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O livro didático como recurso pedagógico para o ensino de Geografia
Geografia

Este artigo analisa e discute a utilização do livro didático de Geografia. Apoiando-se na pesquisa bibliográfica como percurso metodológico, evidencia-se, ao contrário do senso comum e preconceitos existentes diante da ascensão de novos recursos pedagógicos, a importância que a utilização do livro didático exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem, especialmente sua presença na disciplina de Geografia no contexto da escola pública brasileira contemporânea. Em muitos casos, o livro didático de Geografia tem sido o único recurso didático empregado, contribuindo para o processo de transformação social, educacional, política e cultural.

A literatura e o cinema numa lição de amor
Cinema, Teatro e TV

Um filme com produção primorosa, fotografia com encanto e texto com humor e emoção revela a força de alguém que foi vilã e heroína da própria história, capaz de atingir o mais variado público. Inspirado no conto de fadas A Bela Adormecida, que retrata a história de uma princesa que é acometida de sono profundo, vítima da maldição de uma bruxa, o filme Malévola, uma produção de 2014, apresenta esse clássico da literatura e das telas de um novo jeito. O quanto somos bons ou ruins: qual o limite do bem e do mal? Esses são questionamentos que o filme Malévola propõe a seus espectadores de todas as faixas etárias.

Um estudo de caso sobre inclusão digital: a importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa tematiza as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), utilizando o questionário como instrumento de pesquisa no Centro Educacional de Seabra (CES); aplica uma metodologia webgráfica, buscando referências em livros e artigos. Foi construído um questionário quantitativo aos alunos e um questionário qualitativo ao coordenador. A pesquisa contou com um universo de 172 alunos; seu objetivo foi analisar o nível de inclusão digital no período de recuperação. Como resultado, a pesquisa apontou que a grande maioria dos professores faz uso das tecnologias e incentiva os alunos nesse caminho.

Água: uso consciente e consumo inteligente
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

Este trabalho relata a experiência de elaboração de uma sequência didática interdisciplinar baseada na abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (Ufcat), a partir da proposta avaliativa de uma disciplina eletiva do respectivo Programa. A sequência didática elaborada abordou a temática água por meio da problemática: "Como contribuir para a (in)formação de cidadãos conscientes/aptos para decidir e atuar diante da realidade da poluição e da escassez de água?”

A prática do cuidar e educar: o que os bebês fazem no berçário
Educação Infantil

A presente pesquisa buscou analisar as práticas do cuidar e educar no berçário, com bebês de oito meses a um ano e meio, em um centro de educação infantil (CEI) filantrópico, localizado em Paranaguá/PR. Nossa pesquisa observou as atividades do dia a dia, ou seja, a rotina que os bebês têm durante o período que permanecem no CEI. A metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo, utilizando a fotografia como instrumento de pesquisa. Os resultados apontam que as práticas de cuidar e educar estão sendo trabalhadas de acordo como a função da Educação Infantil.

Considerações sobre metodologias ativas na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este estudo relata a experiência de um grupo de crianças de três anos de uma escola em São Paulo que desenvolveu um projeto pedagógico com o auxílio da metodologia Problem Based Learning (PBL). Essa abordagem permitiu criar um contexto significativo abrangendo os campos de experiência da BNCC, promovendo o protagonismo dos alunos e utilizando as ferramentas da metodologia escolhida. Os resultados demonstram como o planejamento baseado na escuta das crianças, na documentação de suas atividades e na adoção de metodologias inovadoras pode impactar positivamente um projeto pedagógico na Educação Infantil.

A importância do ensino de Libras como segunda língua para crianças ouvintes
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

O ensino de Libras como segunda língua para crianças ouvintes supera barreiras linguísticas, promovendo a convivência com alunos surdos e garantindo interações nas escolas. Isso sensibiliza quanto às diferenças e incentiva o uso de Libras no cotidiano. No contexto inclusivo, permite que crianças ouvintes aprendam uma segunda língua e que alunos surdos utilizem sua língua materna, proporcionando uma aprendizagem significativa para todos. A motivação deste texto é apresentar a história das pessoas com deficiência, especialmente as surdas, destacando a necessidade de preparar o ambiente escolar e inserir o bilinguismo para interações entre ouvintes e surdos.

Expressões urbanas: falar é preciso
Cidadania e Comportamento

Este ensaio tem como objetivo introduzir o conceito de linguagem apresentado por Heidegger como visões de mundo e movimentações das condições interiores do ser. Além disso, propõe-se a relacionar esse conceito de linguagem com as manifestações e expressões artísticas urbanas. Nessa perspectiva, a linguagem seria mais do que apenas transmitir ideias, informações e opiniões, permitindo-nos dizer e nos apropriar de expressões e situações que antes pareciam indizíveis e inatingíveis. Se as ruas podem ser vistas como espaços de resistência e de protesto, é essencial que possibilitemos a visibilidade das manifestações contidas nelas.

Uma trilha para formação de professores com a intencionalidade em inovação
Formação de Professores e Outras Mais Específicas

A educação pública da cidade do Rio de Janeiro tem alguns desafios, entre eles oferecer uma formação que de fato coloque em prática a inovação em sala de aula. Frente ao hiato das formações inicial e continuada dos docentes da rede municipal, propomos, neste artigo, uma trilha formativa pautada na Aprendizagem Significativa, com a finalidade de sugerir um modelo de formação continuada de professores para trazer a inovação educacional por meio das metodologias ativas na práxis dos docentes das mais diferentes áreas do conhecimento.

Pesquisa na escola básica: possibilidades do cotidiano escolar
Vivências de Sala de Aula

A pesquisa deve ser entendida como processo contínuo iniciado na escola básica. Contudo, os limites e estágios devem ser respeitados, porque seria incoerente cobrar de um aluno do Ensino Fundamental a técnica de um cientista. Trabalhar com pesquisa na escola significa romper com a simples transmissão de conteúdos. O professor deve ter sua atuação marcada com a perspectiva do ensinar a aprender. O aluno se sente valorizado e compreende que, no processo de ensino-aprendizado, não age como mero receptor; trabalha com a certeza de contribuir com a produção de conhecimento.