Biblioteca
Filtrar os artigos
Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física
Física, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalPropor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por todo futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio possam refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.
Mapas mentais e a imaginação espacial na sala de aula de Geografia
GeografiaApresentamos uma breve reflexão acerca da educação geográfica considerando a importância do reconhecimento da multiplicidade do lugar a partir da produção e interpretação de mapas mentais elaborados por alunos do 6°ano de uma escola pública do município de Macaé/RJ. Essa experiência e o material fruto dela foram produzidos a partir de uma aula de Geografia realizada no ensino remoto em junho de 2021, durante a pandemia da covid-19. Esses materiais podem ajudar na análise das subjetivações e nas formas como se apresentam no espaço escolar e nas imbricações da autonomia, da cidadania e da imaginação espacial nos lugares.
Políticas educacionais de formação continuada: os professores e as novas tecnologias digitais
Formação de ProfessoresO presente artigo tem como objetivo analisar questões relativas à formação de professores com ênfase nas formações continuadas e nas tecnologias digitais, tomando por base uma análise das legislações vigentes. A avaliação que fizemos está ancorada no pressuposto de que a formação continuada é condição necessária ao processo de aprimoramento dos docentes. Buscamos, por meio da análise documental, estudar as políticas educacionais de formação e sua importância para que o professor venha a melhorar a qualidade e a relevância da sua prática pedagógica.
Práticas pedagógicas no desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos: relato de experiência
Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata a experiência vivenciada em uma intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica, com finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnológicas, aprimorando o ensino de partida de motores elétricos trifásicos no uso de simulações, laboratórios virtuais e outros recursos educacionais digitais. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de Guedes, Bulgarelli e Taques, entre outros autores que abordam a temática estudada. Afinal, a educação é a força que impulsiona o progresso tecnológico e industrial.
Arborização no meio escolar: a relação da Educação Ambiental com a cultura étnico-racial no cultivo e preservação de árvores nativas da Caatinga
Ecologia e Meio AmbienteA arborização proporciona a conservação da identidade biológica de uma região. No âmbito escolar, é de fundamental importância proporcionar melhorias no ambiente de estudo em termos de conscientização aos alunos a respeito do quão significativo é preservar áreas degradadas e florestas. Este trabalho é resultado do desenvolvimento de ações relacionadas à cultura étnico-racial e à arborização com árvores da Caatinga em espaços não construídos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Simão Ângelo, em Penaforte/CE. O projeto utiliza a sabedoria da cultura popular local.
A importância da afetividade no desenvolvimento da criança com TEA na Educação Infantil
Comunicação, Psicologia, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste artigo discute a importância do desenvolvimento da afetividade e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil. Este estudo bibliográfico tem como bases principais as contribuições teóricas de Henri Wallon e Carl Rogers. Para tanto, temos como objetivo compreender como a relação da afetividade entre crianças com TEA e professor de referência podem potencializar as aprendizagens escolares e contribuir com o processo de desenvolvimento da comunicação e interação social do educando.
Promoção da percepção botânica em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaEste relato de experiência pedagógica foi realizado com estudantes do Ensino Fundamental I abordando Botânica, visando promover o conhecimento em Ciências e despertar a curiosidade sobre as plantas no cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipo pesquisa-ação, mostrou, ao final do projeto, o encanto dos estudantes ao reconhecerem plantas que antes passavam despercebidas. Os comentários sobre espécies encontradas no dia a dia enriqueceram as aulas. Dessa forma, percebe-se que o estímulo à percepção botânica contribuiu para formar indivíduos mais atentos ao meio ambiente.
Desafios do corpo humano: uma proposta de quiz como metodologia ativa para o ensino de Ciências
Vivências de Sala de AulaAs metodologias ativas de ensino consistem em estratégias pedagógicas inovadoras, com foco no desenvolvimento da autonomia e da proatividade do aprendiz. Um exemplo desse tipo de recurso é a utilização de quizzes (jogos de perguntas e respostas), que atribuem ao processo pedagógico dinamicidade por meio da gamificação do ensino. O estudo apresentado teve como objetivo elaborar uma dinâmica no formato de quiz como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. A proposta foi avaliada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região do Maciço de Baturité, no Ceará.
Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos
HistóriaEste artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.
A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6
Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaA pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.