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Libras na educação: limites e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva

A língua de sinais tem como objetivo promover a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. A legislação propõe alterações nos currículos dos cursos de licenciatura e Fonoaudiologia; com isso a pessoa surda ganha espaço na sociedade como cidadão. É necessário conhecer e analisar a legislação no que tange a formação em Libras e como se dá aplicação dela na educação de surdos, como é a realidade escolar de uma pessoa surda após tantas modificações benéficas na legislação.

Utilização do Baralho das Ligações Químicas no processo de assimilação do conteúdo de ligações iônicas e covalentes
Química

Esta pesquisa, com ênfase qualitativa, visa analisar as contribuições do jogo Baralho das Ligações Químicas: Iônica e Covalente como ferramenta pedagógica no processo de assimilação do conteúdo das ligações químicas. Para a aplicação da proposta foi elaborada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, no processo de assimilação. Os resultados evidenciaram que o emprego do jogo tornou-se uma alternativa eficaz para despertar nos estudantes o interesse e motivação.

Democratização no âmbito escolar: uma utopia?
História da Educação e Instituição Escola

O trabalho enfoca a questão da democratização da escola na perspectiva histórica, com o intuito de identificar se os preceitos legais estão presentes nas práticas cotidianas das instituições públicas, especificamente nos anos iniciais da Educação Básica. Ainda se verificam disparidades entre sistemas de ensino e entre regiões brasileiras; nesse contexto, a discussão da democracia na escola brasileira presente e importante no sentido de fomentar ações capazes de possibilitar não somente o acesso, mas a construção do conhecimento formal por todos os cidadãos.

Diversidades étnico-raciais na Educação Infantil
História, Psicologia e Educação Infantil

Este artigo trata da importância que têm práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, pois essas práticas, realizadas desde o início da escolarização, faz com que a criança crie o sentimento de pertencimento racial e respeito à diversidade; para tanto, é necessária a formação docente inicial e a continuada.

Grupo de estudo para Olimpíadas de Matemática: desenvolvendo habilidades cognitivas de quem gosta de Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Todos os anos acontecem diversas Olimpíadas de Matemática no Brasil, com objetivos comuns: identificar jovens talentos, incentivar o estudo da Matemática e contribuir para a educação de qualidade. O IFSC – Câmpus Xanxerê oferece aos estudantes o Grupo de Estudo para Olimpíadas de Matemática, que procura aprofundar os conceitos matemáticos e levar à resolução de problemas presentes nas Olimpíadas.

O ambiente competitivo e a construção do conhecimento de frações no sexto ano
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é analisar a influência do ambiente competitivo na construção do conhecimento de um grupo de discentes do sexto ano do Ensino Fundamental no conteúdo de frações. A execução do estudo ocorreu em duas turmas de uma escola atendidas pelo mesmo professor. Em uma, o conteúdo foi apresentado da forma tradicional do docente; na outra, criou-se um ambiente competitivo. Após efetuadas a tabulação e a análise, constatou-se que na turma em que o conteúdo foi trabalhado de forma não competitiva a aprendizagem foi superior.

A paternidade e a maternidade na construção da identidade do adolescente e a evasão escolar
Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho verifica a repercussão que a paternidade e a maternidade acarretam na vida de adolescentes e a evasão escolar devido à gravidez precoce. Para isso foi utilizada a entrevista semiestruturada, com dois jovens do sexo masculino e dois do sexo feminino que tinham 15 e 18 anos quando seus filhos nasceram. A conclusão baseia-se nos dados levantados pela amostra estudada e na análise do material coletado; é possível verificar que a gravidez “interrompe” a vida por um período curto, principalmente da adolescente grávida. A família, em alguns casos, ajuda o casal adolescente; o casamento vem como forma de amenizar a situação.

Resenha
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Uma forma poética de dizer o que é uma resenha, o que ela tem a ver com a obra a que se vincula, sua importância para os leitores e os autores. A resenha se debruça sobre o texto e reflete sobre suas relações, sua tessitura, a rede que constrói com outros trabalhos.

Uma perspectiva sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal
Antropologia, Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo visa ampliar reflexões sobre os desafios educacionais no contexto neoliberal. As políticas neoliberais se enquadram na lógica da estrutura hierárquica capitalista, na qual a sociedade humana se torna estruturada e estruturante aos sujeitos sociais. As políticas em questão pulverizam as possibilidades de conscientização e emancipação dos indivíduos e sociedades de verdades politizadas no âmbito econômico e homogeneízam as perspectivas educacionais.

Contribuições do orientador educacional para a permanência e êxito estudantil na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Instituição Escola

Compreendido como elo entre aluno, professor, família e comunidade, o orientador educacional é um profissional que atua como intermediador na resolução de conflitos entre os membros da comunidade escolar, dando suporte aos gestores e professores nas ações de superação de dificuldades. Sua presença é permeada por grandes desafios.Na educação profissional, compreender o fazer pedagógico da orientação educacional reveste-se da máxima importância.