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A Filosofia teológica de Tomás de Aquino e sua importância para o processo educativo
Filosofia, História, Formação de Professores, História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica sobre a filosofia teológica do tomismo para o processo educativo; Tomás de Aquino é o mais importante pensador medieval e a sua filosofia, indissociável da Teologia em sua época, ainda hoje tem importância para o processo pedagógico e para o educador da atualidade, em que merecem destaques três aspectos do pensamento tomasiano para a atualidade: a valorização do mundo material; a afirmação da primazia da virtude da prudentia; e a perspectiva da prudentia negativa em Filosofia. Sem esse referencial, nossas decisões não se fundamentam, pois acabam sendo tomadas com base em preconceitos, por razões interesseiras, ou por qualquer outro motivo, nunca com base em princípios éticos e morais.

A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed
Educação a Distância

Este trabalho teve como objetivo levantar dados sobre a evasão de alunos em curso superior na modalidade a distância, sendo analisados dados e relatórios apresentados pelo Inep, UAB e Abed referentes ao ano de 2017. A evasão em cursos de EaD vem causando danos e perdas em instituições de ensino públicas e privadas; o problema apresenta poucos estudos ou dados relevantes de combate ou uma política efetiva sobre o tema. É possível afirmar que o crescimento na EaD é constante e tende a aumentar devido às novas políticas públicas que já abrangem o Ensino Médio e não mais somente cursos técnicos e superior, o que irá facilitar o acesso a essa modalidade, possibilitando maior democratização do conhecimento. Tal crescimento traz consigo uma série de questionamentos, entre eles a evasão. O presente estudo buscou, pela análise exploratória de dados, os principais motivos e razões para evasão dos alunos na EaD.

Perfil, motivo da escolha e concepções dos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências da Natureza em EaD na UAB/IFPI
Educação a Distância

Uma análise das características dos alunos que cursam uma segunda licenciatura da UAB/IFPI compara-as com as de outras instituições que oferecem cursos na modalidade e identificam necessidades específicas para seu público, a fim de alcançar sucesso.

Gestão escolar brasileira
Instituição Escola e Política Educacional

As escolas, nas últimas décadas, vêm passando por grandes mudanças, provenientes do clamor da sociedade, que reivindica uma educação de qualidade. Há mais de 80 anos a gestão escolar brasileira trabalha em defesa de projetos para ação ativa na educação pública que tragam conteúdos de nível mais elevado. A gestão democrática tornou-se a bandeira principal de luta dos educadores, resultando em aprovação de princípios para tal. O Plano Nacional de Educação resgata os princípios para um bom preparo de conteúdos para a prática docente no ensino-aprendizagem do plano escolar anual.

Trajetória do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica: uma vitória contra discursos coloniais e raciais
Geografia, Formação de Professores e História da Educação

Este trabalho aborda a importância da Lei nº 10.639, de 2003, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos, relaciona seus benefícios, identifica as necessidades para sua implantação e como pode vir a afetar os estudos de Geografia na Educação Básica.

Capacidade ou deficiência: o que olhar no aluno incluso?
Educação Especial e Inclusiva

O trabalho apresenta-se como forma de levar o professor a repensar sua prática em sala de aula, levando em conta o aluno como um ser bio-psico-social em formação e suas particularidades. É de extrema importância conhecer o funcionamento das bases cerebrais para que o aprendizado ocorra adequadamente, pois assim pode-se oferecer uma assistência efetiva a todos os alunos, principalmente aos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem e/ou são inclusos. Enfatiza-se a importância de um ensino voltado para a necessidade de cada criança no processo ensino-aprendizagem e de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento cerebral e os mecanismos que permeiam cada dificuldade. O ensino deve valorizar o conhecimento que a criança traz consigo, com atividades voltadas ao seu nível de desenvolvimento e prontidão, respeitando as suas limitações, estimulando as suas eficiências e ativando as áreas adequadas do cérebro para que as sinapses ocorram.

As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo
Computação e Tecnologias e Cidadania e Comportamento

Este artigo anseia fazer uma reflexão acerca dos referenciais que norteiam a sociedade brasileira da atualidade e sua relação com as tecnologias de um mundo globalizado. Pretendemos verificar a importância das tecnologias para os dias atuais e as possíveis repercussões significativas para o cotidiano. Para a composição deste material, optamos pela pesquisa bibliográfica como metodologia. A temática é atual, pertinente e válida para o entendimento do bom uso ou não das tecnologias.

Breve histórico da criança no Brasil: conceituando a infância a partir do debate historiográfico
Antropologia, História e Cidadania e Comportamento

Vários autores analisam a criança como sujeito histórico; neste trabalho são abordados alguns estudos essenciais para a análise das condições e do contexto da infância no Brasil, desde o período colonial até os primeiros anos da República.

A pedagogia antes da Pedagogia
História da Educação

A resenha do artigo de Bárbara Botter mostra como foram os primeiros passos da Pedagogia, dados pelos filósofos da Grécia Antiga, sem que existissem prédios e instituições específicas para tal finalidade.

Chama que arde e se vê
Ecologia e Meio Ambiente e Cidadania e Comportamento

É possível perceber e mostrar a destruição que vivemos no planeta de maneira poética, sem perder a força e a coragem de apresentar ao mundo as consequências que virão desse modo de viver – e morrer.