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Formação docente: a partir do estágio supervisionado
Formação de Professores

Este artigo objetiva fomentar as questões que tangem às estruturas, observações e práticas desenvolvidas a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, no curso de licenciatura plena em Pedagogia. O estágio pode ser caracterizado como uma relação entre o processo de ensino e de aprendizagem que permeia as questões acadêmicas, práticas, produção de relatórios e regência de aulas, realizado nas diversas modalidades de ensino formal e não formal. Para a redação deste texto, recorreu-se à pesquisa de revisão da literatura e aos enfoques de regulamentos, resoluções, normativas e legislações que perpassam a formação docente inicial. Por meio da análise bibliográfica, os resultados indicam que a grade curricular do curso de Pedagogia está em ampla sintonia nas questões de teoria e prática e atinge diretamente a formação docente. Portanto, o estágio é uma das etapas a serem cumpridas durante a formação inicial, e é justamente nesse espaço que o educador compreende o que é o locus da aprendizagem educacional.

Tecnologia na Educação Infantil pública: a riqueza do brincar com ludicidade, adentrando e explorando a vivência da Creche Municipal Vila Progresso
Educação Infantil e Instituição Escola

Em tempos de inserção tecnológica, surge a necessidade de analisar esses agentes numa Educação Infantil de qualidade, respeitando os direitos das crianças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Na perspectiva de espaços de desenvolvimento infantil, há necessidade de continuar o aprimoramento no ato de educar, cuidar e promover o brincar dentro de uma realidade existente. Nessa abordagem, o presente estudo pretende apresentar na prática o estudo de caso da Creche Municipal Vila Progresso. Busca-se promover o ato de brincar e diversas possibilidades de aprendizagens e habilidades a serem construídas e observam-se os relatos de servidores sobre os aparatos tecnológicos nessa etapa educacional. Conclui-se que ‘o fazer acontecer’ numa Educação Infantil é importante na plenitude da infância.

A interação entre famílias e escola por meio de mídias digitais: o caso de uma escola pública do município do Rio de Janeiro
Instituição Escola

A família e a escola têm dificuldades em caminhar juntas na construção de um processo de ensino-aprendizagem pleno e efetivo, acarretando graves consequências na formação do aluno. Sabe-se que a participação das famílias na vida escolar dos alunos da Educação Básica é fator determinante para o aumento do desempenho escolar. Pesquisas apontam que as mídias digitais têm sido aliadas na presente comunicação e interação entre diferentes públicos. Nesse sentido, esta pesquisa propõe avaliar se as mídias digitais sociais foram instrumentos facilitadores do diálogo entre as famílias e uma escola do município do Rio de Janeiro em 2021.

Atuação de profissionais do AEE em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores de atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Foram realizadas entrevistas com oito profissionais do AEE de duas escolas públicas situadas no centro-oeste de Minas Gerais. Após as análises, constatou-se que os profissionais da Educação se viram desafiados a encontrar novos caminhos para ensinar, demonstrando grande preocupação em relação à rotina de estudos dos estudantes e às atividades propostas.

Representações sociais de método científico e as implicações do ato de pesquisar na formação inicial de professores
Formação de Professores

Este trabalho investiga a percepção dos discentes do curso de Formação de Professores na modalidade Normal acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário Google. Os resultados foram analisados em quadros, permitindo vislumbrar a percepção dos discentes em relação àquele método. Concluímos que as representações sociais vão ao encontro da cientificidade, o que permite avistar caminhos importantes e reflexivos.

Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação Infantil

Este artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.

Aprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco
Formação de Professores

O presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.

Super Trunfo Microbiológico: a proposta de um jogo para facilitar a aprendizagem de Microbiologia e Imunologia no Ensino Médio
Saúde e Biologia e Biociências

O presente artigo possui como principal objetivo a proposta de um jogo aos alunos do Ensino Médio, com a temática de Microbiologia, seguindo o modelo do jogo de cartas Super Trunfo na versão original britânica denominada Top Trumps, distribuída no Brasil pela Grow. No jogo, os alunos têm acesso a um repertório de cartas com informações valiosas acerca dos microrganismos patogênicos, que poderão ser conquistadas pelos jogadores por meio de informações comparativas. Vence o jogo a equipe que conseguir conquistar o maior número de cartas. O jogo poderá servir como valioso meio educativo.

O teatro como ferramenta didática para o ensino de História no Ensino Médio
História e Vivências de Sala de Aula

O artigo explora as potencialidades do teatro como ferramenta didática para o ensino de História. A partir das respostas de estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de colégio particular da Zona Norte do Rio de Janeiro sobre suas experiências prévias como espectadores, atores e/ou produtores dessa forma artística, a inclusão do teatro nos planos de aula sobre o tema trabalho foi considerada uma forma de potencializar aprendizagens significativas pautadas em múltiplas linguagens, de favorecer a formação integral e o desenvolvimento de habilidades e competências propostas pela BNCC.

Professores da EJA em formação ampliam perspectivas a partir da escuta dos alunos
Formação de Professores

Este artigo é fruto da análise de narrativas docentes a partir de um curso de formação continuada realizado em uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro localizada na cidade de Niterói. Tem por objetivo desvelar, com base nas vozes de alguns professores, como eles veem os alunos da Educação de Jovens e Adultos e quais são os objetivos desses estudantes ao buscar a escola. Os relatos foram analisados à luz da metodologia da tematização proposta por Fontoura e discutidos em diálogo com teóricos como Freire, Arroyo e Nóvoa. Foi possível perceber a importância da escuta atenta e a relevância da troca de experiências.