Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Ambientes de aprendizagem para além do espaço: desenvolvimento, implicações, perspectivas e o método montessoriano
Instituição Escola

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da importância do ambiente de aprendizagem na Educação Infantil sob a luz do método montessoriano. O objetivo é ponderar, a partir do método mencionado e sua concepção de aprendizagem, sobre a importância da relação professor-aluno, bem como a do próprio ambiente da sala de aula, que será aqui abordado como ambiente de aprendizagem, para o desenvolvimento pleno da criança. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisa bibliográfica, realizada com autores como Behrens, Cambi, Forneiro, Gadotti, Gandini, Libâneo, Montessori e Rinaldi.

Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Música

O estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.

O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.

Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História
História

Este artigo é resultante de pesquisa envolvendo 38 alunos do Ensino Médio em uma escola estadual no interior do Rio de Janeiro, no período de pandemia e isolamento social, durante o ano de 2020. Apresentam-se como delineamentos teórico-metodológicos uma revisão bibliográfica e observações dos alunos durante as aulas de História, expondo seus problemas e dificuldades na aprendizagem, com a complementação investigativa por meio de um questionário aplicado aos estudantes.

A ilustração em duas obras da literatura infantil e juvenil produzida por Neusa Jordem Possatti
Artes Plásticas, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A ilustração tem papel de grande importância na constituição do livro de literatura infantil e juvenil. A construção de sentido na relação entre o visual e o verbal é imprescindível para a formação de leitores críticos. Por isso, é fundamental que haja diálogo entre o ilustrador e o escritor. Nosso interesse em realizar esta pesquisa se deu por dois motivos. O primeiro foi trabalhar com literatura infantil e juvenil de autoria feminina, e o segundo foi eleger obras que enfatizassem o protagonismo do feminino. As obras eleitas para elaboração deste artigo foram Ciça e Ciça e a Rainha, de Neusa Jordem Possatti.

O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau
Matemática

Com o advento e as mudanças proporcionadas pelas tecnologias no cenário educacional, surge o desafio de fazer uso das novas ferramentas tecnológicas no ensino da Matemática, com o intuito de facilitar e aprimorar a relação de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta um estudo a respeito do uso da tecnologia no ensino da Matemática, com ênfase no software GeoGebra para trabalhar função polinomial do 1º grau, com o propósito de analisar suas contribuições. O estudo mostrou que o uso do software leva o aluno a aprender de maneira dinâmica e pensativa, compreendendo o conteúdo de forma mais eficaz.

Proposta de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de Português e Inglês para os discentes do Ensino Médio das escolas públicas e para a comunidade
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino, pesquisa e extensão em favor dos discentes do Ensino Médio das escolas públicas e da comunidade. O intuito principal é contribuir para que os alunos obtenham bom desempenho na área de Linguagens, que possui alto peso no Enem. Espera-se que esta proposta auxilie os professores quanto a uma prática pedagógica que contribua com as necessidades educacionais dos discentes para ingressar numa instituição superior pública de qualidade.

A (des)colonização do corpo surdo - breve histórico dos modelos educacionais e as representações do ser surdo
Educação Especial e Inclusiva e História da Educação

Nos últimos anos, as pessoas surdas vêm alcançando cada vez mais espaço em nossa sociedade, conquistando autonomia, formação e trabalho tanto garantidos por legislações como pelo esforço próprio de não serem mais vistas como corpos incapazes e limitados por uma deficiência, mas, sim, sujeitos singulares pertencentes a uma comunidade, uma identidade e cultura e, portanto, a uma minoria linguística. Todavia, antes de saber sobre as pessoas surdas hoje e entender como é organizada a comunidade surda na atualidade, precisamos debruçar-nos sobre o histórico desses sujeitos, que têm até início dos anos 2000 sua história narrada pelas pessoas que ouvem – ouvintes – e não por si mesmos.

As Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná - concepções curricular e pedagógica e organização curricular
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O artigo objetiva discutir as concepções curricular e pedagógica presentes nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná implementadas a partir de 2008, bem como a organização curricular correspondente. Analisam-se exclusivamente as diretrizes de Geografia, focando nos anos finais do Ensino Fundamental. Mediante pesquisa documental com suporte bibliográfico, demonstra-se a perspectiva crítica em que estão fundamentadas as referidas concepções, assim como evidencia-se a opção das diretrizes por uma organização curricular disciplinar com base em perspectiva acadêmica.