Biblioteca
Filtrar os artigos
"Débora, é porque aqui não pode falar, né?"
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA escola já era cheia de nãos! Não sobe aí, menino! Não mexe! Não pula! Não corre! Não tira o sapato! Não demora! Não, não e não! Mas agora tem mais: não fica perto do colega! Não compartilha seu material! Não encosta nele! Não mexe nisso sem lavar as mãos! E eles, sim, seguem firmes, todos esses nãos. A pandemia só deu uma “ajudinha” nesse sentido. Ainda se podia ter risadas, ainda podia ter caretas, mãos dadas nas brincadeiras de roda, os pique-pegas, os desenhos no chão com giz ou carvão. Mas é fundamental que alunos e professores possam olhar, trocar, burlar e... falar!
Inclusão de crianças com síndrome de Down no contexto escolar
Educação Especial e InclusivaA criança com síndrome de Down possui comprometimento em seu desenvolvimento integral, necessitando de estímulos e de um olhar diferenciado no ambiente escolar para suas competências sociais, emocionais e afetivas, além da oferta de oportunidades diversificadas e adequadas às suas possibilidades. Diante dessa carência de ampliação do conhecimento nessa área, este estudo objetiva refletir sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down no contexto escolar, tentando compreender os possíveis fatores de caráter humano e material que podem interferir no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças.
Férias em casa: uma proposição de encontro com o brincar e a natureza em tempos de pandemia
Educação InfantilRelatamos a experiência que aconteceu no 2° semestre do ano letivo de 2020, com crianças entre dois e três anos em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Carlos. Insere-se no contexto das atividades remotas realizadas no decorrer de 2020 em função da pandemia. Utilizaremos os trabalhos de pesquisadores como Kishimoto, Brougère, Schilindwein e Peters, pois eles nos ajudam a compreender o brincar como parte estruturante da formação da criança e os brinquedos como brincadeiras que assumem papel significativo no processo do desenvolvimento infantil. Buscamos, assim, elaborar vivências lúdicas que tenham relação direta com brincadeiras infantis.
Relato de experiência sobre autonomia dos bebês
Educação InfantilA Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade, cuidar e educar. Essa dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras algumas práticas que vão além do que é considerado ‘educacional’. O relato de experiência conta situações vividas e compartilhadas com os interessados pela Educação, pois há a descrição e a análise das vivências em sala de aula com bebês de um ano entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam as práticas. É relatada também a forma como os bebês ingressam no mundo matemático, utilizando o corpo nas movimentações sobre os espaços.
Entre o real e o aparente: sobre indisciplinas, comportamentos e idealizações
Vivências de Sala de AulaO presente relato de experiência tem como ponto de partida a inquietação de um professor ao viver uma situação ocorrida no cotidiano de uma escola pública. A pretensão foi desenvolver uma discussão focada nas práticas docentes e as influências sofridas pelos comportamentos de estudantes no processo de avaliação das aprendizagens, bem como refletir sobre a instituição escolar, seus educadores e estudantes na atualidade. Por meio de reminiscências e diálogo com autores da área da Educação, o trabalho se distancia do caráter prescritivo de manual de práticas e faz um convite à reflexão com foco em práticas, na escola e nos sujeitos educandos.
A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local
HistóriaO presente ensaio tem como objetivo compreender teórica e conceitualmente a consciência no aprendizado da História Local, analisando as operações mentais nesse movimento de localização temporal e territorial, além do processo de constituição das memórias históricas locais. Trata-se de um trabalho teórico classificado como descritivo quanto aos objetivos. Desse modo, a investigação relaciona os conceitos de consciência e consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local, evidenciando os processos mentais envolvidos nesse movimento.
Design Thinking na Educação: trabalhando com habilidades socioemocionais
Matemática e Formação de ProfessoresO presente artigo traz a criação de uma disciplina eletiva cuja sequência didática, baseada na metodologia do Design Thinking, dará início a um laboratório de Matemática. O intuito principal foi verificar a promoção de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade e pensamento crítico em Matemática. A disciplina foi realizada na Escola Sesc de Ensino Médio situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa contou com a participação de alunos bolsistas das três séries do Ensino Médio.
Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa
Ecologia e Meio AmbienteA informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.
Análise do Novo Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais
Política EducacionalEste artigo busca compreender os fundamentos da Lei nº 13.415/17 e o seu reflexo na BNCC e nas normas do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. À luz do referencial teórico, faz-se uma análise documental, comparando-se aquela lei, que instituiu o Novo Ensino Médio no país, com documentos correlatos a ela. Conclui-se que o NEM se fundamenta no discurso neoliberal e fortalece os interesses dos mais abastados em detrimento da formação ampla dos sujeitos e da construção de uma sociedade com menos desigualdades sociais.
A contribuição do gestor escolar na implementação do uso das tecnologias digitais de informação
Formação de Professores e Instituição EscolaEste texto propõe uma reflexão sobre o papel do gestor escolar frente aos desafios de implementação do uso das tecnologias digitais de informação na escola pública. Na tentativa de enfrentamento desse desafio, é apresentado um projeto em formato de e-book denominado Sequências didáticas e novas tecnologias digitais no Projeto Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lucia Machado, seguido de uma capacitação com toda a equipe docente, comprovando que é possível, mesmo com poucos recursos tecnológicos disponíveis, inserir o trabalho digital no fazer pedagógico, tornando-o motivador e significativo para os alunos.