Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Educação Matemática: a transposição do Ensino Fundamental para o Médio dos estudantes do campo
Matemática

O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória dos estudantes do Ensino Médio do IFMG – Câmpus São João Evangelista em Matemática. Definiu-se como participantes os estudantes provenientes das zonas rurais regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio Técnico que colaboraram ao responder ao questionário fornecendo os dados necessários à análise de suas trajetórias, a partir de suas percepções a respeito da Educação Matemática e sua transposição do Ensino Fundamental para o Médio. Os resultados sugerem que houve queda no desempenho e na aprendizagem de conceitos matemáticos na transposição para o Ensino Médio.

Storytelling e gamificação com estratégias didáticas problematizadoras em temas de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

A inserção de ferramentas digitais na educação é primordial para acompanhar as constantes mudanças na sociedade, a exemplo dos jogos educativos. Tais ferramentas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Além disso, devem estar relacionadas aos aspectos que promovam o protagonismo dos alunos, como a metodologia ativa storytelling, que, embora ainda pouco utilizada na educação, possui a premissa de inserção de histórias no ensino como forma de contextualização e promoção de motivação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da metodologia e recursos de gamificação na Educação Ambiental.

A cultura local no contexto escolar: prática pedagógica interdisciplinar possível
Formação de Professores

Objetiva-se, por meio deste estudo, promover um diálogo interdisciplinar sobre os segmentos sociais presentes na feira livre local de Xique-Xique, numa proposta pedagógica interdisciplinar que busca destacar o seu papel na construção identitária dos sujeitos que constroem a feira, bem como a sua representação histórica, tradição cultural e formas de transmissão, ao longo da cultura local, dentro do contexto de sala de aula de escolas com o Ensino Fundamental II, especificamente nos anos finais (8º e 9º anos).

A literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil
Educação Infantil e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo aborda o trabalho com a literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil como prática de construção de habilidades e conhecimentos na formação do educando. A literatura é um importante agente que apresenta o mundo à criança de forma lúdica, ensina os primeiros conceitos, desenvolve a criatividade, a imaginação e representações corporais. Os livros são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno no processo de aprendizagem e construção quando ainda em evolução e apresentação ao externo e o conhecimento interno.

Relato de experiência: estágio de docência sobre prática profissional em temas transversais
Formação de Professores

O estágio de docência é uma atividade integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), designando para participar de planejamento, acompanhar, ministrar aulas e avaliar. Este trabalho objetivou descrever as atividades desenvolvidas em estágio de docência por uma estudante de pós-graduação na disciplina de Práticas de Ensino de temas transversais com turma de Ciências Biológicas. A estagiária auxiliou na primeira prática do acadêmico sobre temas transversais que irá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Em busca do pássaro azul: a importância da liberdade na educação
Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Em meio à pandemia, em um contexto em que o processo de ensino-aprendizagem esteve limitado ao ambiente doméstico e, em alguns casos, ao meio virtual, questionamos como a restrição da liberdade impacta o aprendizado. Nosso objetivo foi estudar, de forma preliminar, a importância da liberdade na educação e refletir sobre o tema com base em informações e referenciais teóricos, numa abordagem multidisciplinar, a fim de colaborar com a construção de conhecimento sobre essa temática que atinge a todos neste momento histórico.

O bioma Cerrado: uma abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática
Botânica, Zoologia e Matemática

O presente artigo discorre sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid 2018-2020), em uma escola do município de Barreiras/BA, por meio do projeto interdisciplinar bioma Cerrado envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Embora sejam a princípio áreas distintas, quando se trata da necessidade de compreensão da riqueza e diversidade da fauna e flora daquele bioma, é evidente uma abordagem interdisciplinar, integrando objetos de conhecimento específicos dessas áreas.

A Zoologia Cultural como abordagem em potencial para a Educação Básica
Zoologia

O ensino em Zoologia apresentou diversas mudanças com o passar das décadas, sendo um ensino muito importante por se tratar do contato científico dos alunos com os animais; torna-se necessário levantar reflexões sobre as abordagens presentes no estudo. A abordagem utilitarista que, segundo a literatura, é a mais presente atualmente, promove uma segregação dos animais em úteis e inúteis, o que não se baseia na Zoologia como ciência. Este artigo promove uma reflexão sobre a Zoologia Cultural como possível abordagem alternativa para o ensino formal da Zoologia no Ensino Básico público brasileiro.

Histórias em Quadrinhos em sala de aula: uma proposta com o Teorema de Pitágoras
Matemática

As histórias em quadrinhos (HQs) revelam-se um interessante recurso no ensino da disciplina de Matemática, uma vez que há o estigma, pelos estudantes, de que “aprender Matemática é difícil”. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e a utilização da HQ intitulada "Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?”, aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Espírito Santo, durante o ensino híbrido em 2021, em virtude da pandemia. O objetivo é analisar a produção de significados no uso das HQs nos processos de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras à luz do Modelo dos Campos Semânticos.

O reendereçamento do filme "A ilha" como estratégia didática para o ensino de genética e bioética, no Ensino Médio
Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Nos dias atuais, percebe-se a dificuldade de inserção de assuntos de natureza abstrata, como Genética, nas salas de aula. Nesse sentido, importa refletir sobre as possibilidades de dinamizar esses conteúdos a fim de ressignificá-los ao estudante. O uso de filmes pode ser uma estratégia de ensino que possibilita êxito no sentido de motivar, problematizar e incentivar aos estudos. Desse modo, o presente estudo trata de uma pesquisa realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio com ênfase no reendereçamento do filme A ilha como estratégia didática para o ensino da Genética.