Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Um estudo sobre a atuação do Pronatec na cidade de Bragança/PA
Política Educacional

Este artigo procura discutir e apresentar a atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em suas diversas modalidades, evidenciando suas ações nas instituições públicas e do sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat). Procura-se ainda, elucidar os principais desafios do programa no país, especialmente na cidade de Bragança/PA, mostrando os cursos ofertados e os órgãos públicos que disponibilizam a capacitação. Dessa forma, percebe-se que, apesar das múltiplas dificuldades, o programa tem se mostrado eficaz, contribuindo para a formação de milhares de jovens brasileiros.

O uso da ferramenta Google Street View como alternativa de tecnologia assistiva para alunos com espectro autista
Geografia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, os estudos pedagógicos sobre o uso das TDIC estão voltados para crianças e jovens diagnosticados com TEA, os quais necessitam de práticas pedagógicas singulares. Assim, destacamos o uso de tecnologia assistiva, a fim de promover essa autonomia para a vida além da escola, revelando excelentes resultados. A pesquisa foi norteada pelo questionamento: “De que forma a Geografia pode se beneficiar dessas geotecnologias a partir do uso de mapas digitais, como tecnologia assistiva para alunos com TEA, adotando metodologias que contemplem todos os demais alunos?”. Essa resposta foi obtida por meio da análise de estudo de caso com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Magé/RJ.

Estudo do lúdico no ensino de Matemática: uma pesquisa bibliográfica exploratória
Matemática

A ludicidade no Ensino de Matemática é muito importante para os processos de ensino-aprendizagem. O presente artigo propôs desenvolver um estudo qualitativo exploratório de revistas do estrato A pela plataforma Sucupira, da Capes. Os dados foram subdivididos em: tipo de recurso, ano, público-alvo e conteúdo abordado. Os resultados apontaram maiores pesquisas sendo desenvolvidas com o uso da ludicidade no segundo segmento do Ensino Fundamental (atual 6º ao 9º ano), além do uso predominantemente analógico como recurso de ensino e com a Aritmética como conteúdo de maior contemplação para o uso da ludicidade.

Histórias em quadrinhos na escola: uma experiência metodológica de ensino
Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este estudo apresenta uma experiência metodológica de ensino por meio do uso de histórias em quadrinhos (HQ) na escola para incentivar a leitura, desenvolver a escrita e o uso de imagens nas produções. As HQ são valorizadas por livros didáticos e contribuem para o ensino-aprendizado em Língua Portuguesa tanto na leitura como na escrita, devido à condição de articular elementos verbais e não-verbais na estrutura da linguagem. O objetivo do estudo é destacar a importância das HQ como recurso didático usado em sala de aula para uma prática interdisciplinar, a fim de desenvolver o aprendizado de forma prazerosa, indo ao encontro da realidade dos alunos.

Guia do educador para o filme "Rio"
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho propõe um guia didático para trabalhar o filme Rio com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ano. Rio é uma animação que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que está em extinção. Ao chegar à cidade do Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, a última fêmea de sua espécie. Juntos, vivem uma aventura para se livrar dos contrabandistas de animais silvestres. O guia do educador para esse filme propõe trabalhar de forma didática a fauna brasileira, abordando principalmente os temas “animais em extinção” e o “contrabando de animais”.

Atividades investigativas no ensino de Ciências: uma análise da produção acadêmica nacional
Vivências de Sala de Aula

As práticas investigativas têm ganhado grande destaque em Ciências, sendo tratadas como didática ou metodologia no Ensino de Ciências para melhoria das práticas de ensino. Este artigo buscou investigar como o tema vem sendo abordado nas produções acadêmicas nacionais entre 2015 a 2020, encontrando onze artigos; nos anos de 2015 e 2018 houve o maior número de artigos publicados. Além disso, sete enquadram-se em revista com Qualis A1, dois em A2, e dois em B1. É possível perceber que as práticas e atividades investigativas fazem parte do campo de preocupação do Ensino de Ciências.

A Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano: o caso dos produtores rurais de Uruçuca/BA
Matemática

O estudo tem o objetivo de investigar as relações existentes entre a Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano no âmbito dos produtores rurais do município de Uruçuca/BA. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez produtores rurais do município, utilizando um instrumento com quinze questões, elaborado com o intuito de identificar qual relevância eles atribuem à Matemática, como a aplicam em seu cotidiano e quais métodos utilizam. Esse estudo evidenciou que as duas Matemáticas são importantes e se complementam; torna-se necessário refletir sobre outras Matemáticas além da escolar.

Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.

Princípios teóricos e metodológicos sobre a educação bilíngue para surdos do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo surgiu a partir da minha trajetória como professor bilíngue, tradutor e intérprete de Libras, acadêmico no curso de Letras/Libras da UFSC. O objetivo é compreender o processo de educação bilíngue de surdos, bem como seus recursos, mais precisamente no Ensino Fundamental, apresentando os amparos legais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a história da Educação de Surdos, no Brasil e no mundo, bem como a funcionalidade do atendimento educacional especializado (AEE) e a importância da utilização de recursos visuais na escolarização de surdos. Apresento uma análise bibliográfica dos princípios teóricos e metodológicos da educação bilíngue.

Aplicação da plataforma Phet como recurso didático no ensino-aprendizagem de Química
Química, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

Jogos didáticos são jogos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem, como material de apoio didático no desenvolvimento cognitivo dos alunos da Educação Básica. Tendo em vista a importância desse recurso, o objetivo desta pesquisa foi responder sobre a relevância dos jogos didáticos no ensino-aprendizagem de Química no conteúdo de coeficiente estequiométrico ou balanceamento pelo método da tentativa, aplicado no Ensino Médio na Escola Militar Estadual de Aparecida de Goiânia/GO. Percebeu-se a dificuldade da aplicação dessa ferramenta por diversos motivos, como desinteresse dos professores, falta de recursos e outros.