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Educação Financeira: discussões sobre finanças saudáveis com alunos da Educação Básica
EconomiaEste texto relata uma atividade extensionista sobre Educação Financeira em uma sala de aula do Ensino Médio regular. A organização do seminário teve como objetivo fundamental informar, esclarecer, orientar e discutir com os jovens os principais aspectos e impactos do início de uma vida financeira saudável, oferecendo aos estudantes orientações e informações sobre a melhor maneira de gerir seus recursos financeiros, em decorrência das variações dos índices de preços e das taxas de juros praticadas no sistema financeiro nacional e como isso afeta suas condições pessoais ao longo da vida.
Um diálogo entre a construção de conceitos de Matemática e Física
Física e MatemáticaNo presente texto serão apresentadas relações entre a Física e a Análise Real. Esse nome Análise Real refere-se ao estudo dos elementos do conjunto dos números reais e as funções definidas a partir de subconjuntos do conjunto dos números reais cujas imagens também são formadas por números reais. Essa disciplina, em muitos cursos de Matemática, é apresentada como formalização da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Esta última, por sua vez, tem como uma de suas origens o texto de Isaac Newton intitulado Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que abordou ferramentas da Matemática, especialmente de Geometria.
A percepção sobre idosos dos estudantes do Ensino Médio integrado do IFSP em projeto envolvendo Educação Física
Vivências de Sala de AulaO propósito deste relato é apresentar uma percepção interdisciplinar sobre idosos pela visão de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFSP - campus Bragança Paulista, envolvendo a disciplina de Educação Física. Utilizou-se um questionário aberto e o método de análise de conteúdo formado por pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial construindo indicadores. O trabalho realizado com os jovens, a partir da temática do envelhecimento, indicou caminhos possíveis à necessária humanização das pessoas, pela proximidade e familiaridade intergeracional criadas no transcorrer das atividades e nas trocas de experiências.
Utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências: vivência no 6º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho teve como objetivo analisar a importância do jogo didático na construção dos conhecimentos científicos no Ensino de Ciências, no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Cametá/PA. Para a obtenção dos dados, realizaram-se pesquisas bibliográficas, aula teórica, aula com jogo didático e questionários com os alunos antes e depois da aplicação do jogo e uma entrevista com a professora de Ciências. As análises dos dados obtidos revelaram que os jogos didáticos são um importante instrumento de aprendizagem que auxiliam no entendimento de alguns conceitos complexos que a disciplina de Ciências impõe.
Oficinas de redação para estudantes do Ensino Médio (EJA) numa escola pública de Vilhena/RO
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo é fruto de um projeto de redação desenvolvido com alunos da Educação Básica, na modalidade EJA, no segundo semestre de 2021 no Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, no município de Vilhena/RO. Nosso objetivo era dar condições discursivas aos estudantes, matriculados nessa modalidade de ensino, para participarem da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto foi desenvolvido com os terceiros anos, no componente curricular de Língua Portuguesa, em colaboração com o professor desses discentes, durante duas semanas, no horário normal noturno de aula.
Revista Educação Pública agora é B1
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaO sistema Qualis, gerenciado pela Capes, classifica as revistas científicas publicadas no Brasil. No final de 2022, o ranking indicou que a revista Educação Pública havia alcançado o nível B1, o mais alto nível da história da publicação. Isso se deve à qualidade dos artigos veiculados e ao número de seus trabalhos citados em outras obras, mas também às ações de modernização da revista, que visam principalmente desenvolver e incentivar a interação dos autores e leitores – objetivo da revista desde seu início – confirmando a relevância da Educação Pública.
Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial
Matemática e Vivências de Sala de AulaNeste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca da aplicação da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Matemática. Para tanto, a metodologia foi aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Maceió/AL visando desenvolver o conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram se adaptar à metodologia, desenvolvendo o hábito de pesquisa e a capacidade de explanação dos conceitos matemáticos, além de relacioná-los a suas aplicações, ressaltando a importância da atuação do professor no processo.
Processos lúdicos e relações com jogos na adolescência e na juventude: reflexões para a prática pedagógica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, discutimos a relação com o lúdico e com jogos na adolescência e na juventude com vistas à reunião de reflexões caras à prática pedagógica na perspectiva de um referencial teórico-epistemológico sobre a temática. Para tanto, procedemos às análises qualitativa e quantitativa de um grupo específico, entrevistado para a composição de amostras de insumos para a interpretação dos processos lúdicos cotidianos. Desse modo, o estudo, de natureza reflexiva, evidencia que os processos de ensino-aprendizagem formais na Educação Básica podem ser enriquecidos pelo uso de jogos e outros instrumentos pedagógicos.
O Conselho Tutelar e suas relações com a escola: da busca pela vaga ao combate à evasão escolar
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalEste trabalho pretende trazer para discussão os elementos que envolvem as relações entre dois importantes grupos sociais – a família e a escola. Nosso objetivo é analisar como o Conselho Tutelar realiza a intermediação de conflitos que surgem entre esses grupos, como nos casos de busca de uma vaga em creche para uma criança, problemas na escola, excesso de faltas e evasão escolar. Buscamos na literatura específica, em textos acadêmicos e em livros didáticos orientações para a atuação do professor de Sociologia e de Filosofia ao abordar o tema, que deve despertar maior interesse pelo contexto social pós-pandemia da covid-19.
Educação Ambiental: plástico como tema norteador para aulas de Química
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaO uso do plástico convencional vem contribuindo para a poluição ambiental. Com o objetivo de investigar a contribuição de uma aula de Química em nível médio para a Educação Ambiental, com uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos na participação de estudantes de escola pública reforçam a necessidade da realização de mais aulas sobre EA e maior conscientização sobre a poluição causada pelos plásticos. Esta pesquisa cumpriu três (sensibilização, informação, mobilização) dos quatro níveis de abordagem.