Biblioteca
Filtrar os artigos
Filosofia no vestibular
A proposta de incluir a Filosofia no concurso Vestibular significa um reconhecimento do papel da Filosofia? Estamos preparados para o retorno da Filosofia ao Ensino Médio, que virá a reboque de tal decisão? Que formação temos na graduação e que formação poderemos levar para os jovens do Ensino Médio? Superamos a inutilidade da filosofia ou a reduzimos a mais uma matéria de prova?
Pressupostos do ensino de filosofia no segundo grau: alguns aspectos históricos
O presente texto apresenta uma discussão contextualizada dos desafios que o ensino de Filosofia no segundo grau está enfrentando. A lei 9.394/96 redimensionou o papel da filosofia nos currículos escolares. Diante disto, proponho que as práticas dos professores devam se fundamentar em pressupostos teóricos, cujo movimento intelectual possa transformar a experiência imediata numa experiência compreendida.
Futurama
Um dos maiores construtores de estradas que o século XX conheceu chamava-se Robert Moses. Ele entrou no cenário da engenharia mundial por intermédio do perfeito de Nova York, La Guardia, um sujeito baixo, careca e hiperativo, filho de judeus e italianos. No período mais obscuro da cidade, após o crash da bolsa, foi uma espécie de ícone que ajudou a reerguer a autoestima da cidade e sua capacidade de reação, amortecida pelas filas de desempregados a mendigar um pedaço de pão e um prato de sopa.
Por que as bolhas de sabão são coloridas?
As ondas luminosas sofrem interferência, assim como dois pulsos criados nas extremidades de uma corda se interferem quando atingem simultaneamente o mesmo ponto. Veja a simulação:
Einstein e seus Trabalhos de 1905 e 1915
Em 1905, a revista alemã Annalen der Physik publica três artigos do mesmo autor, um jovem pouco conhecido, Albert Einstein.
Metáforas e ciência
A metáfora, habitualmente considerada uma figura de linguagem com funções ornamentais, nos últimos tempos vem sendo estudada como um poderoso instrumento do pensamento, uma fonte de explicação, e também em seu possível papel heurístico na pesquisa da natureza.
Robert Hooke 1635-1703
Três séculos atrás, morria em Londres um dos cientistas mais criativos e versáteis de todos os tempos. Mas um reconhecimento maior da importância de sua obra só agora emerge, lentamente, das sombras do passado. Robert Hooke (1635-1703) deixou contribuições marcantes em muitos domínios do conhecimento: da física à biologia, passando por geologia, química, meteorologia e astronomia.
Einstein e a divulgação científica
Nelson Studart
Homenagem a Cesar Lattes
Ernst W. Hamburger
Da pele morena ao branco total
A descoberta da radiação no infravermelho pelo astrofísico alemão Friedrich W.Hershel (1738-1822), em 1800, causou grande impacto na comunidade científica.Entusiasmado com esse feito e convencido da existência de uma simetria no espectro da radiação, Johann Wilhelm Ritter decidiu investigar a possível existência de outra forma de radiação invisível, no lado oposto do espectro da luz visível, além do violeta. Pouco depois, em 1801, ele descobriria a radiação no ultravioleta. Embora esse tipo de radiação possa ser prejudicial aos seres vivos, são muitos os benefícios oriundos de seu emprego. Lâmpadas de luz ultravioleta, por exemplo, são usadas para esterilizar equipamentos hospitalares e desinfetar produtos alimentícios.