Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A Microbiologia experimental na Educação Básica: caminhos possíveis para a alfabetização científica
Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Falar sobre as bactérias na escola muitas vezes fica limitado às doenças causadas por esses microrganismos, sem experimentação científica. Isso impede a formação de habilidades e competências necessárias para a alfabetização científica. Os estudantes produziram um meio de cultura para crescimento de bactérias com gelatina sem sabor e quantificaram as colônias de bactérias de sítios distintos da escola e de estudantes em duas situações: mãos não lavadas e mãos lavadas.

Aulas remotas no ensino de Física numa escola pública de Maricá/RJ em tempos de isolamento social
Física

O fechamento das escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro foi inevitável para diminuir a disseminação da covid-19. O ensino remoto foi usado como alternativa para dar continuidade aos estudos. Com isso, os professores e alunos tiveram o desafio de usar tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas remotas. Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola pública de Maricá/RJ, com as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio, tendo os objetivos de analisar o uso da plataforma Moodle como suporte para as aulas remotas; a aprendizagem de Física utilizando algumas tecnologias digitais de informação e comunicação; e os desafios e contribuições apresentados.

Pedagogia e Educação Física: concepções e perspectivas sobre os processos de regulação e atuação do pedagogo
Formação de Professores e Política Educacional

Esta pesquisa possui como objetivo constituir reflexões teórico-metodológicas sobre os instrumentos jurídicos de regulação da atuação do pedagogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando seu contexto histórico, conceitual e documental. O resultado da pesquisa aponta se esse componente curricular deve ou não ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo pedagogo, em consonância com os objetivos da BNCC, identificando sua aptidão e se as metodologias são favorecidas de maneira a desenvolver a capacidade de autonomia de cada indivíduo.

História dos cuidados da saúde no ensino a partir da Educação Científica Baseada em Investigação
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Abordar questões de saúde na escola é de extrema importância, para possibilitar aos estudantes o entendimento da saúde na perspectiva que contempla questões sociais, culturais, emocionais e ambientais. Em vista disso, apresentamos uma proposta didática para trabalhar com a história do conceito de saúde e de cuidado em saúde. A atividade foi inspirada na metodologia da Educação Científica Baseada em Investigação (IBSE), que tem como objetivo incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de: envolvimento, exploração, explicação, partilha, ampliação e avaliação.

Análise expositiva e crítica do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", de Edgard Morin
Instituição Escola

No livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin expõe pensamentos e análises importantes sobre problemas fundamentais da educação que até o momento vêm sendo deixados de lado, mas são essenciais para a educação do futuro. A linguagem utilizada é clara e de fácil compreensão; em alguns momentos, o autor cita outros filósofos e pensadores para reforçar suas ideias e proporcionar uma leitura mais dialógica. O objetivo é apontar estratégias para fazer acontecer uma educação de qualidade, mas sempre dando embasamento para justificar tais estratégias.

A importância de considerar o Fundeb como política pública de Estado na garantia do direito à Educação Básica
Direito e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo principal avaliar se a efetivação do direito à Educação Básica sofre implicações se o Fundeb for considerado política pública estatal. Definindo o caráter do fundo e avaliando alguns de seus aspectos financeiros, pretende-se analisar em que medida o programa contribui para a garantia do acesso à educação por parte da população brasileira e como a atribuição de um status estruturante pode se fazer necessária para que tais efeitos se prolonguem no tempo.

Relatório de estágio supervisionado no ensino de Ciências Naturais
Vivências de Sala de Aula

O Estágio Supervisionado II é um componente com o qual o estudante se insere no cotidiano escolar das escolas municipais. O início da regência é uma forma de preparação para a atuação profissional como professor e para maior experiência por meio da vivência em sala de aula. A regência só ocorre depois que as observações são realizadas no Estágio I. As atividades envolvem a caracterização e análise da unidade escolar, itinerância curricular formativa, objetivos educacionais como cronograma de aulas, plano de ensino, sequências didáticas e avaliações da aprendizagem.

Estratégias de ensino-aprendizagem nas salas ambientes
Educação Infantil

Este texto propõe compreender como são trabalhadas as estratégias de ensino-aprendizagem e as dificuldades para manutenção de um projeto com salas ambientes. Trata-se de uma pesquisa sobre a implantação e manutenção do referido projeto nas escolas municipais de Cuiabá. Os participantes são cinco gestores que iniciaram o trabalho com as salas ambientes desde sua implantação. A metodologia utilizada para este estudo é de Análise de Conteúdo; seu instrumento de coleta é entrevista semiestruturada. Sua manutenção envolve formação, estrutura física e dimensão social.

Carta de uma criança da classe popular a sua professora pós-ensino remoto
Filosofia, Psicologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Educação Física

Nestes tempos de pandemia, uma criança escreve uma carta para sua professora lamentando a falta de encontros com seus colegas, com a professora e as atividades da escola. Ela conta um pouco de seu cotidiano em casa, da expectativa inicial de volta às aulas presenciais às noites sem sono, só pensando em rever todas aquelas pessoas e aqueles ambientes tão familiares e queridos. “Todo dia a mesma coisa”. Lembra algumas dificuldades, como a falta de espaço em casa, não poder ver os coleguinhas pelo celular sempre, não poder brincar com os amiguinhos. Mas, para sua alegria, a segunda-feira está chegando.

Relações de gênero no contexto histórico social, educacional e artístico
História da Educação e Artes Plásticas

Neste artigo, buscamos a abordagem de referências históricas sobre as conquistas femininas no contexto histórico e social brasileiro. Argumentamos também sobre a falta de visibilidade que rodeia o universo feminino e a representatividade da mulher como musa nas obras de arte. Destacamos as habilidades das mulheres artistas e a forma como elas repassavam suas concepções e suas vivências em suas obras. Em seguida tratamos a importância das abordagens de gênero na escola, os direcionamentos que podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica, bem como o uso da cultura visual como método para ser usado nas aulas.