Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Potencialidades da aula prática no ensino de Ciências: oficina sobre digestão de macronutrientes em uma turma de EJA
Vivências de Sala de Aula

As aulas práticas são consideradas estratégias oportunas para o ensino de Ciências, por promoverem a interação dos sujeitos com o fenômeno estudado. Realizou-se uma oficina prática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Salvador/BA. O objetivo deste trabalho é descrever essa oficina prática sobre o processo de digestão de macronutrientes realizada em turma do Tempo de Aprendizagem IV da EJA e discutir, com base nessa experiência, as potencialidades e os desafios do uso de atividades práticas no ensino de Ciências. A oficina teve participação ativa dos estudantes.

Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade.

Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
História, Formação de Professores, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Estudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.

Tecnologia e educação: a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem por objetivo observar e analisar a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora da aprendizagem no período da pandemia da covid-19. A pesquisa consiste em pensar a ferramenta para o ensino de aulas remotas por meio das tecnologias digitais e apresentar a metodologia de forma expositiva-qualitativa, por métodos de observação e análises com base em pesquisas em sites, reportagens, notícias e artigos relacionados ao tema e com embasamento teórico de pesquisadores da área da linguagem, tecnologia e Educação, como Braga, Lévy, Rojo, Cordeiro e Castilho, entre outros.

Liderança empreendedora como fator de melhoria na gestão escolar
Instituição Escola e Política Educacional

O empreendedorismo é mais do que apenas abrir um negócio; tem sido estudado e analisado em diversas áreas, inclusive na educação. A educação empreendedora envolve um processo de reflexão e conscientização que visa transformar experiência e conhecimento em aprendizado para formar pessoas e líderes inovadores, conscientes e éticos. A educação para o empreendedorismo estimula o desenvolvimento de competências com um processo de aprendizagem contínua que forma indivíduos que saibam observar, avaliar e tomar decisões e comecem a agir positivamente, tornando-se agente de mudança.

O uso de jogos da plataforma Nearpod em aulas assíncronas de Matemática no 1º ano do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula

Deseja-se mostrar que os jogos digitais durante o ensino remoto funcionam como ferramenta didática complementar para o ensino da Matemática no contexto deste trabalho no conteúdo de conjuntos e função do 1º grau. A plataforma Nearpod foi utilizada para a elaboração dos jogos em atividades assíncronas nas turmas do 1º ano do Ensino Médio integrado ao técnico do IFBA, Câmpus Salvador, durante o Programa de Residência Pedagógica. Os jogos digitais conseguem trabalhar os conteúdos de forma diferente da passada na sala de aula, com um olhar para a ludicidade, além de dar um retorno mais diagnóstico sobre cada aluno.

Reflexões sobre a utilização de recursos pedagógicos no ensino de Embriologia no estágio supervisionado
Biologia e Biociências, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este trabalho relata a experiência vivenciada na aplicação de uma sequência didática de Embriologia, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, durante a graduação. O principal objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão de conceitos e processos embrionários com o uso de recursos pedagógicos. As atividades foram desenvolvidas com 19 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada no município de Tucuruí/PA. A metodologia ocorreu por meio do jogo denominado Trilha Embriológica e a confecção de modelos didáticos sobre as fases embrionárias.

A pesquisa como via metodológica de ensino-aprendizagem – fragilidades e fortalezas na perspectiva dos discentes
Vivências de Sala de Aula

O ato de pesquisar é estratégico para que alunos aprendam de forma autônoma e critica. Este trabalho foi elaborado com pesquisas bibliográficas e aplicação de formulário com questões abertas e fechadas, tendo como colaboradores discentes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso - Câmpus São Vicente. Os resultados da investigação se convertem em uma oportunidade para reflexão sobre a necessidade de uma nova prática pedagógica, fundamentada na pesquisa enquanto estratégia metodológica de ensino e na busca de uma educação efetivamente emancipadora.

Educação Indígena: experiências com crianças Guarani no cotidiano de uma escola em Aracruz/ES
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta partes de um projeto de pesquisa em andamento, Infâncias Guarani da Terra Sem Males em Aldeias Indígenas de Aracruz/ES, que investiga as infâncias vividas no entorno escolar das aldeias indígenas de Aracruz, com a participação de estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Configura-se no cenário de escolas indígenas e nas possibilidades de um encontro com o devir de infâncias Guarani, apontando para as experiências, os mitos, as lendas, as vivências, as brincadeiras, os artefatos, os acontecimentos, o modo de vida Guarani.

Experiências com leitura e escrita no contexto da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto traz amostra de propostas de atividades que ocorreram por meio da Pedagogia de Projetos e proporcionaram que minha turma de pré-escola, através das diferentes linguagens, pudesse experimentar a leitura e a escrita de diversos tipos de texto em situações cotidianas. Essas atividades foram vivenciadas pelas crianças da turma e por mim, sua professora, em um espaço de desenvolvimento infantil numa escola pública na Zona Norte do Rio de Janeiro, na região entre as comunidades do Jacaré e de Manguinhos. As situações apresentadas foram a forma pela qual fiz observações para pesquisar sobre leitura e escrita na Educação Infantil.