Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Projeto Biblioteca de Aulas: relato de experiência em escola pública
Vivências de Sala de Aula

Este artigo fala sobre um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.

O uso da metáfora no cotidiano: um estudo bibliográfico
Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem o objetivo de ampliar os saberes sobre o uso das metáforas presentes no cotidiano das pessoas, propiciando melhor entendimento sobre sua importância para os estudos cognitivos, uma vez que os indivíduos as utilizam como partes integrantes da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os autores que mais contribuíram para a discussão foram Lakoff e Johnson, Sardinha e Paiva. A análise dos livros mostra como as metáforas possuem características essenciais para a cognição humana e como sua relação com os usuários da língua ocorre de forma harmoniosa.

O multiculturalismo e as vozes femininas ancestrais e contemporâneas
Direito, História, Sociologia e História da Educação

Este artigo tem por objetivo analisar a situação social das mulheres no contexto multicultural da sociedade, principalmente quanto aos seus direitos, conquistas, lutas e embates. O ponto de partida foi a busca da mulher ao longo da história, na formação histórica do povo brasileiro pela igualdade de direitos civis nas questões de gênero e raça e o devido reconhecimento de que todos devem ser socialmente incluídos e empoderados numa afirmação multicultural de igualdade, valorização pessoal e cultural, trazendo o debate quanto às diferenças de oportunidades na busca por essa igualdade.

Perspectivas e realidade da Educação Especial nas escolas estaduais urbanas e do campo no município de Santa Terezinha/MT
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as perspectivas e realidades da Educação Especial nas escolas estaduais de Educação Básica no município de Santa Terezinha/MT. A situação problema deste estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, baseia-se em elencar os direitos dos estudantes com deficiência e/ou que necessitem atendimento especializado em relação ao acesso à educação no município de Santa Terezinha/MT. Para sua elaboração, realizamos pesquisa bibliográfica e em documentos oficiais, entrevista e aplicação de questionário.

Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de Ciências
Educação a Distância

As frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional exigem que o docente busque apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Ciências em sua metodologia, para dinamizar as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e inovar as práticas didáticas, tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem, significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma sequência didática a ser realizada nos momentos assíncronos por meio do Google Classroom.

As interfaces entre a Tertúlia Literária Dialógica e as competências socioemocionais
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta as interfaces da Tertúlia Literária Dialógica em analogia às competências socioemocionais. Aqui escolhemos analisar cinco competências: autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades sociais e tomada responsável de decisões. A Tertúlia Literária Dialógica é uma metodologia consolidada que oferece grandes benefícios por meio do desenvolvimento dos sete princípios apontados por Flecha: diálogo igualitário, dimensão instrumental, transformação, inteligência cultural, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças.

Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta um breve recorte a partir de uma reflexão empírica sobre as práticas pedagógicas de professores em tempos pandêmicos. A intenção é abordar de forma qualitativa três aspectos importantes para a aprendizagem: o uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a ação docente e o ato reflexivo sobre as estratégias de ensino. Nesse tripé, procura-se, com o suporte teórico de autores que abordam o tema, enriquecer as estratégias de ensino-aprendizagem com recursos digitais de extrema importância para o ensino em tempos de pandemia.

Bullying na escola e suas implicações na aprendizagem
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo discute impactos do bullying no processo de ensino-aprendizagem, elucidando as características dessa violência, seus personagens e possíveis causas. Aponta algumas medidas para a contenção dessa problemática, enfatizando a importância da parceria família-escola em sua prevenção e combate. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com suporte teórico de autores como Fante, Pereira e Silva, entre outros. Observa-se que os maus-tratos nas relações interpessoais podem contribuir para evasão escolar, assim como dificuldades de aprendizagem, problemas no psiquismo e na vida social dos alunos envolvidos.

Ensino investigativo de Botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental a partir da BNCC
Botânica, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A BNCC destaca o letramento científico como mecanismo para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem investigativa de Botânica em livros didáticos do Ensino Fundamental com base na BNCC. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas, a falta de perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos e a falta de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.

Equidade de gênero e educação Química: uma sequência didática para o ensino de estequiometria
Química, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Frente ao cenário pandêmico que atingiu o ensino de Química, já tão fragilizado por diversas demandas, propomos uma sequência didática interdisciplinar e sensível ao gênero para ensinar estequiometria utilizando como plano de fundo a covid-19. A escolha por essas temáticas não foi realizada ao acaso; selecionamos um conteúdo – estequiometria –, que é conhecido por ser de difícil aprendizagem, para propor um momento interdisciplinar que considere as questões de gênero. Além disso, partimos do pressuposto de que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem e o interesse em Química de todas/os estudantes, sobretudo meninas. Enfatizamos que não se trata de uma receita, mas sim de uma possibilidade de estratégia de ensino.