Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtros
As políticas públicas de educação de jovens e adultos do Brasil Colônia à LDB nº 9.394/96
Comunicação, História, Sociologia, História da Educação e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas para a Educação de Jovens e adultos que vêm sendo implementadas ao longo do tempo, desde o Brasil Colônia até o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A pesquisa foi feita em livros, artigos e na legislação pertinente ao assunto em questão; ali se percebe que a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem sido relegada a segundo plano quando se trata de políticas públicas de erradicação do analfabetismo e como direito subjetivo que é garantido pela Constituição, de a população aprender com qualidade e formar cidadãos preparados para resolver os problemas do seu contexto e continuar aprendendo para toda a vida.

Caminhos do Saber: uma experiência didático-pedagógica
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia, História, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Um grupo de professores da Paraíba, membros de uma ONG, vem fazendo passeios voltados para desenvolver suas culturas de modo que estejam sempre atentos para compreender mais e melhor a sua região, a sua história; com isso, esses professores poderão ensinar mais e melhor.

Os técnicos em Biblioteconomia e as bibliotecas escolares do Distrito Federal
História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Esta pesquisa documental analisa a importância do técnico em Biblioteconomia nas atividades escolares e nas políticas públicas educacionais. A ausência desses profissionais prejudica o bom desempenho das atividades escolares e contribui para que as políticas públicas no campo da Educação não se concretizem.

História do ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil (do Império até os dias atuais)
História da Educação e Política Educacional

A educação é reformulada de acordo com os interesses sociais, de acordo com o contexto político, histórico e cultural. Dentro dessa perspectiva, o ensino de Ciências foi incluído no currículo escolar e modificado conforme eram percebidas as necessidades de formação da população.

A importância da família para o sujeito portador de autismo, a educação e a formação docente
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica sobre transtorno do espectro autista (TEA); nela foi percebido que se trata de um distúrbio do desenvolvimento neurológico que está presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental na criança. Foi percebido também o quanto a colaboração e a participação da família são importantes para o desenvolvimento dessa criança, principalmente colaborando junto aos profissionais da escola para que a sua aprendizagem significativa seja possível. Nesse sentido, percebeu-se o quanto a formação docente é importante para que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam acolhidas em suas salas de aula, com professores preparados e competentes para que a sua aprendizagem seja significativa e de qualidade. A escola é o único espaço social que divide com a família a responsabilidade de educar. Assim, a formação dos professores é uma das primeiras etapas em busca de qualidade para a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, principalmente, os portadores de autismo.

Resenha do filme "Do outro lado do Atlântico"
Antropologia, Sociologia e Política Cultural

Resenha sobre o filme "Do outro lado do Atlântico", por meio das narrativas dos personagens, possibilitando refletir e/ou questionar a construção das relações étnico-raciais no Brasil.

Análise da percepção e necessidade para evolução dos conhecimentos entre os profissionais em unidades de alimentação e nutrição da cidade de Aracaju/SE
Nutrição e Alimentos, Comunicação, Avaliação e Política Cultural

A finalidade de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) é fornecer refeições equilibradas, com bom nível de sanidade, adequadas ao comensal. Essa adequação deve procurar manter a saúde da pessoa e desenvolver hábitos alimentares saudáveis. A fim de conhecer a prática alimentar nas UAN, em Aracaju, foram coletados dados por meio de questionário para compreender os aspectos filosóficos, técnicas de legislação e regras da unidade de alimentação e nutrição, importância de diferentes comunicações.

Maconha: que planta é essa? Uma breve história do consumo e da disseminação no Brasil
Saúde, Agronomia, Biologia e Biociências, Química, Antropologia, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Folclore e Datas Importantes, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política Cultural

É importante conversar com os alunos sobre o uso, as características e as consequências do consumo da maconha, evitando vieses religiosos ou policialescos, sem abordar o assunto de maneira simplista. Um pequeno retrospecto de sua presença em diversas culturas desde a Antiguidade mostram que substâncias como a Cannabis podem ser usadas com finalidades médicas e ritualísticas, por exemplo.

O fracasso escolar e a importância da Orientação Educacional – um diálogo necessário
Formação de Professores, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

Este artigo visa abordar o fenômeno do fracasso escolar e a responsabilidade do orientador educacional frente a ele, a fim de destacar a importância do papel desse profissional no combate ao fracasso escolar. É uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, baseada na literatura atual sobre o tema.

“Peça pena severa para quem me dá artilharia”: medidas socioeducativas e a educação
Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo mostra o que são as medidas socioeducativas e como a sociedade vê esse jovem socioeducando, entender o conceito de ato infracional do ponto de vista do ECA, além das medidas socioeducativas e a educação. As medidas não estão cumprindo seu papel ressocializador. Nossa sociedade cai no erro sempre ao pensar em formas mais eficazes e duras de punição.