Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire
Política Educacional

O presente estudo analisa as concepções de autonomia presentes na BNCC sob a perspectiva freiriana. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, as menções ao termo foram categorizadas e analisadas, assim como suas relações com o contexto de elaboração e implementação do documento. A ausência de menções a Paulo Freire ou a outro pensador relacionado ao tema, associada à polissemia nas ocorrências da palavra, permitiu identificar a inexistência de referencial teórico para autonomia. Da mesma forma, sua utilização no texto estruturante revela a existência de uma perspectiva de formação com foco na adaptação do educando às contradições impostas pela mesma lógica excludente da Base.

Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica
Formação de Professores

A educação no Brasil vem passando por mudanças naturais. Este trabalho discute como o uso das tecnologias pode auxiliar o professor no processo de implantação de métodos ativos na Educação Básica. O objetivo geral é discutir como as tecnologias podem auxiliar os professores no processo de implantação de métodos ativos. Utilizou-se a revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa de estudo analítico das informações e dos resultados. As hipóteses foram confirmadas, pois a implantação de tecnologias no processo de ensino foi significativa para a produção de conhecimento e para o engajamento dos estudantes.

Estratégias pedagógicas para a construção da imagem corporal na perspectiva inclusiva e interdisciplinar
Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta estratégias pedagógicas possíveis para o desenvolvimento da imagem corporal numa perspectiva inclusiva e interdisciplinar. Trata-se de uma proposta de trabalho desenvolvida no Colégio Pedro II desde 2010 com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. A partir da utilização de estratégias como vídeos, músicas, brincadeiras, observação, comparação e representação corporal, incluindo a confecção coletiva de bonecos com as crianças, de forma participativa e inclusiva, é possível desenvolver as competências relacionadas à construção da imagem corporal, integrando diferentes áreas do conhecimento.

Influência do lúdico nos anos iniciais segundo Roger Caillois
Formação de Professores

Este trabalho versa sobre a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial a partir da contribuição de Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. O objetivo geral da pesquisa é: compreender a importância dos jogos lúdicos no processo de desenvolvimento da criança. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliografica fundamentada em autores que trabalham com essa temática e foram apresentados exemplos de atividades desenvolvidas, levando em consideração a ação de brincar, importante ferramenta que diverte e proporciona prazer para crianças.

Análise de uma propaganda no livro didático de Língua Portuguesa: reflexão e ressignificação do ensino
Vivências de Sala de Aula

A presença do livro didático na escola não é algo recente; ao longo dos anos, tornou-se parte significativa do trabalho dos professores. Tendo em vista a sua expressividade, como instrumento pedagógico, e a responsabilidade da escola no seu uso, este trabalho se propõe à análise de uma propaganda no livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental publicado pela Editora Ática. A partir disso, apontaremos algumas contribuições para o ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como para o seu enriquecimento, reflexão e ressignificação.

Afetividade, alfabetização e pandemia: percepções docentes sobre o vínculo escolar durante a pandemia de covid-19
Psicologia e Instituição Escola

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da pandemia da covid-19 e seus impactos na aprendizagem na perspectiva de professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa é abordar os reflexos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, levando em consideração as concepções docentes frente às percepções das mudanças e nuances no vínculo afetivo e na dinâmica escolar ocasionadas pelo período pandêmico. Para tal, foi utilizada pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e entrevista a docentes atuantes no ciclo de alfabetização. De acordo com a pesquisa, afetividade e emoções estão ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem.

Um olhar sobre as pinturas de Portinari de forma lúdica
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este artigo tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido nas aulas de Arte, em 2018, na Escola Municipal Dalva Garrido Barbosa, em Iturama/MG, com o 5º ano do Ensino Fundamental. Este artigo é um resumo de parte da monografia do curso de Especialização em Artes Visuais. O tema do projeto foi as pinturas de Cândido Portinari, da série, “Brincadeiras de Crianças”. A escolha do artista e da série deu-se pela importância do artista que mostra, em suas telas, traços da cultura brasileira. A partir da contação de histórias desenvolvemos este projeto de sensibilização com culminância em uma Mostra Artística para toda a escola.

A EJA e a política de cotas para seus egressos
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas de cotas para egressos da EJA, como política pública de acesso ao Ensino Superior, devido ao fato de a demanda das camadas populares ao Ensino Superior ter se ampliado e o debate, dentro e fora do ambiente acadêmico, também, provocando os governos federal e estadual a promoverem programas de incentivo com este propósito. Para os egressos da EJA, essas políticas são de extrema importância, pois oferecem a esse público a oportunidade de entrada na universidade, embora não garantam a sua permanência.

A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura
Formação de Professores

Este artigo tem por objetivo reunir discussões sobre o andamento da formação específica de professores para a EJA, no âmbito das universidades e em demais contextos formativos. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica construída através de artigos científicos sobre o tema, publicados nos bancos de dados da Capes e do Google Acadêmico de 2010 a 2020. Os resultados apontam que, embora assegurada pela LDBEN nº 9.394/96 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB n° 11/00), a formação inicial e continuada de professores para a EJA ainda é negligenciada.

A participação da comunidade escolar por meio das redes sociais
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como tema a integração da escola com a comunidade escolar por meio das tecnologias digitais. A temática surgiu da necessidade de criar um canal de comunicação com a comunidade escolar visando reduzir as dificuldades de promoção de uma gestão participativa na administração das ações de diversos interesses de forma coletiva. Tendo como relevância instigar nas pessoas a construção de conhecimento e participação coletiva no desenvolvimento da aprendizagem, avaliou-se o uso das redes sociais como estratégia pedagógica na promoção da comunicação e participação da comunidade escolar junto à gestão. Criou-se um canal na rede social YouTube para garantir um espaço de comunicação educacional de escuta ativa e dialógica.