Biblioteca
Filtrar os artigos
Reprovação escolar em uma escola de referência em Ensino Médio: impactos da proposta de ensino integral
Instituição Escola e Política EducacionalA reprovação atualmente é vista como um dos componentes mais importantes do fracasso escolar. Por suas características ambíguas na escola, muitas vezes é vista como punição, em outros momentos é enxergada a partir de um viés mais social, sendo um indicativo para propor mudanças curriculares, de ensino-aprendizagem e questionar a estrutura da Educação Básica brasileira. Neste texto apresentamos os resultados da análise de dados da reprovação escolar de uma escola pública de Recife, sua relação com a proposta de ensino da Educação Integral e o quanto essa nova proposta curricular contribuiu para a redução da reprovação na referida escola.
Microscopia: um estudo sobre transposição didática
Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresA transposição didática, conforme proposta por Chevallard, refere-se às transformações que um conteúdo científico sofre ao ser adaptado do saber acadêmico (saber sábio) para o saber ensinado. A microscopia desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da Biologia moderna, permitindo a observação de estruturas além das capacidades da visão humana. O presente estudo visou analisar a transposição didática sobre microscopia em quatro livros do Ensino Básico. Foram notadas divergências entre os autores quanto à forma de apresentar o conteúdo nos diferentes níveis de ensino.
Elaboração e avaliação de um manual didático para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de ProfessoresAs dificuldades de leitura têm permeado as discussões sobre a alfabetização, uma vez que grande parte dos alunos do Ensino Fundamental possui esse problema. O objetivo geral do presente artigo é descrever a elaboração e a avaliação de um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Manual possui 55 atividades, elaboradas a partir dos métodos fônico e multissensorial, que trabalham a consciência fonológica e a relação grafema-fonema. Sua aplicabilidade foi avaliada por professores do Ensino Fundamental durante um curso de formação online.
Metodologias alternativas para o ensino de Zoologia e a utilização de sequência didática como objeto de estudo para aprendizagem da Classe Insecta
Zoologia, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Educação ArtísticaAs metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem ser entendidas pela concepção educativa do estudante comoo protagonista do próprio conhecimento. O uso de metodologias ativas, segundo diversos autores, visam tornar os alunos mais autônomos em leitura, pesquisa, observação, imaginação, organização de dados, construção de sínteses, elaboração de hipóteses, planejamento e tomadas de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar duas metodologias alternativas de aprendizagem no ensino de Zoologia, com ênfase na Classe Insecta, envolvendo a construção de uma caixa de coleção entomológica como objeto de estudo.
Abordagens sobre a vegetação do bioma Caatinga em sala de aula utilizando jogos didáticos para uma aprendizagem significativa
Vivências de Sala de AulaO estudo teve como objetivo verificar a eficácia de jogos didáticos na compreensão dos aspectos da vegetação da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública em Aurora/CE, por meio de um questionário para avaliar o conhecimento prévio, seguido de uma exposição dialogada e um jogo didático. Após a intervenção, os alunos responderam a um pós-teste. Os resultados indicam que, inicialmente, os discentes tinham conhecimento limitado sobre o bioma, mas, após o jogo, houve consolidação significativa da aprendizagem, destacando a relevância do uso de jogos no ensino.
Pequenos Cazumbás, a brincadeira da cultura popular feita com, para e pela primeira infância: um relato de experiência
Cinema, Teatro e TV e Folclore e Datas ImportantesEste texto relata a experiência dos Pequenos Cazumbás, uma vivência desenvolvida a partir das aulas de Teatro com crianças da Educação Infantil com idades entre 2 anos e 5 meses a 3 anos, com a finalidade de atuar na representação na festa junina da escola. O objetivo central foi conhecer, valorizar e expandir as manifestações artísticas e culturais do Maranhão, contribuindo para a preservação da cultura popular brasileira, especialmente aquela realizada com, para e pela primeira infância. Com essa atuação, a arte se revela de forma grandiosa, ecoando o potencial transformador do teatro e fazendo da infância uma revolução.
Práticas pedagógicas de Língua Inglesa no ensino-aprendizagem de educandos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Língua EstrangeiraEstudantes com síndrome de Down apresentam déficits intelectuais, de linguagem, de aprendizagem, além da dificuldade auditiva e fonológica, mas isso não significa que não consigam aprender. Apesar de tantas dificuldades no percurso acadêmico, eles têm direito à educação e ao aprendizado de uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar artigos que tratam da questão da prática pedagógica de Língua Inglesa para estudantes com síndrome de Down, para a compreensão de como é a síndrome nos estudantes e as dificuldades que eles carregam para aprender uma língua, e como o professor pode ajudá-los na aprendizagem.
O ensino de Ciências na perspectiva inclusiva: relato de experiência em turma dos anos finais do Ensino Fundamental
Educação Especial e InclusivaEste artigo faz um relato de experiência cujo objetivo é descrever a utilização de atividades inclusivas (AI) no ensino de Ciências para a aprendizagem de todos os alunos, com e sem deficiência, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao investigar um cenário específico, aplicamos duas atividades na turma, na qual há uma aluna com síndrome de Down. Os resultados evidenciaram que a inclusão de alunos com deficiência na sala comum propõe o repensar da prática pedagógica. Nesse sentido, o professor que ensina Ciências procura diferentes estratégias adaptadas às especificidades dos seus alunos.
Um olhar sobre o letramento digital do Novo Ensino Médio no interior do Amazonas
Outras Mais EspecíficasEste artigo descreve as práticas de letramento digital entre estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no Amazonas. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com aplicação de questionário sobre acesso, uso da internet, tempo de conexão e interesses. Considerando teorias discursivas e estudos de letramentos, os resultados apontam baixa adesão ao uso investigativo da rede, limitando-se às mídias locais, necessitando promover novas abordagens de competência digital capazes de empoderar criticamente os indivíduos na transformação social.
A recuperação de áreas degradadas como ferramenta de campo na Educação Básica
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaEste trabalho consiste em relatar uma experiência de trabalho de campo/estudo do meio realizado com alunos do 7º ano de uma escola municipal de Magé/RJ. O objetivo é o reflorestamento de uma encosta degradada com espécies endêmicas nas imediações da escola. A visitação proporcionou a verificação de conceitos e teorias trabalhadas em sala de aula, com o reconhecimento do terreno, a viabilidade da execução e o estímulo ao grupo. O trabalho exalta o sentimento de pertencimento, a solução de problemas, o cuidado e a possibilidade de se reconhecer os agentes transformadores do lugar, promovendo o protagonismo juvenil.