Biblioteca
Filtrar os artigos
Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar
História, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo corresponde a uma inquietação: o que ensinar no ensino remoto? A pandemia do coronavírus alterou as formas e os formatos das relações educacionais e, com isso, os processos de aprendizagem sofreram grande impacto com a falta de compreensão sobre o novo contexto em que a escola foi inserida. Do ponto de vista do ensino de História, buscamos neste trabalho apresentar um breve panorama de como as instituições escolares se posicionaram durante a pandemia (até esse momento) e, a partir da análise dos pareceres do Ministério da Educação, problematizamos as condições às quais a formação escolar foi submetida e o esvaziamento do currículo de História.
Impasses na aplicabilidade e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica: uma revisão qualiquantitativa das produções científicas brasileiras
AvaliaçãoO artigo focaliza os obstáculos na aplicação e contribuições da avaliação formativa na Educação Básica. Propõe-se investigar o que as pesquisas empíricas têm revelado sobre as dificuldades que os professores encontram para efetivar uma avaliação formativa na sala de aula e quais as contribuições desta avaliação para a prática pedagógica do professor e o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Foram analisadas quatorze pesquisas, que apontaram o excesso de alunos na sala de aula, escassez de tempo por parte do professor, ausência de formação continuada, desconhecimento acerca do termo avaliação como empecilhos para efetivar a avaliação formativa na sala de aula.
Os desafios do ensino híbrido no ensino remoto
Formação de ProfessoresEste artigo descreve uma experiência na aplicação da metodologia Peer Instruction. O estudo foi desenvolvido no ano de 2020 com professores da rede pública estadual de Santa Catarina, no município de Curitibanos. O objetivo foi oportunizar vivências relacionadas a metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que parte do corpo docente busca conhecer e usar novas metodologias e tecnologias com a intenção de superar o distanciamento social, ressignificando as aulas online. A experiência de aplicar a metodologia possibilitou aos participantes conhecer e vivenciar a metodologia Peer Instruction como possibilidade para mediar o acesso dos alunos ao conhecimento de forma ativa.
Uno Celular: uma proposta de atividade de revisão dos conceitos da Biologia Celular
Saúde, Biologia e Biociências, Avaliação e Vivências de Sala de AulaO processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno. Os jogos lúdicos são grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem, por trazerem inúmeras contribuições. Pensando nisso objetivou-se a adaptação do tradicional jogo Uno ao conteúdo de Biologia Celular com a proposta de oferecer aos alunos melhor entendimento dos conceitos, possibilitando uma atividade lúdica de revisão e maior interação entre os alunos e com o docente.
Uma criança autista na creche: acolhimentos, possibilidades e reflexões!
Educação InfantilO presente artigo tem o objetivo de oferecer subsídios para reflexões a respeito do atendimento educacional de uma criança autista em creche. Baseado em estudo de caso, subsidiado por referenciais teóricos de autores da área, como Ambrós, Mantoan, Moreira e outros, e em legislações sobre o tema, buscamos refletir sobre o atendimento ofertado, dadas as especificidades educacionais de crianças autistas, especialmente no ambiente de creche. Nossas conclusões parciais apontam que ainda resta um caminho a ser percorrido para que se efetive o atendimento educacional preconizado nas legislações vigentes, mas que, ainda assim, foi possível constatar avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança autista no contexto da creche.
A importância do ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de AulaA Educação de Jovens e Adultos é compreendida por atender pessoas que não frequentaram as instituições escolares na idade apropriada; é fruto dos movimentos sociais da educação popular. O ensino de Ciências na EJA possibilita aos sujeitos viver na prática o conhecimento cientifico e experiências cotidianas a partir do meio social no qual estão inseridos e sua relação com os seres vivos e o meio ambiente. O estudo objetivou conhecer o ensino de Ciências na EJA. Para o levantamento dos dados, adotou-se pesquisa qualitativa de revisão integrativa da literatura, do tipo bibliográfica. Foram considerados para a análise seis artigos que estão diretamente relacionados com o ensino de Ciências na EJA.
Terrário de samambaias: análise do desenvolvimento da planta e do ciclo da água
Ecologia e Meio Ambiente e Educação a DistânciaAlém de espécie pioneira, a samambaia é responsável pela nutrição do solo e pelo surgimento de seres. Por sua importância ecológica, este projeto traz a montagem de terrários, suas funcionalidades e necessidades. O estudo tem o objetivo de discutir o ciclo da água, relações abióticas e a importância ecológica da samambaia. A metodologia selecionada foi um modelo didático que reproduzisse a realidade. O período de análise foi de 38 dias, capturando fotos e observando o ciclo da água. O intuito é representar o ecossistema natural, concluindo que o terrário é uma ótima proposta de aprendizado, até mesmo em pandemia.
Educação Infantil de modo remoto? Como assim?
Educação InfantilEste texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.
A retórica da “modernização” na formação docente
Avaliação, Formação de Professores e Política EducacionalEste texto foca na centralidade dos discursos da modernização que são influenciados por agências multilaterais para formação docente. Nesta perspectiva, tem como objetivo refletir e alertar pesquisadores da educação sobre a retórica que vem delineando a atuação dos docentes. Referenciamo-nos, especialmente, em Duarte, Ball, Shiroma, Freitas, Oliveira e Laval, entre outros pesquisadores que alertam para o fato de que esses discursos produzem a desvalorização, pragmatismo e desintelectualização da formação inicial e continuada do docente.
Análise do foco narrativo em "Ópera dos Mortos": uma contribuição com a prática docente de Literatura Brasileira no Ensino Médio
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho propõe analisar o foco narrativo em Ópera dos Mortos, para captar os fluxos de consciência das personagens principais e identificar seus dramas internos. O estudo levou à constatação de que o uso do recurso da introspecção pelo narrador nos pensamentos e sentimentos das personagens se justifica pelo seu propósito de convencimento acerca da sua perspectiva sobre a história, revelando-se onisciente múltiplo seletivo. Esse recurso possibilita o conhecimento do homem psicológico e emocional que vive nas pessoas submetidas às mesmas condições de vida das personagens retratadas no romance, contribuindo para o amadurecimento da visão do leitor acerca de diversos aspectos da existência humana.