Biblioteca
Filtrar os artigos
Verdade ou mentira? O papel do conhecimento científico em um contexto interdisciplinar
Vivências de Sala de AulaO presente relato de experiência apresenta trabalho junto a educandos do 8° ano de uma escola pública de Minas Gerais para tratar dos conhecimentos básicos para o reconhecimento de informações divulgadas nos meios midiáticos. A atividade interdisciplinar foi desenvolvida em quatro aulas, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências com foco na pandemia da covid-19. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de cultura digital e promoveram uma reflexão acerca das causas e consequências na propagação de fake news.
Resenha do artigo “A aquisição da escrita: teoria, reflexão e aplicação”
Educação Infantil, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaNo artigo, Vânia Cristina Casseb-Galvão trata da aquisição da linguagem escrita por uma perspectiva que considera a trilogia “teoria, reflexão e aplicação” inerente ao processo ensino-aprendizagem da língua escrita, tanto no que se refere às práticas do alfabetizando quanto no que diz respeito às do alfabetizador. A relevância desse texto reside não somente na consideração sobre o processo que ocorre no aluno para aquisição da escrita, mas também sobre a imprescindível ocorrência desse processo no professor para que leve o estudante à efetivação de tal aquisição.
Ensino de Geografia e Educação Ambiental crítica: aportes para a (re)construção do conceito de natureza em sala de aula
GeografiaDe que maneira a representação e noção predominante de natureza tem sido evocada por professoras e professores da Educação Básica no processo de mediação do ensino-aprendizagem? A (re)construção do conceito de natureza a partir da Geografia escolar consiste no objeto de estudo deste artigo, que busca realizar um diálogo com a Educação Ambiental crítica para extrair aportes que contribuam para a compreensão da relação sociedade-natureza superando a concepção dualista, responsável pela disjunção que se perpetua, inclusive no interior da Geografia, desfavorecendo a construção de objetos do conhecimento híbridos.
O enfoque da memória e identidade no ensino de História
Antropologia, História, História da Educação e Vivências de Sala de AulaFace às aprendizagens encontradas no âmbito da sala de aula, ao perceber a disciplina História como construtora de cidadãos e estudantes como participantes da construção da História, este trabalho analisa a importância do desenvolvimento da disciplina, fazendo uso da experiência cotidiana, memória e identidade, observando como o professor atua na aplicabilidade dos conceitos estudados e o desenvolvimento no seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é compreender a memória, a identidade e o ensino na disciplina de História, pesquisando fontes documentais e entrevistas semiestruturadas.
As concepções de linguagem e seu impacto no ensino de Ciências
ComunicaçãoEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente em Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções, e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas de Ciências pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, o trabalho do professor. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo investigar a concepção de língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.
A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de AulaA utilização de jogos pedagógicos é um recurso importante para que as aulas de Matemática sejam mais dinâmicas e atrativas. O trabalho tem como objetivo geral apresentar o emprego de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. O tipo de pesquisa utilizada foi a exploratória, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a documentação indireta; a análise dos dados e informações foi qualitativa. Foram abordados os desafios no ensino da Matemática, a abordagem de jogos como recursos didáticos e alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados.
O ensino-aprendizagem de escrita por meio do gênero discursivo crônica: análise de textos de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa e LiteraturaA crônica é um gênero discursivo bastante utilizado nas aulas de Língua Portuguesa por ser mais curta e por ter caráter humorístico e crítico. Esse gênero materializa discursos sociais e ideologias dos mais variados campos da atividade humana. Reconhecendo esses aspectos, selecionamos a crônica “Piscina”, de Fernando Sabino, para trabalhar com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionamos esse texto porque trata de um contexto desfavorecido economicamente e negligenciado pelas classes dominantes, a favela, e reproduz ideologias sobre as condições socioeconômicas das pessoas que vivem nesse ambiente.
Os dois Joões
Cidadania e ComportamentoNesta crônica bem-humorada, passeamos pela história de dois Joões, um “chato” e o outro não; moravam na mesma rua e marcaram suas trajetórias de vida por comportamentos bastante distintos e situações surpreendentes. Suas histórias, porém, se entrecruzam sob o olhar do autor, revelando uma inesperada sabedoria que se aplica a todos nós, envolvendo comportamento humano e ética dos costumes. Uma forma de perceber que, por trás de uma atitude ou de um modo de ser, estão histórias de vida.
Inovação na Educação Infantil tendo como foco a aprendizagem baseada no ensino híbrido
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo objetiva proporcionar aos professores conhecimento teórico e prático a respeito do ensino híbrido, principalmente sobre Rotação por Estações, com estratégias e metodologias que podem ser implantadas em sala de aula. O ensino híbrido, que de forma simplificada é a mescla do ensino presencial aliado às tecnologias e aos recursos do ensino a distância, proporciona aos professores e às crianças uma nova forma de ensinar e aprender; aliando conhecimento, discussões e uso de tecnologias, permite que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e que os professores sejam mediadores desse processo.
O uso do laboratório no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas
Matemática e Vivências de Sala de AulaConstituído por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, este trabalho tem por objetivo analisar os obstáculos e possibilidades enfrentados pelos professores para a realização das práticas laboratoriais no ensino da Matemática, enfatizar a importância do uso desses laboratórios, os principais desafios e os fatores limitantes que impossibilitam a utilização de tais práticas no ensino da disciplina. Neste trabalho, identificou-se a falta de laboratórios de Matemática, de espaços físicos, de materiais didáticos, de formação continuada de professores e o número de alunos por sala de aula, dentre outros.