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O impacto das aulas práticas e de eventos científicos na aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental, após a pandemia
Vivências de Sala de AulaApresentamos aqui as percepções de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as vivências durante as aulas práticas e na Feira de Ciências na produção de conhecimento científico. Atividades sobre Ciências da Natureza realizadas foram sistematizadas em exposições durante a feira. Para avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem, os alunos responderam questionários. De acordo com a perspectiva dos alunos, o ensino de Ciências por meio da experimentação prática facilita a compreensão dos objetos do conhecimento e promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e MúsicaO presente trabalho apresenta e discute os dados de uma pesquisa preliminar desenvolvida com o objetivo de compreender aspectos mais amplos do campo que, posteriormente, subsidiaram investigação de mestrado sobre a inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora do desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, por meio do uso da tecnologia digital, especificamente o podcast. A pesquisa inicial foi realizada conforme a Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), envolvendo cinco professoras de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Planejando e refletindo: experiências do projeto de extensão permanente Alimentação Saudável na Escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Educação InfantilEste relato trata das atividades do projeto de extensão Alimentação Saudável na Escola. Foram construídos materiais educativos para escolares. Ainda devido ao contexto pandêmico, o projeto foi adaptado. A equipe era composta por nove estudantes de Nutrição e Gastronomia e uma nutricionista/docente coordenadora. Os temas escolhidos foram: na, Educação Infantil – De onde vem a comida?; no Ensino Fundamental – grau de processamento de alimentos; no Ensino Médio – redução de resíduos e custo ambiental do consumo. A extensão possibilitou a interação com a comunidade, favorecendo a construção de materiais específicos e adequados.
A Teoria da Complexidade de Edgar Morin: um olhar para o ensino em Biociências
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e ZoologiaO objetivo do presente artigo é discutir os principais pontos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin aplicados ao ensino em Biociências, sendo abordados estes principais pontos teóricos: pensamento multidimensional; pensamento dialógico; princípio da incerteza e ambiguidade; e pensamento ecológico. É válido ressaltar que a aplicação da Teoria da Complexidade de Edgar Morin no ensino de Biociências demonstra a importância de uma abordagem holística e interdisciplinar. Ao adotar os princípios da complexidade, é possível transformar a percepção dos alunos em relação aos fenômenos biológicos.
Resenha do livro “Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância”
Educação a DistânciaO presente texto visa oferecer uma resenha do livro Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância, de Karla Godoy, lançado em 2017 pela Eduff. A autora demonstra como a presença pode ser entendida e vivenciada no contexto da Educação a Distância (EaD), discutindo os desafios e as possibilidades do ciberespaço na construção de experiências educativas significativas. A obra também aborda a formação humana, destacando a importância de práticas pedagógicas que venham a valorizar a subjetividade e o engajamento dos estudantes nesse ambiente virtual.
Roda de conversa na Educação Infantil
História, Psicologia, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalNesta pesquisa, procurou-se refletir sobre a importância da roda de conversa e das brincadeiras na Educação Infantil, compreendendo-as como um espaço rico de articulação entre teoria e prática. O estudo das práticas pedagógicas em uma instituição de Educação Infantil possibilitou socializar o contexto real da sala de aula e repensar tanto a relação entre teoria e prática quanto os referenciais lidos e compartilhados no processo formativo. Para fundamentar a análise, foram utilizados os estudos de autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Rousseau, que ofereceram o embasamento teórico do presente trabalho.
O respeito às diferenças como princípio estruturante da prática pedagógica
Formação de ProfessoresNeste relato apresentamos a trajetória das alunas residentes e da professora preceptora, desde o planejamento até a execução de atividades em um projeto voltado ao combate ao bullying, com uma turma de 5º ano em uma escola de Ensino Fundamental de Sorocaba/SP, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Capes. A participação na elaboração do projeto Combatendo o Bullying, assim como a inserção na escola de Educação Básica, mostrou-se parte relevante da formação de futuros docentes, configurando o PRP como estratégia eficaz para a formação inicial de professores.
O livro didático e sua importância na educação antirracista
Língua Portuguesa e LiteraturaO objetivo deste artigo é discutir o papel do livro didático no desenvolvimento da educação antirracista, analisando seu uso em sala de aula e a importância da Lei nº 10.639/03. A educação antirracista orienta-se para práticas pedagógicas que valorizam a pluralidade, promovem a equidade e combatem a discriminação racial. Considerando que o livro didático é frequentemente o principal material utilizado em sala de aula e como referência pelos professores junto aos estudantes, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de fomentar o letramento racial crítico por meio da reflexão sobre as relações étnico-raciais presentes nos livros.
Cultura, comemorações e tecnologia: estratégias inovadoras para o ensino de Inglês em escolas municipais
Língua EstrangeiraEste trabalho discute o uso de aspectos culturais, datas comemorativas e tecnologia como estratégias para o ensino de Inglês a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em uma escola pública de Juiz de Fora/MG no primeiro trimestre de 2024. Embora o período de fim de ano coincida com férias escolares no Brasil, foi proposta uma tarefa semelhante às resoluções de Ano Novo para incentivar os alunos a se expressarem, o que ocorreu por meio de postagens no Padlet. Integrar cultura e sociedade ao ensino de Língua Estrangeira é fundamental, pois o idioma é uma prática social e a tecnologia enriquece o ensino.
Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.