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Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação InfantilA situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.
A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaNeste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.
Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Geografia e HistóriaEste artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.
Histórias em Quadrinhos em sala de aula: uma proposta com o Teorema de Pitágoras
MatemáticaAs histórias em quadrinhos (HQs) revelam-se um interessante recurso no ensino da disciplina de Matemática, uma vez que há o estigma, pelos estudantes, de que “aprender Matemática é difícil”. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e a utilização da HQ intitulada "Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?”, aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Espírito Santo, durante o ensino híbrido em 2021, em virtude da pandemia. O objetivo é analisar a produção de significados no uso das HQs nos processos de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras à luz do Modelo dos Campos Semânticos.
Residência Pedagógica: a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto
Formação de ProfessoresA formação de professores, além de ampliar o campo de atuação dos educadores, contribui para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais mais competentes. O presente relato tem por objetivo descrever análises e reflexões sobre a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto desenvolvidas no estágio realizado ao longo do Programa Residência Pedagógica, que representa um desafio às universidades e escolas que promovem iniciativas nesses espaços de formação, pois demonstram promover o desenvolvimento do licenciando, ao valorizar o trabalho coletivo.
Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial
Matemática e Vivências de Sala de AulaNeste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca da aplicação da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Matemática. Para tanto, a metodologia foi aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Maceió/AL visando desenvolver o conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram se adaptar à metodologia, desenvolvendo o hábito de pesquisa e a capacidade de explanação dos conceitos matemáticos, além de relacioná-los a suas aplicações, ressaltando a importância da atuação do professor no processo.
A saúde mental e a escola online – relato de experiência
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste artigo é analisar relatos dos desafios que os estudantes vêm enfrentando durante o isolamento físico, seus medos e perspectivas no pós-quarentena. Atualmente, estamos passando por dias difíceis, afastamo-nos de pessoas que amamos, deixamos de visitar amigos próximos, fizemos da nossa casa nosso trabalho, virando home office, o quarto dos estudantes virou sala de aula e nossa rotina virou de cabeça para baixo; isso tudo vem deixando consequências na saúde mental das pessoas, principalmente dos estudantes. Pensando nisso, as autoras tiveram o intuito de realizar esta pesquisa usando as referências bibliográficas disponíveis e dados coletados em escolas da rede pública de Canoas/RS.
Percepções de professores sobre uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio – Parte 2
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio. A sequência consta de apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: esta segunda parte contém resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.
Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.
O uso da cultura maker no ambiente escolar
Vivências de Sala de AulaA educação necessita de inovação, reinvenção e metodologias diferenciadas que propiciem aprendizagens significativas. Este artigo tem como objetivo socializar vivências do projeto de intervenção realizada com educadores sobre o uso da cultura maker na escola, potencializando as aprendizagens a partir da articulação entre a teoria e a prática, abordado por meio de oficinas de formação docente. As oficinas foram realizadas de forma remota, em razão do período de isolamento e restrições que estávamos vivendo na data da realização da intervenção devido à covid-19.