Biblioteca
Filtrar os artigos
Práticas pedagógicas e sensorialidades na Educação Infantil em Teresina/PI
Educação InfantilEste relato é decorrente de um trabalho realizado na disciplina Educação Infantil e Diferentes Linguagens, do curso de Pedagogia da UFPI. Objetivou-se compreender como o estímulo sensorial instiga o desenvolvimento da criança e afeta o seu aprendizado. Para tanto, foram observadas práticas pedagógicas utilizadas por uma professora de Educação Infantil, na escola de codinome Arco-Íris, em Teresina/PI. É um estudo descritivo com abordagem qualitativa, apoiado no princípio da construção compartilhada do conhecimento. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os aportes curriculares e pedagógicos, com observações e brincadeira sensorial.
Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.
O que é o átomo?
Química, Filosofia e Formação de ProfessoresAqui, proponho-me uma crônica sobre o átomo. Sob a prosa poética, posso transitar entre o que é, de fato, e o que da fantasia me dou como resposta à vida. Portanto, pela analogia com a existência humana, escolhi explicar o átomo. Átomos são como pessoas, pois se relacionam e, a partir dessa relação, se constroem. A concha de um molusco, um pedaço de giz, a estrutura dos ossos ou um pedaço de mármore têm, em essência a mesma composição química, mudando apenas a forma como os seus átomos interagem. Átomos, como você e eu, não existem, mas se relacionam e, a partir daí, suas existências ganham sentido!
Escola sem Partido e o mito da escola neutra: a importância do sentido político da educação
Instituição Escola e Política EducacionalO Programa Escola sem Partido configura-se como um ataque brutal à profissão docente na medida em que representa o impedimento do fazer docente, mais uma forma de cerceamento e controle da prática do professor, sob pena de ser criminalizado; mais do que isso, representa um ataque a toda a classe trabalhadora de modo geral (um ataque político e ideológico), a quem historicamente já vem sendo negado o direito de acesso a um saber crítico e emancipador pela burguesia dominante. O movimento vem se consolidando baseado em grupos religiosos fundamentalistas e grupos políticos de direita.
Disrupção da educação: um olhar sobre a exclusão digital de estudantes de baixa renda na pandemia
Educação a Distância e Educação Especial e InclusivaO objetivo deste estudo foi analisar a disrupção da educação por meio de um olhar sobre a exclusão digital de estudantes de baixa renda na pandemia a partir de uma revisão narrativa de literatura. Investigou-se a exclusão digital – que ficou mais visível na pandemia e rompeu com a educação tradicional, com o ambiente escolar presencial, e afetou de forma direta o estudante de baixa renda; o direito à educação, ao desenvolvimento pleno do indivíduo foi anulado. Nosso foco neste trabalho foi descrever e estabelecer relações entre a educação disruptiva, a exclusão digital e o contexto da pandemia.
A intervenção psicopedagógica na superação das dificuldades de aprendizado no ambiente escolar
Psicologia, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente artigo consiste em uma investigação sobre o papel do psicopedagogo no ambiente escolar e sua forma de intervir e ajudar os alunos a superar as dificuldades de aprendizado. O trabalho faz uma análise baseada em artigos acadêmicos publicados sobre Psicopedagogia, com ênfase no papel do profissional no contexto escolar, a partir da visão de profissionais e intelectuais consagrados na área. O estudo ainda aborda questões que envolvem o aluno como o sujeito da aprendizagem.
Analisando métodos de ensino à luz da música "Estudo Errado"
Biologia e Biociências, Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO objetivo deste trabalho é abordar algumas deficiências educacionais, a partir de uma paráfrase com a letra da música Estudo Errado, do cantor Gabriel Contino. Entendemos que a educação, como ferramenta para a formação de pessoas pensantes e autônomas, quando feita da maneira correta, permite que os indivíduos sejam pessoas críticas e transformadoras da sociedade. Apesar das inúmeras transformações educacionais, observam-se ainda muitos problemas no que diz respeito ao sistema educacional brasileiro que impossibilitam maior aproveitamento.
A formação de professores em debate: a experiência da formação continuada de professores de Geografia da Fundação Cecierj
Formação de ProfessoresEste artigo discute o processo de formação continuada de professores/as de Geografia, com base na experiência em cursos de formação continuada a distância oferecidos para professores da rede pública. É abordada a EaD, como modalidade cada vez mais difundida em nossa sociedade, ganhando especial atenção no período de isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV 2. Desse modo, apresentaremos o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como importante metodologia que tem a capacidade de suprir possíveis lacunas na formação inicial desses profissionais, bem como a sua importância na sua formação continuada e em serviço.
Uso de filme como prática interventiva no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Cuiabá/MT
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Política EducacionalEste estudo analisa a utilização de filmes como prática pedagógica estratégica para estimular a motivação de estudantes com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública estadual de Mato Grosso. A relevância da pesquisa se deu pela necessidade de uma intervenção pedagógica a fim de sensibilizar os estudantes à reflexão sobre suas perspectivas de vida e compreensão da relevância dos estudos para a transformação social. Sendo uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, o estudo se configurou como um estudo de caso e os participantes foram estudantes de 6º a 9º ano com dificuldades de aprendizagem.
Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosO presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.