Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa
Matemática e Formação de Professores

O presente artigo busca relatar uma ação de formação continuada realizada com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida/SP em abril de 2024. A proposta integrou jogos e práticas interdisciplinares, articulando Matemática e Literatura por meio da produção de cordéis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicam aumento do envolvimento docente, ampliação do repertório metodológico e fortalecimento do protagonismo na implementação de práticas inovadoras em sala de aula.

Um diálogo reflexivo sobre o ensino de Botânica no contexto da cultura surda
Botânica e Formação de Professores

A escola vem sendo construída ao longo dos últimos anos para reconhecer e atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes, promovendo, consequentemente, a efetiva inclusão escolar e social. Diante disso, o presente trabalho apresenta relatos reflexivos sobre o ensino de Biologia, especialmente de Morfologia Vegetal, para alunos surdos de escolas públicas de Fortaleza/CE. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, classificada como estudo de caso, utilizou como método de coleta de dados a observação participante, com registro e análise que foram realizados por meio do diário reflexivo do autor.

Possíveis desafios e dificuldades em criar um jogo didático digital utilizando a plataforma Scratch
Física

Quando o professor de Física opta por utilizar o jogo didático digital como recurso em suas aulas, nem sempre é possível encontrá-lo na internet com todas as informações necessárias. Por isso, criar o próprio jogo didático digital é o melhor caminho para atender às suas exigências. Entretanto, alguns desafios e dificuldades precisam ser enfrentados até a sua finalização. Assim, este trabalho, a partir do jogo didático digital Galileu Galilei no Tabuleiro Digital, tem como objetivo apresentar algumas dessas dificuldades e os desafios que foram superados em sua criação, utilizando a plataforma Scratch.

História de vida de alunas: da evasão escolar até a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa/PR
Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo visa analisar, a partir de suas histórias de vida, os fatores que levaram alunas a recorrer à Educação de Jovens e Adultos no Município de Ponta Grossa/PR após a evasão do ensino regular. Sabendo que a EJA sofre constante desvalorização, a modalidade precisa ser compreendida como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, a fim de construir uma sociedade mais justa. O artigo pautou-se nas categorias bourdieusianas, mais especificamente nas teorias de habitus e campos sociais, que possibilitam uma análise da posição dessas agentes nos campos em que estão inseridas.

Trigonometria: aprendizagem significativa com o uso do teodolito no 9º ano do Ensino Fundamental
Matemática

Este artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática com uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Trigonometria, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Baseada nas teorias de Vygotsky e, principalmente, de Ausubel, busca promover um aprendizado lúdico e significativo. A abordagem inclui a História da Trigonometria, suas aplicações no cotidiano e em outras áreas e um referencial pedagógico que valorize o conhecimento prévio dos alunos. Colocar o aprendizado significativo e o desenvolvimento cognitivo no centro das práticas docentes favorece um ensino mais relevante, motivador e conectado à realidade dos estudantes.

A importância do lúdico no ensino de Ciências: trabalhando as fontes de energia renováveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O uso do lúdico no ensino de Ciências não apenas torna o aprendizado mais interessante e motivador para os alunos como também promove uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades importantes para a vida, como colaboração, comunicação e pensamento crítico. O objetivo deste trabalho é averiguar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizado do conteúdo de fontes de energia renováveis. A bibliografia orientou a aplicação de atividades e a montagem de estrutura em 3D sobre fontes de energia solar e eólica.

O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
Direito, Filosofia, Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.

Os médicos que não lavavam as mãos
Saúde e Biologia e Biociências

O pequeno conto a seguir contém informações retiradas do livro Microbiologia Ambiental, de Maria Carolina Vieira da Rocha, publicado no ano de 2020; essas informações são também encontradas em obras e artigos sobre a História das Ciências. A criação da narrativa tem por objetivo tornar mais acessível, envolvente e lúdico um acontecimento do século XIX, transpondo-o didaticamente para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Espera-se, assim, despertar o interesse do público-alvo pelos aspectos históricos abordados.

Juntos pela diversidade: a escola como espaço antirracista
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho socializa experiências desenvolvidas durante a realização de um projeto permanente sobre educação antirracista em uma escola pública municipal localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um estado que, assim como o Brasil de forma geral, apresenta profundas desigualdades sociais e raciais que se refletem diretamente na educação. Apesar de o estado possuir uma forte identidade cultural marcada por tradições regionais, as populações negras e indígenas ainda enfrentam situações de invisibilidade e discriminação nos espaços escolares e sociais.

Plano Nacional de Educação: por uma política à altura dos desafios da escola pública brasileira
História da Educação e Política Educacional

Este artigo apresenta reflexões e análises sobre o Plano Nacional de Educação, suas condições de avanço e retrocesso, compreendendo as proposições pedagógicas para a atualização da maior política nacional da Educação. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e pesquisas em estudos de pesquisadores e teóricos como Gaudêncio Frigotto, Marilena Chauí e Paulo Freire, que discutem a educação pública de qualidade, as condições impostas pelas políticas neoliberais e a formulação de políticas que representam os sonhos da classe trabalhadora.