Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Representações sociais da Educação Física: uma análise de narrativas docentes
Educação Física

A pesquisa analisa as representações da disciplina e dos professores de Educação Física no ambiente escolar para compreender como são construídas pelos docentes. Trata-se de um estudo que empregou a Análise de Conteúdo para examinar as narrativas de 21 professores de diferentes áreas de conhecimento de escolas públicas de Teresina/PI. As narrativas resultaram em três categorias de análise, revelando representações de uma identidade fragilizada do professor, de uma disciplina percebida com menos relevância no processo educacional, da postura passiva dos professores em relação a decisões importantes na escola e da falta de renovação didática na disciplina, perpetuando práticas pedagógicas antiquadas.

Breve reflexão sobre o papel da creche e suas potencialidades para o desenvolvimento infantil
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo é fruto de uma monografia que visou contemplar a importância da creche, levando em consideração o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, uma vez que as práticas pedagógicas inerentes à creche potencializam os aspectos psicomotor, ético-social, interpessoal, psicoafetivo e intelectual e cognitivo. Seguimos uma abordagem qualitativa e bibliográfica, tomando como base os pressupostos teóricos de Dantas, Gonçalves, Bach e Peranzoni, entre outros. A Pedagogia da Infância trabalha de forma integrada os eixos brincar, cuidar e educar e busca a valorização daqueles que atuam na Educação Infantil.

O uso do Instagram para facilitar a compreensão de conceitos de Ciências Biológicas
Avaliação

Tendo por objetivo geral compreender potencialidades do uso do Instagram no processo de ensino-aprendizagem, fez-se o levantamento e a identificação das potenciais possibilidades e dificuldades do uso do aplicativo e outras mídias digitais como ferramenta e elaborou-se material de publicação. Os dados nos levam a defender que é possível ensinar Ciências de maneira descomplicada por meio de uma linguagem híbrida que favoreça a associação de imagem e termos menos técnicos em favor de maior compreensão dos conceitos vinculados, pois é essencial pensar no que é ensinado e como é ensinado.

Consciência Negra para além de novembro: contribuições para uma educação antirracista na Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Corrêa
Política Educacional

Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre o projeto Consciência Negra para Além de Novembro, desenvolvido na Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Corrêa, no Distrito de Cangas, em Poconé/MT, no ano de 2022, tendo como público-alvo estudantes dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo do projeto foi propor ações que discutam o tema do racismo, tomando por base a Lei nº 10.639/03 não só no dia da Consciência Negra, em novembro, mas em outros momentos, em outros espaços da escola e com diferentes abordagens.

Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação Infantil

A situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.

Ensino de Botânica: reflexões sobre a produção acadêmica
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Avaliação, Formação de Professores e Política Educacional

As aulas de Ciências, em especial as de Botânica, carecem de dinamismo devido à abordagem predominantemente descritiva, culminando na “impercepção botânica”. Este estudo analisou dissertações e teses sobre o ensino de Botânica nos últimos cinco anos no portal da Capes. Foram identificados onze documentos, a maioria da Região Sudeste, evidenciando a subvalorização dessa área de pesquisa, apesar da distribuição dos programas de pós-graduação em todo o país. As pesquisas visavam melhorar o ensino de Botânica na Educação Básica, propondo ferramentas pedagógicas para avanços metodológicos.

Dieta sem glúten e sem caseína para crianças com TEA: revisão literária
Nutrição e Alimentos, Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que exerce impacto significativo no desenvolvimento cognitivo infantil; sua etiologia permanece desconhecida, embora seja objeto de diversas hipóteses multifacetadas. O propósito deste estudo é explorar e analisar as mais recentes produções científicas relacionadas à nutrição, especificamente a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC), no contexto do tratamento de crianças com TEA. Além disso, busca-se fornecer informações e orientações essenciais para profissionais da Educação, cuidadores e pais e responsáveis para um adequado suporte nutricional durante o período escolar.

O xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física
Educação Física

O artigo relata uma experiência no IFMT tendo a prática do xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física. Com o intuito de verificar sua importância para a formação escolar, as aulas foram preparadas respondendo: é possível desenvolver a prática do xadrez nas aulas de Educação Física? Como os alunos veem o xadrez e suas possibilidades para a formação? Foram realizados dez encontros com turmas de 3º ano do curso de Eletromecânica. Verificou-se a viabilidade de trabalhar o xadrez de forma pedagógica, pois 92% dos alunos relataram que os conteúdos vivenciados nas aulas poderão ajudá-los.

Docências extraordinárias: memórias de Paulo Freire sobre a professora Eunice Vasconcelos
História da Educação

A leitura de textos biográficos representa uma importante fonte de conhecimento para a História da Educação. Nesse sentido, propomos a reflexão que trata das memórias de Paulo Freire sobre a professora Eunice Vasconcelos. O estudo foi possibilitado pela pesquisa bibliográfica em interface com a pesquisa (auto)biográfica. Dentre outros aspectos, foi possível observar como a relação docência/discência impactou a vida do jovem estudante pernambucano, traduzida pela amorosidade, sentimento presente nos diálogos e gestos do educador ao longo de sua vida a ponto de escrever um memorial-homenagem para sua professora inesquecível.

Os desafios em desenvolver um projeto de curso profissionalizante - Office Cloud Computer: um estudo de caso
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo examina as dificuldades relacionadas à criação e ao desenvolvimento do curso profissionalizante de Office Cloud Computer tendo como base o Google Drive e o Microsoft OneDrive como ferramentas principais. O projeto foi apresentado para o eixo Informação e Comunicação na Diretoria de Informação Inicial Continuada (DIF) da Faetec/RJ. A proposta foi apresentada em 2022 e aprovada em seguida, entrando na grade de cursos disponíveis para o ciclo seguinte de matrículas na Rede Faetec. No decorrer do artigo, abordamos os desafios do curso e examinamos custos e principais características dessas ferramentas em nuvem.