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O processo de adaptação da criança na Educação Infantil: a importância do acolhimento
Educação Infantil

Este artigo buscou discutir de forma relevante a adaptação da criança na creche e como o acolhimento é importante nesse processo, pois trata-se de uma fase difícil não só para a criança, mas para todos os envolvidos na etapa. Com as bases teóricas de alguns autores como Reda e Ujiie, Balaban e Ortiz, entre outros, foi possível conceituar a adaptação e os desafios enfrentados pelas crianças. Por meio da pesquisa de campo realizada com dois questionários distintos e aplicados online a professores e familiares dos alunos da Creche Escola Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes/RJ, fez-se um estudo investigativo sobre a temática que envolve a criança no contexto da Educação Infantil.

Reflexões acerca da pessoa surda e as dificuldades em reconhecer a estrutura gramatical da língua portuguesa
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

O estudo teórico em questão visou analisar como o surdo adquire autonomia na realização da atividade que envolve a disciplina de Língua Portuguesa. Acredita-se que muito se tem discutido acerca de questões da Educação Inclusiva, materiais e/ou recursos adaptados; entretanto, quando relacionados à temática surdez, tais registros se tornam bastante escassos. Com o Decreto nº 5.626/05, a Libras passou a ter maior relevância nas adaptações realizadas no plano de aula formal. Todavia, apenas inserir a Libras como forma de “adaptação” de materiais ainda é insuficiente, pois esta deve ser obrigatoriamente o principal meio de acessibilidade.

Drogas como temática para o ensino de Ciências: análise dos conteúdos e abordagens de livros didáticos do Ensino Fundamental
Saúde, Biologia e Biociências, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho analisa se e como o tema drogas é discutido nos livros didáticos de Ciências, levando em consideração os conceitos e as abordagens utilizados, assim como a quantidade e a qualidade das informações. Os livros didáticos analisados foram obtidos no site do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e estavam disponíveis para escolha de 2018 a 2021. A análise mostrou que em alguns livros o tema está presente, mas fica evidente a falta de informações. Embora os conteúdos sejam apresentados de forma contextualizada, aproximando o conteúdo do contexto do aluno, observamos uma abordagem fragmentada, sem ligação com outras disciplinas.

O estágio pré-operacional: uma breve discussão acerca da aplicação de testes piagetianos
Psicologia e Educação Infantil

O trabalho descreve um relato ocorrido em um município do sudoeste da Bahia e realizado com duas crianças em fase de alfabetização. Ele objetiva expressar a funcionalidade dos testes piagetianos na verificação da aprendizagem segundo os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, de maneira que, por meio das aplicações, sejam averiguadas relações práticas entre o que o autor propõe à realidade vivencial das crianças em estágio pré-operacional e a necessidade de adaptação das atividades escolares com base nas fases que correspondem ao que as crianças estão vivenciando.

O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19
Educação a Distância

Devido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.

Professores da EJA em formação ampliam perspectivas a partir da escuta dos alunos
Formação de Professores

Este artigo é fruto da análise de narrativas docentes a partir de um curso de formação continuada realizado em uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro localizada na cidade de Niterói. Tem por objetivo desvelar, com base nas vozes de alguns professores, como eles veem os alunos da Educação de Jovens e Adultos e quais são os objetivos desses estudantes ao buscar a escola. Os relatos foram analisados à luz da metodologia da tematização proposta por Fontoura e discutidos em diálogo com teóricos como Freire, Arroyo e Nóvoa. Foi possível perceber a importância da escuta atenta e a relevância da troca de experiências.

Brincar e aprender com a língua portuguesa: considerações sobre ludicidade e aprendizagem da linguagem
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo discute aspectos da ludicidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Utilizou revisão bibliográfica da literatura e relato de experiência, problematizando a questão da progressiva perda de espaço da oferta de atividades lúdicas no Ensino Fundamental e suas repercussões na escolarização. Observa-se a importância da oferta de propostas que envolvam brincadeiras, interações e possibilidades das expressões próprias da infância no contexto escolar para o desenvolvimento integral da criança e, sobretudo, contextualizadas aos objetos de aprendizagem.

Educação Infantil: o lúdico nas aulas remotas
Educação Infantil

Este trabalho é de caráter descritivo; tem a intenção de descrever a experiência vivenciada no primeiro semestre letivo de 2021 na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres, Distrito de Caramujo, com a turma da Educação Infantil de cinco anos no período matutino. Foram realizadas atividades lúdicas, como jogo pedagógico, com o objetivo de promover atividades significativas, valorizando a realidade da turma e tornando a aula mais atrativa e prazerosa, embasado nos campos de experiência definidos na BNCC para a Educação Infantil de Mato Grosso.

Por práticas pedagógicas motivadoras que despertam o prazer pela construção do conhecimento
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

A narrativa de Como estrelas na Terra desenrola-se na Índia ao redor do protagonista, o menino Ishaan Awasthi. Com apenas nove anos de idade, é visto como uma "criança problema” pelos pais e pelos professores. Ele apresenta dificuldade de concentração, afirmando ver as letras a dançar, por isso é considerado um mau aluno, um desinteressado. Ninguém fazia nada para entender o porquê de suas notas baixas e das dificuldades no aprendizado, mas ele era castigado e excluído das aulas. Por estar correndo risco de reprovação, fica ameaçado de expulsão.

A inovação na educação a partir de metodologias ativas em tempos de pandemia: relato de uma experiência de formação de professores
Computação e Tecnologias e Educação a Distância

Este artigo tem como objetivo compartilhar o relato de experiência da aplicação de uma intervenção prática com professores da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina, cuja temática é Inovação e Metodologias Ativas na Educação com uma abordagem das metodologias Peer Instruction, Design Thinking e Storytelling. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, amparados pelas teorias de Paulo Freire e Jacques Rancière. As conclusões apontam para a importância de compartilhar práticas, saberes e experiências em prol da propagação do conhecimento e do aprimoramento de metodologias didáticas, sobretudo diante de um contexto pandêmico.