Biblioteca
Filtrar os artigos
A atuação da coordenação pedagógica na implementação de projetos de inovação tecnológica nas escolas
Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaO presente trabalho visa apresentar e discutir a atuação do coordenador pedagógico como o agente crucial na implementação de projetos inovadores dentro das instituições escolares da Educação Básica. A atuação dentro de uma Coordenadoria de Tecnologia em Educação precisa do apoio da gestão escolar, da equipe docente e da comunidade escolar. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a revisão bibliográfica de textos acadêmicos. Como resultados obtidos, pode-se ressaltar os pontos relevantes que o coordenador pedagógico deve adotar em sua prática pedagógica junto à sua equipe docente na implementação de projetos inovadores educacionais.
Um milhão de pipas no céu
Comunicação e Cidadania e ComportamentoEste conto, bem curto, mostra a passagem do tempo, valoriza as brincadeiras e o simbolismo das pipas como objetos de devaneio, sonho, esperança e continuidade do tempo e da vida. Relata a importância da parceria para construir esses sonhos e as relações com a natureza. A diversão une as experiências de avô e neto, leva-os a ter a mesma idade. A narrativa, simples e direta, mas poética, retrata a continuidade dos dias e da vida, a permanência do amor e dos valores da alegria e das brincadeiras em família.
Análise descritiva do livro didático "Português para crianças surdas, escrita e leitura no cotidiano"
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalUm livro eletrônico editado pela UFMG é uma ótima referência para professores de Língua Portuguesa que vão trabalhar com alunos surdos. Serve como manual para professores, apresentando boa estrutura em termos de organização; contém um sumário bem estruturado com os devidos conteúdos divididos em três unidades, divididas em lições; cada unidade possui um tema chamativo e atraente, para que provoque e desperte interesse por parte dos alunos. O livro também conta com lista de atividades, que precisarão do auxílio do material em Libras para que possam ser realizadas.
A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste trabalho objetiva apresentar análises de artigos acerca da utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, uma possível estratégia para minimizar as dificuldades e resistências encontradas nos alunos durante as aulas de Matemática. Diante destas barreiras, torna-se necessário que o educador utilize métodos de ensino que motivem o educando a construir seu conhecimento. Como resultado, percebeu-se que utilizar jogos para ensinar conteúdos matemáticos desperta o interesse dos alunos, motiva o aprendizado e propicia um ambiente fértil para a construção do conhecimento.
Aplicando ciência de dados educacionais para avaliar a influência da programação no progresso das notas do Ensino Médio
Computação e Tecnologias e AvaliaçãoO ensino de programação de computadores para alunos do Ensino Médio tem sido amplamente defendido, uma vez que a disciplina poderia auxiliar na resolução de problemas em contextos que vão além da disciplina em si. Este estudo avalia se os alunos do Ensino Médio Integrado que possuem a disciplina de programação de computadores em sua grade curricular apresentam melhora no desempenho acadêmico comparado aos demais estudantes. Nesse sentido, as notas dos alunos de nove turmas foram comparadas por meio de um modelo matemático que utilizou o algoritmo k-means.
Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de AulaPensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.
Estudo da Língua Inglesa: desvendando os métodos utilizados nos cursos de língua inglesa para jovens
Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO objetivo deste artigo é discorrer e desvendar características e aspectos dos métodos adotados nos cursos de língua inglesa com ênfase nos jovens, bem como a relação entre a metodologia de trabalho docente com a consciência morfológica e a absorção de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de Inglês como língua adicional. Respaldando-nos em princípios teóricos voltados para o ensino de línguas (inglês) para jovens, teceremos reflexões sobre zelar sempre pela eficiência e qualidade do ensino, buscando motivar o aluno a se desenvolver e se interessar cada vez mais pela matéria. Em resumo, o método aplicado em uma turma nem sempre é o ideal para outra turma.
Ensino remoto no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba/BA, em tempos de pandemia: percepções e desafios dos discentes
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.
Aqui tem agudeza de espírito: você conhece o Espírito Santo?
Comunicação, Geografia, História e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta poesia traz, a cada estrofe, um elemento característico do Estado do Espírito Santo: suas cidades, suas histórias, sua formação social, sua música, seus pratos típicos, suas bebidas, os povos que o compõem e o visitam. Rememora eventos culturais, os grandes nomes nascidos ali, seus monumentos, os recursos naturais presentes nas suas terras. E mostra como o Espírito Santo é mais um dos vários Brasis que existem neste país, com rios, praias e montanhas. Sem falar em educação, ciência e tecnologia... ah, e o café! Para convidar a conhecer “suas gentes, sua fama, poder e encantos”.
O processo de des/re/constituição de identidades: uma análise discursiva dos dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás
História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste estudo, analisamos alguns dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás, observando o processo de des/re/constituição de suas identidades. Para tanto, partimos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de Flick, Gil e Severino. O trabalho está ancorado na perspectiva de análise do discurso de Michel Foucault. Em suma, os dizeres mobilizados pelos/as participantes demonstram que ainda há um longo caminho para que as escolas de tempo integral deixem de ser um espaço de controle das infâncias marginalizadas e de “depósito humano”, para se tornar um local privilegiado de formação dos/as filhos/as das classes populares.