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Trigonometria: aprendizagem significativa com o uso do teodolito no 9º ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática com uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Trigonometria, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Baseada nas teorias de Vygotsky e, principalmente, de Ausubel, busca promover um aprendizado lúdico e significativo. A abordagem inclui a História da Trigonometria, suas aplicações no cotidiano e em outras áreas e um referencial pedagógico que valorize o conhecimento prévio dos alunos. Colocar o aprendizado significativo e o desenvolvimento cognitivo no centro das práticas docentes favorece um ensino mais relevante, motivador e conectado à realidade dos estudantes.
A importância do lúdico no ensino de Ciências: trabalhando as fontes de energia renováveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO uso do lúdico no ensino de Ciências não apenas torna o aprendizado mais interessante e motivador para os alunos como também promove uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades importantes para a vida, como colaboração, comunicação e pensamento crítico. O objetivo deste trabalho é averiguar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizado do conteúdo de fontes de energia renováveis. A bibliografia orientou a aplicação de atividades e a montagem de estrutura em 3D sobre fontes de energia solar e eólica.
O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
Direito, Filosofia, Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.
Os médicos que não lavavam as mãos
Saúde e Biologia e BiociênciasO pequeno conto a seguir contém informações retiradas do livro Microbiologia Ambiental, de Maria Carolina Vieira da Rocha, publicado no ano de 2020; essas informações são também encontradas em obras e artigos sobre a História das Ciências. A criação da narrativa tem por objetivo tornar mais acessível, envolvente e lúdico um acontecimento do século XIX, transpondo-o didaticamente para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Espera-se, assim, despertar o interesse do público-alvo pelos aspectos históricos abordados.
Juntos pela diversidade: a escola como espaço antirracista
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste trabalho socializa experiências desenvolvidas durante a realização de um projeto permanente sobre educação antirracista em uma escola pública municipal localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um estado que, assim como o Brasil de forma geral, apresenta profundas desigualdades sociais e raciais que se refletem diretamente na educação. Apesar de o estado possuir uma forte identidade cultural marcada por tradições regionais, as populações negras e indígenas ainda enfrentam situações de invisibilidade e discriminação nos espaços escolares e sociais.
Plano Nacional de Educação: por uma política à altura dos desafios da escola pública brasileira
História da Educação e Política EducacionalEste artigo apresenta reflexões e análises sobre o Plano Nacional de Educação, suas condições de avanço e retrocesso, compreendendo as proposições pedagógicas para a atualização da maior política nacional da Educação. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e pesquisas em estudos de pesquisadores e teóricos como Gaudêncio Frigotto, Marilena Chauí e Paulo Freire, que discutem a educação pública de qualidade, as condições impostas pelas políticas neoliberais e a formulação de políticas que representam os sonhos da classe trabalhadora.
Educação Escolar Quilombola e a Educação Física: considerações sobre o impacto do ensino remoto
Educação FísicaO artigo analisa a Educação Escolar Quilombola e os impactos das políticas neoliberais entre 2018 e 2022, no contexto da pandemia da covid-19. Marginalizadas pelo racismo estrutural, as comunidades quilombolas sofreram com falta de infraestrutura, conectividade e políticas públicas. O Governo Federal da época, com agenda neoliberal e negacionista, promoveu cortes na educação, desmonte de políticas sociais e impôs a BNCC e a BNC-Formação sem diálogo, fragilizando o currículo ao priorizar competências técnicas. Na Educação Física, prevalecem práticas eurocêntricas que ignoram saberes afro-brasileiros, reforçando a necessidade de currículos específicos que valorizem práticas culturais e religiosas quilombolas.
Identidade do discente negro em expansão: inclusão e prática educacional
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo apresentar as inovações da legislação brasileira relacionadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, além de explorar as incongruências entre as iniciativas normativas concretas e a experiência diária dos educandos negros. Este trabalho parte do pressuposto de que, embora a Lei n° 10.639/03, combinada com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), torne obrigatório o debate acerca da diversidade étnico-racial nos ambientes escolares, em geral, a prática educativa permanece superficial no trato dessa temática.
Acervo de atividades matemáticas para alunos com deficiência intelectual: preliminar de pesquisa
Matemática e Educação Especial e InclusivaEste artigo objetiva averiguar a eficácia de um produto educacional destinado a alunos do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. A pesquisa seguiu as orientações da Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Foram analisadas conversas realizadas com três professores de escolas públicas que trabalham com crianças do Ensino Fundamental, valendo-se da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os achados sugerem que o produto é relevante, apropriado à prática docente inclusiva e que inovação e ludicidade constituem, hoje, pontos cruciais no processo de ensino-aprendizagem e na Educação Inclusiva.
Debate regrado: um relato de experiência em uma turma da 1ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo
Língua Portuguesa e LiteraturaO trabalho relata uma prática de ensino de Língua Portuguesa do gênero debate regrado, trabalhando o eixo da oralidade para desenvolver algumas habilidades definidas pela BNCC em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do PEI de São Paulo. Trata-se de pesquisa descritiva, ex-post-facto, com dados oriundos do registro do docente e analisados na perspectiva do ensino de Língua Portuguesa em práticas de letramento. Destaca-se o uso da pesquisa sobre o tema em mídias digitais, o planejamento e construção da argumentação, escuta e reflexão a partir da fala do outro para a reformulação de argumentos.