Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação Infantil

A situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.

A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.

Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
Geografia e História

Este artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.

Histórias em Quadrinhos em sala de aula: uma proposta com o Teorema de Pitágoras
Matemática

As histórias em quadrinhos (HQs) revelam-se um interessante recurso no ensino da disciplina de Matemática, uma vez que há o estigma, pelos estudantes, de que “aprender Matemática é difícil”. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e a utilização da HQ intitulada "Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?”, aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Espírito Santo, durante o ensino híbrido em 2021, em virtude da pandemia. O objetivo é analisar a produção de significados no uso das HQs nos processos de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras à luz do Modelo dos Campos Semânticos.

Residência Pedagógica: a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto
Formação de Professores

A formação de professores, além de ampliar o campo de atuação dos educadores, contribui para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais mais competentes. O presente relato tem por objetivo descrever análises e reflexões sobre a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto desenvolvidas no estágio realizado ao longo do Programa Residência Pedagógica, que representa um desafio às universidades e escolas que promovem iniciativas nesses espaços de formação, pois demonstram promover o desenvolvimento do licenciando, ao valorizar o trabalho coletivo.

Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca da aplicação da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Matemática. Para tanto, a metodologia foi aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Maceió/AL visando desenvolver o conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram se adaptar à metodologia, desenvolvendo o hábito de pesquisa e a capacidade de explanação dos conceitos matemáticos, além de relacioná-los a suas aplicações, ressaltando a importância da atuação do professor no processo.

A saúde mental e a escola online – relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste artigo é analisar relatos dos desafios que os estudantes vêm enfrentando durante o isolamento físico, seus medos e perspectivas no pós-quarentena. Atualmente, estamos passando por dias difíceis, afastamo-nos de pessoas que amamos, deixamos de visitar amigos próximos, fizemos da nossa casa nosso trabalho, virando home office, o quarto dos estudantes virou sala de aula e nossa rotina virou de cabeça para baixo; isso tudo vem deixando consequências na saúde mental das pessoas, principalmente dos estudantes. Pensando nisso, as autoras tiveram o intuito de realizar esta pesquisa usando as referências bibliográficas disponíveis e dados coletados em escolas da rede pública de Canoas/RS.

Percepções de professores sobre uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio – Parte 2
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho almejou verificar as percepções de professores de Biologia sobre uma sequência didática desenvolvida para ensino de Biologia Molecular no Ensino Médio. A sequência consta de apresentação do estudo de caso sobre o DNA e o processo de transcrição com construção de macromodelos de DNA e RNAm; aplicação do jogo Fabricando Minha Hemoglobina e elaboração de mapas mentais sobre biotecnologia. Tal escrito foi dividido em duas partes: esta segunda parte contém resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.

Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.

O uso da cultura maker no ambiente escolar
Vivências de Sala de Aula

A educação necessita de inovação, reinvenção e metodologias diferenciadas que propiciem aprendizagens significativas. Este artigo tem como objetivo socializar vivências do projeto de intervenção realizada com educadores sobre o uso da cultura maker na escola, potencializando as aprendizagens a partir da articulação entre a teoria e a prática, abordado por meio de oficinas de formação docente. As oficinas foram realizadas de forma remota, em razão do período de isolamento e restrições que estávamos vivendo na data da realização da intervenção devido à covid-19.