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O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Educação Infantil

Esta pesquisa objetivou analisar a importância do lúdico na infância e compreender como que a escola aplica e reconhece a importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento social da criança. Para o estudo sobre o lúdico e o seu potencial no desenvolvimento da criança na infância, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, seguida de entrevista semiestruturada com uma diretora, uma professora, uma coordenadora pedagógica e uma mãe de aluno, da Creche-Escola Dona Zizi, no município de São Fidélis/RJ.

Resenha do livro "Inclusão na prática: estratégias para uma educação inclusiva"
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta resenha trata da Educação Inclusiva com base no livro de Rossana Ramos. Para tanto, é feita uma análise da obra para compor a ideia de uma Educação Especial verdadeiramente significativa e inclusiva. O trabalho chama a atenção também para as estratégias que a autora traz em seu livro e que servem para exemplificar atitudes concretas e factíveis para efetivar a inclusão de estudantes deficientes no meio escolar. A obra é rica em detalhes e, apesar de a autora trazer exemplos reais numa escola de Cotia/SP, serve para orientar ações inclusivas e possibilita a reflexão e a implementação de tais ações.

Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019
Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.

Os desafios da educação remota em tempos de isolamento social
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O ensino remoto é um grande desafio atualmente, pois, além das dificuldades tecnológicas, também é necessário garantir a interação com os alunos, mantendo-os atentos, para assegurar a aprendizagem. Mesmo sendo apontada como a principal questão da desigualdade no ensino, a tecnologia pode, sim, ser uma importante aliada dos educadores. As experiências do aluno na educação remota não são iguais às do presencial, focando sempre em tecnologias atuais e acessíveis aos alunos.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: uma revisão de literatura
Psicologia

Trata-se de uma revisão de literatura sobre as diferentes abordagens do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas escolas. Neste trabalho, questionam-se quais métodos de ensino-aprendizagem são mais eficientes para crianças, adolescentes e adultos que apresentam impulsividade, desorganização e agressividade em suas relações com o meio escolar e que foram diagnosticadas com TDAH. Concluiu-se que para aprimorar e desenvolver práticas pedagógicas a esses estudantes é importante que os docentes sejam capacitados para trabalharem com crianças que apresentam TDAH, ampliando seus conhecimentos a respeito do transtorno e estratégias de abordagem que podem ser usadas e aplicadas no cotidiano escolar.

Mediação didática lúdica: uma experiência com a produção de desenhos e reutilização de materiais reciclados
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Formação de Professores

A escola constitui um importante local para construção de conhecimentos sobre a interação entre humanos e animais. Os objetivos do trabalho foram conhecer a percepção dos alunos sobre a fauna urbana e sua relação com o humano e discutir a importância do respeito e do cuidado com os animais por meio de estratégias lúdicas e arte. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de Vitória da Conquista/BA, com 20 estudantes do 4º ano. A produção dos desenhos permitiu conhecer a percepção dos estudantes sobre a fauna urbana e sua relação com os humanos. O uso de materiais recicláveis incentivou a criatividade, a autonomia e a promoção da conscientização ambiental nos estudantes.

Cultura e identidades surdas dos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este parecer técnico tem por objetivo elucidar a diferenciação entre surdo e deficiente auditivo (DA ou surdo oralizado) ante as perspectivas socioculturais, bem como ante a legislação atual; trataremos também as formas das diferentes identidades surdas e aspectos da cultura do povo surdo. Esperamos que, em situações ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos, bem como na atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais, possamos ter um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais de tradução e intérpretes.

Ensino Fundamental I em EaD no contexto da pandemia: uma trilha de aprendizagem usando metodologias ativas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo situa-se no eixo da formação de professores, conceituando o termo “metodologias ativas” e situando sua aplicação no Ensino Fundamental I em EaD ocasionado pela pandemia da covid-19; o texto traz uma trilha de aprendizagem multidisciplinar composta por diversas atividades, bem como todos os recursos necessários para sua implementação. O presente artigo visa oferecer, de maneira objetiva e clara, uma proposta viável e eficaz de ensino a distância fundamentada em metodologia ativa.

Arte, subjetividade e formação sensível: reflexões sobre a educação na contemporaneidade
História da Educação

A sensibilidade, a subjetividade e o potencial artístico são expressões do processo de aprendizagem que se materializam na forma do aluno se relacionar com o universo exterior. No transcurso do desenvolvimento da educação tradicional formal, essas expressões foram – em certa medida – desconsideradas e/ou restringidas em nome de um conhecimento objetivo, neutro e independente de qualquer forma de experiência sensorial do sujeito crítico-autônomo.

Monitoria de Ciências: Arte como modo prático para o ensino de ossos e músculos nas aulas de Ciências
Vivências de Sala de Aula

Sabemos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais têm sido objeto de discussão há tempos. Como meio de minimizar tal problema, foi realizado um projeto de monitoria num colégio na cidade de Sarandi/PR com uma estratégia artística interdisciplinar – técnica diferente de aprendizagem. Este relato de experiência busca descrever as contribuições da anatomia artística para a aprendizagem de conceitos de estruturas óssea e muscular no ensino de Ciências Naturais. Duas turmas de 8° ano, dois monitores e um orientador/professor participaram do processo de ensino, que utilizou técnicas artísticas para o conhecimento científico daquelas estruturas do corpo humano.