Biblioteca
Filtrar os artigos
Inserção do ensino remoto para professores de escolas públicas do interior do Estado do Amazonas, na pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente estudo apresenta a experiência de uma professora com o uso das tecnologias digitais no Município de Anori/AM e discute o impacto da covid-19 para os professores que lecionaram na modalidade de ensino remoto na Amazônia. A metodologia se caracteriza pelo relato de experiência, conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa que põe em relevo a elaboração ativa da memória de um sujeito que sente e pensa sobre o fenômeno que lhe afeta, legitimando o objeto que se deseja apreender. O método está sustentado nas vivências, afetividades e nas observações em contexto.
Utilizando jogos para ensinar Matemática
Matemática, Geografia, História, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste trabalho apresenta jogos matemáticos como forma alternativa para tornar o ensino da Matemática mais prazeroso, aumentando assim a motivação e o interesse pela Matemática. A utilização de jogos promove uma aprendizagem mais significativa, estimulando o cálculo mental, a dedução de estratégias, o domínio das operações fundamentais, a construção de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos têm boa aplicabilidade e podem ser utilizados como parâmetro inicial para o emprego de jogos nas aulas.
A leitura no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Vivências de Sala de AulaO trabalho com a leitura é indispensável para a formação educacional, social e pessoal dos estudantes, uma vez que por meio dela se tem acesso a informações, se alargam funções intelectuais e se aperfeiçoa a escrita, competências essenciais à formação humana. Nesse ínterim, a leitura deve ser apresentada de forma significativa, permitindo que o aluno constitua tanto pensamentos como ações prazerosas em relação a ela. Além disso, faz-se necessário incorporá-la em seu dia a dia. Dessa forma, este artigo se propõe a expor a leitura como um processo permeado por desafios que contribuem para o conhecimento do sujeito.
Relato de experiência: desafios da intervenção pedagógica na Educação Infantil em tempos de pandemia
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaÉ notório, com a chegada da pandemia da covid-19, que a sociedade, em geral, tenha sido marcada emocionalmente. Neste novo processo, os professores tiveram que se reinventar, buscando mecanismos de aprimoramento à prática pedagógica, com foco no desenvolvimento do aluno. Sendo assim, o ensino passou a ser remoto, por meio de apostilas e do aplicativo WhatsApp, com as orientações e as coordenadas das atividades realizadas por estes recursos pedagógicos. A sala de aula passou a ser um espaço em nossa casa e a família, uma parte fundamental do processo educativo.
Ensino remoto de Artes na Educação Básica e Superior em 2020
Educação a Distância e Educação ArtísticaEste trabalho aborda minha experiência como professor durante a pandemia da covid-19 e procura, a partir de um breve contexto da EaD no Brasil e da chamada Revolução web 2.0, descrever o momento de adaptação àquela realidade, na forma de um estudo exploratório, com o objetivo de levantar pontos fundamentais e analisar resultados que possam servir como referência para futuras crises análogas à da covid.
Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental
Instituição EscolaO estudo, de abordagem qualitativa, analisa como a leitura pode contribuir para a formação cidadã de estudantes do Ensino Fundamental, tendo como aporte as proposições teóricas de Paulo Freire. Foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco professoras e onze estudantes de três escolas públicas do Cariri, Ceará. Evidenciou-se o reconhecimento das professoras quanto à essencialidade da leitura na formação cidadã dos estudantes e a influência dessa prática no desenvolvimento de sua criticidade, além do enriquecimento cultural e social da vida desses sujeitos.
A vida em uma gota d'água
Ecologia e Meio AmbienteA diversidade biológica nem sempre está acessível aos nossos olhos. Existem vários organismos microscópicos habitando os mais diversos ambientes do planeta. Muitos desses organismos ocorrem em água doce, tais como rios, ribeirões e córregos. Nesses corpos d’água, principalmente os que cortam as áreas urbanas, acontece muitas vezes o lançamento indiscriminado de esgoto, comprometendo a qualidade da água desses ambientes e a diversidade ali existente. O resultado é a alteração da paisagem com corpos d’água de aspecto e odor desagradáveis. A canalização desses cursos d’água tem sido a medida mais comum apresentada para sanar o problema. Mas será que essa é a melhor solução?
Inclusão escolar da criança e do adolescente com TEA: uma revisão sistemática de literatura de 2015 a 2021
Educação Especial e InclusivaAs atuais políticas de Educação Especial são projetadas para garantir acesso, permanência, participação e oferta de um ensino de qualidade a alunos com deficiência, dentre os quais estão inclusos aqueles com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar o estado da arte da Educação de pessoas com TEA. A partir de artigos científicos produzidos no Brasil e indexados à base de dados da SciELO entre 2015 e 2021, o estudo revelou que a inclusão de alunos com TEA enfrenta diferentes barreiras que impedem sua efetivação e que se mantém presente a visão médica atrelada às pessoas com TEA, considerando-as como coadjuvantes de sua própria realidade.
Diversidade cultural na escola
Educação InfantilEste estudo analisa trabalhos acadêmicos que abordam a importância e a necessidade de estabelecer a integralização entre a escola e a diversidade social para que os sujeitos em formação não adquiram ou perpetuem preconceitos e discriminações para com os outros e aprendam a respeitar as diferenças de forma a entender que todos são iguais, independente de cultura. Tornou-se extremamente essencial repensar as práticas escolares com a finalidade de se efetivar o conhecimento das diversidades culturais e que se ensine aos alunos a criticidade, a compreensão, a observação.
Psicomotricidade: uma prática física que estimula a prática mental
Política EducacionalO presente artigo é direcionado aos professores da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia. Tem por finalidade trabalhar de forma reflexiva a atuação dos docentes na escola e a influência na formação continuada de todos que fazem educação para conhecer novos conceitos, como aplicar a Psicomotricidade em sala de aula, priorizando o desenvolvimento cognitivo das crianças, visto que a Educação Infantil é a base da formação do indivíduo; é necessária uma boa introdução ao processo de aprendizagens e ao conhecimento complexo do educador, já que tudo que nos move é relacionado ao conhecimento que possuímos; precisamos conhecer sempre algo novo, algo a mais.