Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A diversidade pretérita e evolução no ensino de Biociências: uma análise de aplicação do PaleoGame
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

Dentre os conteúdos de Biociências está a Paleontologia, que oferece o conhecimento de tempos pretéritos aos alunos. Logo, questionou-se: como os jogos podem auxiliar no ensino de Paleontologia? Diante dessa narrativa, o relato de experiência discute a aplicação de um jogo didático com a finalidade de oferecer estratégias de ensino do tema, além de promover discussões e relatos durante o decorrer da prática. O jogo foi considerado importante para os processos de ensino, pois contribuiu para três grandes eixos de temas: o jogo, diversidade pretérita, Paleogeografia e tempo geológico.

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar uma intervenção bem-sucedida na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Unilab. A intervenção ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção/CE, na qual ministramos aulas, de maio a junho de 2017, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Este relato pode servir como exemplo para professores em formação, considerando as dúvidas relacionadas a como proceder nesta etapa importante dos cursos de Letras.

Incrustados de insetos em resina como alternativa para abordagem prática no Ensino de Ciências e Biologia e uso de QR code
Biologia e Biociências e Química

A produção de insetos incrustados para coleções didáticas como método para aulas práticas torna-se uma produção científica relevante para a compreensão de conhecimentos específicos sobre a ciência desses animais. O uso do livro didático e apostilas tem sido a ferramenta mais utilizada, resultando em pouca aderência dos alunos às atividades propostas em sala de aula. Uma alternativa foi a criação de reunião de insetos emblocados com resina poliéster aplicando pedagógicas dos QR code por meio de uma proposta de elaboração de QR codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício no Ensino Médio.

Um círculo restaurativo com(o) educação antirracista
Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Esta crônica traz uma história fictícia, com elementos constituintes de desafios enfrentados pelos profissionais e instituições de Educação na pandemia da covid-19. Elementos que entraram em ebulição com o retorno das atividades educativas presenciais. O texto aborda também medidas para o melhor enfrentamento dessas questões, tais como a política afirmativa de cotas, a promoção dos direitos humanos, a educação antirracista e para a diversidade cultural, a mediação de conflitos e os processos restaurativos, visando à cultura de paz, à melhoria das relações interpessoais e ao pertencimento comunitário no âmbito escolar.

Resenha do livro "Conscientização - teoria e prática da libertação", de Paulo Freire
Formação de Professores

A seguir, trazemos a resenha da obra Conscientização: Teoria e Prática da Libertação, uma introdução ao Pensamento de Paulo Freire, publicada em 1979; esta é uma produção bibliográfica, desenvolvida em três partes, do professor, educador e filósofo brasileiro. Nela, Paulo Freire reitera a importância da ressignificação da cultura como conceito democraticamente popularizado, contribuinte fatídico à libertação. É indispensável que os homens conheçam os mecanismos condicionantes de sua realidade, visto que a cultura interiorizada é a cultura do dominador/opressor.

A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.

Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.

"Literatura ontem, hoje e amanhã" e suas múltiplas facetas
Instituição Escola

O livro Literatura ontem, hoje e amanhã, de Marisa Lajolo, foi publicado pela Editora Unesp em 2018. A obra nasceu há quarenta anos, em uma edição publicada em 1982, pela Editora Brasiliense, intitulada O que é Literatura? e incluída na Coleção Primeiros Passos. A versão atual baseia-se na original; foi reescrita para atender às novas demandas de uma sociedade mutável e tecnológica e entrelaça as postulações sobre Literatura com as transformações ocorridas no mundo literário; assim, a versão original ganha reescrita, análise e acompanha as diversas mudanças e facetas da Literatura com o passar do tempo.

O referencial curricular municipal e suas contribuições no projeto das escolas do município de Pedrão/BA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo retrata a experiência vivenciada pelos professores da cidade de Pedrão/BA no que diz respeito à elaboração do referencial curricular municipal, bem como às suas contribuições no projeto da escola. Assim, a pesquisa aqui estudada teorizou sobre a importância do referencial curricular como ferramenta para auxiliar em diferentes práticas pedagógicas e de como a comunidade escolar pode contribuir para a sua construção. Para tanto, foram empregadas atividades de leituras bibliográficas e digitais, aplicação de questionários e entrevistas, realizadas virtualmente devido ao momento pandêmico.

A importância da utilização da música na escola
Vivências de Sala de Aula, Música e Política Educacional

A música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial sobre questões reflexivas. Seja qual for a forma de a música auxiliar o ser humano, sua implantação na educação facilita muito o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os professores da Escola Municipal Padre José Luiz Silva, no município de Pendências/RN, desenvolveram um projeto envolvendo a musicalidade, como meio de interação e desenvolvimento.