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O lugar do corpo na relação pedagógica e o desenvolvimento das competências socioemocionais
Formação de ProfessoresEste trabalho teve sua origem nas inquietações dos autores sobre o lugar do corpo no desenvolvimento das competências socioemocionais. Os objetivos são: refletir sobre o lugar do corpo no pensar-fazer pedagógico e contribuir para a formação continuada e/ou complementar de professores. Metodologicamente, ancoramos nosso texto em bibliografias que dialogam com a temática. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira é baseada numa concepção de formação humana circunscrita cultural, histórica e socialmente; a segunda envolve a prática educativa e aquelas competências.
Ensino inclusivo: relatos de experiência de professores da sala de atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo refere-se à apresentação de experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas no período remoto durante a pandemia da covid-19 em uma turma de atendimento educacional especializado (AEE) da rede estadual de educação no município de Sinop/MT. O público-alvo são 40 alunos com idade entre 12 e 22 anos de idade do Ensino Fundamental II e Médio. O artigo aborda as ações que foram realizadas junto a pais e alunos com a finalidade de dar continuidade às aulas em modelo remoto, por meio de vídeos e/ou individualmente.
Elaboração e avaliação de sequência didática permeada por tecnologias digitais para estudantes com dificuldades ou barreiras de aprendizagem
MatemáticaNeste artigo, apresentaremos os resultados das pesquisas realizadas para a elaboração e validação de uma sequência didática permeada de novos recursos tecnológicos. A SD, sobre números racionais e suas diversas representações, é direcionada aos estudantes do 6º ano com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O ensino de frações se inicia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, porém alguns alunos permanecem com lacunas. Essa sequência didática digital é neutra e pode ser aplicada com alunos de diferentes necessidades específicas.
A importância da contação de história na Educação Infantil
Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaO memorial acadêmico, como instrumento de avaliação à distância, assume o caráter de apropriação de sua própria formação pelo sujeito, possibilitando-lhe um olhar sobre o seu desempenho e sobre o impacto da sua formação em curso e prática profissional. Pretendemos apresentar um memorial que realiza, qualitativamente, um recorte de uma narrativa histórica e reflexiva, centrada nos acontecimentos que constituíram a trajetória do autor em cada etapa de sua formação. Vale a pena continuar a busca de novos conhecimentos a fim de contribuir com a sociedade escolar da melhor forma.
Prática investigativa: um relato de experiência acerca do ensino de Ciências na Educação Infantil
Educação InfantilO presente trabalho relata uma prática docente realizada com o objetivo de promover a aprendizagem em Ciências com crianças na faixa de três e quatro anos de um Centro Municipal de Educação Infantil situado no norte do Estado do Paraná. A prática investigativa foi desenvolvida de acordo com os pressupostos da BNCC e consistiu na introdução à temática de germinação por meio de uma história narrada. Posteriormente, os estudantes construíram e acompanharam o processo de germinação das sementes atrelado a fenômenos naturais. A prática possibilitou a valorização da experiência no processo de ensino-aprendizagem.
A Psicomotricidade e suas contribuições para a Educação Inclusiva
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Psicomotricidade na Educação Inclusiva. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica qualitativa com pesquisa de campo. Foram abordados os conceitos psicomotricistas e da Educação Especial Inclusiva, com base teórica e legislativa. O estudo mostrou a sua importância para a educação dos alunos com deficiências. Apesar de alguns profissionais da educação afirmarem conhecer a psicomotricidade, o resultado do presente trabalho deixa claro que conhecer é diferente de saber aplicar esses conhecimentos.
Ambiência e bem-estar animal na suinocultura – relato de experiência de uma prática interventiva no Ensino Médio
Zoologia, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresO trabalho aqui apresentado é um relato de experiência acerca de uma prática interventiva realizada no curso técnico em Agropecuária do Campus Planaltina, do IFB, acerca da ambiência e do bem-estar animal na suinocultura no Brasil, objetivando contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A intervenção aumentou o entendimento dos alunos sobre esse conteúdo, de forma que eles aprenderam a diferenciar o comportamento dos animais e quais os cuidados a serem aplicados para lhes proporcionar maior qualidade de vida. Utilizou-se a metodologia de revisão e gamificação para fixação do conteúdo.
Aprendizagem baseada em problema: uma prática colaborativa na perspectiva da Taxonomia de Bloom
Vivências de Sala de AulaAs práticas pedagógicas têm sofrido diversas transformações, tanto para atender as demandas dos estudantes quanto para agregar a tecnologia em atividades mais colaborativas, em que o educando assume o protagonismo de seu aprendizado. A Taxonomia de Bloom apresenta-se como uma estratégia que visa definir, organizar e avaliar os objetivos de aprendizagem que se pretende alcançar com as atividades propostas. A aprendizagem baseada em problema constitui-se em uma metodologia que promove o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de ensino-aprendizagem do educando de forma ativa e participativa.
Na teia do saber: modelagem didática tridimensional aplicada ao processo de ensino-aprendizagem sobre aranhas (Arachnida: Araneae) na 2ª série do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs aranhas são animais que pertencem à Ordem Araneae, possuem 132 famílias e mais de 50 mil espécies catalogadas. São animais com relevante importância ecológica, pois são predadoras de insetos, atuando no controle populacional; são consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental. Compreendendo a importância das aranhas para o equilíbrio biológico, torna-se necessária a fomentação de práticas educativas para sensibilizar quanto à importância de proteger esses animais. Nesse sentido, os espaços escolares apresentam relevante importância.
A influência do meio escolar sobre a saúde do professor de Educação Física: um diagnóstico situacional em municípios do sertão
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaUma situação preocupante está nas condições de trabalho dos professores de Educação Física. Esta pesquisa destaca a influência do meio escolar sobre sua saúde, problematiza a investigação dos aspectos desencadeadores do fator saúde-doença, a fim de analisar os fatores intrínsecos à escola que levam ao adoecimento; possui abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso. Os resultados indicam que a ausência ou limitação estrutural das escolas gera desgaste físico-emocional, que o estado de saúde dos discentes reflete sobre os docentes, que a jornada de trabalho e a desvalorização impactam seu lado socioemocional.