Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas
História

O artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social.

Educação de qualidade: o quarto objetivo da Agenda 2030 como orientador de ações e práticas sustentáveis
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este estudo se refere ao quarto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O objetivo foi investigar ações e práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação Básica em uma escola pública de Lavras/MG. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, documental e exploratório, com base na técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram relações com documentos educacionais vigentes e a ausência de políticas públicas específicas acerca da temática, conforme os relatos dos professores.

Reflexão sobre educação de Ciências e Biologia: da monografia Projeto Corpo Humano a seis anos de prática docente
Saúde, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O trabalho busca a construção didática de uma temática transversal acerca do corpo humano que mobilize licenciados de Ciências Biológicas da UFF. O material didático O Corpo Humano em Caixas é composto de vídeos e roteiros de análises atrelados à saúde, à sociedade e à cultura. Partimos de quatro categorias: o meio ambiente e os animais humanos e não humanos; respostas aos preconceitos; os direitos humanos; o gênero e a sexualidade. Por fim, apresentamos a percepção da autora sobre o tratamento da temática em 2018 (após a sua formatura) até 2024, já com seis anos de prática docente.

Ressignificação de objetos: uma proposta de aula de Arte
Vivências de Sala de Aula e Artes Plásticas

O presente relato de experiência contempla uma proposta de aula de Arte em que os alunos experimentaram modificar um objeto do cotidiano deles (xícaras) e lhe dar um novo significado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Nelz (CAIC), localizada no município de Gramado/RS, no segundo semestre de 2023. Essa atividade promoveu a criatividade e a expressão individual e estimulou o pensamento crítico e a reflexão acerca de questões importantes da vida contemporânea.

Inclusão e tecnologia na Educação do Campo – uma experiência nas escolas das ilhas de Paranaguá/PR
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Promover a inclusão de estudantes autistas em escolas do campo pode ser uma tarefa desafiadora em vista das características desse contexto de ensino. Discute-se aqui a relação entre inclusão e Educação no Campo com o uso de recursos tecnológicos. A informatização dos processos de ensino expôs a dificuldade dos educadores de incluir estudantes autistas em atividades centradas no uso de recursos digitais. Identifica-se a necessidade de oferecer capacitação aos profissionais de ensino e recursos pedagógicos voltados para a efetiva utilização do equipamento digital disponibilizado.

Aplicação de produtos de divulgação científica na educação formal: análise de percurso formativo utilizando o jogo Ciência e Sustentabilidade
Biologia e Biociências

O conceito de sustentabilidade é constantemente abordado no ambiente escolar, porém ainda é um grande desafio motivar as novas gerações para práticas cidadãs conscientes. A Educação Ambiental e a Educação Científica representam elementos essenciais para a conscientização dos jovens sobre seu papel na sociedade. Observamos o nível de conhecimento prévio de estudantes do 8º ano de uma escola pública carioca acerca do conceito de sustentabilidade e o efeito da utilização de produtos de divulgação científica no processo educativo.

Um conto, nós contamos: um relato de experiência com a literatura infantil desenvolvendo a oralidade através da linguagem audiovisual
Vivências de Sala de Aula

A oralidade é uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano e suas práticas sociais. Este trabalho objetiva desenvolver a oralidade a partir de situações de aprendizagens com a literatura, utilizando o gênero contos de fadas e a linguagem audiovisual. O relato apresenta uma sequência didática vivenciada com alunos do Ensino Fundamental I, contemplada em três momentos de atividades baseadas na leitura em andaimes – pré-leitura leitura e pós-leitura. Como aporte teórico utilizamos Graves e Graves, Zabala, Bakhtin e Vygotsky, com apoio da BNCC.

Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação Física

Este artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.

Aprendizagem Baseada em Problemas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades de ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que visa ao pleno desenvolvimento de conceitos, de procedimentos e de atitudes dos discentes por meio de trabalhos colaborativos. Este artigo objetiva apresentar possibilidades e práticas de ensino de Matemática entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, comparando a metodologia com métodos tradicionais para avaliar sua eficácia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa, que busca identificar as mudanças ocorridas na aprendizagem com a aplicação dessa metodologia ativa no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal.

Trabalhando as Ciências Humanas no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Este estudo investiga o ensino das Ciências Humanas no contexto do atendimento educacional especializado em Libras para um aluno surdo em uma escola municipal de Uberlândia/MG; descreve estratégias de ensino atualizadas para alunos fluentes em Libras, fundamentado em conceitos como Pedagogia Visual, identidade e cultura surdas, ensino de Libras, AEE, diretrizes municipais e BNCC. Assim, utilizam-se abordagens qualitativas, como: observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacam o impacto positivo do enfoque na identidade e na cultura surda, com o aluno demonstrando maior interesse, motivação e compreensão das temáticas.