Biblioteca
Filtrar os artigos
“E seu nome é Jonas” à luz da Educação e da Linguística
Educação Especial e Inclusiva e Cinema, Teatro e TVEsta é a resenha do filme E seu nome é Jonas, dirigido por Richard Michaels, de 1979. À luz da Educação e da Linguística, percebe-se que o filme é atual por abordar os desafios enfrentados por uma criança surda diante de uma comunidade linguística majoritária que tenta impor a ela a língua oral, quando a sua língua natural é a de sinais. Passando por isolamento social, desconhecimento por parte da família, abandono paterno e frustradas tentativas de oralização, somente quando a mãe percebe que existe uma forma diferente de se comunicar é que Jonas se desenvolve linguística, social e culturalmente no contato com seus pares surdos.
Mapeamento e análise da cultura organizacional: um instrumento prático para a gestão escolar
Instituição EscolaO presente trabalho discute a importância do mapeamento de traços da cultura organizacional, com base em autores da Administração e da Sociologia, como Hofstede, Hofstede e Minkov, Gerhardt e Silveira, e Hoy e Miskel. Esses autores apresentam a junção da perspectiva técnica da cultura organizacional e consideram as particularidades da escola. O estudo contribui com a proposição de um instrumento que abarca os conceitos abordados e apresenta uma forma prática e sistematizada de transformar os dados coletados em informação, propondo uma análise baseada na metodologia de satisfação do cliente.
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.
O que já foi publicado sobre oficina temática para o Ensino Fundamental
Formação de ProfessoresEste trabalho apresenta um panorama de pesquisas com oficinas temáticas para o Ensino Fundamental. É uma pesquisa de cunho bibliográfico que busca, no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira, usando operadores booleanos, aspas e AND, empregando as palavras-chave “oficinas temáticas” AND “ensino fundamental”. Os trabalhos localizados foram subdivididos em três categorias: Fundamental I, Fundamental II e Formação de Professores. Pode-se concluir que há temas relevantes para a formação integral dos educandos e há diversas possibilidades a serem exploradas.
Tempo, espaço e sujeito: tessituras da implementação de uma educação integral em tempo integral na Educação Infantil
Educação InfantilA escola é o espaço focal para assegurarmos o desenvolvimento integral do estudante. Tal proposta pedagógica busca articular os componentes curriculares e os campos integradores de forma a garantir ao estudante o seu direito de aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver. Este artigo objetiva compreender a perspectiva educativa da educação integral em tempo integral, colocando em discussão as diretrizes pedagógicas para sua implementação na Educação Infantil de uma rede pública de ensino. Os resultados apontam um longo caminho de discussões e possibilidades na implementação da proposta.
Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends
MatemáticaEste trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.
Dentro da caixa: Arqueologia na Educação Básica
HistóriaEste trabalho apresenta os resultados de um projeto de escavação de um sítio arqueológico didático na Escola de Educação Básica Municipal Professora Maria José Hülse Peixoto, no município de Itajaí/SC, entre 2021 e 2023. A prática teve por objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a coleta de vestígios materiais. A metodologia consistiu na utilização de uma área para escavação nas dependências da escola. Como resultado do processo, dois fatores foram evidenciados: o trabalho em equipe e o entendimento da Arqueologia como processo interdisciplinar e científico de construção do conhecimento histórico.
Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalA inclusão da pessoa surda na sociedade implica diretamente a compreensão de que esse indivíduo é constituído pela experiência visual. Logo, a sala de aula, como processo fundamental da inclusão, deve ser pautada na divulgação e na valorização da cultura surda. Este artigo apresenta uma investigação propondo a literatura surda como indutora da cultura e da identidade surdas, observando sua repercussão positiva na aprendizagem do estudante surdo. Selecionamos quatro artigos e uma dissertação para embasamento na problematização e propomos discussões reconhecendo a inclusão como proposta de transformação e valorização das diferenças.
Multiculturalismo na sala de aula: um estudo das inter-relações sócio-linguístico-culturais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em Penaforte/CE
Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política EducacionalA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada a trabalhadores e/ou estudantes que por algum motivo não podem cursar a escola regular, mas desejam prosseguir/concluir seus estudos, visando à formação básica e/ou ingresso no mercado de trabalho. O público é diverso. Esta pesquisa objetivou explorar as inter-relações sócio-linguístico-culturais dos estudantes da EJA Médio na Escola Simão Ângelo em Penaforte/CE. Concluiu-se que os estudantes apresentam um repertório sócio-linguístico-cultural diversificado, multifacetado, denotando a presença do multiculturalismo e da interculturalidade.
A construção do pensamento matemático pelos jogos
MatemáticaEsta pesquisa destaca a importância do jogo para a aprendizagem e construção do pensamento matemático, no Fundamental II, para alcançar a superação das dificuldades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e na resolução dos problemas vistos na disciplina. É uma ferramenta que estimula o processo de construção do conhecimento e do raciocínio lógico, pois proporciona situações que exigem pensamento crítico para tomadas de decisões. Para alcançar o intento, foram consultados autores que dissertam a respeito das dificuldades de aprendizagem matemática e teóricos que aludem acerca da utilização do jogo como estratégia.