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O Conselho Tutelar e suas relações com a escola: da busca pela vaga ao combate à evasão escolar
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalEste trabalho pretende trazer para discussão os elementos que envolvem as relações entre dois importantes grupos sociais – a família e a escola. Nosso objetivo é analisar como o Conselho Tutelar realiza a intermediação de conflitos que surgem entre esses grupos, como nos casos de busca de uma vaga em creche para uma criança, problemas na escola, excesso de faltas e evasão escolar. Buscamos na literatura específica, em textos acadêmicos e em livros didáticos orientações para a atuação do professor de Sociologia e de Filosofia ao abordar o tema, que deve despertar maior interesse pelo contexto social pós-pandemia da covid-19.
A BNCC e Ciências da Natureza: uma investigação do currículo em Bom Jesus do Norte/ES
Política EducacionalA disciplina de Ciências da Natureza é fundamental para que os sujeitos compreendam o mundo em que vivem, apropriem-se dos mais variados temas e possam se socializar efetivamente a partir desses conhecimentos. Entendendo que o estudo de tais temáticas se insere em um currículo estabelecido oficialmente, e a mais recente referência curricular implementada é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho se propõe a investigar quais são as percepções acerca do processo de implementação da BNCC de professores e gestores que atuam no âmbito do ensino de Ciências da Natureza.
Ensinando Matemática em tempos de pandemia
Matemática e Educação a DistânciaÉ preciso desenvolver novas estratégias que visem a amenizar o distanciamento social vivido entre docentes e estudantes, a fim de que estes últimos não abandonem o ano letivo (já que todos foram submetidos a ficarem em casa). Dessa maneira, o docente precisa mais do que nunca inovar em suas aulas, já que agora o ensino passou a ser quase inteiramente remoto. Para isso, foi regulamentada uma lei que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.
Um círculo restaurativo com(o) educação antirracista
Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoEsta crônica traz uma história fictícia, com elementos constituintes de desafios enfrentados pelos profissionais e instituições de Educação na pandemia da covid-19. Elementos que entraram em ebulição com o retorno das atividades educativas presenciais. O texto aborda também medidas para o melhor enfrentamento dessas questões, tais como a política afirmativa de cotas, a promoção dos direitos humanos, a educação antirracista e para a diversidade cultural, a mediação de conflitos e os processos restaurativos, visando à cultura de paz, à melhoria das relações interpessoais e ao pertencimento comunitário no âmbito escolar.
Utilização do modelo desempenho-recompensa atrelado à prática da gamificação: estratégias de enfrentamento das dificuldades de ensino em decorrência da pandemia da covid-19
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaPodemos considerar que a aprendizagem efetiva envolve três domínios básicos: o domínio cognitivo, o domínio psicomotor e o domínio afetivo. A partir desses domínios, o estudante desenvolve competências por meio da assimilação do conteúdo, da aplicação prática dele e da atitude adotada frente ao conhecimento. Nesse sentido, é válido o esforço para despertar o interesse do estudante desmotivado em virtude do ensino remoto e ao mesmo tempo oportunizar a prática como forte aliada à progressão da aprendizagem do aluno.
Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais
Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo resulta de um trabalho monográfico que abordou as práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Com o objetivo de compreender como se davam essas práticas entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos seus núcleos familiares, a pesquisa dialogou com os Novos Estudos do Letramento e se norteou por duas questões principais: há o risco do desaparecimento da criança leitora tradicional, aquela que lê livros físicos? Pode-se afirmar ser prejudicial o uso das tecnologias digitais nas práticas de leitura entre crianças em idade escolar? Em uma abordagem qualitativa, foram adotados procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo.
Edição especial da revista EaD em Foco: “Contribuições da EaD em tempos de pandemia e de pós-pandemia”
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEm função da gravidade da pandemia pelo novo coronavírus, a revista EaD em Foco está organizando um número especial, com a proposta de registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais nesse momento único da sociedade moderna. Os temas das contribuições são amplos, sempre relacionados ao eixo central das contribuições da EaD em tempos de pandemia.
Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasEste artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.
A formação de professores em debate: a experiência da formação continuada de professores de Geografia da Fundação Cecierj
Formação de ProfessoresEste artigo discute o processo de formação continuada de professores/as de Geografia, com base na experiência em cursos de formação continuada a distância oferecidos para professores da rede pública. É abordada a EaD, como modalidade cada vez mais difundida em nossa sociedade, ganhando especial atenção no período de isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV 2. Desse modo, apresentaremos o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como importante metodologia que tem a capacidade de suprir possíveis lacunas na formação inicial desses profissionais, bem como a sua importância na sua formação continuada e em serviço.
Invasão verde: uma proposta de combate à fome aliada ao ensino de ciências e física na comunidade de Donana
Agronomia, Física, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO objetivo deste trabalho é uma intervenção social, desenvolvendo uma horta comunitária para o combate à fome na comunidade de Donana, em Campos dos Goytacazes/RJ. São usados como referenciais teóricos os conceitos freirianos de dialogicidade e politicidade como atos educativos. A proposta encontra respaldo em projetos de hortas comunitárias em outras comunidades, observando as mudanças proporcionadas por elas. Propomos um projeto de extensão universitária com estudantes do curso de Agronomia para sondar os saberes dos moradores e ampliar seus conhecimentos sobre manuseio de horta comunitária, ajudando-os a cuidar de uma horta e de suas colheitas.