Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O objetivo geral deste artigo é discutir acerca dos desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19, bem como discorrer sobre aspectos pertinentes quanto à saúde e à educação no período. A pesquisa foi baseada e fundamentada com bibliografia atualizada, teorizada por grandes autores. A metodologia está fundamentada na revisão bibliográfica multidisciplinar, além de técnicas de pesquisa doutrinária. O procedimento técnico adotado foi o analítico, justificado e baseado nas teorias de gestão e Psicanálise, com vistas a construir o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o coronavírus atingiu o mundo inteiro de forma surpreendente e em virtude disso professores e gestores precisaram se reinventar para poder potencializar o ensino em um momento tão sombrio na história da humanidade. Esta pesquisa se justifica, pois o Covid-19 tem alto poder de contágio e letalidade e isso desencadeou muito medo em todas as áreas de atuação; consequentemente, também teve reflexo no desempenho dos profissionais docentes e gestores. Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto causado pelo coronavírus na educação brasileira, bem como os gatilhos psicológicos negativos que foram danosos à saúde mental de todos. Observou-se neste artigo sobre o que é necessário ser feito para minimizar os impactos psicológicos negativos da Covid-19 na gestão escolar; em um terceiro momento conheceremos um pouco sobre o Método da Vibração, uma metodologia eficaz para se manter imune mentalmente e motivado mesmo em tempos obscuros. Por fim, pretende-se com este trabalho levar conhecimento à comunidade, a fim de que os docentes mantenham-se sempre saudáveis, ativos, vibrantes, a fim de buscar sempre a qualidade no ensino.

Trabalho docente na rede municipal de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios do ensino em tempos de pandemia. A crise sanitária global provocada pela Covid-19 trouxe impactos econômicos, políticos, sociais e educacionais sem precedentes. Nesse contexto, o ensino remoto foi adotado em diversas redes de ensino mundo afora, uma vez que o isolamento social se tornou necessário como tentativa de controle da pandemia. Assim, com base em relato de prática docente desenvolvida na rede municipal de ensino de São Paulo, por meio de aulas virtuais, são analisadas questões relacionadas a aspectos institucionais; à funcionalidade das ferramentas digitais adotadas; à inclusão digital; às demandas dos docentes; às potencialidades e dificuldades envolvidas no ensino remoto para estudantes do Ensino Fundamental na rede pública. Considerando que o relato apresentado é um recorte da realidade de uma importante rede de ensino, as discussões levantadas podem contribuir para o debate necessário nesse contexto inédito, com vistas ao fortalecimento da educação pública como instrumento de equidade.

A importância da Educação 4.0 durante a pandemia da covid-19 na Paraíba
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho visa contribuir de forma investigativa para o ensino em meio à pandemia. Sabendo da importância do conhecimento, pretende-se verificar e relacionar os métodos de ensino aos estudos e como os educadores estão desenvolvendo e construindo o conhecimento com a utilização da Educação 4.0. O objetivo é analisar as respostas ao questionário para observar o emprego dos instrumentos tecnológicos em aula e as contribuições de aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa on-line. A análise dos resultados indicou que os professores estão dedicados ao estudo e ao uso dos meios digitais no ensino e se esforçando para aprender mais utilizando a tecnologia e fazer o melhor.

Práticas metodológicas utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia durante o ensino remoto no município de Livramento/PB
Biologia e Biociências e Educação a Distância

Com a chegada e o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil em 2020, a educação reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender às necessidades exigidas nesse contexto pandêmico. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos métodos utilizados por professores de Ciências e Biologia da rede do município de Livramento/PB, além de entender como essas metodologias atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos, tendo como apoio a BNCC. A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e exploratória.

Ensino remoto emergencial e as competências tutoriais da Educação a Distância
Educação a Distância, Artes Plásticas e Educação Física

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as competências essenciais do tutor da Educação a Distância (EaD) agregadas no bom desempenho e condução do papel do professor no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). As competências tutoriais gerenciais, tecnológicas, autoavaliativas, afetivas e pedagógicas são correlacionadas ao processo de ensino-aprendizagem das práticas das Artes Integradas na conjuntura do ERE. Trata-se de revisão bibliográfica e da prática com alunos da E. M. Dona Babita Camargos, em Contagem/MG. O autor sintetiza que ensino remoto emergencial não é Educação a Distância.

Uso das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no contexto das aulas remotas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

As consequências da pandemia da covid-19 afetaram o mundo todo e não obstante isso os sistemas de educação foram submetidos a enfrentar uma série de desafios. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas que os professores da Escola Francisco Sales Gadelha de Oliveira estão utilizando no contexto das aulas remotas. Os sujeitos da pesquisa foram 22 professores, e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que os professores estão desenvolvendo as suas práticas pedagógicas nesse contexto atípico que estamos vivenciando por meio do ensino remoto.

Percepção dos professores sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA
Saúde, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e de abordagem qualitativa que analisa a percepção dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um referente ao uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e outro aberto, com seis questões elaboradas para avaliação do tema proposto, analisadas por meio da técnica de análise ídeo-central, auxiliada pelo software Iramutec. Conclui-se que os professores enfrentaram desafios no ensino da Educação Física, devido às restrições causadas pela pandemia.

Educação na comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB, em meio à pandemia da covid-19
Educação a Distância, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A covid-19 é uma doença altamente contagiosa que surgiu na China no final do ano de 2019 e em poucas semanas disseminou-se por todas as regiões do planeta, causando problemas em todos os setores. Este artigo objetiva analisar como a Escola Joaquim Cassiano Alves, da comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB está desenvolvendo suas atividades utilizando o ensino remoto e os impactos resultantes desse período, de acordo com os docentes. Os resultados mostram que o ensino remoto não está trazendo resultados satisfatórios, especialmente pela falta de equipamentos e pelo alto índice de desinteresse.

A utilização da história em quadrinhos Turma da Mônica como ferramenta pedagógica para o ensino sobre a covid-19
Vivências de Sala de Aula

Em março de 2020, as atividades acadêmicas deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas de forma remota, como medida de prevenção contra o novo vírus SARS-CoV-2. Pensando em contribuir para a formação dos discentes sobre a covid-19, propomos trabalhar com eles a partir de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, com o título “Covid-19”. Analisamos como se deu a interpretação e a apropriação dos conceitos científicos pela leitura da referida HQ pelos estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio ICJ (Instituto Coração de Jesus), em Belo Horizonte/MG.

Os educadores e as competências de ensino em EaD no pós-covid-19
Educação a Distância, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Tendo como pano de fundo e, ao mesmo tempo, agente catalisador à covid-19 constatamos que a concepção e prática do ensino em EaD passa atualmente por significativas transformações no Brasil, principalmente nos níveis mais básicos do ensino oficial. Assim, este artigo apresenta informações, análises, questionamentos e sugestões com o objetivo de fomentar reflexões sobre um tema que se tornou mandatório no ambiente escolar: o ensino público a distância mediado pela web.