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Educação Física e Esporte
A visão mecanicista que impera nas análises sobre a influência do esporte na educação física escolar, entendendo-a meramente como decorrência das determinações macro estruturais, impede uma reflexão sobre a constituição desta prática social (esporte) como forma cultural construída pelos homens que foi sendo assimilada e valorizada pela sociedade, tornando-se um elemento fundamental da cultura (corporal) e que, por isso, passa a ser apropriada, incorporada pela escola como um conhecimento a ser transmitido.
A dor do impossível
As primeiras impressões sobre o filme 2046 - Os segredos do amor, de Wong Kar-Wai, costumam ser arrebatadoras. É certo que há um grupo de espectadores, mais afeitos às concatenações lógicas, que o renegam por não encontrar muitas ligações inteligíveis. E é nessa dicotomia entre razão e sensibilidade, que giram as discussões sobre a continuação do aclamado Amor à flor da pele.
Os professores não são bons leitores.
Ninguém ousaria duvidar da importância da leitura ou da relação dessa com o sucesso ou insucesso escolar. Muitos aproveitam o tema para questionar as diferentes formas de leitura do mundo contemporâneo. Não é esse o nosso interesse e vocês poderão ler mais a esse respeito na seção poucas e boas que preparamos essa semana.
Funções dos Poderes
Montesquieu
Fundeb x Fundef: qual a diferença?
Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ/SF) realizaram, dia 14 de março de 2006, a terceira audiência pública sobre o projeto de emenda constitucional que cria o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica Valorização dos Profissionais (Fundeb), substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), cuja vigência se encerra em setembro deste ano.
Abrindo a "caixa preta" do poder judiciário
Recentemente, os jornais noticiaram a prisão de uma empregada doméstica por ter roubado um pote de manteiga de uma pequena mercearia em São Paulo. Sabendo, nem que seja por ouvir dizer, das condições de nossas delegacias, casas de custódia, penitenciárias e tais, para onde são levadas pessoas acusadas de terem cometido crimes, a notícia ganhou ares de absurdo. Afinal, a mesma imprensa tem publicado casos de roubo, em muito maior escala, que ficam totalmente impunes, só porque acontecem na esfera do poder. Aí, nos perguntamos, que justiça é essa?
Portal da Câmara dos Deputados
A TV Câmara nunca teve tanta audiência quanto, no ano passado, por ocasião das sessões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), em que se "lavou a roupa suja" de personagens importantes da esfera do governo federal. E nem se viu um fluxo tão intenso de mensagens via Internet para deputados e senadores, por meio das quais os cidadãos manifestaram sua indignação e repúdio aos atos de corrupção e às irregularidades na administração pública.
Educação integral do surdo por meio do esporte
O esporte é parte integrante do desenvolvimento humano, desde tempos imemoráveis. Podemos dizer, que a prática esportiva está diretamente ligada à qualidade de vida de todo cidadão, seja qual for sua faixa etária. Na área da saúde, por intermédio da fisiologia do exercício, na área social, por meio da participação e lazer, ou na área da educação, pelo esporte escolar. Por todos estes fatores é o segmento em condição mais favorável à promoção do desenvolvimento humano em todos seus aspectos, com papel fundamental na educação de nossos jovens, formando hábitos e valores para toda a vida.
Biblioteca Rodolfo Garcia (ABL)
Corre no largo rio da imaginação popular o mito de que a Academia Brasileira de Letras é lugar de culto ao passado, quase um museu, abarrotado de livros antigos e empoeirados e guardado por uma confraria de homens chamados acadêmicos, com seus cabelos brancos e fardões, que se encontram toda quinta-feira, lá pelas cinco da tarde, para tomarem chá e falar de coisas importantes.
Filosofia e sociologia podem tornar-se obrigatórias no Ensino Médio
Segundo a repórter Renata Cafardo, da Agência Estado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar até o fim de março proposta do Ministério da Educação (MEC) que torna obrigatório o ensino de Filosofia e de Sociologia no Ensino Médio.