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Relato de experiência sobre os benefícios da audiodescrição das imagens do livro didático
Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A audiodescrição vem ganhando espaços e vencendo as barreiras impostas para fazer cumprir sua obrigatoriedade nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Este estudo aborda sua importância como recurso pedagógico ao tratar imagens do livro didático, trazendo benefícios para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência visual e baixa visão, criando igualdade de oportunidades culturais e educacionais. A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho decorre da minha práxis em sala de recursos multifuncionais, no atendimento educacional especializado de uma escola municipal de São Gonçalo/RJ. O objetivo é demonstrar a importância da audiodescrição para a formação docente.

Trabalhando estéticas do romance contemporâneo com alunos do Pré-Vestibular Solidário da UFCG/PB
Língua Portuguesa e Literatura

Este relato descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de estágio correspondente ao componente curricular Prática de Ensino de Literatura Brasileira, disciplina obrigatória no currículo do curso de Letras da UFCG. Desenvolvemos aulas sobre leitura e análises literárias de obras referentes ao vestibular da UEPB para a seleção do ano de 2014, material que serviu de suporte didático-metodológico e que assegurou o norte das nossas interações. A partir dessa intervenção didática, concluímos que as atividades de Estágio em Literatura permitem refletir sobre práticas linguageiras relacionadas à arte e ao fazer literário.

Reformas do Ensino Médio no Brasil: implicações e desobrigações no Estado do Amapá
Política Educacional

Este artigo objetiva trazer algumas informações sociais e educacionais do Estado do Amapá e fazer uma breve análise à urgência da Lei nº 13.415/17. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica, com um olhar da Teoria Social Crítica de Gramsci. O pressuposto é que o ensino flexível pode ser visto como negação para uma “educação inteira”. A compartimentalização das disciplinas, que se transformam em “estudos disciplinares”, acompanha os ditames do mercado de trabalho. Finaliza-se o texto considerando que essa reforma é um projeto de manipulação da classe trabalhadora, direcionando-se para a mão de obra barata e fragilizada. É uma política que ofende os jovens-trabalhadores do Amapá.

A importância da Fonoaudiologia na escola
Educação Especial e Inclusiva

Considerando que a escola é a principal ponte entre o aprendizado da linguagem formal, especialmente em se tratando da alfabetização, objetivamos neste artigo identificar se existem casos de distúrbios de fala com crianças de quatro a dez anos da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos e apresentar como o trabalho da fonoaudióloga presente contribui para o desenvolvimento da comunicação oral delas. A metodologia usada é qualitativa, com coleta de dados realizados por levantamento bibliográfico e diálogos informais com a fonoaudióloga que atende crianças, dentre as quais as que são objeto deste estudo.

Resenha do texto “O conhecimento sobre a linguagem”
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O texto “O conhecimento sobre a linguagem”, de Guimarães e Orlandi, é integrante de um conjunto de textos que fazem parte da coleção “Introdução às Ciências da Linguagem”. A obra é composta por uma introdução e seis seções, direcionando-se a todos os estudiosos da linguagem, pesquisadores e professores de línguas – materna e estrangeiras –, com o propósito de orientar a percepção sobre a interpretação dos fenômenos linguísticos. Para o docente, o trabalho é de suma relevância, pois elucida sobre a influência dos pressupostos teóricos-metodológicos das Ciências da Linguagem ao longo do tempo.

A relevância da introspecção do narrador nos personagens de “Vidas Secas”: uma contribuição com a prática docente de Literatura Brasileira no Ensino Médio
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho analisa o foco narrativo do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, com o propósito específico de identificar a relevância da introspecção do narrador ao retratar pensamentos e sentimentos das personagens, a fim de conhecer a sua perspectiva sobre o Homem psicológico constituinte de cada um deles. O estudo levou à constatação de que o recurso da introspecção se faz relevante por revelar não só o ponto de vista do narrador acerca do seu íntimo, mas possibilitar o conhecimento do íntimo das personagens, contribuindo para a ampliação da visão do leitor a respeito das realidades diversas sobre as quais a existência humana se constrói.

Educação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.

Recursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação Infantil

O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.

A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação Infantil

O artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.

Museu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: experiências de Educação não formal e mediação museal no projeto Bombeirinhos
História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um estudo que aborda uma discussão entre Educação não formal em diálogo com a Educação Museal pela mediação museal, contextualizado nas experiências do projeto Bombeirinhos, realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e em seu museu, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) e coletivos sociais do estado, levando crianças e adolescentes a vivenciar a rotina desses profissionais, visitar o prédio histórico e o museu da corporação, além de receber conhecimentos básicos da profissão.