta estúpida, resposta besta.

Jornal de Poesia

As férias vão começar e nada mais bacana do que dedicar um tempinho, no meio da diversidade de opções de diversão, para a leitura. Ler é uma aprendizagem: criar o hábito de ler é como não esquecer de escovar os dentes antes de dormir. E é tão bom, dá tanto prazer.

Rui de Oliveira, um herói na arte da ilustração

Rui de Oliveira é um grande artista brasileiro. Desses que ganham prêmios nacionais, internacionais e recebem homenagem pelo conjunto da obra, resultado de 30 anos de carreira, produzindo sem parar.

Contos da Resistência

A TV Escola apresenta, a partir deste sábado, dia 8 de julho de 2006, Contos da Resistência, uma série de quatro documentários sobre a ditadura militar no Brasil, a partir de relatos emocionantes de representantes de organizações sociais que, ainda que debaixo de brutal repressão, ousaram lutar pela democracia.