Biblioteca
Filtrar os artigos
O encontro das ações de decodificar, compreender e interpretar nos minilivros no Programa Alfa e Beto
Língua Portuguesa e LiteraturaTrês indagações nortearam este estudo: como a leitura é apresentada no Programa Alfa e Beto? Quais capacidades e níveis de leitura podem ser acessados nos minilivros? Quais são as contribuições do uso dos minilivros do Alfa e Beto para a construção do leitor? Este trabalho tem como objetivos verificar de que maneira a leitura é apresentada no Programa Alfa e Beto; identificar as capacidades e os níveis de leitura utilizados no programa; e analisar as contribuições dos minilivros do Alfa e Beto para a formação do leitor. Os resultados indicam que a leitura, no Programa Alfa e Beto, enfatiza capacidades de decodificação e de compreensão.
Poesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e MúsicaEste relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.
Metodologias ativas e o uso de ferramentas digitais no ensino: reflexões pedagógicas da aprendizagem
Avaliação e Instituição EscolaConsiderando que, atualmente, as pessoas permanecem constantemente conectadas ao mundo digital, esta pesquisa tem como objetivo investigar a importância do uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino, seja ele presencial ou a distância, bem como analisar as múltiplas possibilidades pedagógicas que promovem a inovação educacional e a autonomia estudantil. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, considerando os referenciais teóricos que possibilitam novas interpretações e ressignificações da necessária mediação docente.
As narrativas folclóricas amazônicas e o processo decolonial de aprendizagem da criança: estudo de caso no municipio de Santana/AP
Educação InfantilO artigo investigou a importância das narrativas culturais na construção literária de crianças na Educação Infantil no contexto amazônico de Santana/AP. O objetivo foi analisar como essas narrativas auxiliam a aprendizagem de forma decolonial. O estudo contribui para a discussão dos processos educacionais na Amazônia amapaense. Os resultados mostraram que a incorporação de narrativas locais, mitos e lendas na Educação Infantil fortalece a conexão das crianças com sua herança cultural e identidade. Isso promove um sentimento de pertencimento e orgulho, tornando o aprendizado mais envolvente.
Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
Matemática e Vivências de Sala de AulaO ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.
Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
MatemáticaEste estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.
Do lixo escolar à papelaria artesanal: Educação Ambiental por meio da reciclagem de papel e empreendedorismo sustentável no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaCerca de 10% do lixo descartado no Brasil correspondem a papel e papelão. A escola também contribui com resíduos de atividades pedagógicas e administrativas. Como alternativa, esta pesquisa objetivou instaurar numa instituição de ensino a reciclagem de papel para a produção de materiais de papelaria artesanal. Foram coletados 510kg de papel descartado; parte foi processada em laboratório e transformada em folhas novas e outra parte, vendida a um centro de reciclagem. A partir dessas folhas, foram confeccionados cartões, marca-páginas, caixinhas, cartas, convites, minicadernos, papéis-semente, tags e kits ecológicos.
Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol
Física e Formação de ProfessoresO Brasil é conhecido como o país do futebol, mas esse esporte não é famoso apenas aqui; trata-se de uma prática mundialmente reconhecida, que movimenta o mundo em diversas competições, tanto nacionais quanto internacionais. Pensando nisso, o presente artigo propõe uma sequência didática que conecta o ensino de Física ao futebol. Dessa forma, integra-se o esporte aos conteúdos de Mecânica, como as Leis de Newton, grandezas cinemáticas e unidades de medida. Assim, promove-se uma abordagem interdisciplinar, com uma metodologia holística que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
A pesquisa-ação na escola: ações e interações
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO artigo foi realizado por meio de estudos bibliográficos, tendo como foco a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação. Entre os autores que fundamentam os debates, destacam-se Thiollent, Franco, André, Tripp e Gatti. O objetivo é mostrar a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação como fundamentais para o processo de produção de conhecimentos científicos, de modo a contribuir para detectar problemas e, consequentemente, viabilizar alternativas a partir da interação com o grupo foco. Portanto, os diálogos com o grupo participante da pesquisa e com o pesquisador são necessários e possibilitam a resolução de problemas vivenciados no cotidiano escolar.
Tecnologia digital como apoio pedagógico para alunos com transtorno do espectro autista
Educação Especial e InclusivaEste artigo aborda o uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica no ensino de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). A partir de uma revisão bibliográfica, analisa-se como tais recursos podem favorecer a inclusão escolar, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Destaca-se a importância da formação docente para o uso adequado dessas tecnologias e da adaptação curricular às necessidades dos alunos autistas. Embora não resolvam todos os desafios, as tecnologias contribuem significativamente para o protagonismo dos estudantes com TEA no processo de aprendizagem.
