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Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.
Aprendizagem e animação 3D no Tinkercad: um estudo sobre sólidos geométricos à luz dos critérios de idoneidade didática
MatemáticaO presente estudo analisou o desenvolvimento da percepção dos estudantes ao realizarem tarefas matemáticas elaboradas com base nos critérios de idoneidade didática para serem executadas na plataforma Tinkercad. A atividade foi aplicada no 1° ano C dos Itinerários Formativos de Exatas, na disciplina de Matemática Elementar, no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco. Os dados foram coletados por meio de questionário online e observações durante as aulas. A tarefa digital, elaborada pela professora tutora, foi avaliada com base nos protótipos produzidos pelos estudantes.
Estratégias lobatianas para a formação de leitores autônomos
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. O foco do trabalho é demonstrar as estratégias de leitura na obra Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, na formação de leitores autônomos, visando à transformação das visões de mundo. Para tanto, tomamos como referência o estudo de Isabel Solé acerca das estratégias de leitura. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas integradas entre si. Na primeira, realizou-se a seleção da referida obra literária para estudo. Na segunda etapa, por meio da orientação da leitura analítica da obra, foram identificadas passagens na narrativa que oportunizam o desenvolvimento da autonomia leitora.
Abordagem de temas ambientais em um livro didático de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio AmbienteA abordagem de temas ambientais em ambiente escolar é de suma importância para a formação pedagógica dos estudantes. O meio ambiente e seus assuntos correlatos devem ser tratados como temas transversais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); dessa maneira, com uma ótica interdisciplinar. Este trabalho analisou e descreveu os principais temas relacionados ao meio ambiente presentes em um livro didático voltado ao Ensino Fundamental. O objetivo principal foi estudar como esses tópicos estão estruturados e como potencializam a contextualização com o cotidiano dos estudantes.
Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
Avaliação e Política EducacionalEste estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.
Multiletramento: os direitos de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental
Política EducacionalO campo investigativo deste estudo pautou-se no questionamento: como os professores garantem o direito à alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender como os docentes asseguram esse direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que nem todas as crianças são plenamente contempladas, o que reforça a importância de ampliar e implementar políticas públicas que assegurem os direitos de aprendizagem como prioridade social fundamentada na alfabetização.
Proposta de vivências lúdicas para crianças de 1 a 4 anos: os campos de experiência na Educação Infantil
Educação InfantilEste trabalho apresenta uma proposta de vivências lúdicas relacionadas aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, elaboradas para crianças de um a quatro anos, totalizando 10 propostas: “Cadê? Achou!”, “Desafios divertidos”, “Pescaria e obstáculos”, “Equilibrando a bolinha”, “Manifestação artística”, “Reciclando”, “A Dona Aranha”, “Folclore brasileiro”, “Dentro e fora” e “Descoberta colorida”. Quando devidamente planejadas, essas atividades podem potencializar a criação de um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado por meio do brincar, além de inspirar educadores e gestores a reconhecer o impacto transformador do lúdico nas novas gerações.
O uso da linguagem audiovisual no ensino da Geometria na Educação Básica
Computação e Tecnologias, Matemática, Comunicação e Formação de ProfessoresA presente pesquisa pretende mostrar o desenvolvimento de um produto educacional cujo objetivo foi a elaboração de atividades de Geometria Plana utilizando linguagem audiovisual, com o software Scratch e a metodologia ativa WebQuest para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas envolveram classificação de polígonos e cálculo de área e perímetro das principais figuras planas, tendo em vista atributos definidores conforme a BNCC. A pesquisa traz aspectos importantes em sua fundamentação teórica ao usar conceitos do audiovisual e relacioná-los às fases das tecnologias digitais no ensino de Matemática.
A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia: reflexões sobre a regência
GeografiaEste relato de experiência descreve e analisa as atividades do estágio supervisionado em Geografia realizadas em duas escolas públicas estaduais de Coari/AM. Refletimos sobre suas contribuições para a formação docente e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ensino de Geografia. Reconhecemos que o ambiente escolar propicia ao professor em formação a vivência da realidade e a interlocução de saberes entre escola e universidade. Diante da importância da regência nesse processo, descrevemos as atividades realizadas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio, reafirmando a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor.
Inclusão de crianças com síndrome de Down na educação e sua sexualidade
Educação Especial e InclusivaO estudo apresenta orientações práticas para pais e profissionais que lidam com crianças com síndrome de Down, visando um desenvolvimento saudável e integral. Baseadas em revisão de literatura e experiências relevantes, as diretrizes enfatizam a educação sexual personalizada e promovem comunicação franca sobre transformações físicas e emocionais. Além disso, integram medidas de prevenção contra abuso e estimulam a independência emocional, fortalecendo a relação positiva com a própria sexualidade. Tais práticas favorecem relacionamentos saudáveis e a inclusão social e capacitam as crianças a se tornarem protagonistas de suas vivências.
