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Psicologia da Educação e tecnologia: relação entre a aprendizagem e as novas ferramentas de conhecimento
Computação e Tecnologias, Psicologia, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo investiga a intersecção entre a Psicologia da Educação e as novas tecnologias, enfatizando como essas ferramentas impactam os processos de aprendizagem. Com plataformas digitais, aplicativos educacionais e recursos interativos, a educação tem se transformado. O trabalho também analisa a exclusão digital nas escolas localizadas em áreas ribeirinhas e interioranas, destacando as desigualdades de acesso à tecnologia educacional e o impacto dessa tecnologia tanto para a aquisição de habilidades cognitivas como no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Prática pedagógica no contexto amazônico: sequência didática sobre o ensino de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaEste estudo relata a aplicação de uma sequência didática de Educação Ambiental realizada no âmbito do Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola pública de Tucuruí/PA. A pesquisa se justifica pela importância da interdisciplinaridade e de aulas temáticas para engajar os alunos. O objetivo foi integrar a temática da Educação Ambiental à realidade local, sensibilizando os estudantes e incentivando boas práticas ambientais. A abordagem envolveu 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio noturno. Os resultados destacam a importância de estudar a Educação Ambiental e a necessidade de um ensino contextualizado.
Breve reflexão acerca da Educação Ambiental escolar
Biologia e BiociênciasAs formas de conhecimento produzidas e acumuladas ao longo dos tempos são elementos cruciais para garantir a própria vida na Terra. Portanto, é de suma importância que sejam utilizadas as informações e os conhecimentos como veículos de manutenção do ambiente e de transformação de práticas que possam afetar o equilíbrio do planeta. Oferecer no espaço escolar uma Educação Ambiental que se apoie na corrente da ecoeducação e/ou na corrente crítica/emancipatória pode se configurar em uma importante possibilidade para alcançar a formação de consciências éticas e práticas transformadoras.
A importância da Literatura Indígena no currículo dos cursos de licenciatura em Letras
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalPara contribuir com práticas pedagógicas inclusivas, a decolonização do currículo deve ser feita na Educação Básica e no Ensino Superior. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica em Ações Afirmativas, que verificou, a partir da análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras ofertados em Goiânia/GO e que contribuem na formação de professores para a aplicabilidade da Lei n° 11.645/08, averiguando a presença da Literatura Indígena no currículo. O texto discute a importância de contextualizar a história a partir de um viés crítico para a desconstrução do estigma em relação ao indígena.
O sentido do aprender por meio das Artes: uma exposição virtual de mangá
Computação e Tecnologias, Artes Plásticas e Educação ArtísticaPercebendo as desigualdades sociais existentes, é clara a dificuldade dos estudantes de classes menos favorecidas para ter acesso a bens culturais. Este relato apresenta o desenvolvimento da exposição virtual “Mangá em Caxias”, que ocorreu na Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro do Pantanal, no município de Duque de Caxias/RJ. Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para a realização da exposição. Graças ao planejamento pedagógico, os diversos recursos têm condições de contribuir para que o professor proporcione aos seus estudantes uma aprendizagem duradoura e significativa.
A Matemática e o som
Matemática e MúsicaEste relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa.
Dez razões para se gostar de ler
Língua Portuguesa e LiteraturaO poema "Dez razões para se gostar de ler", de Denise da Silva Cunha, apresentado aqui, celebra e valoriza os muitos benefícios da leitura, destacando como ela enriquece a vida dos leitores de diversas maneiras. A leitura é apresentada como um meio de transporte para mundos maravilhosos, como uma amiga fiel que ajuda a esquecer problemas e a explorar lugares interessantes, entre outras possibilidades e inúmeras comparações com situações cotidianas e objetos comuns. Como conclusão, o poema reforça que a leitura é uma fonte inesgotável de luz, experiências, emoções e conhecimentos.
Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial
História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo analisa como as tecnologias da cultura africana e afrodescendente são apresentadas da perspectiva da decolonialidade, a fim de evocar saberes invisibilizados por uma ótica colonial. A questão principal se faz a partir do modo como o conceito de decolonialidade contribui para as discussões sobre a desconstrução da perspectiva eurocêntrica nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados destacam as contribuições científicas e tecnológicas dos povos africanos, reconhecendo e valorizando a sua produção cultural.
Projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.
Diferentes aspectos da adaptação curricular na inclusão educacional
Educação Especial e InclusivaO trabalho aborda aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão. Os fundamentos teóricos da Educação Inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam sustentar essa abordagem. Serão demonstrados alguns desafios da adaptação curricular, como individualização, recursos e tempo, adequação ao currículo padrão e avaliação do progresso. Apesar dos desafios, o processo inclusivo tem seus benefícios, pois promove a inclusão dos alunos na sala de aula, independentemente de suas habilidades ou características específicas, criando um ambiente diversificado e enriquecedor.