Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Interdisciplinaridade em pauta: um relato de vivência de Língua Inglesa e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

Este relato inter-relaciona a língua inglesa com as artes contemporâneas, no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo da abordagem CLIL implementada em uma escola da rede particular de Macaé/RJ e em consonância com a BNCC. Uma vez que as propostas desse paradigma contemplam o aprendizado integrado de conteúdo e língua, o estudo evidencia o envolvimento dos alunos em preparar seus projetos artísticos para uma exposição e um pequeno mural, onde alunos visitantes puderam registrar suas impressões e sentimentos a partir de uma frase motivadora em língua inglesa.

O processo de inclusão de jovens infratores no ambiente escolar contemporâneo
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo apresenta breve estudo sobre a inclusão de jovens infratores na instituição escolar. Na elaboração do estudo, registraram-se as opiniões de autores que debatem a temática. Por meio dessa abordagem, pretende-se chegar à compreensão e à distinção dos temas indisciplina e ato infracional. Após a elucidação dos termos, iniciamos um processo investigativo da proposição. O embasamento teórico ocorreu por meio do levantamento e da leitura da bibliografia relacionada ao tema. Inicialmente, o foco está atribuído às teorias comportamentalistas, enfatizando o contexto social, familiar e histórico, com a intenção de situar os alunos no ambiente escolar.

A influência das avaliações externas na rede pública estadual de Goiás: um olhar para o modelo de Ensino Médio em período integral
Avaliação

Este texto refere-se às avaliações externas nos centros de educação em período integral (CEPI) da rede estadual de educação em Goiás. Realizou-se a análise da influência de duas avaliações aplicadas pelo Governo Federal no Ensino Médio em uma escola que oferece a modalidade de ensino em tempo integral. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que contextualizam as avaliações externas, além da consulta a documentos normativos do trabalho escolar. Parte significativa do trabalho realizado no CEPI converge para contemplar os objetivos das avaliações externas problematizadas.

Mural flutuante como práxis pedagógica inclusiva na comemoração ao Dia das Mães
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Folclore e Datas Importantes

Este relato descreve a implementação de um “mural flutuante” como práxis pedagógica inclusiva durante a comemoração do Dia das Mães, destinado a discentes órfãos do Curso Normal de Formação de Professores em Nível Médio em escola situada na zona rural do Estado do Rio de Janeiro, fundamentada na disciplina Prática Pedagógica e Iniciação à Pesquisa (PPIP). Os discentes desenvolveram o mural para expressar sentimentos e gratidão para com seus cuidadores. A atividade promoveu reflexões socioemocionais, inclusivas e fortalecimento da autoestima dos estudantes. Os docentes observaram melhorias dos estudantes nas atividades educacionais.

A importância do computador como recurso pedagógico para crianças com paralisia cerebral
Computação e Tecnologias, Psicologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo faz levantamento bibliográfico para a compreensão do uso pedagógico do computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Assim, investigamos a tecnologia assistiva como recurso e técnica facilitadora do desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de trabalhar com jogos tecnológicos como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os autores que contribuíram para a discussão foram: Manzini, Baierle, Alves e Matsukura, Oliveira e Bogatschov e Galvão Filho. Observamos que, por meio do jogo, estimula-se a capacidade de aprendizagem, auxiliando no processo de inclusão da criança na sociedade.

TIC na educação para a construção do comum: a inclusão é um caminho sem volta
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino presencial, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre em sala de aula, e o ensino on-line. O domínio técnico das plataformas digitais nunca foi tão necessário para viabilizar o trabalho das instituições de ensino, o que requer dos professores formação continuada devido à exigência das mudanças abruptas em sua metodologia de ensino e em seu fazer pedagógico. O presente projeto objetivou aplicar os mais variados recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter os estudantes num contexto efetivo de aprendizagem conforme as reais necessidades.

Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.

Técnico e significativo: sobre metodologias ativas, seus benefícios e sua inserção no Ensino Técnico
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este artigo tem como pilar central uma reflexão, com base teórico-bibliográfica, sobre aprendizagem significativa e as metodologias ativas, as quais foram confrontadas com vivências de ensino técnico, que frequentemente é lembrado por seus alunos egressos pela frase “os professores sabem, mas não sabem ensinar”. Tendo em vista indícios de fragilidade didática no ensino técnico e a investigação das possibilidades de uso das metodologias ativas em contexto de ensino-aprendizagem, parte-se da questão: como o ensino técnico pode melhorar no campo da didática com o uso desses métodos?

Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
Filosofia e Sociologia

O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.

Funções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.