Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Um estudo de caso sobre a implementação e avaliação de uma proposta didática interdisciplinar sobre cor e luz
Física e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um recorte da dissertação Luz e cor: uma proposta didática interdisciplinar, que tinha como objetivo analisar o aprendizado e promover a interação de alunos de uma escola estadual da cidade de Cianorte/PR por meio de atividades teóricas e práticas. O estudo focou em fragmentos que demonstram como a aprendizagem, a interação e a motivação dos estudantes são influenciadas pela prática. O pilar teórico foi a Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que destaca a relevância dos conhecimentos prévios (subsunçores), utilizando o mapa conceitual de Joseph Novak.

Jogos, brinquedos e brincadeiras na infância
Formação de Professores

O artigo discute a importância de jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, destacando como são essenciais na construção da sua identidade, linguagem e cultura enquanto brincam. Considerando as crianças sujeitos históricos e produtores de cultura, o texto aborda o brincar como prática de liberdade e criatividade que pode contribuir para o autoconhecimento e o desenvolvimento emocional e cognitivo. Influenciado como Arendt e Agamben, o artigo trata o jogo como um espaço que rompe a linearidade do tempo e permite à criança a lidar com o mundo de forma simbólica e transformadora. Afinal, o brincar é um direito fundamental da criança.

Gamificação na sala de aula: uma estratégia para a potencialização do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Vivências de Sala de Aula

Desenvolvido no primeiro semestre de 2024, este estudo bibliográfico e qualitativo contou com três professores de duas instituições públicas de Educação Profissional e Tecnológica em Corrente/PI. O objetivo do trabalho foi analisar a gamificação como estratégia para potencializar as aulas de Língua Inglesa, buscando responder como a gamificação pode ser utilizada para potencializar as aulas dessa disciplina. Os achados evidenciaram que a gamificação é efetivamente uma estratégia que proporciona resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem – e não apenas na Língua Inglesa.

A formação leitora no espaço escolar por meio do cordel
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

O trabalho relata vivências de uma professora iniciante e as contribuições da poesia para a formação leitora dos alunos em uma escola localizada em zona rural, na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Diante do processo complexo que envolve a alfabetização, os alunos estavam apresentando desinteresse nas práticas de leitura, o que despertou a iniciativa da temática. O objetivo principal foi desenvolver o gosto pela leitura, expressividade corporal, autonomia e a formação leitora dos alunos. O projeto desenvolvido na sala de aula promoveu avanços significativos na formação e no gosto pela leitura.

O uso da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiência
Saúde, Computação e Tecnologias e Educação Especial e Inclusiva

O uso das tecnologias na educação é fundamental para otimizar a aprendizagem, especialmente de alunos com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da tecnologia assistiva como ferramenta facilitadora do ensino inclusivo, bem como ressaltar os desafios enfrentados pelas instituições educacionais. São apresentados também recursos tecnológicos que contribuem para a Educação Inclusiva. Esta pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa, com apoio de revisão bibliográfica de materiais publicados nos últimos cinco anos.

Educação Ambiental transversal ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental em jogos com materiais recicláveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O artigo aborda a importância de jogos como recurso didático aplicado aos princípios da Educação Ambiental em uma escola localizada no interior da Amazônia. Teve como objetivo averiguar a participação e o envolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental na construção de jogos lúdicos voltados para o ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa-ação com intervenção didática, baseada nas teorias de Piaget e Vygotsky, discutindo o desenvolvimento cognitivo do educando, ampliando habilidades e competências propostas pela BNCC no ensino de Ciências alinhado à Educação Ambiental.

Evoluindo na aprendizagem: o bingo como ferramenta didática para explorar os conceitos de Biologia da Evolução
Biologia e Biociências

Este trabalho aborda a dificuldade de ensino da evolução na Educação Básica e propõe o uso de metodologias ativas para tornar o aprendizado mais significativo. O objetivo foi apresentar o Jogo do Saber – Evolução, adaptado de jogos já existentes, incorporando conceitos evolutivos para o 9º ano do Ensino Fundamental. O material didático inclui cartelas, fichas de conceitos e bolinhas de isopor, organizados em formato de bingo. Os resultados indicam que a abordagem lúdica aumentou o engajamento, facilitou a compreensão dos conteúdos e favoreceu habilidades cognitivas.

Perspectivas docentes sobre tecnologia digital no contexto escolar
Formação de Professores

Este artigo se debruça sobre a questão da inserção da tecnologia digital no contexto educacional. Examina as percepções de docentes acerca da incorporação dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sublinhando a urgência de adaptar métodos pedagógicos às demandas emergentes da era digital. Adotando uma abordagem descritiva de cunho qualitativo e recorrendo à Tematização de Fontoura para a análise das respostas fornecidas por participantes de uma formação continuada, o estudo revela aspectos significativos sobre o papel da tecnologia na promoção de competências para o século XXI.

As escrevivências de Conceição Evaristo no Ensino Médio: um olhar sobre as práticas de letramento literário em um contexto de escola pública
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Cultural

O artigo tem por objetivo compartilhar experiências de leitura literária a partir da noção de escrevivência, com contos de Conceição Evaristo, junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio no itinerário formativo de Língua Portuguesa em uma escola pública estadual. Para tanto, propõe-se a discussão do protagonismo das mulheres negras, evidenciando questões de desigualdades e preconceitos raciais e de gênero. A proposta interventiva aconteceu por meio dos contos Di lixão, Maria, Ana Davenga e Beijo na face, selecionados na coletânea Olhos d’água, de 2020. Amparamo-nos nas contribuições teóricas de Rildo Cosson.

Ferramentas digitais utilizadas na Educação a Distância
Educação a Distância

Este estudo analisa o papel das ferramentas digitais no contexto da EaD, destacando os benefícios e desafios inerentes à sua utilização. O artigo busca entender seu impacto na educação e refletir sobre como essas ferramentas estão moldando o futuro do aprendizado. A metodologia adotada foi de revisão de fontes acadêmicas, literatura especializada e artigos científicos relacionados ao tema. As ferramentas digitais e a EaD exercem papel transformador no cenário educacional contemporâneo e figuram entre as principais responsáveis pelas mudanças no processo de ensino-aprendizagem no Brasil.