Biblioteca
Filtrar os artigos
Atividade lúdica e experimental para a aprendizagem de Química no Ensino Fundamental II
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem como objetivo abordar metodologias ativas na aprendizagem de Química, por meio de uma sequência de atividades didáticas com metodologias diversificadas no conteúdo de Substâncias e Misturas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorreram na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP, em uma turma composta por 17 alunos. Foram empregados questionários pré-intervenção e pós-intervenção, aula teórica, jogo didático, experimentações e criação de filtro em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos melhoraram seus conhecimentos sobre aquele assunto.
O gênero como crítica à educação escolar
História, História da Educação e Instituição EscolaO presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.
Etnobotânica: resgatando memórias e fortalecendo a identidade da juventude rural por meio do uso de plantas medicinais e religiosas
Botânica e Ecologia e Meio AmbienteNeste trabalho, resgatam-se as memórias da abordagem etnobotânica acerca do uso de plantas medicinais e de seu uso religioso, a fim de que se compreenda como essas práticas contribuem para a construção da identidade da juventude rural ao conhecer a origem dos saberes e das práticas terapêuticas de plantas medicinais por moradores das comunidades rurais de Filadélfia/BA. A temática está inserida numa discussão que abrange modos de vida e religiosidade, numa diversidade própria, proporcionando a apropriação da diversidade botânica medicinal local no contato com pessoas mais velhas da comunidade.
Construção de conceitos geométricos usando o software GeoGebra: uma proposta para abordagem de semelhança de triângulos
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem por objetivo investigar o uso do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana Plana, mais especificamente no ensino de semelhança de triângulos, e discutir o uso de tal ferramenta em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma atividade com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio do município de Irati/PR utilizando aquele software a fim de propiciar a construção de conceitos ligados ao conteúdo de semelhança de triângulos. Constatou-se que a Matemática abordada de forma diferente despertou o interesse dos alunos e diferenciação na prática.
Do repolho ao coelho
Psicologia e Formação de ProfessoresApós produções científicas enfocarem apenas um ou outro processo que contribui e ou explica a aprendizagem, este artigo traça um panorama de concepções diversas de como o aprendizado ocorre, mas que, ao invés de concorrerem, complementam-se. Assim, considera-se como problemática a ser discutida a compreensão de como a aprendizagem se consolida e ou é favorecida, entendendo relações de esforços cognitivos e interativos eficazes para o processo de aprender. O presente texto divide-se em seções relacionadas a três vieses analíticos: fenotípicos, emocionais e de experienciações.
“E seu nome é Jonas” à luz da Educação e da Linguística
Educação Especial e Inclusiva e Cinema, Teatro e TVEsta é a resenha do filme E seu nome é Jonas, dirigido por Richard Michaels, de 1979. À luz da Educação e da Linguística, percebe-se que o filme é atual por abordar os desafios enfrentados por uma criança surda diante de uma comunidade linguística majoritária que tenta impor a ela a língua oral, quando a sua língua natural é a de sinais. Passando por isolamento social, desconhecimento por parte da família, abandono paterno e frustradas tentativas de oralização, somente quando a mãe percebe que existe uma forma diferente de se comunicar é que Jonas se desenvolve linguística, social e culturalmente no contato com seus pares surdos.
Mapeamento e análise da cultura organizacional: um instrumento prático para a gestão escolar
Instituição EscolaO presente trabalho discute a importância do mapeamento de traços da cultura organizacional, com base em autores da Administração e da Sociologia, como Hofstede, Hofstede e Minkov, Gerhardt e Silveira, e Hoy e Miskel. Esses autores apresentam a junção da perspectiva técnica da cultura organizacional e consideram as particularidades da escola. O estudo contribui com a proposição de um instrumento que abarca os conceitos abordados e apresenta uma forma prática e sistematizada de transformar os dados coletados em informação, propondo uma análise baseada na metodologia de satisfação do cliente.
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.
O que já foi publicado sobre oficina temática para o Ensino Fundamental
Formação de ProfessoresEste trabalho apresenta um panorama de pesquisas com oficinas temáticas para o Ensino Fundamental. É uma pesquisa de cunho bibliográfico que busca, no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira, usando operadores booleanos, aspas e AND, empregando as palavras-chave “oficinas temáticas” AND “ensino fundamental”. Os trabalhos localizados foram subdivididos em três categorias: Fundamental I, Fundamental II e Formação de Professores. Pode-se concluir que há temas relevantes para a formação integral dos educandos e há diversas possibilidades a serem exploradas.
Tempo, espaço e sujeito: tessituras da implementação de uma educação integral em tempo integral na Educação Infantil
Educação InfantilA escola é o espaço focal para assegurarmos o desenvolvimento integral do estudante. Tal proposta pedagógica busca articular os componentes curriculares e os campos integradores de forma a garantir ao estudante o seu direito de aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver. Este artigo objetiva compreender a perspectiva educativa da educação integral em tempo integral, colocando em discussão as diretrizes pedagógicas para sua implementação na Educação Infantil de uma rede pública de ensino. Os resultados apontam um longo caminho de discussões e possibilidades na implementação da proposta.