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Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos Matemática Fora da Caixa, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ.

As perspectivas e contribuições de Jerome Bruner para o ensino de Ciências na Educação Básica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Outras Mais Específicas

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico de leituras e análises de obras de Jerome Bruner e alguns pesquisadores da área. Nele fundamentam-se ideias defendidas pelo psicólogo em sua Teoria da Aprendizagem, com destaque para suas concepções sobre modelos de ensino, Aprendizagem por Descoberta, currículo em espiral, desenvolvimento intelectual da criança e resolução de problemas, pelas quais se objetiva relacionar as principais potencialidades que esse embasamento pode oferecer à aprendizagem dos conteúdos na área de Ciências da Natureza.

Fóruns de EJA Brasil e os desafios da Educação de Jovens e Adultos no século XXI
Formação de Professores

O artigo tem por objetivo analisar desafios, possibilidades e propostas temáticas para as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, com base nas seis cartas-convite elaboradas pelos Fóruns de EJA durante o XVII Encontro Nacional da modalidade (Eneja), realizado em 2022. As cartas, destinadas a diversos segmentos sociais, sintetizam debates sobre o tema Educação, Trabalho e Capitalismo: Impactos, Lutas e Resistências na EJA. Tomando por base dados estatísticos e literatura especializada, o estudo propõe uma leitura crítica dos principais pontos das cartas.

O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
Matemática e Política Educacional

Este artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.

Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.

Aprendizagem e animação 3D no Tinkercad: um estudo sobre sólidos geométricos à luz dos critérios de idoneidade didática
Matemática

O presente estudo analisou o desenvolvimento da percepção dos estudantes ao realizarem tarefas matemáticas elaboradas com base nos critérios de idoneidade didática para serem executadas na plataforma Tinkercad. A atividade foi aplicada no 1° ano C dos Itinerários Formativos de Exatas, na disciplina de Matemática Elementar, no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco. Os dados foram coletados por meio de questionário online e observações durante as aulas. A tarefa digital, elaborada pela professora tutora, foi avaliada com base nos protótipos produzidos pelos estudantes.

Estratégias lobatianas para a formação de leitores autônomos
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. O foco do trabalho é demonstrar as estratégias de leitura na obra Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, na formação de leitores autônomos, visando à transformação das visões de mundo. Para tanto, tomamos como referência o estudo de Isabel Solé acerca das estratégias de leitura. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas integradas entre si. Na primeira, realizou-se a seleção da referida obra literária para estudo. Na segunda etapa, por meio da orientação da leitura analítica da obra, foram identificadas passagens na narrativa que oportunizam o desenvolvimento da autonomia leitora.

Abordagem de temas ambientais em um livro didático de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente

A abordagem de temas ambientais em ambiente escolar é de suma importância para a formação pedagógica dos estudantes. O meio ambiente e seus assuntos correlatos devem ser tratados como temas transversais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); dessa maneira, com uma ótica interdisciplinar. Este trabalho analisou e descreveu os principais temas relacionados ao meio ambiente presentes em um livro didático voltado ao Ensino Fundamental. O objetivo principal foi estudar como esses tópicos estão estruturados e como potencializam a contextualização com o cotidiano dos estudantes.

Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
Avaliação e Política Educacional

Este estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.

Multiletramento: os direitos de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental
Política Educacional

O campo investigativo deste estudo pautou-se no questionamento: como os professores garantem o direito à alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender como os docentes asseguram esse direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que nem todas as crianças são plenamente contempladas, o que reforça a importância de ampliar e implementar políticas públicas que assegurem os direitos de aprendizagem como prioridade social fundamentada na alfabetização.