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História da leitura
Língua Portuguesa e Literatura

Esta resenha aborda um artigo de Steven Roger Fischer que analisa o início dos povos grafos, suas transformações na Antiguidade e a importância da leitura e da escrita na atualidade.

A escrita mecânica e padrão do Enem: um panorama com base no atual ensino de redação no Ensino Médio
Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A redação ganhou muita importância na formulação e realização do Enem, pois possibilita o alcance de notas altas que podem significar o ingresso no curso superior desejado. Entretanto, esse modelo faz com que sejam criadas estratégias para mecanizar as informações a serem utilizadas na prova, perdendo o aspecto criativo dos jovens.

Reflexões sobre a arte de contar histórias
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e prática docente em sala de leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, propõe algumas reflexões sobre a arte de contar histórias, levando em conta sua importância histórica e cultural. A despeito da desvalorização da narrativa oral, especialmente diante dos avanços científicos e tecnológicos que dominam a sociedade contemporânea, a palavra permanece como elemento primordial da condição humana. Este trabalho destaca a importância de contar histórias no contexto escolar como estratégia na mediação de leitura literária, contribuindo para a formação de leitores.

Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O presente artigo almeja apresentar os pressupostos teóricos que constituem a proposta de sequência didática em meio educacional e sua contribuição em aulas de língua inglesa. Nossos objetivos concentram-se em demonstrar as contribuições significativas da aplicação de novas abordagens metodológicas na promoção do ensino da língua inglesa de forma significativa. Diversos autores tratam da relevância da SD no auxílio à prática pedagógica. Nossa abordagem metodológica lançou mão de pesquisa qualitativa com vistas à investigação de estudo de caso. O estudo é fruto da parceria entre coordenação escolar, docente e discente em prol do melhor desempenho da proposta metodológica.

Inclusão educacional de autistas em escolas militares de Minas Gerais
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O Estado brasileiro tem o dever e o compromisso de assegurar a todos os brasileiros o acesso à educação, sendo a educação um direito social. Porém, mesmo com diretrizes específicas, como a instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão da pessoa autista na educação formal não é observada de forma plena em muitas escolas do país e há poucos estudos sobre a inclusão desses alunos nas escolas militares do país. Este artigo propõe a análise e discussão do processo de inclusão dos alunos autistas das unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM). Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre essa temática a gestores e professores das unidades da instituição. É conclusivo que há a necessidade de um programa de formação para professores e gestores e investimento em infraestrutura e pessoal para uma equipe multidisciplinar especializada. O artigo contribui para a maturidade do trabalho de inclusão do autista nas escolas militares do estado e do país.

Biblioteca escolar: ação mediadora e o papel do bibliotecário
Instituição Escola

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da biblioteca no contexto escolar, revela acontecimentos primordiais para a sociedade – a oralidade, a escrita e a organização do conhecimento nas bibliotecas – e o importante papel do bibliotecário na colaboração da prática do currículo escolar. Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar é um ícone significativo na ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem como objetivo central abordar as contribuições da biblioteca perante a comunidade escolar. Trata da mediação da biblioteca por meio do seu acervo baseado no currículo escolar e a participação do bibliotecário nesse processo. Identifica o papel da biblioteca no processo de curricularização escolar, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a mediação do profissional bibliotecário no currículo escolar. Diante desses desafios, o trabalho pretende contribuir com a comunidade científica que tem interesse na temática biblioteca por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, por fim, refletir sobre as possibilidades que a biblioteca oferece à comunidade escolar no que tange ao apoio pedagógico e à prática do currículo.

As contribuições da dança (do ventre) no ensino-aprendizagem para crianças: uma óptica neurocientífica
Sociologia, Formação de Professores e Dança

A dança é um sólido componente educativo, que auxilia nas diversas esferas do desenvolvimento infantil; com o avanço das neurociências, tornou-se ainda mais evidente a importância incontestável que ela possui. Este estudo traz sugestões de práticas e objetiva compilar as diversas contribuições da dança no processo de ensino-aprendizagem para crianças, difundir os diversos benefícios possíveis de serem conquistados pelos praticantes dessa arte, de maneira a servir de inspiração para educadores da área; propõe também transformar a visão ultrapassada de que dançar se resume a copiar passos prontos cuja concepção tradicional entende que apenas o corpo trabalha, numa clara manutenção do dualismo cartesiano a fundamentar o conceito de corpo/mente.

A leitura e a escrita no processo de alfabetização
Avaliação

A pesquisa A Leitura e a Escrita no Processo de Alfabetização tem como finalidade aprofundar e desenvolver a compreensão no processo de leitura e escrita, analisar as atividades realizadas pelos educandos e a comunicação oral e escrita; avaliar o processo de alfabetização nos comportamentos e utilizar situações didáticas. O problema apresentado é compreender quais são as características da prática pedagógica no desenvolvimento e aplicação das ações para a leitura e a escrita no processo de alfabetização. A pesquisa realizada teve um caráter bibliográfico e qualitativo. É necessário demonstrar a importância do uso da leitura e da escrita no processo de alfabetização.

O esvaziamento do caráter humanizador da literatura no ambiente escolar
Formação de Professores, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

O trabalho com a literatura, na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio não desenvolve seu aspecto humanizador, dando preferência ao estudo de características formais e gramaticais do texto e aspectos que caracterizam as obras como pertencentes a determinados estilos ou épocas literárias.

A utilização dos mapas conceituais como ferramenta didática nas licenciaturas de Física e Matemática do Cederj
Física, Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

A inserção do mapa conceitual nos cursos de formação docente visa a constituir uma estratégia pedagógica de significativa relevância para a apropriação de conceitos científicos, ajudando os alunos estagiários a analisar e integrar informações e a atribuir sentido ao que estão estudando. Nesse sentido, os mapas conceituais foram incluídos no nosso plano de curso em 2012 como ferramenta didática no Estágio Supervisionado IV (última etapa dos estágios), por meio do fórum de discussão: Mapas conceituais: organização e representação do conhecimento. Considerando a receptividade dos estagiários e os resultados profícuos, foram criadas oficinas e atividades regulares para maior exploração do tema. A consolidação desse trabalho aponta a sua importância nos depoimentos dos estagiários, ao promover a inclusão dos mapas conceituais nos currículos escolares das escolas de Ensino Fundamental e Médio, por reconhecê-los como estratégia valorosa para criar o hábito da pesquisa e, portanto, para uma educação mais qualificada.