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Impactos da pandemia: compreensões de docentes de uma escola pública de São Carlos/SP
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Os impactos da pandemia de covid-19 no ensino brasileiro foram significativos, acarretando desafios e prejuízos substanciais. Esta pesquisa investigou as percepções de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em São Carlos/SP sobre as dificuldades no período pós-pandemia e descreveu as estratégias adotadas para superá-las. Utilizando abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis docentes, cujas análises resultaram em três categorias, destacando os desafios enfrentados e as medidas adotadas para superá-los, incluindo aspectos socioemocionais, socioeconômicos e dificuldades na alfabetização.

Utilização de estratégias didáticas inovadoras no processo de ensino/aprendizagem de Citologia em uma escola pública do município de São João do Rio do Peixe/PB
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

No ensino de Citologia, os alunos têm dificuldades de compreensão. Para reverter esse quadro, recursos didáticos podem ser implementados. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o uso de estratégias didáticas inovadoras enquanto facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em Citologia. A pesquisa foi realizada com alunos do 2° ano do Ensino Médio, com caráter quantitativo, empregando aplicação de questionários. Frente aos dados, observa-se que houve melhoras na comprrensão dos alunos, pois passaram a ter domínio sobre a temática, reconhecendo e distinguindo os tipos celulares.

O impacto das aulas de Educação Física no processo de inclusão e desenvolvimento dos alunos com transtorno do espectro autista
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo reflete sobre o papel das aulas de Educação Física na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma busca na base de dados do Google Acadêmico utilizando os termos: “inclusão escolar”, “alunos com TEA” e “Educação Física para alunos com TEA”, no período de 2016 a 2022. A análise sugere que as aulas de Educação Física podem ter impacto significativo no processo de inclusão e no desenvolvimento dos alunos com TEA. Além dos benefícios físicos da prática de atividades físicas, como o desenvolvimento motor, as aulas de Educação Física podem favorecer a socialização desses alunos.

Semana da Diversidade: integração discente em temas essenciais
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A Semana da Diversidade do IFRJ – Câmpus Duque de Caxias trabalha temas contemporâneos que afetam discentes e docentes, buscando promover a reflexão e o aumento da autoestima, por meio de um autoconceito positivo, dos grupos ditos minoritários, que podem se sentir excluídos do espaço escolar ou não merecedores dele. Os núcleos de diversidade atuam em conjunto para promover o evento, já previsto no calendário escolar, oferecendo desde palestras e relatos de experiência até oficinas de pintura, karaokê e cinedebates. O objetivo é provocar discussões sobre direitos, diferenças, preconceitos e discriminações.

Desafios do transporte escolar rural: uma revisão narrativa da literatura
Instituição Escola e Espaços Urbanos

O objetivo do presente trabalho foi reunir, por meio de uma revisão narrativa da literatura, diversos textos que tratassem dos desafios e dificuldades do transporte escolar rural no Brasil. A metodologia foi qualitativa e descritiva, de natureza básica, com utilização de descritores controlados da plataforma Thesaurus Brasileiro de Educação. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Web Of Science e Base Search, por meio do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando o acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada.

A EaD nas prisões do Maranhão
Antropologia, História, Psicologia, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

Este estudo analisa o uso das tecnologias na promoção da Educação a Distância (EaD) nas unidades prisionais de ressocialização do Maranhão. O objetivo é compreender como o Plano Estadual de Educação nas Prisões (2020-2024) concebe a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas educativas e de ressocialização. Os resultados indicam que o uso de tecnologias na EaD é limitado, mas o plano aponta perspectivas de expansão, prevendo investimentos e ações voltadas à aquisição e implementação de recursos tecnológicos. O estudo evidencia os desafios e as potencialidades para a efetivação da EaD no contexto prisional.

Os livros infantojuvenis podem ser considerados literatura. Uma proposta de análise do livro ilustrado "Carolina Maria de Jesus"
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo analisa o livro infantojuvenil Carolina Maria de Jesus, visando confirmar seu reconhecimento como obra literária. Para tanto, fundamenta-se nas reflexões de Culler acerca dos artifícios que tornam o texto uma obra literária. Além disso, considerando a importância do livro, propõe-se uma atividade dinâmica para as aulas de Literatura, com a finalidade de agregar conhecimento para o aluno e contribuir em sua formação como leitor crítico. Para atingir esse objetivo, pretende-se utilizar reflexões de Regina Zilberman sobre a relevância da leitura literária emancipatória na formação do jovem leitor.

Promovendo saúde e bem-estar: experiências de Educação Alimentar, Nutricional e atividade física no Ensino Fundamental II
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

A OMS destaca desnutrição e obesidade como problemas globais. No Brasil, a obesidade cresce em todas as idades, enquanto grupos vulneráveis sofrem deficiências nutricionais ligadas a hábitos alimentares inadequados e doenças crônicas. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é estratégia-chave de prevenção. Em uma escola do Espírito Santo, uma sequência didática sobre alimentação saudável para alunos do 6º ao 9º ano, com atividades práticas e tecnológicas, promoveu protagonismo juvenil, reflexão sobre hábitos e prática de atividade física, aumentando o engajamento e a aprendizagem.

A gamificação como abordagem metodológica: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de Ciências
Vivências de Sala de Aula

Na Educação brasileira, têm-se intensificado as pesquisas sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis educacionais. Dentre elas, a gamificação se destaca como abordagem que, ao incorporar elementos dos jogos, promove a interação entre estudantes e o uso de estratégias e de recursos capazes de captar a atenção e estimular o protagonismo discente. Este estudo tem como objetivo reunir publicações relevantes sobre as contribuições da gamificação para o ensino-aprendizagem de Ciências. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura.

Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
Avaliação, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo avalia a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas (ABP), investigando se ela contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem de conjunções em comparação aos métodos tradicionais, apesar de a ABP não ser muito utilizada na área de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, aplica a ABP em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia/GO. O estudo fundamenta-se na perspectiva funcionalista da linguagem e no ensino de gramática proposto por Neves, sob o viés da língua como instrumento de interação social.