Biblioteca
Filtrar os artigos
Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
Computação e Tecnologias e QuímicaA História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.
Ensinando recursos fitogenéticos por meio de uma sequência didática: construindo um banco didático de sementes de milho (Zea mays L.)
Botânica e Biologia e BiociênciasEsta proposta destaca a crescente relevância dos recursos fitogenéticos na Biologia, ressaltando sua importância global para a preservação da vida. Propõe-se uma sequência didática dividida em cinco etapas: apresentação e discussão do tema por meio de vídeos; construção de um banco didático de sementes de milho pelos alunos; exposição e discussão dos bancos; feira de degustação de pratos típicos de milho e avaliação final. Além de abordar essa temática, a atividade oferece oportunidades para explorar temas de Botânica e Fisiologia na disciplina de Biologia, enquanto estimula o paladar dos alunos com degustações de pratos típicos.
Educação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Vivências de Sala de AulaA cada dia se intensificam as preocupações dos cientistas sobre a qualidade do meio ambiente. A Educação Ambiental, na perspectiva crítica, tem grande potencial transformador no sentido de instigar o estudante a identificar os problemas ambientais à sua volta e propor mudanças atitudinais diante de tais desafios. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, quando foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções.
Breve abordagem sobre o conceito de energia
Ecologia e Meio Ambiente e FísicaO tópico energia será abordado neste artigo em alguns subitens: um breve histórico, que parte da etimologia da palavra e sua denominação até uma descrição do princípio da conservação de energia; o desenvolvimento do conceito de energia, que se deu de acordo com estudos envolvendo movimento e calor no decorrer do século XIX, até as formas de energia e os tipos de conversões; as fontes de energia, sua exploração econômica e industrial associada a vários processos, que se modificam conforme a fonte utilizada; energia e sociedade, em que são tratados consumo energético e desenvolvimento econômico.
Projeto Vídeo-alerta: aproximações entre ensino, tecnologia e mídias digitais
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto Vídeo-alerta, cujo intuito é a disseminação de informações relativas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por meio da abordagem dos letramentos. Assim, o trabalho foi conduzido com uma pesquisa qualitativa junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em suas produções – roteiros e vídeos –, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário do Google. Os resultados apontam que a abordagem dos multiletramentos pode contribuir para a criatividade dos alunos e para a articulação com o contexto comunitário.
A elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaOs jogos podem ser e são utilizados na prática pedagógica com o intuito de fomentar a aprendizagem. O presente artigo apresenta e discute os jogos elaborados por estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Salvador/BA. A proposição de elaboração de jogos, seguida de sua aplicação, decorre da intencionalidade de lançar um desafio de aprendizagem mais complexo, que promova uma desequilibração acionadora dos mecanismos cognitivos responsáveis pela construção do conhecimento. Adotamos o método sala de aula invertida, a fim de garantir maior protagonismo discente.
Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
Computação e TecnologiasOs(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.
Configuração da Educação Especial em Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalA política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil é resultante da luta dos movimentos sociais na tentativa de garantir o cumprimento do direito à educação a todos. Neste estudo, almejamos analisar a sua política no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, a partir da análise do Plano Municipal de Educação e da Portaria Municipal nº 881/10, que o município articula à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, a fim de assegurar a oferta da Educação Especial na rede de ensino do município.
Tertúlia Literária Dialógica (nem tanto assim) à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
Educação a Distância, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalRepensa-se a proposta de leitura literária escolar, a tertúlia literária dialógica, a partir do curso Tertúlia Dialógica online, proposto pela plataforma do Instituto Natura - Comunidade de Aprendizagem. O procedimento visa instigar a leitura de clássicos literários na escola, trazendo apontamentos de Saviani que envolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, que vê o clássico como uma disposição de conteúdos e concepções essenciais para que o estudante exceda o seu olhar como agente transformador de sua realidade. Refletimos, portanto, a respeito do dialogismo, fundamentado por Bakhtin e que consiste em uma interação discursiva entre os sujeitos.
Habilidades de cozinha: uma proposta de intervenção à luz dos elementos técnicos de produção, higiene e armazenamento
Vivências de Sala de AulaEste trabalho traz uma proposta de intervenção para os discentes do Curso Técnico em Gastronomia, com a finalidade de averiguar os conhecimentos sobre as Habilidades Básicas de Cozinha I, utilizando os elementos técnicos de produção, de higiene e de armazenamento por meio de um minicurso. Para a fundamentação teórica, recorremos às contribuições de Carneiro, Ribeiro e Sousa, Rosa e Sebess, entre outros. Entre os resultados previstos, espera-se que os alunos possam refletir sobre novos conceitos teóricos, corrigindo e ressignificando opiniões e práticas inadequadas. É fundamental que os alunos conheçam as boas práticas de manipulação de alimentos, evitando riscos e garantindo o controle da qualidade alimentar.