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Ensino de Língua Portuguesa no Proeja: uma experiência no estágio curricular
Língua Portuguesa e LiteraturaEste é um relato de experiência no âmbito do estágio curricular obrigatório do curso de Letras Língua Portuguesa/Literaturas da Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no segundo semestre de 2023 no período noturno com uma turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) oferecido em uma escola da rede federal de ensino em Santa Catarina. Evidenciamos neste relato o contexto do estágio, em especial a turma em que foi realizada a experiência, assim como o projeto elaborado para a docência e os desafios enfrentados ao longo da experiência docente.
Explorando a tecnodocência diante dos desafios na Educação no contexto do paradigma capitalista
Geografia e Vivências de Sala de AulaA educação inserida na espacialidade do capitalismo impõe desafios ao aprendizado. O presente estudo buscou explorar as mudanças na percepção socioespacial decorrentes de uma abordagem educacional fundamentada em ciência e tecnologia e conduzido com base em uma abordagem exploratória e em revisão bibliográfica. Os resultados alcançados derivam de uma prática pedagógica conhecida como tecnodocência, fundamentada nos princípios da ciência, tecnologia e sociedade (CTS), culminando na elaboração de uma sequência didática destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Compreensão dos professores da Educação Básica sobre as tecnologias de inteligência artificial para o ensino
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaEste estudo investigou a percepção de professores da Educação Básica acerca do uso da inteligência artificial (IA) como recurso pedagógico. Realizou-se revisão bibliográfica sobre o acesso às tecnologias digitais nas escolas brasileiras e pesquisa de campo com docentes. Os resultados indicaram que 61,1% dos professores conheceram a IA nos últimos dois anos, enquanto 35% nunca a utilizaram em sala de aula. Embora 79,3% demonstrem interesse em adotar a tecnologia, muitos apontam a falta de capacitação e suporte institucional como obstáculos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para reflexões e políticas educacionais mais inclusivas.
Poesia e poema na sala de aula: uma proposta de gêneros poéticos para o Ensino Médio
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho objetiva discutir questões relacionadas ao ensino dos gêneros poéticos no Ensino Médio, com ênfase nos poemas e suas diversas formas de expressão. Intenta contribuir para um ensino mais efetivo de poesia, integrando leitura, fruição literária, discussões temáticas, criação poética e expressão oral de gêneros poéticos. Buscou-se problematizar metodologias arcaicas e destacar abordagens mais eficazes para o ensino de poesia na sala de aula, evocando exemplos dessas estratégias pedagógicas no estágio supervisionado realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
O potencial de um álbum de figurinhas como recurso auxiliar na alfabetização de um aluno TEA do 1º ano do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste relato aborda uma intervenção pedagógica na alfabetização de um aluno com TEA e TDAH no 1º ano do Ensino Fundamental em Parintins/AM. Utilizou-se o álbum de figurinhas do Homem-Aranha como ferramenta educativa, integrando atividades personalizadas de Língua Portuguesa e de Matemática para estimular o interesse e o aprendizado. O recurso visual e lúdico demonstrou resultados positivos, promovendo avanços na alfabetização e maior engajamento do aluno, mas reconhece desafios no processo e ressalta a importância de abordagens flexíveis. Assim, destaca-se a relevância de práticas inclusivas e adaptativas.
Caminhos metodológicos para a montagem de rodas de conversa sobre escola e bullying a partir de preliminar de pesquisa
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Cidadania e ComportamentoEste estudo questiona a necessidade de reflexão a respeito do bullying e as várias formas de violência presentes no contexto escolar entre adolescentes do Ensino Médio e apresenta dados de uma pesquisa que buscou averiguar as possibilidades de realização de pesquisa de campo, que ocorreu em uma escola estadual localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 2022. Essa preliminar foi basilar para a definição de assuntos a serem tratados nas rodas de conversa que seriam realizadas na sequência, bem como critérios de inclusão para a participação às rodas e cuidados práticos.
A Comunicação Alternativa como fator essencial na Educação Especial
Educação Especial e InclusivaO presente artigo aborda e reflete a respeito da Comunicação Alternativa como importante aliado da Educação Especial. Para tanto, é feita pesquisa bibliográfica, interpretando e analisando dados. A partir disso foi possível tratar do comprometimento da fala; conceituar Comunicação Alternativa e discorrer sobre sua importância na Educação Especial. É essencial a utilização da Comunicação Alternativa colaborando significativamente para que indivíduos com a fala comprometida possam interagir, expressar seus desejos, sentimentos, opiniões, fazendo com que possa ser compreendido e promovendo mais autonomia a ele.
A gamificação como ferramenta nas práticas de Educação Ambiental hídrica
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaOs recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade, e a Educação Ambiental, por intermédio da gamificação, configura importante ferramenta para ampliar os diálogos e o envolvimento da sociedade frente a essa temática imprescindível. Este estudo visa socializar algumas propostas de atividades gamificadas desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio de escola pública. O estudo demonstrou a relevância e o embasamento legal da Educação Ambiental com ênfase nos recursos hídricos, destacou a gamificação como proposta metodológica inovadora e exitosa, ao promover maior atratividade e interação.
Trabalhando a Literatura Surda no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste estudo trata do ensino de Literatura Surda no atendimento educacional especializado, descrevendo estratégias didático-pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de AEE, Identidade e Cultura Surda, ensino de Libras, Pedagogia Visual, diretrizes municipais e BNCC. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. O estudo reforça a importância de valorizar a Identidade e Cultura Surda no processo de ensino-aprendizagem de educandos surdos.
O lúdico nas séries iniciais
Educação Infantil e Política EducacionalPodemos entender o lúdico, no contexto deste trabalho, como brincadeiras que podem ser desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula. O ato de brincar é uma maneira pela qual as crianças conseguem interagir e expressar seus pensamentos e sentimentos. Com base em uma revisão estritamente bibliográfica, o desenvolvimento deste estudo buscou examinar, ainda que de forma superficial, o desenvolvimento das atividades lúdicas nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Esta investigação tem como principal objetivo ressaltar a importância do lúdico nessas séries iniciais como desenvolvedor da formação da criança.