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O respeito às diferenças como princípio estruturante da prática pedagógica
Formação de Professores

Neste relato apresentamos a trajetória das alunas residentes e da professora preceptora, desde o planejamento até a execução de atividades em um projeto voltado ao combate ao bullying, com uma turma de 5º ano em uma escola de Ensino Fundamental de Sorocaba/SP, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Capes. A participação na elaboração do projeto Combatendo o Bullying, assim como a inserção na escola de Educação Básica, mostrou-se parte relevante da formação de futuros docentes, configurando o PRP como estratégia eficaz para a formação inicial de professores.

O livro didático e sua importância na educação antirracista
Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo deste artigo é discutir o papel do livro didático no desenvolvimento da educação antirracista, analisando seu uso em sala de aula e a importância da Lei nº 10.639/03. A educação antirracista orienta-se para práticas pedagógicas que valorizam a pluralidade, promovem a equidade e combatem a discriminação racial. Considerando que o livro didático é frequentemente o principal material utilizado em sala de aula e como referência pelos professores junto aos estudantes, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de fomentar o letramento racial crítico por meio da reflexão sobre as relações étnico-raciais presentes nos livros.

Cultura, comemorações e tecnologia: estratégias inovadoras para o ensino de Inglês em escolas municipais
Língua Estrangeira

Este trabalho discute o uso de aspectos culturais, datas comemorativas e tecnologia como estratégias para o ensino de Inglês a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em uma escola pública de Juiz de Fora/MG no primeiro trimestre de 2024. Embora o período de fim de ano coincida com férias escolares no Brasil, foi proposta uma tarefa semelhante às resoluções de Ano Novo para incentivar os alunos a se expressarem, o que ocorreu por meio de postagens no Padlet. Integrar cultura e sociedade ao ensino de Língua Estrangeira é fundamental, pois o idioma é uma prática social e a tecnologia enriquece o ensino.

Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.

A importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil
Psicologia, Sociologia, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Música

Ao abordar o tema da importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, procuramos demonstrar como é fundamental que a aprendizagem nessa fase seja realizada de maneira lúdica, dinâmica e satisfatória para as crianças. O interesse pela temática surgiu na disciplina Música e Educação do curso de licenciatura em Pedagogia. A partir dos estudos realizados, percebemos a relevância da música para a aprendizagem das crianças, o que despertou o interesse em pesquisar o assunto com enfoque na Educação Infantil, uma vez que esta desempenha papel significativo no desenvolvimento da criança.

Os recursos lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática
Matemática

Esta pesquisa é voltada para a diversificação das intervenções pedagógicas nas escolas, considerando a já existente deficiência no ensino de Matemática para crianças e adolescentes no sistema educacional brasileiro. Esse déficit acentuou-se durante a pandemia, pela dificuldade de manter o foco no conteúdo em ambiente virtual. Diversos autores defendem o uso de brincadeiras e elementos lúdicos como recurso para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, este trabalho sustenta que o uso do lúdico pode ser especialmente eficaz no ensino da Matemática.

As vivências de estudantes pretos e pardos diante do projeto sobre bullying na escola
Vivências de Sala de Aula

O presente relato descreve um projeto realizado em uma escola de Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, sobre bullying. O objetivo foi contextualizar os direitos das crianças, destacando a importância do respeito e apresentando os diferentes tipos de bullying. Durante as atividades, relatos dos alunos evidenciaram situações de racismo, apontando a necessidade de também tratar dessa questão. Há diferença entre bullying e racismo, e é importante contextualizar os temas de forma próxima da realidade dos alunos, valorizando suas experiências e promovendo conscientização e engajamento.

A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais
Língua Portuguesa e Literatura

Este texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula.

A Floresta: compreendendo a diversidade vegetal a partir de um jogo didático
Botânica

A Botânica é uma ciência ligada a diversas esferas da vida humana, como saúde, bem-estar e sustentabilidade do planeta; todavia, frequentemente os alunos relatam dificuldades e pouca afinidade com o tema. Para tornar a aprendizagem mais lúdica e interativa, desenvolveu-se o jogo A Floresta, que visa à aprendizagem sobre diversidade vegetal. Pode ser utilizado no modo básico ou com regras que permitem maior integração e competitividade. Com o jogo, os alunos respondem a perguntas de verdadeiro ou falso e interagem de modo competitivo e cooperativo, fortalecendo a retenção de informações e o entendimento dos conceitos botânicos.

Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino
Política Educacional

Este artigo examina as estratégias de permanência escolar no Ensino Médio público brasileiro, com foco em mitigar as severas consequências da evasão escolar para os adolescentes. A investigação enfatiza a importância de analisar o fenômeno da permanência escolar, considerando o papel crucial das políticas públicas e estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades da adolescência, um período de incertezas, mudanças de interesse e desafios de autoafirmação que frequentemente conduzem à desmotivação e ao baixo engajamento escolar. O objetivo foi examinar as estratégias implementadas por entidades públicas para promover a permanência dos alunos.