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Oficinas pedagógicas como práticas agroecológicas
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo tem por objetivo avaliar a potencialidade da oficina pedagógica como estratégia de ensino-aprendizagem em relação às práticas agroecológicas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, principalmente em artigos científicos. Os resultados obtidos mostram que as práticas utilizadas nas oficinas promovem importantes ações de satisfação, reflexão, sensibilização e conscientização a respeito da importância da Agroecologia. As oficinas pedagógicas agroecológicas incentivam os participantes a se reconectar com a natureza e a compreenderem a importância de preservar e respeitar os ecossistemas.

Experiências no estágio curricular em Geografia: desenvolvimento de oficina pedagógica para criação de jogos com alunos do Ensino Médio
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências oriundas do desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada para a criação de jogos educativos com alunos do Ensino Médio realizada durante o estágio curricular supervisionado em Geografia. A metodologia seguiu as três etapas propostas por Ribeiro e Silva para a construção dessas oficinas; os resultados demonstraram aumento significativo no engajamento dos alunos e na assimilação dos conteúdos geográficos. Conclui-se que a oficina pedagógica facilitou um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo.

A gamificação como estratégia de ancoragem de conceitos científicos nos anos iniciais da Educação Básica
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho traz o relato de uma experiência que verifica se a gamificação contribui para a compreensão mais sólida de conceitos científicos por parte das crianças. A temática foi uso consciente da água, com duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, com apenas uma delas trabalhando o tema com gamificação. Após a conclusão, aplicamos um questionário avaliativo baseado nas competências e habilidades da BNCC e nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Como resultado, identificamos que a turma com a gamificação obteve pontuação estatisticamente mais significativa, se comparada à outra.

Vivendo o ensino remoto
Filosofia, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este artigo, com base em relato de experiência, apresenta os desafios trazidos pela emergência da covid-19 no que diz respeito à comunicação feita entre estudantes e professores utilizando os aplicativos disponíveis. É importante perceber que problemas já existentes na Educação se aprofundaram no período, intensificando as desigualdades do sistema educacional brasileiro a partir do isolamento social. O novo desafio docente foi aprender, em curto espaço de tempo, a manusear novas ferramentas digitais, reflexão a respeito da qual nos debruçamos, observando seus aspectos positivos e negativos.

Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental
Botânica e Vivências de Sala de Aula

Este estudo explora o impacto da fotografia na melhoria do ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, uma área frequentemente pouco trabalhada nessa etapa educacional. Utilizando a Semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas, o trabalho analisa as descrições dos alunos sobre as imagens. Com a proposta de uma atividade prática, culminando em exposição fotográfica e empregando pesquisa-ação como metodologia, o estudo eleva os alunos à posição de participantes ativos. Este trabalho é um avanço na compreensão de como métodos visuais podem tornar o ensino mais envolvente e eficaz.

História da Educação brasileira: desigualdade social e qualidade de ensino
História da Educação

Esta pesquisa analisa a História da Educação brasileira sob o prisma da perpetuação da desigualdade social no Brasil e a busca pela qualidade da educação para todos. Para tanto, buscou no Portal de Periódicos da Capes pesquisas que contribuam para compreender a temática. Os resultados indicam que o ensino ministrado nas escolas públicas apresenta dualidade estrutural ao se delinear uma educação diferenciada de acordo com a classe social daqueles que frequentam a escola. No entanto, é preciso continuar a luta para que a escola cumpra sua função social, promovendo formação cultural e científica de qualidade.

Experiência da prática de ensino a partir da metodologia por projeto de trabalho
Vivências de Sala de Aula

O texto aborda questões sobre a experiência de prática de ensino relacionadas às atividades no estágio supervisionado. Os aspectos centrais da discussão se fazem a partir da experiência do estágio em uma turma nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na metodologia por projeto de trabalho, que permitiu desenvolver uma prática de ensino com as crianças que favoreceu o trabalho em grupos cooperativos. Como professoras, criamos condições para que as crianças experimentassem diferentes estratégias de aprendizagem, tornando o ensino mais ativo e significativo para todos.

A contribuição do jogo para a alfabetização
Formação de Professores

Este artigo traz reflexões sobre o uso de jogos dirigidos na alfabetização, com exemplos de como inseri-los na sala de aula, levando em conta as especificidades dos alunos, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com pesquisadores do tema e documentos norteadores da educação. Foi possível compreender a importância didática do jogo, principalmente com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem; identificamos o valor da formação continuada, em que os professores possam trocar experiências e aprender como trabalhar com a ludicidade para melhorar sua prática.

Proposta de modelo de curadoria de recursos educacionais digitais para utilização na Educação Básica: uma perspectiva antirracista
Formação de Professores

A efetiva implementação de uma educação antirracista no Ensino Básico ainda é uma necessidade e uma questão relevante na área da Educação. Assim, este artigo tem como objetivo definir critérios para escolher, criar ou adaptar recursos educacionais digitais (RED) a fim de implementar uma educação antirracista. Para tal, foram realizadas revisão de literatura e análise documental. As análises responderam à questão norteadora desta pesquisa; os RED são uma possibilidade real de material pedagógico em prol de uma educação antirracista, mas sua utilização e adaptação depende da curadoria do professor ou professora.

Como educar seres livres?
Filosofia, História da Educação e Política Cultural

Este texto fala dos procedimentos educacionais numa sociedade. A eficácia pedagógica é essencial para capacitar a sociedade diante dos desafios. Com a crescente valorização da liberdade individual, os requisitos educacionais perderam relevância. Reconhecer a liberdade dos indivíduos é fundamental, tornando a educação uma prática condicionada por isso. Essa abordagem é significativa dentro de uma configuração cultural democrática, na qual a educação precisa se adaptar a novas funções para garantir a liberdade. Não é apenas transmitir funções sociais ou mediar diferentes esferas, mas enfrentar os desafios relacionados à promoção da liberdade.