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Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta um breve recorte a partir de uma reflexão empírica sobre as práticas pedagógicas de professores em tempos pandêmicos. A intenção é abordar de forma qualitativa três aspectos importantes para a aprendizagem: o uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a ação docente e o ato reflexivo sobre as estratégias de ensino. Nesse tripé, procura-se, com o suporte teórico de autores que abordam o tema, enriquecer as estratégias de ensino-aprendizagem com recursos digitais de extrema importância para o ensino em tempos de pandemia.

O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

No mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.

Estratégias de ensino-aprendizagem em concepção freiriana para o retorno presencial às aulas na transpandemia de covid-19: estudo de caso do município de Belém/PA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho é fruto de uma construção coletiva a partir de estudos, vivências e gestão da aprendizagem e formação de professores na Secretaria Municipal de Educação de Belém e, consequentemente, sua rede de ensino. A partir de 2021, a gestão municipal dessa metrópole da Amazônia decide atender aos preceitos propostos por Paulo Freire em suas concepções de Pedagogia Libertadora, neste cenário transpandêmico. Para tal, explicita-se e extrapola-se parte de um dos documentos produzidos na secretaria municipal, com o intuito de proporcionar maior arcabouço de estratégias, metodologias e ferramentas que promovam ensino-aprendizagem de qualidade.

Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares
Educação Infantil

O objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.

Ensino remoto emergencial: estratégias aplicadas à Educação Básica Pública nos Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro no contexto da pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

No contexto da pandemia da covid-19, a estratégia de afastamento social foi empregada no Brasil, criando a necessidade de que as aulas fossem suspensas. As escolas tiveram as atividades presenciais transformadas em atividades virtuais. O objetivo deste trabalho é levantar as estratégias de ensino remoto emergencial adotadas pelos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Buscamos e analisamos a estratégia adotada pela rede em relação à disponibilização de recursos online para alunos, visando refletir aspectos referentes à volta das atividades presenciais.

A infância no Ensino Fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo discute o direito à infância no cenário piauiense. O tema nasceu das inquietações e experiências docentes das autoras no que diz respeito aos impasses na garantia do direito à infância. O texto apresenta resultados da pesquisa qualitativa que objetivou investigar a infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base no trabalho docente de três professoras. A investigação adotou abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Os dados revelaram que a pandemia trouxe um cenário atípico para a educação, tornando-se ainda mais desafiador promover educação capaz de garantir o direito à infância.

Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.

Pandemia e aula remota: o uso do diário como suporte para o relato de uma experiência
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este texto é um relato de experiência de uma professora da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, a partir das atividades remotas de ensino iniciadas com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020, devida à pandemia causada pela covid-19. O recorte são os diários que passaram a ser construídos com o estabelecimento das aulas remotas e que teve como objetivo o registro dos acontecimentos desencadeados pela crise. A busca é por apresentar o cenário das atividades propostas para a educação escolar durante a quarentena e de como os estudantes relatam suas condições de vida, a participação nessas atividades, suas expectativas, anseios ou simplesmente de como se comunicam.

Equidade de gênero e educação Química: uma sequência didática para o ensino de estequiometria
Química, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Frente ao cenário pandêmico que atingiu o ensino de Química, já tão fragilizado por diversas demandas, propomos uma sequência didática interdisciplinar e sensível ao gênero para ensinar estequiometria utilizando como plano de fundo a covid-19. A escolha por essas temáticas não foi realizada ao acaso; selecionamos um conteúdo – estequiometria –, que é conhecido por ser de difícil aprendizagem, para propor um momento interdisciplinar que considere as questões de gênero. Além disso, partimos do pressuposto de que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem e o interesse em Química de todas/os estudantes, sobretudo meninas. Enfatizamos que não se trata de uma receita, mas sim de uma possibilidade de estratégia de ensino.