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O ensino da Educação Ambiental nos livros didáticos dos 6º e 7º anos de Teixeira de Freitas/BA: uma análise comparativa com os pressupostos da BNCC
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Avaliação e Formação de Professores

Discute-se neste artigo a Educação Ambiental, considerando uma perspectiva educacional a partir da elaboração da BNCC e de seus desmembramentos nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental adotados pela rede municipal escolar de Teixeira de Freitas/BA. O trabalho analisa a presença da EA nos livros utilizados nos 6º e 7º anos, a fim de promover o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos no âmbito social e ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem de análise documental, comparando as orientações da BNCC e as propostas dos livros didáticos.

"Professora eu fiz o mundo": cartografia e criação infantil no currículo da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto problematiza como a experiência de criação do desenho potencializa a criação entre crianças e professores na pré-escola. O objetivo consiste em compreender quais enunciados, sentidos e aprendências são formulados sobre as potencialidades criadoras do desenho para uma aprendizagem inventiva entre crianças e docentes, no contexto de um centro municipal de Educação Infantil de Serra/ES, com crianças de cinco a seis anos. Como intercessores teóricos, Kastrup e Passos para pensar a cartografia; Kohan na conversa sobre infância; Bergson sobre a evolução criadora; e Dias com a formação inventiva de professores.

Letramento e alfabetização digital de professores do Ensino Fundamental: um diálogo entre educação midiática e as novas tecnologias
Formação de Professores

A importância da tecnologia dentro do processo de ensino-aprendizagem atualmente é inegável. A presença da educação midiática nas escolas e de professores letrados digitalmente é necessário e urgente. Esta pesquisa visa apresentar os resultados obtidos em uma formação continuada com dois grupos de professores na cidade do Rio de Janeiro/RJ e em Ouro Preto/MG. Foi elaborada uma sequência didática aplicada em cinco encontros utilizando ferramentas digitais associadas a conceitos de letramento digital e educação midiática. Ao final, observou-se o uso significativo de ferramentas digitais em sala de aula, conceitos e relatos nas práticas pedagógicas.

A sequência de Fibonacci e aplicações
Matemática

O presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.

Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino
Computação e Tecnologias

Tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais comuns em nossa rotina, desde atividades simples até as mais complexas. Ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, especialmente no contexto educacional. Nesse segmento, elas possuem o potencial de melhorar a qualidade do ensino, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível. O aluno que vive hoje em um mundo cercado de tecnologias pode ter na Realidade Virtual (RV) um meio que de forma multissensorial aumente o seu interesse e rendimento nas aulas. Recursos como a RV enriquecem o processo de ensino-aprendizagem quando bem articulados ao planejamento das aulas.

Reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma perspectiva a partir da Literatura Infantil
Educação Infantil, Folclore e Datas Importantes e Política Educacional

Este artigo apresenta discussão bibliográfica sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da perspectiva da Literatura Afro-Brasileira como forma de aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. A partir da implementação dessa lei, as escolas de Educação Básica assumiram a responsabilidade de reformular currículos e propor práticas pedagógicas voltadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É notória a dificuldade e/ou falta de formação por parte dos professores para a aplicabilidade do que está expresso na lei, e a Literatura Infantil se mostra uma potente ferramenta educativa.

A aprendizagem acerca da alimentação saudável e sustentabilidade nas aulas de Inglês por meio de encartes de supermercado
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O propósito deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ, como foi o processo de aprendizagem e como se deu a percepção dos alunos no decorrer das atividades. O projeto foi realizado em duas aulas de Língua Inglesa, identificadas como aula 1 e aula 2. Cada uma teve duração de 1 hora e 40 minutos. Ao final do projeto, foi possível observar que, embora os alunos não tenham como hábito a rotina de alimentação saudável, eles entendem a importância dela para que haja o bom funcionamento do corpo humano.

Educação Ambiental e o projeto político-pedagógico na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo objetiva discutir os resultados do levantamento qualitativo da presença da Educação Ambiental (EA) nos projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Assim, obteve-se como resultado: das 345 escolas da rede estadual, 41 não possuem nenhum dos termos selecionados em seus PPP; 304 escolas mencionam algum dos termos: Meio Ambiente (339), Educação Ambiental (171), Sustentável (160), Sustentabilidade (134) e Socioambiental (82). Desse modo, ambos os documentos apresentam propostas pouco aprofundadas acerca da temática.

O uso de simuladores virtuais na Educação Básica para o ensino de Física no Brasil: uma revisão integrativa
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os simuladores virtuais são softwares que têm como objetivo reproduzir a realidade, permitindo a aprendizagem do usuário. Eles são um recurso tecnológico e didático utilizado pelo professor como estratégia para ensinar ciência de forma inovadora e interessante. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar e analisar artigos científicos relacionados ao uso de simuladores virtuais no ensino de Física na Educação Básica no Brasil. As pesquisas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SciELO, Holos, Repositório Institucional Unesp, Repositório Institucional UFRGS e Repositório Institucional IFPE.

Trajetória do município de Maricá na implementação do sistema de educação na perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Política Educacional

A história da Educação no Brasil foi marcada pela natureza excludente da escola. Propor uma educação pela perspectiva inclusiva ainda é um desafio para o sistema de ensino. Este estudo tem por objetivo identificar as ações de políticas públicas traçadas pelo município de Maricá a fim de garantir a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola regular. Temos como parâmetro a Lei Brasileira de Inclusão, a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação de Maricá. O método de pesquisa faz análise documental com estudo de caso em uma das unidades de ensino de Educação Infantil da rede.