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Integração e formação profissional continuada para secretarias escolares do Rio de Janeiro com uso de recursos tecnológicos
Instituição Escola

A secretaria escolar é um componente obrigatório para o funcionamento das instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Ações administrativas executadas nas escolas pelos seus secretários devem estar devidamente embasadas, mas para isso o profissional necessita de qualificação técnica e conhecimento da legislação. Nesse sentido, observamos a necessidade de capacitação e criação de uma rede colaborativa entre as diferentes secretarias escolares a fim de que propiciem, além da formação continuada, uma atualização das normas e dos procedimentos a serem seguidos e respeitados nessa atividade.

Novos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de Aula

Durante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.

Ciências Biológicas e Educação Especial e Inclusiva: proposições práticas
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Objetiva-se com este artigo apresentar propostas didáticas para o trabalho com alunos da Educação Especial e Inclusiva, especialmente com transtorno do espectro autista. Os trabalhos estudados são oriundos da Revista Educação Pública, especificamente das seções Biologia e Biociências e Ciências Ambientais, em articulação direta com a Educação Especial e Inclusiva. Foram apresentadas três propostas didáticas, porém apenas uma delas se referia ao aluno com TEA, o que pode sugerir caminhos de pesquisa e investigação sobre Educação Especial e Inclusiva nas Ciências Biológicas.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

Sequência didática: aplicação prática de como desenvolver o trabalho pedagógico na escola com os recursos tecnológicos
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do trabalho pedagógico na escola pautado pela sequência didática como forma de colocar em prática a tecnologia na Educação, tendo como base as publicações mais relevantes e entendendo a prática como ato substancial necessário a uma perspectiva da onda tecnológica. Destaca-se a necessidade de abordar a organização do trabalho pedagógico em forma de sequência didática a fim de dinamizar as habilidades curriculares, inserir novas tecnologias no planejamento educacional e compreender sua relevância para o sucesso escolar.

A inclusão da arte nas atividades econômicas
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Formação de Professores, Artes Plásticas, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Política Cultural e Política Educacional

Baseando-se no capítulo “O mercado de bens simbólicos”, incluído em A economia de trocas simbólicas, de Bourdieu, e no livro A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista, de Lipovetsky e Serroy, este ensaio analisa convergências e divergências sobre consumo cultural como realidade social, suas dinâmicas e evoluções a partir de classes sociais, seus determinantes e suas abrangências. Os determinantes em torno da estrutura do campo de produção cultural como realidade social estão atrelados à lógica do mercado, como “espaço de normatização sociocultural” e consagração da arte entre o ético, poético e o estético.

Explorando as Caixas Misteriosas para vivenciar o método científico com alunos do Ensino Médio em uma escola de São Gonçalo/RJ
Vivências de Sala de Aula

Este artigo é um relato de experiência da aplicação de um experimento chamado Caixas Misteriosas, realizado com estudantes do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro no contexto de um projeto de pesquisa fomentado pela Faperj e desenvolvido em uma parceria da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Walter Orlandine. Pelo relato da vivência em sala de aula desse experimento, destaca-se o incentivo ao processo investigativo realizado pelos estudantes e ao trabalho em grupo, na oportunidade de abordagem de uma prática envolvendo o método científico.

Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual - um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata o desenvolvimento da disciplina Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual no Centro Pedagógico da UFMG. As aulas desenvolvidas com alunos do 8° e 9° ano vão na direção contrária da forma como comumente a temática da sexualidade é abordada nas escolas – restrita aos aspectos biológicos e reprodutivos, limitando-se ao ensino de conceitos sobre reprodução e infecções sexualmente transmissíveis (IST) –, uma vez que considera as noções e as emoções que as crianças e os adolescentes possuem sobre sexo. As dinâmicas foram guiadas pelas dúvidas e pelos interesses dos estudantes.

Relatos de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Faetec/RJ: empregabilidade e inclusão social
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste artigo é fazer um relato de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Rede Faetec. Este estudo de caso possui natureza empírica, caráter exploratório e a análise de dados qualitativa. Realizou-se pesquisa documental e observação participante para descrever e analisar os dados. Conclui-se que o curso de Condutor de Turismo Esportivo ajuda a transformar a realidade socioeconômica, na medida em que qualifica pessoas que não consideravam os aspectos da prática esportiva, como viajantes que participam de eventos, torcedores e equipamentos para visitação.

Profissão ensinar: identidade e saúde do “Eu educador”
Saúde, Psicologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo reflexivo lança um olhar à questão crucial, já sistematizada, ignorada pelas administrações públicas: a precarização da qualidade de saúde mental e emocional dos professores brasileiros. Em face à realidade salarial da categoria, muitos são levados a ministrar elevado número de horas-aula semanais em condições de trabalho por vezes insatisfatórias, em função da falta de material didático e da violência nas escolas (refletida em agressões verbais, morais e até mesmo físicas contra alunos e professores), além de fatores antagônicos de outras ordens, como o difícil acesso ao local de trabalho e as fragilidades na formação acadêmica.