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Cultura digital: uma experiência na prática da Rede Municipal de Goiânia/GO
Formação de Professores e Política Educacional

Nos últimos anos, os desafios para que a cultura digital seja consolidada nas práticas pedagógicas das instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO têm sido enfrentados a partir da formação continuada e do assessoramento técnico-pedagógico. O presente artigo é o resultado de um trabalho teórico-prático realizado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gertec). O interesse é demonstrar os caminhos percorridos pela secretaria para consolidar o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.

O impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas municipais nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia privilegiou a revisão de literatura, do tipo bibliográfica. Foram utilizadas plataformas de pesquisas acadêmicas como SciELO e outras, a biblioteca virtual e física da Universidade Estácio de Sá, além de dados publicados por instituições públicas como o IBGE e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. A elegibilidade deste estudo contemplou as seleções de pesquisas de livros e artigos entre 1972 a 2021 que analisam a aprendizagem humanística.

A influência da leitura no processo de ensino-aprendizagem: implicações e possibilidades de ação
História da Educação, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

Tendo em vista a enorme responsabilidade da escola e principalmente do docente na criação e no desenvolvimento da leitura como parte indispensável da formação educacional dos alunos, este trabalho se propõe a apresentar a leitura como enriquecedora do vocabulário e construtora do conhecimento do leitor. Em vista disso, dado o aumento do número de jovens que não praticam a leitura de forma constante e não a relacionam com o aprendizado, na sua forma mais ampla e geral, faz-se necessário repensar alguns aspectos a respeito de como trabalhar a leitura e a palavra escrita na escola.

Educação em Saúde sobre parasitoses intestinais com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Saúde e Biologia e Biociências

Este estudo relata a experiência vivenciada em um projeto de extensão com ênfase em parasitoses intestinais, com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações abordaram a vivência do projeto intitulado Parasitologia em Foco e ocorreram em duas escolas municipais de Pernambuco, por meio da encenação da peça “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. O projeto possibilitou a interação com essas crianças, que muitas vezes não têm a oportunidade de obter informações, haja vista que os professores têm sobrecarga de demandas. Ações como estas precisam ser permanentes para o conhecimento das informações propagadas.

Práticas de leitura: análise do papel dos professores frente ao cenário da Educação Infantil
Educação Infantil e Formação de Professores

O presente artigo tem como tema central o estudo das práticas de leitura. Como objetivo geral, o estudo analisa práticas leitoras realizadas por alguns professores das escolas públicas do município de Paripiranga/BA, com o intuito de observar a sua aprendizagem. Como referencial teórico foram consultados autores como Ariès, Martins, Freire e Kleiman, dentre outros. O estudo traz uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo de natureza qualitativa, com a utilização de técnicas quantitativas. Participaram da pesquisa professoras da Educação Infantil que fazem parte do corpo docente de algumas escolas públicas daquele município.

Transformação da Educação Inclusiva na perspectiva da Psicopedagogia educacional
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este trabalho mostra a importância de pensar uma educação em que todos tenham iguais oportunidades de aprendizagem; em que o saber seja o principal elemento da formação do indivíduo num processo iniciado na Educação Infantil, reflexão sobre o papel da escola inclusiva. Diante do exposto, o objetivo geral é avaliar e refletir sobre o papel da escola inclusiva, em que o direito à educação de qualidade seja respeitado, que todas as crianças tenham acesso ao conhecimento e o psicopedagogo como auxiliar na aprendizagem significativa desenvolva no aluno as suas potencialidades diante das adversidades. Como metodologia, foram utilizadas pesquisas bibliográficas em livros, leis, artigos e outros sobre a inclusão na Educação Infantil.

Compreendendo as diferenças por meio do cinema
Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Cinema, Teatro e TV

O artigo tem por objetivo o desenvolvimento de uma oficina que faça o aluno refletir sobre as diferenças existentes entre as pessoas, despertando a valorização de cada um e reconhecendo a identidade individual, externa e interna. Além disso, procura compreender que o cinema é um grande meio de comunicação, gerando reflexões e/ou discussões de temas importantes, sendo fonte de expressão e disseminação de opiniões mediante a observação de um filme e/ou vídeo. Nas oficinas que analisam o filme, alguns fragmentos podem ser discutidos ou mostrados novamente para apoiar os debates.

Sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência abrange a avaliação da aprendizagem de estudantes do módulo final do curso na modalidade EJA do Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, de Salvador/BA. Durante o ano de 2021, observamos o uso de sala de aula invertida em aplicação na disciplina de Química, por meio do ensino remoto emergencial. Foram utilizadas as ferramentas Google para a aplicação do critério de avaliação específico da EJA para alta, média e baixa aprendizagem. Concluímos que o método é viável para ser implementado como agente transformador do ensino tradicional.

Eu de cá, eles de lá
Língua Portuguesa e Literatura

A experiência das Olimpíadas de Língua Portuguesa em minha vida profissional não foi a primeira e, acredito, não será a última. Porém, num momento assim, no meio de uma pandemia e fora da sala de aula, nem eu havia passado e muito menos cogitava passar. Mesmo assim, veio até nós esse grande desafio de trabalhar esse projeto com nossos alunos. Então, surgiu a necessidade de criar um planejamento que fosse inovador e ousado, para estimular a leitura e a escrita dos alunos, levando-os a vivenciar, de maneira diferente, o papel de observador, pesquisador, leitor e escritor de artigos de opinião com base em situações-problema do seu cotidiano, mesmo de forma remota.

O uso consciente de água em espaços escolares: estudo de caso na Escola Municipal Infantil Mingau
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho objetiva verificar como se dá o uso da água nos ambientes escolares, em especial na Escola Municipal Infantil Mingau, em Taboão da Serra/SP. Dentre os objetivos específicos estavam a observação do local, se possuía ações e projetos que trabalhassem o uso consciente da água e a identificação das principais necessidades referentes à infraestrutura e aos equipamentos. Como metodologia, usamos a pesquisa de campo (com entrevistas realizadas com a direção e a coordenação da escola) e a pesquisa bibliográfica (com conteúdo envolvendo o tema água como recurso natural esgotável, caso não seja usado de maneira consciente.