Biblioteca
Filtrar os artigos
Currículo Mínimo Emergencial: uma análise de temas relacionados à saúde no Ensino Fundamental
Instituição Escola e Política EducacionalO presente estudo tem como objetivo analisar se os temas relacionados à Educação em Saúde estão contemplados no Currículo Mínimo Emergencial da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo se caracteriza como documental e o recurso metodológico utilizado para o seu desenvolvimento foi a análise de conteúdo. Após realizada a busca, identificamos temas relacionados à saúde que estão presentes em 14 habilidades. Eles foram classificados em três categorias: biomédicas (37,5%), comportamentalista (28,8%) e biopsicossocial (37,5%). Concluímos que os temas ligados à saúde e inseridos no Currículo Mínimo Emergencial estão restritos a poucos componentes curriculares.
Inserção do ensino remoto para professores de escolas públicas do interior do Estado do Amazonas, na pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente estudo apresenta a experiência de uma professora com o uso das tecnologias digitais no Município de Anori/AM e discute o impacto da covid-19 para os professores que lecionaram na modalidade de ensino remoto na Amazônia. A metodologia se caracteriza pelo relato de experiência, conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa que põe em relevo a elaboração ativa da memória de um sujeito que sente e pensa sobre o fenômeno que lhe afeta, legitimando o objeto que se deseja apreender. O método está sustentado nas vivências, afetividades e nas observações em contexto.
Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada
Computação e Tecnologias e MatemáticaO ensino de conceitos de Ciência da Computação pode trazer grandes contribuições para a Educação, pois podem ser utilizados para a resolução de problemas em variados campos. No entanto, alguns educadores podem ter dificuldade de desenvolver atividades desse tipo, por limitações tecnológicas ou de planejamento. Este artigo propõe um framework conceitual para o desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da Ciência da Computação Desplugada e descreve relatos de experiências. Por fim, os resultados obtidos na aplicação das atividades sugerem que o framework pode ser promissor para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a Ciência da Computação Desplugada.
Estudo de caso com gestores escolares: os desafios da comunicação em grupo por meio de plataformas digitais
Instituição EscolaEste artigo aborda o processo de comunicação do gestor escolar no seu cotidiano por intermédio da tecnologia, levando em consideração as plataformas digitais. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os desafios comunicacionais dessas plataformas nas relações diárias do gestor escolar em instituições de aprendizagem localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ. Para coletar os dados, foi realizada uma entrevista com os gestores de escolas, que compõem o quadro efetivo. A entrevista baseou-se em cinco questões, que mencionavam suas atividades.
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto
Matemática, História, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaO artigo aborda a pandemia de covid-19 no Brasil, a educação, ressaltando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que têm sido incorporadas às práticas docentes como meio de propiciar uma aprendizagem mais significativa, com o objetivo de ajudar os professores na implementação de metodologias ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem e despertar maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Tais competências só serão alcançadas em sua plenitude se as habilidades forem trabalhadas por todos os componentes curriculares.
Práticas de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do clube de leitores Te Indico
Educação a Distância e Instituição EscolaEm decorrência da pandemia, o isolamento se tornou necessário e a leitura foi um dos canais que colaboraram para que muitas pessoas ficassem ligadas ao mundo externo; para outras, foi uma forma de não se sentirem isoladas do mundo. Pelos contos, poesias, romances, crônicas e demais gêneros literários, o grupo do Clube de Leitura de uma escola da rede estadual pública de Minas Gerais possui a finalidade de propiciar semanalmente, por meio de redes sociais como Facebook e WhatsApp, momentos em que os participantes possam compartilhar experiências leitoras. Nos encontros online, há apresentações de obras literárias por seus próprios autores; conversas entre os leitores que opinam sobre as obras lidas, apresentam suas ideias e preferências, realizam leituras de trechos dos livros com que mais se identificam e indicam outros.
Educação Matemática de jovens e adultos em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaEste relato visa socializar experiências de elaboração e aplicação de oficina de juros simples e compostos no regime não presencial para a EJA adotada durante a pandemia da covid-19. A atividade ocorreu durante a participação na Residência Pedagógica e iniciou identificando estratégias do regime. Na elaboração, buscando uma proposta coerente com a realidade, levaram-se em consideração discussões a respeito do perfil dos estudantes e prejuízos causados pela excessiva formalização da Matemática. A oficina foi aplicada em uma escola estadual de Peçanha/MG e os resultados sugerem que a abordagem contextualizada favorece a participação.
Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação InfantilA situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.
A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaNeste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.
Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Geografia e HistóriaEste artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.
