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Aprendendo com Festas Juninas
Junho é um mês próprio para festas. É neste período que acontecem as festas religiosas chamadas juninas. Estas festas têm por si só um caráter ingênuo, que remete ao lúdico e ao engajamento de toda a comunidade escolar na sua realização. Assim, as festas, têm ajudado os professores ao longo de muitos anos a praticarem com os alunos tarefas extracurriculares. É a chamada interação, que fora da sala de aula, causa motivação e união entre alunos, pais, administração e mestres.
Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas
Escrito para o XI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), realizado em Goiânia/GO, em 2002, o texto Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas, do professor José Carlos Libâneo, da Universidade Católica de Goiás (UCG), faz um diagnóstico da pesquisa e das práticas pedagógicas.
O que o professor deve fazer para se prevenir de doenças causadas pelo exercício da profissão?
O professor que tem dedicação exclusiva e dá aulas de manhã à noite para sobreviver passa por uma dezena de barreiras para conseguir chegar ao final do dia. Dorme pouco, tem as pernas inchadas por ficar muito tempo em pé, os olhos secos de tanto ler - lógico, já usando óculos -, dor nas costas por escrever no quadro-negro sempre mais alto que ele, voz rouca por pedir para os meninos ficarem quietos e prestarem atenção à aula e por apenas dar as aulas, nariz fungando causado pelo pó do giz. Dorme pouco e no dia seguinte... tudo de novo!
Solto a voz na estrada... e na sala de aula
Ainda sobre a Saúde do Professor, desta vez o assunto é a voz. Responsável pela maior parte - 33,72% - dos problemas que afligem a vida dos mestres, a preocupação com a voz é constante e as ocorrências podem ir da simples rouquidão até problemas graves como nódulos que podem chegar ao câncer. Por isso, no dia-a-dia, é preciso que o professor tome cuidados especiais com a voz.
Saúde do Professor
Dando continuidade aos artigos sobre a Saúde do Professor: apesar de ter altos índices de estresse e problemas com a voz as doenças causadas pela profissão do professor são várias. Alimentação e ambiente de trabalho são duas preocupações que revelam que as condições de trabalho não são as mais favoráveis. Dados do Dieese, de 2004, revelam, ainda, que as desvantagens da profissão trouxeram como consequência sua caracterização como carreira feminina, a chamada feminização.
Conversa entre professores: vamos avaliar a avaliação?
Você já percebeu que em nosso meio educacional tem gente que fala mais do que faz? Ou ainda, fala uma coisa e faz outra? A verdade do discurso não está só naquilo que você diz, mas em como você diz. Mais ainda, você pode falar de democracia e ser um ditador e nem se dar conta disso. Será que a avaliação é um assunto bem avaliado? A avaliação da escola deveria permitir que as promessas alardeadas por educadores se tornassem concretas. E o que é avaliar?
Fundação Getúlio Vargas volta-se para o ensino médio
Como o objetivo de se tornar um fórum de aperfeiçoamento do ensino médio brasileiro, a Fundação Getúlio Vargas marcou sua volta à área com o I Seminário Desafios do Ensino Médio, realizado em agosto deste ano, no Rio de Janeiro.
O educador sob algumas óticas ao redor do mundo
A educação atravessou séculos de história, levando pensadores antigos e atuais a explorar seu universo de incalculáveis possibilidades. É por intermédio de seus representantes mais ilustres, os educadores, que se articula o saber na relação ensino-aprendizagem. Pode-se estudar a atuação do educador desde há muito tempo, numa volta ao redor do planeta, do oriente ao ocidente.
Crítica, razão e liberdade
Outro dia eu me peguei pensando: "por que danado eu trabalho como professor?". Essa é uma pergunta recorrente para quem leciona. Mas eu evito fazê-la porque existem alguns argumentos muito comprometedores para se deixar a sala de aula e ir ganhar a vida de outro modo nesse Brasil de miséria moral. O salário, a falta de prestígio social da classe, as condições de trabalho, tudo acabam empurrando você para um estado de apatia e descrença. Por isso eu evito pensar muito nisso, para não comprometer a qualidade do meu trabalho e tornar a minha vida de professor um calvário torturante e melancólico.
Sua atitude pode influenciar o resultado de seus alunos?
Com base em pesquisa sobre como ensinar professores a ter uma atitude reflexiva ou crítico-reflexiva, o professor Antônio dos Santos Andrade defendeu a necessidade de se pesquisar o fracasso escolar a partir da relação professor-aluno.