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O ensino-aprendizagem de escrita por meio do gênero discursivo crônica: análise de textos de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa e Literatura

A crônica é um gênero discursivo bastante utilizado nas aulas de Língua Portuguesa por ser mais curta e por ter caráter humorístico e crítico. Esse gênero materializa discursos sociais e ideologias dos mais variados campos da atividade humana. Reconhecendo esses aspectos, selecionamos a crônica “Piscina”, de Fernando Sabino, para trabalhar com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionamos esse texto porque trata de um contexto desfavorecido economicamente e negligenciado pelas classes dominantes, a favela, e reproduz ideologias sobre as condições socioeconômicas das pessoas que vivem nesse ambiente.

Os dois Joões
Cidadania e Comportamento

Nesta crônica bem-humorada, passeamos pela história de dois Joões, um “chato” e o outro não; moravam na mesma rua e marcaram suas trajetórias de vida por comportamentos bastante distintos e situações surpreendentes. Suas histórias, porém, se entrecruzam sob o olhar do autor, revelando uma inesperada sabedoria que se aplica a todos nós, envolvendo comportamento humano e ética dos costumes. Uma forma de perceber que, por trás de uma atitude ou de um modo de ser, estão histórias de vida.

Inovação na Educação Infantil tendo como foco a aprendizagem baseada no ensino híbrido
Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo objetiva proporcionar aos professores conhecimento teórico e prático a respeito do ensino híbrido, principalmente sobre Rotação por Estações, com estratégias e metodologias que podem ser implantadas em sala de aula. O ensino híbrido, que de forma simplificada é a mescla do ensino presencial aliado às tecnologias e aos recursos do ensino a distância, proporciona aos professores e às crianças uma nova forma de ensinar e aprender; aliando conhecimento, discussões e uso de tecnologias, permite que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e que os professores sejam mediadores desse processo.

O uso do laboratório no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Constituído por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, este trabalho tem por objetivo analisar os obstáculos e possibilidades enfrentados pelos professores para a realização das práticas laboratoriais no ensino da Matemática, enfatizar a importância do uso desses laboratórios, os principais desafios e os fatores limitantes que impossibilitam a utilização de tais práticas no ensino da disciplina. Neste trabalho, identificou-se a falta de laboratórios de Matemática, de espaços físicos, de materiais didáticos, de formação continuada de professores e o número de alunos por sala de aula, dentre outros.

Práticas metodológicas utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia durante o ensino remoto no município de Livramento/PB
Biologia e Biociências e Educação a Distância

Com a chegada e o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil em 2020, a educação reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender às necessidades exigidas nesse contexto pandêmico. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos métodos utilizados por professores de Ciências e Biologia da rede do município de Livramento/PB, além de entender como essas metodologias atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos, tendo como apoio a BNCC. A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e exploratória.

Relatos de experiência sobre a produção da aguardente de cana-de-açúcar: uma prática contextualizada para o ensino de Química Orgânica
Química

Este estudo apresenta um relato de experiência de abordagem educacional sobre a produção da aguardente da cana-de-açúcar no município de Sucupira do Norte/MA, fornecendo uma proposta pedagógica de ensino contextualizado para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a relação entre a teoria e a prática quanto ao conhecimento dos processos de produção daquela bebida nos engenhos e as principais reações químicas envolvidas durante esses processos.

Educação Infantil: as práticas inovadoras e o uso das mídias como ferramenta de aprendizagem no município de Ananindeua/PA
Educação Infantil, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Diante do cenário que se impôs em razão da pandemia da covid-19 na área da Educação, em especial da Educação Infantil, é preciso rever conceitos e paradigmas, buscando novas formas de assegurar o ensino aos alunos. Este estudo tem por objetivo analisar e propor o desenvolvimento de estratégias para a aplicação de um método inovador de ensino no qual seja possível aliar as aulas presenciais às aulas remotas, o que, em tempos de covid-19, tem se evidenciado uma ferramenta eficiente, com tendência a permanecer posteriormente. O professor, mais uma vez, superou-se, mostrando ser um verdadeiro arquiteto da educação.

Educação Infantil ou pré-alfabetização? Concepções de professores e responsáveis sobre as práticas de alfabetização na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo teve como objetivo investigar como é pensado o processo de alfabetização de crianças da Educação Infantil por parte dos responsáveis e professores. Para tal levantamento, foi aplicado um questionário on-line a responsáveis e professores, tendo 70 participantes, o qual verificou em que momento o processo de alfabetização deve ser iniciado e como deve ser trabalhado. Como resultado, compreende-se que a alfabetização está inserida a todo momento no fazer da Educação Infantil, seja no brincar, no observar, no experimentar e no socializar, concluindo que esse processo deve ser realizado de maneira espontânea e lúdica, mediado pelo fazer pedagógico.

A importância do jogo e do erro no processo de aprendizagem matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O trabalho tem como tema a importância do jogo e do erro no processo de aprendizagem de Matemática, abordando a relevância em incluir o jogo educativo na prática docente e da importância da observação, acompanhamento e análise dos erros ocorridos durante o processo de exploração e execução do jogo e/ou situações-problema. A metodologia utilizada se constituiu da verificação da produção da área sobre o tema, considerando a pesquisa de campo referente à prática docente abrangendo esse assunto, como a prática de sala de aula, apresentada através de entrevistas, colocações e vivências de participantes.

Ensino de Ciências Naturais: o perfil e as concepções de professores dos anos iniciais em uma escola pública do município de Queimados/RJ
Educação Infantil e Formação de Professores

A aprendizagem científica vai além de entender processos e fenômenos; diante disso, este trabalho analisa as concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Queimados/RJ sobre Ciências e o ensino de Ciências. Verificamos que a maioria dos docentes possui dez ou mais anos de magistério e ensino superior, porém não em áreas científicas. Muitos professores entendem Ciência na dimensão de conhecimento e acham importante ensiná-la na Educação Infantil; entretanto, a aula teórica é a metodologia mais utilizada: poucos realizam experimentações e nenhum visita espaços não formais.