Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Educação Indígena: experiências com crianças Guarani no cotidiano de uma escola em Aracruz/ES
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta partes de um projeto de pesquisa em andamento, Infâncias Guarani da Terra Sem Males em Aldeias Indígenas de Aracruz/ES, que investiga as infâncias vividas no entorno escolar das aldeias indígenas de Aracruz, com a participação de estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Configura-se no cenário de escolas indígenas e nas possibilidades de um encontro com o devir de infâncias Guarani, apontando para as experiências, os mitos, as lendas, as vivências, as brincadeiras, os artefatos, os acontecimentos, o modo de vida Guarani.

Experiências com leitura e escrita no contexto da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto traz amostra de propostas de atividades que ocorreram por meio da Pedagogia de Projetos e proporcionaram que minha turma de pré-escola, através das diferentes linguagens, pudesse experimentar a leitura e a escrita de diversos tipos de texto em situações cotidianas. Essas atividades foram vivenciadas pelas crianças da turma e por mim, sua professora, em um espaço de desenvolvimento infantil numa escola pública na Zona Norte do Rio de Janeiro, na região entre as comunidades do Jacaré e de Manguinhos. As situações apresentadas foram a forma pela qual fiz observações para pesquisar sobre leitura e escrita na Educação Infantil.

A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de um estudante com síndrome de Down matriculado numa escola técnica pertencente à rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a análise de dados, relacionando-os aos referenciais teóricos de D. W. Winnicott, Geada e Mantoan, junto às entrevistas realizadas com profissionais da instituição. O artigo conclui que os profissionais, ainda que caminhando para uma efetiva inclusão escolar, buscam instaurar um ambiente bom, com práticas educacionais afetivas, marcando positivamente a trajetória estudantil.

A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso
Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos matriculados no 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo. À investigação da natureza pretendida interessou avaliar a compreensão da leitura dos alunos, saber se, no processo de inferência de sentido do texto lacunado, ocorre a mobilização de outras classes gramaticais armazenadas na memória dos educandos e constatar se a posição sintática das palavras no texto interfere na inferência de sentidos. Foi calculada a frequência das palavras que foram usadas, comparando-as com as do texto original.

Como se desenvolve o humano?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo traz uma entrevista com Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Andrade, psicóloga que compõe a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Aldeias Altas/MA. Nessa entrevista, foi discutido um assunto que, se não é, deveria ser do interesse de todos os professores: o desenvolvimento humano – tema que costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles(as) docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que foi trabalhado ao realizar o estágio de Supervisão Escolar numa instituição pública de ensino da cidade.

Do conceitual à prática: Pibid de Educação Física
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O presente estudo diz respeito a experiências de aula de ginástica aplicada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) no ano de 2019. O objetivo deste trabalho é relatar uma das experiências vivenciadas pelos acadêmicos participantes do projeto e expor como o Pibid pode auxiliar na formação profissional. É possível concluir que o Pibid influencia de forma direta a formação acadêmica dos bolsistas, pois foi possível lidar com turmas de estudantes, retirando o receio de lecionar.

Praticando a Lei nº 11.645/08: o uso da lenda das Cataratas do Iguaçu em contexto interdisciplinar
Sociologia e Vivências de Sala de Aula

Atender à Lei nº 11.645/08 de forma interdisciplinar, abarcando diferentes habilidades e competências, a fim de transpor as barreiras do saber, é ainda um desafio para os docentes. Entretanto, isso pode ser feito respeitando as formas de aprendizagem e criando uma atmosfera repleta de alegria e pertencimento. As práticas interdisciplinares permitem que sejam executadas atividades que trazem um saber associado a uma experienciação, com muito sucesso e ganho real de conhecimento. No percurso da atividade, todas as atividades foram vivenciadas de forma bastante criativa.

Como os professores aprendem numa sociedade digitalizada e conectada?
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Neste artigo, aprofundaremos a opinião de 300 docentes que procuraram capacitação em cursos de extensão on-line oferecidos pela Fundação Cecierj entre 2017 e 2018. Os docentes atuavam em diferentes segmentos de ensino, ministrando aulas em disciplinas das áreas de Ciências, Biologia, Física, Química e Geografia, em letramento científico. Para saber qual a expectativa em relação ao curso, distribuímos um questionário on-line com perguntas de múltipla escolha. Surpreendentemente, dentre todas as opções, o levantamento de respostas demonstrou uma tendência motivacional importante pela troca entre pares.

O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio
Matemática

Este trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.

Gibis no ensino: uma proposta de aprendizagem lúdica e interdisciplinar
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A licenciatura em Ciências Biológicas concentra-se nos saberes pedagógicos e interdisciplinares, de modo que futuros professores possam desenvolver práticas pedagógicas com mais autenticidade. O objetivo do estudo é relatar a experiência desenvolvida na disciplina Leitura e Produção de Imagem, do curso de Ciências Biológicas da UNEB, a partir da confecção de gibis temáticos como estímulo à leitura, à escrita e à criatividade. Partiu-se do seguinte questionamento: o que há por trás do imaginário de alunos novatos e veteranos na confecção de gibis temáticos? As temáticas envolvem Educação Ambiental e meio ambiente.