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Os desafios da educação remota em tempos de isolamento social
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO ensino remoto é um grande desafio atualmente, pois, além das dificuldades tecnológicas, também é necessário garantir a interação com os alunos, mantendo-os atentos, para assegurar a aprendizagem. Mesmo sendo apontada como a principal questão da desigualdade no ensino, a tecnologia pode, sim, ser uma importante aliada dos educadores. As experiências do aluno na educação remota não são iguais às do presencial, focando sempre em tecnologias atuais e acessíveis aos alunos.
Metodologias ativas e suas potencialidades para a Educação a Distância, ensino remoto e híbrido
Educação a DistânciaO objetivo deste artigo é apresentar duas metodologias ativas em evidência no contexto educacional: a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Elas ganham destaque neste trabalho por suas potencialidades para serem aplicadas na Educação a Distância, no ensino remoto emergencial, o qual foi caracterizado pela reestruturação educacional ocasionada pela pandemia da covid-19, e no ensino híbrido. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta reflexões de metodologias possíveis e viáveis de serem executadas em sala de aula por meio da internet.
O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio
MatemáticaEste trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.
Educação Escolar Quilombola e a Educação Física: considerações sobre o impacto do ensino remoto
Educação FísicaO artigo analisa a Educação Escolar Quilombola e os impactos das políticas neoliberais entre 2018 e 2022, no contexto da pandemia da covid-19. Marginalizadas pelo racismo estrutural, as comunidades quilombolas sofreram com falta de infraestrutura, conectividade e políticas públicas. O Governo Federal da época, com agenda neoliberal e negacionista, promoveu cortes na educação, desmonte de políticas sociais e impôs a BNCC e a BNC-Formação sem diálogo, fragilizando o currículo ao priorizar competências técnicas. Na Educação Física, prevalecem práticas eurocêntricas que ignoram saberes afro-brasileiros, reforçando a necessidade de currículos específicos que valorizem práticas culturais e religiosas quilombolas.
A importância do diálogo, numa perspectiva freiriana, na retomada da presencialidade depois do período remoto da covid-19
Física e Vivências de Sala de AulaEste artigo reflete sobre o papel do diálogo na relação pedagógica como ferramenta para uma possível autonomia do aluno/indivíduo num contexto pós-pandemia. Foi traçada uma trajetória simples, abordando o método da Pedagogia da Autonomia de Freire; depois foi explanada a realidade da sala de aula com o retorno ao presencial depois de quase dois anos de ensino remoto, o distanciamento existente na relação aluno-professor, bem como a função do diálogo de romper essa fronteira. Também foi exposto o fato de que o ambiente escolar é formado por pessoas com diferentes realidades e culturas, e o educador deve trabalhar essas diferenças.
Telecurso 2000 e Se Liga no Enem: uma análise comparativa de vídeos educativos em Biologia
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasNo Brasil, o Telecurso 2000 desempenhou importante papel na difusão dos vídeos como ferramenta de ensino; no entanto, mais recentemente, outras ferramentas têm sido adotadas, como o Se Liga no Enem, na Paraíba. Neste trabalho foi realizada análise comparativa das videoaulas de Biologia do Telecurso 2000 e do Se Liga no Enem, verificando a habilidade de construção de sequências lógicas para o discente, por meio da adaptação da Ficha de Avaliação de Aulas de Smania-Marques. Concluímos que o Telecurso 2000 traz uma linguagem simples e dotada de extensa exemplificação, enquanto o Se Liga no Enem possui um tom de revisão.
Escritos de educação
Sociologia e Educação a DistânciaEsta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.
Práticas pedagógicas para reconhecimento de gêneros textuais e compreensão de descritores da Matemática em classe multisseriada
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente artigo surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo propor uma nova estratégia pedagógica para o reconhecimento dos gêneros textuais e a compreensão dos descritores da Matemática em classe multisseriada com os alunos do 5º ano, por meio de um simulado digital. Para atingir o objetivo da pesquisa, convidamos gestores escolares, professores, responsáveis e alunos. Após a aceitação do convite para a pesquisa, aplicaram-se questionários no Google Forms, além de uma atividade pedagógica com questões de Língua Portuguesa e Matemática, pelo aplicativo Socrative.
A experiência de professores de Matemática na 1ª série do Ensino Médio com a avaliação no ensino remoto
Matemática e AvaliaçãoEste artigo analisa as experiências dos professores de Matemática da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Lobo D'Almada, em Boa Vista/RR, com a avaliação da sua aprendizagem durante o ensino remoto. Como parte do referencial teórico, contextualizou-se sobre o processo avaliativo na disciplina de Matemática no Ensino Médio na perspectiva do ensino remoto e desenvolveu-se uma pesquisa de campo bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário do formulário Google direcionado a dois professores de Matemática.
Mediação pedagógica: uma análise para além da mera utilização dos recursos digitais
Vivências de Sala de AulaEste artigo aborda uma experiência de criação de um jornal em uma escola estadual de tempo integral de Goiânia/GO. O jornal fazia uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para que ocorresse maior integração entre os membros da unidade escolar no momento de retomada das aulas presenciais (em decorrência da pandemia da covid-19), estimulando o hábito da leitura e da escrita, de forma que os alunos ficassem mais familiarizados com a sua prática. As tecnologias digitais, por meio de inúmeras plataformas, são ferramentas importantes na contemporaneidade, desde que usadas com a mediação do professor.