Biblioteca
Filtrar os artigos
Tecnologia digital como apoio pedagógico para alunos com transtorno do espectro autista
Educação Especial e InclusivaEste artigo aborda o uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica no ensino de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). A partir de uma revisão bibliográfica, analisa-se como tais recursos podem favorecer a inclusão escolar, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Destaca-se a importância da formação docente para o uso adequado dessas tecnologias e da adaptação curricular às necessidades dos alunos autistas. Embora não resolvam todos os desafios, as tecnologias contribuem significativamente para o protagonismo dos estudantes com TEA no processo de aprendizagem.
Alfabetização científica: uso de paradidáticos no ensino de ecologia de anuros
Zoologia e Biologia e BiociênciasO presente artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições dos paradidáticos para a desmistificação da ordem Anura e a promoção da alfabetização científica. No percurso metodológico, foram analisados materiais de ensino sobre a ecologia de anuros, sendo os dados submetidos a uma abordagem qualitativa, o que favoreceu a compreensão do uso de paradidáticos no ensino de Ciências e do espaço destinado à ecologia de anuros e à desmistificação das espécies. Os resultados indicam o favorecimento da conscientização ambiental e do engajamento dos estudantes.
Ensino de Língua Portuguesa na era digital: a importância do letramento digital na Educação Básica para a construção do sujeito competente linguisticamente
Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaCom o surgimento da internet e das redes sociais, o processo comunicativo assume formas inovadoras, diversificadas e adaptáveis às necessidades do próprio meio digital. O presente estudo tem por objetivo propiciar reflexões acerca da importância do letramento digital para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica, levando em consideração a diversidade linguística presente no ambiente digital e as necessidades contemporâneas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de revisão de literatura de teóricos que se afinam à temática.
Interdisciplinaridade: experimentos de Ciências em escola rural do Xingu, no Pará
Biologia e Biociências, Física e QuímicaA pesquisa examinou a eficácia de abordagens interdisciplinares em Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Conduzida em uma escola rural na cidade de Altamira/PA, a investigação envolveu 25 estudantes do 9º ano que realizaram experimentos de Biologia, Física e Química com materiais acessíveis. A coleta de informações foi feita por meio de testes antes e depois da atividade. Os resultados ressaltaram a relevância de estratégias pedagógicas adaptadas ao ambiente rural para uma educação efetiva, enfatizando a valorização da cultura local e a formação de cidadãos críticos e engajados.
Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN
HistóriaEsta pesquisa analisa como a temática das relações étnico-raciais é abordada nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, especificamente nos livros de História, em cumprimento da Lei nº 10.639/03. O trabalho está fundamentado nas obras de Souza e Júnior, Souza e Cipriano, Oliveira e Silva, e Eugênio, Santos e Souzas. Embora a análise do corpus revele uma abordagem tangencial da temática prevista pela lei, ressalta-se sua importância para que as editoras a tratem com mais efetividade, permitindo melhorias ou sugestões nos materiais didático-pedagógicos.
Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaEste artigo é um recorte da dissertação Habilidades de leitura e escrita do 4º ano do Ensino Fundamental com apoio de tecnologias educacionais, do programa de pós-graduação stricto sensu da UniCarioca. O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) que será aplicada ao longo da pesquisa, uma SD voltada para o favorecimento da leitura e da escrita por meio do gênero textual tirinhas, com apoio de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de enfrentar as dificuldades que muitas escolas enfrentam para proporcionar educação de qualidade para todos.
Não existe jogar fora! Projeto interdisciplinar sobre lixo doméstico e coleta seletiva para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO presente trabalho tem como proposta apresentar a execução de um projeto interdisciplinar aplicável em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando como tema o lixo doméstico e a coleta seletiva. Neste artigo são descritas todas as etapas a serem percorridas, os diversos recursos didáticos utilizados e alguns possíveis critérios para uma avaliação criteriosa dos alunos. Tal proposta foi elaborada tomando como base a Base Nacional Comum Curricular para a essa etapa do Ensino Básico e o caderno temático Meio Ambiente: Educação Ambiental e Educação para o Consumo.
Elaboração de materiais pedagógicos para ensino de crianças com transtorno do espectro autista: um suporte à sala sensorial
Química, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste relato descreve as ações realizadas no projeto de extensão Elaboração de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Oficinas de Artes para Crianças Autistas: um Suporte à Sala Sensorial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo de Ji-Paraná/RO, que visava contribuir com as famílias e os professores do centro, por meio da oferta de materiais pedagógicos voltados ao desenvolvimento sensorial dos estudantes com TEA matriculados. A execução do projeto extensionista pelos acadêmicos contribuiu de forma significativa para sua formação.
Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora
Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política CulturalEste trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.
A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio
QuímicaA abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.