Biblioteca
Filtrar os artigos
Para que ensinar filosofia?
Desde 1997, o professor Walter Kohan preocupa-se com a filosofia nos ensinos fundamental e médio das escolas brasileiras. Formado em filosofia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Kohan dedica-se à pesquisa e à reflexão que envolve a prática em sala de aula. Em 2002, ele veio para a Uerj, onde se integrou ao Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (Nefi).
FGV - Centro de Políticas Sociais
Lançado cerca de 20 dias antes do anúncio oficial do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o site Equidade e eficiência na educação: motivação e metas apresenta de forma simples e interativa os resultados da pesquisa de mesmo nome, feita pelo Centro de Políticas Sociais (CPS) da FGV. Mas seus objetivos vão além da mera disposição de dados estatísticos.
CORPOS SOCIOCULTURAIS EM CONFLITO: Uma contribuição historiográfica.
Uma história sobre os controles e confrontos dos novos paradigmas e suas inserções na realidade vivenciada de uma velha novidade: multicultura brasileira.
O Sonho acabou?
Escola usa música para ensinar solidariedade e raízes culturais
A invasão dos caramujos
O fato até que daria um bom título de filme B: O ataque dos caramujos africanos. A sinopse também seria perfeita: seres hermafroditas que transmitem doenças, contaminam lavouras inteiras, legumes, verduras, o solo e a água, alimentam-se de plantas ornamentais, culturas de subsistência e até de seus próprios semelhantes. Mas infelizmente não se trata da versão nacional dos Gremlins, aqueles bichinhos que aterrorizavam a meninada nos anos 80. São os achatina fulica, mais conhecidos como caramujos africanos. E não tem nada de ficção.
A influência da música na saúde mental
A música se destaca dentre as expressões artísticas desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C., Pitágoras afirmava: "a música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo organismo".
Tijolos ecológicos feitos de garrafas PET
Ao ser procurado por um grupo de alunos de engenharia a fim de sugerir um trabalho que diminuísse os impactos ambientais nos igarapés, o professor de física Newton Lima, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Manaus (AM), acabou criando um inusitado tijolo feito de garrafa PET. Com a iniciativa, matou dois coelhos com uma garrafada só: além de despoluir os igarapés com a retirada desse material, o tijolo-PET se mostrou um ótimo isolante térmico, bastante útil nas regiões quentes. A invenção tem tudo para impulsionar outras benesses como geração de empregos e construção de casas populares feitas desse novo material.
Instituto Cultural Cravo Albin
Fundado em 2001 para incentivar a pesquisa e a divulgação da cultura brasileira, em especial da música, o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) guarda em seu site boas surpresas para os que estudam ou se interessam pela MPB e pela cidade do Rio de Janeiro.
Transformando ferramenta em estratégia de aprendizagem
Na metade dos anos 60, um jovem estudante universitário britânico estava preocupado em como organizar suas notas de aula e de leitura. Sua capacidade de reter os conteúdos era inversamente proporcional ao volume de material a que era apresentado e que não parava de crescer. Com base em seus estudos de psicologia, em registros de técnicas mnemônicas antigas e em biografias de grandes personalidades, Tony Buzan, esse é seu nome, partiu para o desenvolvimento do que viria a ser conhecido como Mapas Mentais.
Carta resposta do chefe Seattle ao presidente dos Estados Unidos (1854)
Em 1854, ao ser sondado pelo governo Norte-Americano sobre o interesse de venda de suas terras, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, redigiu o hino de amor a suas origens que publicamos abaixo, documento cuja mensagem resgata os vínculos do homem com a natureza.