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Recursos didáticos e Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

Em um contexto capitalista que visa o lucro imediato sem medir consequências, os cenários de grandes impactos provocados por ações antrópicas ficam cada dia mais evidentes. Logo, o ambiente encontra-se sob ameaça caracterizando-se como o resultado da industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração desenfreada, por vezes, irresponsável, de recursos naturais. Neste contexto, a Educação Ambiental emerge como uma alternativa viável e eficiente na busca por uma mudança de postura, tendo a escola como espaço relevante e privilegiado para o desenvolvimento de ações com vistas à preservação e conservação ambiental.

Relato de experiência: trabalhando as emoções na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A pandemia causada pela covid-19 golpeou gravemente todo o sistema educacional, apresentando impactos inimagináveis nas interações, inter-relações e afeto. Diante desse cenário, de uma hora para outra os alunos ficaram impossibilitados de ir à escola. A falta do convívio escolar pode ser devastadora no processo de ensino-aprendizagem, trazendo à tona um mix de emoções. A pandemia possibilitou o hibridismo, isto é a integração humana com a tecnologia. Diante dessa situação desafiadora, trabalhamos a emoção e a afetividade com os nossos educandos no sentido de valorizar os sentimentos relatados.

Andares da nova existência
Língua Portuguesa e Literatura

A vida engaiolada de pássaros e humanos leva-os ao medo da liberdade; ainda que se caracterize como sol e chuva, como espaço disponível, não garante a liberdade de espírito. Entretanto, a percepção da possibilidade de mergulhar em novas experiências traz choro e esperança, alegrias e aprofundamentos. E novas melodias surgem, da nova vida, da alegria, do fim da agonia. Esta poesia usa algumas rimas, em métricas livres e neologismos para trazer as sensações dessa passagem para novos ritmos.

Núcleo de Apoio Multidisciplinar e Educação Inclusiva: um estudo sobre a construção de uma política pública em Betim/MG
Educação Especial e Inclusiva

A Educação Inclusiva é um desafio para o sistema educacional. São muitos os aspectos que perpassam essa temática, trazendo questionamentos à luz da real efetivação da inclusão de alunos pertencentes ao universo público da Educação Inclusiva. O presente artigo traz à tona uma discussão a respeito do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM) do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), do município de Betim/MG, como contribuição para a construção de políticas públicas voltadas para uma educação efetivamente inclusiva.

O uso do Winplot como software educativo no ensino da função quadrática
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O Winplot é um software que se apresenta como excelente ferramenta computacional cuja principal função é plotar gráficos. Além disso, permite trabalhar os gráficos de forma dinâmica. A investigação foi concebida metodologicamente, conforme pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas, destacando o objetivo de apresentar as principais contribuições e os desafios do software Winplot no ensino da função quadrática. A pesquisa teve interlocuções com autores como Sousa, Lins e Abreu, Valentim e Oliveira e Pereira. O estudo mostrou que o uso do Winplot possibilita aprendizagens para discentes e docentes.

Abordagem interdisciplinar de conceitos de Ciências da Natureza a partir de trechos do filme de animação “Procurando Dory”
Biologia e Biociências, Física e Química

Este trabalho buscou analisar possibilidades e contribuições de um filme de animação para o ensino de Ciências da Natureza, a partir de uma abordagem interdisciplinar em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Na pesquisa, foram utilizados trechos do filme Procurando Dory, sendo organizada uma sequência didática, a qual foi aplicada em uma escola pública estadual da região da Campanha Gaúcha. A metodologia utilizada para organização e aplicação da sequência didática desse estudo baseou-se na proposta dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), de Delizoicov e Angotti.

Guerra do Paraguai
História e Outras Mais Específicas

A Guerra do Paraguai tem suas origens na disputa pela região da Prata entre os países emergentes do contexto da “Era das Independências”. Para entender os motivos da Guerra do Paraguai é essencial observar as relações do Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, principalmente a partir de seus polos econômico-políticos: Rio de Janeiro e Buenos Aires. A intervenção dos dois países na Antiga Cisplatina teve variadas alianças que culminaram na interferência do Paraguai nas batalhas. Esse conflito teve a maior duração que já aconteceu na América do Sul e foi o mais violento.

A formação docente e a agressividade infantil
Educação Infantil

Este trabalho é fruto de pesquisa em torno de discussões relacionadas à formação do professor e da agressividade infantil. Seu objetivo é discutir a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da Educação muitas vezes não tem formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que ajudem no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas. Partimos do pressuposto de que, quando não se trabalham essas atitudes agressivas, elas podem se prolongar durante toda a infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem.

Mudança radical na Educação Infantil: o brincar através das telas dos aparelhos eletrônicos
Educação Infantil

As atividades aplicadas na Educação Infantil são mais lúdicas, visto que as brincadeiras infantis proporcionadas dentro ou fora do ambiente educacional têm como uma de suas prioridades o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, afetivo, emocional, social e cultural. Entretanto, mesmo a sociedade vivendo na era da agilidade, da conectividade, em que tudo acontece através de um clique nas telas dos aparelhos eletrônicos, essa mudança abrupta no cenário da educação tornou-se um dos maiores desafios vivenciados pelos professores é trabalhar com a ludicidade.

Resenha do artigo “Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente”
Formação de Professores e Política Educacional

O artigo resenhado é de António Nóvoa, notório na área da Educação, tendo produzido mais de cem textos, em que discorre, por exemplo, sobre a profissionalização docente. No cenário internacional, vem se destacando como organizador de grandes debates sobre o processo de ensino-aprendizagem. Cursou Ciências da Educação na Universidade de Lisboa, fez mestrado e doutorado sobre o processo de profissionalização docente em Portugal, seu país natal. No ano de 2006, foi eleito reitor da Universidade de Lisboa.