Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Desconstruindo as falácias do negacionismo e das fake news: um manual para professores do Ensino Médio
Comunicação, Filosofia, História e Sociologia

Atualmente, a “ordem do dia” é a lavagem cerebral realizada de maneira profissional para fins políticos, ideológicos, financeiros e geopolíticos tendo como veículo as principais as mídias sociais da web. A palavra escrita é o principal instrumento utilizado para a execução de tal fraude. Assim, por meio da elucidação de um gênero de engodo argumentativo chamado falácia, este artigo visa oferecer material para que professores e demais interessados no processo educativo possam identificar fake news e discursos negacionistas e evitar fornecer informações incorretas no processo de ensino-aprendizagem.

Pandemia de criatividade em tempos de educação remota: atuações docentes na era do distanciamento social
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho busca refletir sobre a importância da criatividade e das tecnologias digitais na Educação; neste período tão problemático, as ferramentas tecnológicas vêm sendo de primordial necessidade e importância, utilizadas pelos docentes e discentes de forma contínua. A reinvenção e a criatividade têm sido as palavras de ordem, uma vez que a pandemia da covid-19 tem desafiado a sociedade a buscar meios de dar continuidade às atividades cotidianas, apesar da exigência do distanciamento social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória, descritiva, de revisão teórica simples.

Livro Informativo na escola: um diálogo entre o ensino de ciências, as artes e a literatura infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Língua Portuguesa e Literatura

O projeto gráfico de um livro, unindo design a ilustração e escrita, transforma esse objeto em uma verdadeira galeria de arte. Ao trazermos essas produções para as salas de aula, em diálogo com o ensino da Ciência, é possível aproximar os estudantes do tema, despertando-os para novas pesquisas. O presente artigo pretende apresentar o livro informativo como uma possibilidade para o ensino da Ciência, no intuito de trazer de forma lúdica, dinâmica e dialógica os conteúdos para a sala de aula.

Democracia escolar e o papel da gestão na escola do século XXI
Instituição Escola e Política Educacional

As pesquisas realizadas para desenvolver este trabalho consistiram principalmente na busca bibliográfica nos principais periódicos educacionais do país. A utilização dessas fontes e a forma como esta pesquisa foi conduzida se devem ao número de artigos publicados e à relevância deles frente aos temas, como administração/gestão escolar, democracia escolar, associações de pais e mestres (APM), dentre tantos outros. Tal fato corrobora o propósito deste estudo, que foi encontrar elementos de convergência entre ideias diversas e pontos de vista distintos no que tange à gestão democrática no sistema educacional público do Brasil na atualidade.

Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo objetiva analisar de que forma os conflitos familiares são refletidos pelos alunos no cotidiano escolar, visando compreender como isso afeta os adolescentes. A relevância dessa pesquisa apresenta-se a partir de informações consistentes sobre como os alunos demonstram as adversidades do ambiente familiar no contexto social e no cotidiano pedagógico. Como aparato metodológico, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada com enfoque nos aspectos sociais, pedagógicos e metodológicos de fundamentação qualitativa.

Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso
Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Nos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.

A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.

Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares
Educação Infantil

O objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.

Festival de pipas: a abordagem cultural da Educação Física contribuindo para a autonomia dos alunos
Educação Física

A atividade pedagógica relatada foi realizada em uma escola municipal do primeiro segmento do Ensino Fundamental localizada em Guaratiba, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A atividade, que tematizou a brincadeira popular “pipa”, tinha como objetivo construir as habilidades práticas corporais, reconhecendo-as como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos. Além disso, propôs-se a valorização da experimentação, criando pela brincadeira a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho coletivo que incentiva o aluno ao protagonismo e à autonomia.

O ensino de Metrologia no curso de Automação Industrial do IFMA - Câmpus Coelho Neto: um relato de experiência docente a partir do ensino híbrido
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Em meio às mudanças emergentes causadas pela pandemia de covid-19 e à necessidade de adequar-se para enfrentar os desafios da prática docente, a socialização de informações sobre o uso de ferramentas pedagógicas tornou-se ainda mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa, por meio de um estudo qualitativo de cunho descritivo como relato de experiência, abordar o uso dos recursos didáticos e de estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento das aulas de Metrologia, componente curricular do curso subsequente em Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão, em Coelho Neto.