Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus
Formação de Professores

As transformações no campo da Educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as novas tecnologias da informação e comunicação, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-COV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicadas com o uso das TIC com o intuito de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.

Educação a Distância: tecnologias de informação e comunicação, sistemas de informação e a formação de docentes
Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo promove uma discussão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação e dos sistemas de informação na formação de docentes. Apresenta como são estruturados os cursos de Educação a Distância (EaD) e em seguida são avaliados alguns dados estatísticos do Censo do Ensino Superior 2018 elaborado pelo INEP em relação aos cursos de graduação ofertados nessa modalidade. A produção desse artigo é motivada pelo contexto da pandemia de covid-19 que tem provocado questionamentos acerca da função e da importância das TIC nos modelos de educação contemporâneos e na formação dos(as) profissionais docentes.

Mediação escolar como ferramenta na resolução de conflitos no espaço educacional
Formação de Professores

O presente estudo propõe apresentar reflexões construtivas e reflexivas sobre mediação escolar como ferramenta de atuação na resolução de conflitos em um espaço educacional, onde a violência vem se tornando um número substancial nos índices escolares. A mediação é uma ferramenta das práticas restaurativas em que, por meio de um processo voluntário, o indivíduo transforma os conflitos negativos em oportunidades de aprendizado construtivos e positivos. O estudo está pautado em revisões bibliográficas e pontua como principais resultados a utilização da mediação escolar como processo de transformação para a comunidade educacional de maneira pacífica, humanizada e construtiva.

Psicopedagogia - breves considerações bibliográficas: compreendendo possibilidades de atuação para promover inclusão
Formação de Professores

O referido trabalho tem como objetivo fazer um breve resgate epistemológico da Psicopedagogia como área do conhecimento que lida com o processo de aprendizagem humana e como prática fundamentada por referenciais teóricos consistentes, bem como refletir sobre suas contribuições para o campo da educação no que concerne aos processos de aprendizagem e à intervenção pedagógica do psicopedagogo para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente que apresentam algum tipo de dificuldade em sua aprendizagem humana, cotidiana e escolar.

Atribuições do tradutor intérprete de Libras e Português no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este parecer técnico visa elucidar a descrição das atribuições do tradutor intérprete de linguagem e sinais (TILS) nas instituições federais de ensino superior e como deve ser realizado o trabalho desse servidor, havendo demanda ou não. Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou Surdos, a legislação torna-se um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.

As tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista
Educação Especial e Inclusiva e Cidadania e Comportamento

O presente estudo buscou revisar a literatura atual sobre as tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista. Foi levantado acervo acadêmico de teses e dissertações que se dedicaram ao estudo das tecnologias assistivas, incluindo o acervo das formas de comunicação alternativa. Finalizamos a pesquisa bibliográfica com um aprofundamento nas características do transtorno do espectro autista, o que possibilitou compreender de que forma as tecnologias assistivas de comunicação alternativa com as pranchas de comunicação alternativa podem ajudar as pessoas com autismo no processo de comunicação, haja vista sua dificuldade em desenvolver a fala.

Google Lens como ferramenta de aprendizagem em Matemática
Computação e Tecnologias, Matemática e Educação a Distância

Percebemos que hoje não vivemos sem os aplicativos que auxiliam nos afazeres diários, como os aplicativos de bancos, que permitem que realizemos transações a tecnologia veio para ocupar espaço e facilitar todos os setores da nossa vida. E por que seria diferente na educação e com o processo de ensino? Com isso, as propostas de trabalho que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem têm ganhado força. E com o advento da pandemia, em 2020, a mudança para o ensino remoto veio ajudar nessa travessia de professores e alunos para um novo processo de aprender e ensinar.

Ensinando Matemática em tempos de pandemia
Matemática e Educação a Distância

É preciso desenvolver novas estratégias que visem a amenizar o distanciamento social vivido entre docentes e estudantes, a fim de que estes últimos não abandonem o ano letivo (já que todos foram submetidos a ficarem em casa). Dessa maneira, o docente precisa mais do que nunca inovar em suas aulas, já que agora o ensino passou a ser quase inteiramente remoto. Para isso, foi regulamentada uma lei que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.

Extraindo o DNA de vegetais: uma proposta de aula prática para facilitar a aprendizagem de Genética no Ensino Médio
Biologia e Biociências

A Genética é uma área fascinante; no entanto, é dotada de termos e processos muitas vezes abstratos que podem desmotivar a aprendizagem dos alunos. Dessa maneira, para superar tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática aos alunos do Ensino Médio utilizando materiais simples e de baixo custo sobre a extração de DNA de frutas do cotidiano, como a banana, o mamão, a uva e o tomate, além de outros alimentos, como a cebola e o alho. Experimentação, ensino, biologia, genética, DNA.

Tensões na construção de uma proposta curricular pública
Política Educacional

O presente estudo, de perspectiva qualitativa, é parte do resultado da dissertação de mestrado que investigou o processo de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular governamental na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, assim como alguns desdobramentos desta política na prática pedagógica dos professores. Este estudo apresenta os dados obtidos por meio de entrevistas e estudo documental referente ao processo de construção da proposta de Educação Física chamada de Currículo Mínimo. O objetivo é apresentar as tensões existentes na construção de uma proposta curricular e como expressam as intencionalidades políticas do grupo gestor.