Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação de Jovens e Adultos: formação docente, práticas pedagógicas e letramentos
Sociologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalObjetivamos tecer reflexões a respeito da situação educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente das questões que atravessam a formação de professoras/es e as práticas pedagógicas aplicadas nesse segmento de ensino, em particular práticas de letramento crítico. Para esse fim, o texto se constrói a partir de análise bibliográfica de estudos como os de Faria, Soares e Pedroso, Schneider e Fernandes, os quais oferecem bases teóricas para pensar, no contexto atual, as questões de interesse deste trabalho. Também apresentamos brevemente uma proposta de abordagem da leitura do gênero charge em sala de aula, à luz da uma perspectiva que valorize as práticas de letramento crítico (Sousa e Oliveira).
Crise pandêmica, educação e usos de tecnologias
Filosofia, Instituição Escola e Política EducacionalO presente texto faz uma abordagem do impacto sofrido pela escola no contexto da pandemia. Refere-se especialmente ao modo como o ensino foi afetado pelas medidas emergenciais e pelos usos de tecnologia na educação. A escola terá que levar em conta a forma como isso marcou as relações pedagógicas, buscando remoldar-se para continuar a ser um espaço para a formação da cidadania e dos valores democráticos. Há lições que podem ser tiradas dessa experiência, especialmente quanto à educação para o desenvolvimento humano e social em um mundo cada vez mais desencantado de valores como bem-estar social, solidariedade, justiça.
Os impactos da docência na saúde física e mental dos profissionais da Educação Básica no cenário pós-pandêmico
SaúdeEsta pesquisa objetivou mensurar os impactos da covid-19 na saúde física e mental dos profissionais da Educação Básica. A pesquisa foi realizada no município de Valparaíso/GO. A intenção é perceber quais fatores mais afetaram a saúde do profissional, refletindo-se tanto no físico como no emocional diante do isolamento e do distanciamento social. Para a realização do estudo, foi adotado o método quali-quantitativo, por meio de uma pesquisa exploratória. Foi aplicado um questionário com doze questões a um contingente amostral de 691 profissionais, abordando temas sobre a saúde antes e depois de ingressarem na docência.
Pibid, Educação Física e pandemia: vivências e desafios em uma escola pública
Educação Física e Política EducacionalEste é um relato de experiência que se sustenta em uma pesquisa descritiva baseada nas ações e nos desafios vividos por um grupo de acadêmicos do Pibid em uma escola pública municipal de Corumbá/MS, de modo especial durante o período da pandemia. O objetivo foi relatar e analisar as experiências e os desafios enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar, sobretudo demonstrando as estratégias utilizadas ao longo das aulas nesse período. Os resultados demonstram que as formações continuadas nortearam as ações durante o período e que diversas limitações contribuíram para sobrecarregar o trabalho dos professores.
O ensino de Metrologia no curso de Automação Industrial do IFMA - Câmpus Coelho Neto: um relato de experiência docente a partir do ensino híbrido
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de AulaEm meio às mudanças emergentes causadas pela pandemia de covid-19 e à necessidade de adequar-se para enfrentar os desafios da prática docente, a socialização de informações sobre o uso de ferramentas pedagógicas tornou-se ainda mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa, por meio de um estudo qualitativo de cunho descritivo como relato de experiência, abordar o uso dos recursos didáticos e de estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento das aulas de Metrologia, componente curricular do curso subsequente em Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão, em Coelho Neto.
Direito à Educação e os recursos educacionais abertos (REA) no auxílio às coordenações pedagógicas em época de pandemia
Computação e Tecnologias, Direito, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo tem como objetivo debater como as novas tecnologias podem auxiliar na função de direcionar o trabalho pedagógico escolar na construção de um processo eficaz de ensino-aprendizagem em busca de uma educação de qualidade especificamente em época de pandemia, como a atual covid-19. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica documental. Ademais, foram pesquisados recursos educacionais abertos (REA) como possibilidades de desenvolver o ensino-aprendizagem, auxiliando professores e coordenações pedagógicas no direcionamento à aquisição do conhecimento das novas tecnologias como facilitadoras do trabalho cotidiano da comunidade escolar.
Ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências
Vivências de Sala de AulaEste artigo teve como objetivo relatar a experiência de três professores que utilizaram ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) durante o ensino remoto emergencial na Educação Básica. Almeja-se uma reflexão sobre o uso de plataformas online, suas potencialidades e seus impactos na relação dos alunos com o ensino. Foram analisadas as plataformas Moodle e Google Classroom. Constatou-se que o uso de recursos como videochamadas contribuiu para a interação entre alunos e professores, permitindo uma comunicação mais eficaz entre eles, e que um dos fatores limitantes para a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem foi o acesso à internet.
Função quadrática: uma análise da aprendizagem em tempos de pandemia numa escola pública do Distrito Federal
Avaliação e Educação a DistânciaO ensino de Matemática passou por várias mudanças impostas pela pandemia da covid-19, gerando dificuldades para professores e alunos. Neste trabalho, realizou-se uma investigação, por meio de um questionário online, com um grupo de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre a aprendizagem de funções quadráticas no período da pandemia. Foram observadas algumas lacunas na aprendizagem desse conteúdo como consequência das alterações impostas nesse período. Os gestores devem priorizar, então, mecanismos que auxiliem professores e alunos a diminuir os impactos negativos na aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas.
Implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino de Ciências Humanas em Cabo Frio/RJ: história local e protagonismo dos estudantes
Geografia, História e Política EducacionalO artigo discute as motivações e os resultados iniciais da implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino em uma escola municipal de Cabo Frio/RJ. A iniciativa, fruto de um edital da Faperj, visa promover novas metodologias didáticas no contexto pós-pandêmico. O laboratório integrou atividades curriculares de Ciências Humanas com foco na História local, alinhando-se à BNCC e aos temas contemporâneos transversais. Entre os resultados parciais, destacam-se o protagonismo dos estudantes nas atividades didáticas e o fortalecimento da identidade regional.
O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19
Educação FísicaForam muitas mudanças e dificuldades que docentes e discentes enfrentaram em 2020. No ensino da Educação Física escolar não foi diferente; o objetivo geral deste estudo foi apresentar uma proposta de ensino da Educação Física que pudesse demonstrar que aprender é possível, mesmo no ensino remoto e dentro de contextos sociais que não favorecem esse tipo de prática. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a possibilidade de inserção do tema “aventura” na Educação Física escolar e os aprendizados que esse tema pode suscitar.