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Educação digital e as gerações da web: desdobramentos da Educação a Distância no contexto contemporâneo
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e História da EducaçãoEste artigo analisa a relação entre as gerações da web e a evolução da Educação a Distância (EaD), com foco no Ensino Superior brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, examina-se como os avanços tecnológicos — da Web 1.0 à Web 4.0 — influenciam práticas pedagógicas, ambientes virtuais e experiências de aprendizagem. Destacam-se recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas na personalização do ensino. Os resultados evidenciam um movimento de transição de modelos transmissivos para abordagens mais interativas e centradas no estudante.
Desvendando o núcleo: perspectivas e desafios a respeito da elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro online
Avaliação, Educação a Distância e Formação de ProfessoresDurante a pandemia da covid-19, professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Diante disso, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) elaboraram um jogo de tabuleiro online colaborativo a respeito do núcleo celular para alunos do Ensino Médio. Após a aplicação do jogo, 177 participantes responderam a um formulário avaliativo. Nas respostas, prevalecem aspectos socioafetivos, como a interação com colegas e monitores. A maior parte dos estudantes (95%) considerou o jogo interessante, divertido e colaborativo para a fixação de conteúdo.
Ensino de Ciências Naturais e o combate ao racismo: relato de experiência de atividade comemorativa do Dia da Consciência Negra
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaEste estudo destaca o potencial do ensino de Ciências Naturais como ferramenta para combater o racismo e promover a consciência negra. A metodologia qualitativa de estudo de caso envolveu a leitura e o debate do texto O DNA do racismo com atividades práticas em duas turmas de Ensino Médio, com foco na diversidade humana, cultura negra, racismo ambiental e história do racismo. Os resultados indicaram a efetividade da abordagem para compreender a diversidade humana e refletir acerca do racismo ambiental. O estudo reforça que o ensino de Ciências pode ser uma ferramenta crucial para promover a igualdade e a inclusão social.
A formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo reflete acerca da formação inicial do professor de Língua Portuguesa (LP) por meio da relação teoria x prática durante a graduação. Com base em experiência vivenciada em um projeto denominado Curupira, as autoras relacionam a pertinência de analisar os contextos de ensino aliados às teorias aprendidas na universidade junto à formação de professores reflexivos e pesquisadores de sua área. Após perpassar as teorias de pensadores da Educação, discute-se a experiência docente nesse espaço não formal de ensino e como ela abre um novo olhar referente à prática pedagógica e à trajetória de uma das autoras deste trabalho.
Ensino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica
Química e Formação de ProfessoresA abordagem da Química para o Ensino Médio prioriza o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias. Esta pesquisa objetivou investigar a contribuição das atividades experimentais como recurso para o ensino, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada nos três momentos pedagógicos, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública; a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A análise dos dados baseou-se nas respostas e no discurso dos participantes.
Utilização da inteligência artificial Amazon Alexa no ensino de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo examina o uso da assistência virtual Amazon Alexa como ferramenta educacional no contexto do ensino de Língua Inglesa em turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Informática do IFMT - Câmpus Cáceres, no espaço do Language Lab. Para investigar como a incorporação da Alexa nas aulas de Inglês pode impactar o aprendizado e engajar os alunos de maneira mais eficaz, foi utilizada a observação participante com registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que a Alexa pode ser uma adição valiosa ao ambiente de aprendizado de línguas, desde que haja mediação.
Experiência imersiva através de uma sala de aula temática: um estudo sobre o Sistema Solar
AstronomiaEste trabalho é um relato de experiência sobre a implementação da disciplina eletiva Introdução à Astronomia e Astronáutica na Escola Tancredo Nunes de Menezes, com foco na experiência imersiva de uma sala temática sobre o Sistema Solar. O objetivo da prática consistiu em promover a divulgação científica junto à comunidade escolar sobre o nosso lugar no Universo, abordando a consciência ambiental e a necessidade vital de preservar nosso planeta. A sala foi apresentada na exposição dos produtos finais das eletivas, realizada ao final de cada semestre na escola, por meio de uma encenação teatral sobre uma viagem de exploração espacial.
Uso do Plickers como ferramenta de avaliação
AvaliaçãoEste artigo tem como objetivo refletir acerca dos diferentes tipos de avaliação e como os recursos tecnológicos podem auxiliar o docente a executar esse processo de maneira eficaz. O grande número de alunos e o pouco tempo para correção de atividades podem se tornar empecilhos para que essas etapas sejam concluídas com sucesso. Diante do contexto apresentado, o uso correto de ferramentas tecnológicas se torna uma alternativa para melhorar a coleta de dados e o feedback que precisa ser dado ao aluno. Para isso, foram feitos uma revisão bibliográfica e um relato de experiência com uso da plataforma Plickers em turmas de 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.
Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste relato de experiência apresenta o projeto Social'UP, realizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Administração da Escola Profissionalizante Deputado José Maria Melo, em Guaraciaba do Norte/CE. O projeto é obrigatório para a disciplina de estágio e teve como objetivo auxiliar empresas locais a utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais para melhorar sua visibilidade e lucratividade. A pesquisa foi aplicada, exploratória e descritiva. Os resultados demonstram que as empresas foram capacitadas para profissionalizar o uso das redes sociais, além de despertar uma consciência social e filantrópica nos alunos.
O professor de Libras em atuação no atendimento educacional especializado em Uberlândia/MG
Educação Especial e InclusivaO artigo discute a experiência de uma professora de Libras em Uberlândia/MG, no contexto do atendimento educacional especializado (AEE). São descritas as estratégias pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais e embasadas em conceitos como identidade e cultura surda, além do ensino de Libras, da Pedagogia Visual, das diretrizes municipais e da BNCC. Métodos qualitativos, como a observação participante e entrevistas, foram empregados. Os resultados revelaram um impacto positivo do trabalho centrado na identidade e na cultura surda, evidenciando maior interesse e motivação do aluno, assim como melhorias em seu entendimento das temáticas.